sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Análise Moreirense 1-1 FC Porto (6ª Jornada)

Foto do Golden Dragon João Santos
Que dizer disto? Não é possível defender nada disto. Não é. É vergonhoso. Esta lentidão, esta pasmaceira, este "pronto está bem"! Depois da grande segunda parte contra o benfica, exigia um FC Porto forte, dominador, intenso.

Não tivemos nada disso. Marcamos um golo com um excelente livre de Maicon, e não soubemos capitalizar. Não soubemos partir para cima e matar. Nisto, temos de dar razão aos nossos rivais: tanto um como outro não descansam antes do 3-0 e capitalizam os golos, desnorteando as equipas.

Quem não marca sofre. E Lopetegui devia saber aprender com isso. Matar o jogo, senhores, matar o jogo.

E Herrera não está a jogar nada. Quem acha que Imbula é mau....

Amanhã, se conseguir, digo mais. Agora faço um resumo: Um FC Porto como este não merece ser campeão. Jogar à equipa pequena dá asneira. Voltar para trás do meio campo, defender um 2-1 e achar que está, é um absurdo. Parabéns ao Moreirense. Soube lutar, acreditar, nunca se dar por vencido.

A pior coisa que Lopetegui fez hoje foi dar moral ao benfica e ao sporting. E entendam: não quero saber do Chelsea para nada. Deixar jogadores no banco para isso... é estúpido. E faz perder campeonatos.

Entre um treinador que abdica da Europa para ganhar campeonatos e um treinador que abdica de campeonatos para jogar na Europa... é indefensável. E só dá razão aos críticos. Haja paciência. Nem eu consigo defender isto.

44 comentários:

  1. Caro Jorge calma. É verdade que é um balde de água fria. Mas o treinador não é o único responsável. Fartei-me de o ver mandar os moços correr. Ou seja o desleixo aconteceu na cabecinha dos meninos.. Mas sinceramente e apesar de tudo vamos à luta amigos. Isto ainda só vai no início não é com depressões que lá vamos.
    Noto também que tivemos alguma falta de sorte. Bem. Cumprimentos.. Nada melhor que uma vitória na 3a pra malta acalmar. Isto não pode ser uma montanha russa. Temos que analisar com calma.
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um campeão tem de mandar, tem de entrar a dominar o jogo, desde o início se via a fragilidade que isto tinha. E sim, é responsabilidade de Lopetegui.

      Abraço

      Eliminar
  2. Herrera? Varela? Nao podem com um gato pelo rabo! Danilo por exemplo, alguem lhe diga que nao precisa pisar a bola à jogador de Futsal todas as vezes que recebe a bola! Lento, devagar e parados, assim se movimentam os nossos miúdos! 70% de posse de bola? Para quê?

    ResponderEliminar
  3. Jorge estás a ser o injusto e a falar de cabeça quente, mas sei que vais perceber isso em breve.
    Empatámos porque acabámos a jogar sem Marcano, (porra aquilo que fizeram ao Brahimi não é falta, apesar de ser fora de campo?) e com o Maicon lesionado como único central, com um meio campo com o André André e o Aboubakar, e o Danilo a fazer uma perninha na defesa. Resumindo chegámos ao segundo golo cedo de mais, aquela bola do Osvaldo não entrou, e não tinhamos defesa para aguentar o resultado,
    Isto não tem nada a haver com falta de entrega ou rotatividade( na verdade meter o Herrera e o Osvaldo, são assim tantas mudanças? Chegámos ao golo da vitória e não conseguimos aguentar. Parabéns ao Moreirense, que apesar de ter um estilo de jogo desprezível, consegui ser eficaz e aproveitar as nossas fragilidades.

    ResponderEliminar
  4. Varela nunca mais entrava nas instalações do clube.

    ResponderEliminar
  5. Como já te tinha dito, penso ter chegado ao meu limite de tolerância. Um redondo zero. Podíamos jogar com 11 jogadores diferentes todas as semanas, porque iríamos ter uma equipa mais forte em 90% dos jogos. É a táctica, são as ordens, é a porra da equipa que não joga a ponta dum corno num jogo contra uma equipa de distrital. imperdoável. Inadmissível. Ao fim de 1 ano, com um
    Plantel inegavelmente superior a quase toda a concorrência, continuamos a apresentar todos os defeitos de sempre. 75% de posso de bola, para quê? Que desculpas vai o Lope encontrar desta vez? A altura da relva? O cariz ultra-defensivo dos adversários? Os azares? Em bom português: vão gozar com o caralho. Porra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aí está o que já temia. "Adversário extremamente eficaz" e "tivemos muitas oportunidades". Desculpas, desculpas, desculpas. É cansativo. A minha ideia do Ser Porto não é esta pá. Nem a tua, obviamente.

      Já sei, já sei, hoje estou um chato ;)

      Eliminar
    2. Não. O que tu estás é certo.

      Abraço

      Eliminar
  6. Oh Jorge veja bem, tal como aconteceu em Kiev em que um pontapé falhado dá um excelente passe para o 2°, também aqui uma escorregadela dá um excelente centro para o empate. Agora uma coisa é o acaso que nos tem perseguido, outra é atitude, a maneira como a equipa encara estes jogos que é miserável como prova o escasso número de faltas cometidas. Quem é responsável, o treinador ? Errou na escolha do 11? Substituições erradas? Foi ele que disse ao Maicon e Danilo para não saltarem no 2° golo do Moreira? E no 1° Maicon não podia fazer mais? Para mim ele é responsável porque, digo isto desde o princípio, a equipa defende mal, sofre demasiados golos e de maneira fácil, mas quando a juntar aquilo há erros individuais por desconcentração, então....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dominando e segurando o jogo - quantas vezes o FC Porto não faz isso das trocas de bola inconsequentes? Mas quando dá jeito não se faz? - é que se impediria o segundo.

      Lopetegui errou ao não incutir aos jogadores que o Moreirense era o jogo mais importante do mundo. Veja o ano passado. As perdas de pontos foram quase todas antes/depois de jogos da Champions!

      Abraço

      Eliminar
  7. E assim se dá razão a quem razão não tem...

    Imbicto abraço, caro amigo.

    ResponderEliminar
  8. Isto já mete nojo. Bem digo que não volto a pôr a sport tv, mas depois... Na semana passada lá fiz subscrição para ver o Porto-benfas. Hoje sai-me isto na rifa. Temos uma equipazinha e não uma equipa. Empatar com o penúltimo depois de estarmos duas vezes a ganhar? isto é o quê? palhaçada do c******. Estamos como o Jasus. O bronco não aprende com os erros, mas o Lopetegui vai pelo mesmo. Sempre a falhar nos momentos decisivos. Uma vez aceita-se, duas... mas sistematicamente não dá. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  9. ora bem começa a ser evidente, mudaram alguns artistas e manteve se o maestro, resultado... a equipa continua a nao jogar nada. A teimosia do treinador, a anomosidade que tem em relaçao a jogadores portugueses, a insistencia em tello e herrena nun jogo deastes sem espaço, a falta de planos treinados para situaçoes de emergencia, a macieza dos nossos jogadores, os erros defensivos constantes, NAO POSSO DEFENDER MAIS ESTE TREINADOR, É INCOMPETENTE CLARAMENTE, ELE PROPRIO SE QUEIMA DE FORMA IMPRESSIONANTE. Nao serve e o porto nao ganhara nada esta epoca mais uma vez, quanto ao chelsea se eles marcam nos primeiros 15 minutos levamos 4 ou 5 se mourinho nao os parar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual animosidade? De que nacionalidade são o Danilo, o Varela e o André? Estás a falar do Quaresma?! Haja santa paciência!

      Eliminar
  10. Caríssimo Jorge,

    Deixe-me pegar nestas suas palavras: Quem não marca sofre. E Lopetegui devia saber aprender com isso. Matar o jogo, senhores, matar o jogo.

    Meu amigo, quantas vezes já vimos este filme? Se Lopetegui não soube aprender até agora…

    Um abraço para si e para todos os Portistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que saber e tem de passar isso para os jogadores!

      Abraço

      Eliminar
  11. Triste é como estou. Por mais que o portismo tente assobiar para o lado, todos sabemos por que não jogamos nada. O modelo de jogo. Não vou dissecar, coisa que já fiz no passado amplamente. Mas alguém o fez agora com imagens. Peço desculpa se já havia partilhado, com a licença do Jorge, e aqui tendes porque não jogamos uma merda, apesar de termos muita bola:

    http://lateral-esquerdo.blogspot.com/2015/09/entre-sectores-ganha-se-tempo-e-espaco.html

    Vejam o GIF no fim. Vejam como depois de R. Neves sair do bloco, o meio campo está completamente ocupado por jogadores benfiquistas e como acabamos com a bola na faixa, onde estão 4 jogadores nossos em 5m2. Quem disser que isto não é culpa de Lopetegui, que se vá cordialmente foder, porque estamos a falar da disposição dos jogadores em campo e de manobra táctica. Não temos jogo entre linhas adversárias, porque Lopetegui tem medo de perder a bola, ainda que essa seja a chave para destruir a organização defensiva adversária. A chave, para ele, continua a ser canalizar pelas faixas e usar o miolo unicamente para bascular. Basta o adversário juntar linhas e andamos o jogo todo a fazer carrossel de faixa para faixa, bem longe da grande área adversária.

    Quem espera que isto, depois de ano e tal de mediocridade, dê em alguma coisa, sabe ainda menos de futebol do que a besta que sou, mas que já vê o jogo há umas décadas. Lopetegui não vai mudar (não sabe mais) e vem aí chicotada psicológica. A sorte de Jesus é não ter adversários, como não teve contra Paulo Fonseca e não teve, nem terá, contra Lopetegui, apesar dos míseros 4 pontos de avanço.

    (Venham-me com a história do Bayern que vos digo: 1) na 1ª mão foi arrojado e alterou o modelo de jogo, na única vez em que o vi fazer isso, 2) na 2ª mão teve das piores opções tácticas que já vi um treinador nosso tomar, com a agravante de as tomar diante da melhor equipa do mundo)

    ResponderEliminar
  12. Mais do mesmo. Não vejo mudanças significativas do Porto da época passada para este Porto. Lento. Muito lento. Sem ideias. A bola a ser trocada cá trás entre os centrais. Falta de um verdadeiro dez. Bolas paradas uma vergonha. Um canto a nosso favor deu em golo do adversário. Varela uma nódoa de jogador. O segundo golo do adversário advêm de uma bola perdida por ele que nem consegue dominar uma bola. Em 10 perde 9. Nos cantos o Porto não sabe marcar nem tão pouco sabe defender. Em vez de defender à zona defende homem a homem. Finalmente e aqui está mais que visto que temos opiniões diferentes o homem não é treinador para o Porto. É péssimo. Paupérrimo. Fraco. Uma vergonha. Não tem mais margem de manobra. Se tivesse vergonha demitia se. Nem o Porto de Jesualdo jogava tão mal. Nem o Porto do Paulo Fonseca. E triste ver o Porto jogar. É desesperante. É aflitivo. A ganhar contra uma equipa que só tem um ponto e vimos um Porto a defender em vez de atacar e guardar a bola. Chega.
    Luis Claro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprovei o seu comentário Luis, porque vou falar dele no post.

      Eliminar
  13. Que desilusão!... E o pior é que é mais do mesmo. É a terceira vez em poucos jogos que o Porto falha esta época, com os mesmos erros da época passada. Golos oferecidos e desconcentração inaceitável com "colossos" do futebol mundial como Marítimo e Moreirense. Bom jogo de Osvaldo e de Corona. Assim não vamos lá... Abraço

    ResponderEliminar
  14. Bom dia a todos os leitores deste blog que e excelente. Sou adepto do fc porto, e nao aguento mais ver este tipo de futebol apresentado pela equipa. Um futebol a tentar copiar a seleccao de espanha com muita posse de bola, mas sem objectividade, e com muitas lateralizacoes desnecessarias( chega a ser irritante ver o porto trocar a bola de frente para a baliza com espaco para rematar e nao o fazer, e acabar por perder o lance estupidamente.) ate tenho saudades do futebol de transiccoes rapidas do jesualdo Ferreira, em que o porto assim que recuperava a bola era uma seta apontada a baliza contraria.
    Gostava de ver o porto jogar assim novamente porque penso que tem jogadores com perfeitas caracteristicas para isso. Ruben Neves e a sua capacidade de passé para lancar contra ataques mortiferos, imbula e a sua capacidade fisica e transporte de bola para avancar terreno e ficar em vantagem numerica em contra ataque, e depois um andre andre guerreiro, capaz de pressionar alto e recuperar bolas, para depois tambem poder lancar contra ataque.
    Sei que e facil ser treinador de bancada, mas e so uma ideia, porque este porto parece que precisa.
    Vitor Goncalves

    ResponderEliminar
  15. Desculpa lá Jorge, mas isso de meteres o JL no mesmo saco do JJ, em pontas diferentes, é que é indefensável. Passadas estas horas, ainda achas que o espanhol está a trocar o campeonato por uma boa Champions? Mesmo? Por ter mudado 3 jogadores contra o...Moreirense? Não é menosprezo, é mesmo o Moreirense. Na, não me parece. E lá está, se temos aguentado aquele 2-1, acho que hoje estarias a esfregar o ímpeto atacante do Lopetegui nas fuças dos assobiativos. E sim, continuamos a um danoninho de ser uma grande equipa. Já é tempo.
    Hey, depois das-me uma lambada na terça :)
    Abraco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por mudar jogadores, é por não ter dito - e isso para mim é que é importante! - que mais vale rebentar-se todos e despachar o Moreirense até ao intervalo com 3 secos e depois perder ou empatar com o Chelsea do que o contrário.

      Eu vou ser um gajo muito , muito chateado, se fizermos um jogão na terça. Muito chateado mesmo.

      Abraço

      Eliminar
  16. Infelizmente os erros da época passada continuam este ano. Não se resolve a situação das bolas paradas ofensivas, nesta altura não temos solidez defensiva, qualquer mija nas escadas nos marca golos e a equipa contenta-se com pouco.
    Acho que falta garra e querer à equipa. Só jogam na CL. Não sei o que dizer.
    Acho que o treinador fez tudo para tentar ganhar o jogo, mas o problema está nos jogadores. Ontem até com dois avançados ele jogou. Já me parecia na época passada e continuo a achar que existe alguns jogadores que não têm estofo para vestir a camisola do Porto.

    Abraços e fica bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que falta ao treinador é incutir espírito vencedor à equipa. De domínio. De "somos melhores e mais fortes e vamos rebenta-los".

      Ponto.

      Abraço

      Eliminar
  17. Em ultima estância o responsável tem de ser o treinador: escolheu a equipa, total apoio da direcção, vai no 2 ano (é certo que mudaram muitos jogadores mas caramba tem melhor plantel do que os rivais!) e o futebol apresentado pela equipa é pobre, já para não falar de só começamos a jogar qualquer coisita nas 2 partes e jogarmos quase sempre para o resultado mínimo. Eu não estou interessado em crucificar o nosso treinador, mas quero que o meu clube ganhe troféus.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que ainda seja possível com Lopetegui chegar ao título...
      Queria aproveitar também para elogiar o seu blog do qual sou frequentador assíduo.

      Abraço!

      Eliminar
    2. Obrigado pela sua preferência.

      Abraço

      Eliminar
    3. É verdade, o responsavel é o treinador. E quando ganhamos também!

      Eliminar
  18. Isto devia haver um botão DO NOT PANIC!
    Incrível. Numa questão de dias... Keep calm.
    Como um blog mouro que demorou 4 dias pra postar alguma coisa sobre o clássico ( falou de doping), mas ontem às 23 já havia post sobre como acabaram os aditivos...
    Pessoal ninguém recua. É dar o peito às balas. Levantar e carregar sobre eles. Só assim isto avança..

    Pedro Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é pânico. É "lixadisse". E não aconteceu uma vez, nem duas, nem três.

      Abraço

      Eliminar
  19. Caro Jorge Vassalo

    Vou quebrar a promessa que fiz de apenas voltar a comentar no final da época, na esperança que fazer mea culpa em relação ao Lopetegui. Até pode perfeitamente acontecer que o Porto seja campeão que como é evidente é o meu desejo seja quem for o mister. Contudo fica claro que Lopetegui não consegue resolver este problema de bipolaridade do Porto para além do modelo de jogo que preconiza. O Porto tem como objectivo primário a posse de bola, o controlo do jogo. A grande maioria confunde isto com jogo de ataque. Não é. Isto é um crime desportivo de Lopetegui. É evidente que não tem culpa quando um jogador falha um golo ou falha um remate mas é o principal responsável pela incipiente posse de bola, pela incapacidade de atacar e defender as bolas paradas, pela incapacidade de jogo interior, pela incapacidade de rematar fora de área, pela velocidade ou falta dela a que se joga. Sempre disse que Lopetegui não tem capacidade mobilizadora. Não tem discurso interno para tal. Como acabei de escrever noutro fórum: temos um misto de Ranieri ou Mancini com Wenger, ou seja quase que ganha e para tal acontecer temos que gastar muitos milhões que no limite comprovam a incapacidade .......do treinador.
    Não gosto do estilo de jogo de JJ (para além da personalidade) mas também não sou fã deste estilo Lopetegui. Há uma terceira via.
    Defendi a continuidade de Lopetegui para esta época na esperança que aprendesse com os erros mas pelos vistos alguns deles não consegue ou não sabe como corrigir. Há sempre tempo para o fazer mas tic tac o relógio não para. Quero acreditar que ele vai conseguir mas é mais fé que outra coisa.
    Só cá entre nós, jogamos lento, devagar, para os lados num futebol absolutamente previsível, regado pelas individualidades, seja André André, Aboubakar, Corona ou Ruben Neves. E Herrera? Que dizer?
    Mais uma vez parabéns pelo seu blog, pela defesa que faz do nosso clube e desculpe o longo comentário. Volto a remeter-me ao silêncio na esperança de fazer mea culpa.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raoc, não se remeta ao silêncio, os seus comentários são bem-vindos sempre.

      O facto de não concordarmos sempre não significa que a sua voz não caiba no Porto Universal

      Abraço

      Eliminar
  20. Tarde e quiçá de pouco interesse manifesto a minha concordância com as ideias expressas e subjacentes contidas neste trabalho.

    Vou, agora, ler os comentários os quais, prevejo, não deverão divergir substancialmente quanto à letra e espírito do texto.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  21. Falta um defesa central de classe um criativo de classe...um treinador de classe

    ResponderEliminar
  22. Continuamos a ser anjinhos a todos os níveis..nem sei o que dizer. Prefiro estar calado. Custa me ver este FCP.

    ResponderEliminar