terça-feira, 29 de setembro de 2015

Antevisão FC Porto - Chelsea (2ª Jornada Fase de Grupos Champions League)


Não vou esconder, serei polémico nesta antevisão. Este será, pessoalmente, o jogo dos últimos dois anos que menos me vai dizer. 

Para já, porque parto com expectativas realistas: José Mourinho precisa de vencer para recuperar o crédito na Premier League. Dificilmente perdendo, ou sequer empatando, José Mourinho poderia transmitir aos seus jogadores que seria candidato a vencer a Champions League. Para além disso, sei que os seus jogadores têm o ego ferido, tal como o Bayern teve no Allianz Arena e que virão com tudo para cima de nós. Hazard, Costa e Pedro, conduzidos pela batuta de Cesc Fábregas, são muito poder de fogo para a nossa mui irregular equipa.

Não me surpreende o mindgame supremo de Mourinho. Mourinho conhece bem o FC Porto, e sabe que insultar-nos ou fazer-se superior seria a morte do artista, a gasolina para as nossas tropas. Daí que vem fazer a psicologia inversa, a de enaltecer-nos, de dizer que carrega o FC Porto no coração - mentira, é benfiquista - e fazer todo aquele adocicado próprio de uma cobra a envolver-nos.

Não caio nessa cantilena, senhor José. Para mim, perdeste tudo quando te recusaste a celebrar a nossa maior conquista pelo Clube que fez de ti quem és.

Para lá de Mourinho, gostava evidentemente de ver Casillas numa noite à-lá Helton em Braga, porque Casillas não é o guarda-redes do Real que está aqui, é o guarda-redes do FC Porto!

Por último, quero deixar público que a atitude de Brahimi me deixou pesaroso, e que este estilo de coisas não se deveria passar no meu Clube. Não vivemos para a Champions League. O nosso campeonato deveria ser o nacional - contra o Moreirense, o Tondela, o União da Madeira. Este estilo de atitudes evidencia que, internamente,  não é

Irei ver, pois, este jogo de coração pesado, não pela tripla que representa, mas pelo sinal que transmite. Naturalmente, celebrarei a vitória e cada golo, ficarei feliz pela projecção que traga, mas muito preocupado pelo deslumbramento que isso acarrete. Odeio sensações de dejá vú.

A terminar numa nota feliz, adorei a convocatória de Sérgio Oliveira, Evandro e Bueno. No man left behind. Nem tudo teria de ser mau sinal.

Helton e Casillas (guarda-redes); Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Marcano, Rúben Neves, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Sérgio Oliveira, Evandro, Jesús Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Bueno e Imbula;

(4x3x3): Casillas; Maxi, Maicon, Marcano, Layún; Imbula, Rúben Neves, André André; Brahimi, Aboubakar, Tello;

11 comentários:

  1. Bom dia Sr. Jorge Vassalo.
    Obrigado, realmente o bilhete estava no mail em spam.
    A 1ª vez que comentei no seu blogue foi ontem, já o sigo a algum tempo e passo por cá todos os dias.
    É um excelente blogue e mais do que isso, normalmente segue uma linha recta, o que é o contrário de outros blogues, em que hoje está tudo bem mas amanhã está tudo mal.
    Eu anteriormente comentava muito, naquele que é o melhor blogue do FCPORTO, o DRAGÃO ATÉ A MORTE do Sr. Vila Pouca, este ano estou menos interventivo face a não poder acompanhar ao vivo, tanto quanto gostava o melhor clube do mundo o FCPORTO. Expliquei isso ao Sr. DVP e quando estiver com ele, direi a razão.
    Apenas posso dizer que voçê, o Sr. DVP e outros grandes portistas, são muitas vezes a nossa voz, pois nos blogues, apesar de vir muita gente anonima, e as vezes com más intenções, continuo a achar que o melhor são as tertúlias, onde podemos dar opinião e falar um pouco do nosso clube.
    Por isso obrigado.
    Bruno Miguel Guedes - 23657

    ResponderEliminar
  2. A capa do jornal ÁS de hoje só nos pode encher de orgulho ao ver o nosso Porto tão falado lá fora.
    PS: Jorge se tiveres oportunidade vê a reportagem que passou ontem no telejornal da SIC por volta das 21h sobre o Casillas.

    ResponderEliminar
  3. Viva.
    Se compreendi bem a mensagem aqui transmitida, e com a qual concordo, é que uma exelente exibição hoje torna incompreensivel as más exibições no campeonato. Mostra que afinal sabem mas por vezes não querem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mostra que eu não admito que se menorize o menos visível internacionalmente em prol dos holofotes.

      Por favor assine o seu comentário.

      P.S.: Nunca disse nada de diferente. Veja as minhas análises. São críticas quando têm de ser. Não são é do contra.

      Eliminar
  4. Pois claro que discordo! Mantenho que não tenho visto falta de atitude. Nem menosprezo pelo Campeonato. E sim, claro que festejas. Se houver deslumbramento (oxala tenhamos motivos para nos preocuparmos com isso), é missão de quem manda deixar os deslumbrados de fora. Há mais quem queira calçar. Até já.

    ResponderEliminar
  5. "Daí que vem fazer a psicologia inversa, a de enaltecer-nos, de dizer que carrega o FC Porto no coração - mentira, é benfiquista - e fazer todo aquele adocicado próprio de uma cobra a envolver-nos."

    Não diria melhor. Desengane-se, quem pensa o contrário.

    Forte abraço, Jorge.

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge e Portistas,
    Já fui um grande fã de José Mourinho ao ponto de até lhe perdoar o facto de não ter comemorado a vitória na Liga dos Campeões pois isso poderá ter a ver com coisas [graves] que aconteceram então que poderão ter a ver com a "Criolina" que então reinava no coração e no reino do nosso grande Presidente. Com o tempo e com o Apito Dourado em que Mourinho se manteve mudo e quedo quando se esperava que defendesse o Porto, perdi a admiração por ele. Mourinho é um mau carácter, é um "mouro" no sentido pejorativo da palavra. Está justamente no nosso museu. Isso é tudo, escusava é de vir com as tretas de sentir o nosso clube. Quanto ao jogo, o meu voto é de vitória com o desejo de sempre que é o de não voltarem a acontecer golos estúpidos. Força Porto. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Jorge,

    Eu decidi já à muito não ser blog, mas agora e just for fun, decidi fazer a capa que um jornal deveria ter (pró-FCP é claro).


    A "Edição" chama-se "Os Adeptos" e pode-se encontrar a 1ª edição aqui:

    https://www.facebook.com/177439255681473/photos/a.930366080388783.1073741826.177439255681473/930366013722123/?type=3&theater

    Depois diz-me o que achas.

    ResponderEliminar
  8. O chelsea precisa de vencer, porque está a fazer um campeonato merdoso...
    Nós também, porque deixamos uma má imagem no último jogo.

    Claro que não é fácil, nunca é fácil, mas é em nossa casa e como tal, SOMOS FAVORITOS!

    Abraço

    ResponderEliminar