domingo, 27 de setembro de 2015

Um Novo Dia


Afinal, no final de contas, quem tem razão é o Silva. Mas, Silva, o teu Danoninho é um de atitude. Mantenho que Lopetegui tem de mudar a atitude do seu conjunto e não descansar antes do 3-0.

No entanto, uma lição poderemos tirar deste fim de semana - eu, pelo menos tiro. Falta muito tempo, muito ponto vai ser perdido até ao fim do campeonato. Mas não é só aqui. Um pouco por toda a europa vamos tendo cada vez mais resultados surrealistas - ou não tão surrealistas.

Passo a explicar. Confesso que estou um pouco "traumatizado" com o ano passado e o #colinho, que levou a que o benfica perdesse um número minimal de pontos. Mas a verdade é que, revisto o resumo da SportTV, o que faltou ao FC Porto foi atitude. E essa atitude, repito, é responsabilidade primordial de Julen Lopetegui. É ele que tem a responsabilidade de incutir uma dinâmica de vitória e não de medo. O líder do campeonato tem de saber que pode mais do que os outros. E isso para mim é importante. E também o treinador pode mais do que o vox populi. Não o disse, mas não gostei da substituição de Marcano por Aboubakar. Não foi pela entrada de Rei Bakar, naturalmente. Foi porque Lopetegui abdicou dos seus princípios de jogo e deixou a equipa órfã de defesa e descompensada. Acho que ele aprendeu com isso. Mais vale ser fiel aos seus princípios.

Mas faltam 28 jornadas - 84 pontos. Faltam mais pontos do que aqueles que ganhamos todo o ano passado. Falta somente, sim, Silva, um Danoninho. Por isso, e porque me lembro que aprendemos a cada perda de pontos, no ano passado, que levou a dois meses absolutamente demolidores, é que estou confiante.

Tenho de agradecer a Jorge Jesus por isso. Naturalmente, ontem vi o jogo do sporting, interessava-nos muito. E Jorge Jesus fez o favor de relembrar que já não tem o manto protector, ao ver um golo ilegal anulado. E, convenhamos, tenho a certeza que aquele golo não seria anulado no ano passado. Para lá disso, espero que todo o adepto que critica Lopetegui me possa dizer se prefere aquele "jogo" Jesuita de ataque desenfreado e de linhas defensivas totalmente abertas. Nós tivemos falhas defensivas tremendas que nos valeram os golos do Moreirense, mas o que para nós é excepção, para Jesus é regra. E não estou a falar do sporting, estou a falar de sempre. Sempre. Desde o Braga. Sempre.

Por isso, bem haja sr. Remígio. Tem toda a razão. E continuamos na frente. Temos todas as condições para ser campeões num campeonato que será bem mais equilibrado - o normal, diga-se. Porque não há - nem nunca houve - nenhuma equipa perfeita. O Barça perde 4-1 com o Celta de Vigo, o Madrid empata com o Málaga, o Atlético perde com o Villareal (que desastre Simeone a desperdiçar potencial!) e o Chelsea empata in extremis com o Newcastle depois de estar a perder por 2. 

Assim são os campeonatos. Maratona e não velocidade. Que se aprenda com os erros. É tudo o que se pede. E façam mais faltas, povo. É preciso um FC Porto mais agressivo para impedir aqueles erros de palmatória. Mas é mesmo só um Danoninho.

21 comentários:

  1. Sobre o jogo, só tenho a dizer uma coisa: não tenho nada a apontar ao que se passou entre o 1-1 e a lesão de Maicon. Foi esse o Porto que eu sempre quis, embora reagindo às circunstâncias decorrentes do jogo.

    Lopetegui continua a falhar no seguinte: todas as equipas relaxam depois de um 1-0, o Porto desliga.
    Depois falhou a defesa: 3 jogadas de perigo do Moreirense, todas elas com a defesa inadmissivelmente mal batida, uma delas com o San Iker a valer-nos.

    Obviamente que faltou o tal "Danoninho": se entrasse a bola do Osvaldo, se o gajo que escorregou ao cruzar se tivesse aguentado, se Maicon não se tivesse lesionado (a forma como ele manca a fugir do lance do 2-2 choca mas pede compreensão)... Mas um Porto que se expõe a isto começa a cansar de ver, não dá aquela confiança que deveríamos ter, pelo menos, em 2/3 dos jogos da época... E começa a cansar defender o nosso mister frente aos "relógios avariados" (dão sempre a mesma hora e acertam 2 vezes ao dia).

    Os campeonatos têm as suas incidências, é futebol, mas acalma-nos muito mais um Porto dependente mais de si próprio que das ditas incidências.

    Até porque lá para os lados da porta 18, um passe do capitão para o puto da lateral direita a perder-se pela linha lateral é uma vitória moral e uma força motivacional, até manchete.

    Vamos continuar a lutar, controlando a nossa fé e o nosso descontrolo emocional face à racionalidade que deve imperar. Mas este jogo era para ganhar.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  2. Eu gostaria de ver a equipa (os jogadores) do meu FCP, com uma postura idêntica às equipas que jogam "à Boavista", pelo menos durante o tempo necessário para consolidar um resultado confortável. Desgraçadamente, tal como na última época, a equipa volta a perder pontos contra equipas menos cotadas e sempre as críticas e a maior responsabilidade tem sido atribuída à falta de atitude de equipa, isto é, dos jogadores. Mas pode alguém pensar que Julen Lopetegui vê isso e não incentiva os jogadores? Que não fala disso no Olival ou no intervalo dos jogos? Ou que o não faz junto à linha no decorrer dos jogos? Não!?

    Remígio Costa, sem senhor. Obrigado.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas há que incutir isso. No entanto, neste momento gostaria de ver era segurança defensiva.

      Abraço

      Eliminar
  3. Bom dia, Jorge Vassalo
    O problema do Porto são os erros recorrentes que vêm acontecendo de há dois anos para cá. Não se caça com gato e no sistema de Lopetegui os cães de caça, no caso os centrais, têm de ser de confiança e não o são, exceptuando Marcano que é um pronto socorro muitas vezes das asneiras que o outro faz, embora este também faça coisas boas. A Maicon pára-lhe frequentemente o cérebro e temos pago bem caro por isso. A nossa defesa pressionada entra em pânico, descomandada, como aconteceu até com o Benfica, na primeira parte no Dragão. Alguém terá de por ordem naquilo. Compete a Lopetegui resolver o problema... Andar meses a fio a levar pancada sempre da mesma forma, com golos oferecidos, chateia. Esta época deve dar para ganhar qualquer coisa mas baldes de água fria irão continuar a acontecer a menos que algo mude. Chega!... Mas com Lopetegui, obviamente!... Bom Domingo. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dar força e confiança, apoiar. No ano passado tivemos uma das melhores defesas da Europa. Ainda vamos a tempo.

      Abraço

      Eliminar
  4. Primeiro acho que o Lopetegui faz o que pode para transmitir essa ideia. O problema é que não passa. Ele parece o adepto a perceber o recuo da equipa e a mandar subir. Pedir luta e entrega. Mas a equipa não liga. Porque será?

    Depois, estamos a ser calimeros com o Benfica. Julgamos que é um clube em queda, que irá lutar pelo acesso apenas à champions, mas esquecemos que continua com as dinâmicas de JJ que funcionam bem contra os pequenos em Portugal que não são capazes de explorar os buracos de uma defesa, que mesmo sendo fraca, está estável. Estas vitórias vão dando confiança que o Porto nunca consegue a jogar assim, onde a vitória sai sempre à força. E não esquecer que o manto protector ficou na Luz. Ele saberá na aua devida altura, quando já ninguém se lembrar dele, ajudar a ganhar aqueles 3 pontos que estavam destinados, como aos outros, a um empate. O amarelar, marcar ou não faltas, proporciona um ritmo e espaço para a equipa do Benfica ir explorando aquilo que faz muito bem, que é jogar entre as linhas com combinações constantes. Não esquecer nunca quem é o nosso verdadeiro adversário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta a esquecer que, este ano, o benfica não pode sair da Champions em Novembro... :)

      Abraço

      Eliminar
    2. E se sair em Dezembro?
      O que eu não consigo perceber é a atitude das equipas que jogam com o Benfica e contra o nosso clube.
      No primeiro caso abrem-se completamente, parecendo que querem jogar de igual para igual, e só entram no autocarro, mal marquem um golito. Lembro-me do ano passado o Benfica o ano passado num jogo que goleou em Barcelos, o Gil Vicente jogar com a linha defensiva alta, e a conseguir fazer 14 remates, menos 1 que o Benfica.
      No nosso caso, até podem entrar a tentar surpreender, mas ao fim de 1/2 minutos, já estão todos encolhidos no seu campo, Benfica incluído...
      Alguém me explica, isto?

      Eliminar
    3. Se calhar porque sabem que dominamos? Porque tem medo de nós? Em todo o caso, já temos de saber com o que contamos.

      Abraço

      Eliminar
  5. Na minha sincera opinião a nossa equipa está preparada para jogar contra boas equipas. Equipas que joguem de igual pra igual. Contra equipas que se fecham demasiado temos tido problemas em às desmontar, mas com o tempo isso vai ser desbloqueado.
    Mas não deixa de ser surreal a forma como o Moreirense jogou, mesmo tendo conseguido marcar, nos chegava-mos aos últimos 0 metros sem qualquer oposição, aquilo pra mim não é forma de jogar futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Málaga jogou da mesma forma, o Ronaldo sozinho fez 30 (!!!) remates e não marcou. Quem quiser só não não perder, pode. Temos de arranjar uma forma criativa de reverter esse problema. Mas também tivemos manifesta falta de sorte.

      Abraço

      Eliminar
  6. Jorge, atento ao colinho. Consta que ontem h+a um jardeliano bracinho dentro da área a 0-0...
    De resto, eu também não nos quero peseiramente quase... Raios, se for preciso, vou lá e ajudo a empurrar :)
    Terça, prometo que levo um Danoninho para comermos ANTES do jogo :)))
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se sabe contra que se luta. Mas tem de se ganhar, de qualquer das formas.

      Abraço

      Eliminar
  7. Boa tarde.

    É a primeira vez que comento porque infelizmente só há pouco mais de uma semana encontrei o seu blog vagando pela blogosfera. Sou leiga nestas matérias do futebol, tenho ainda muito que aprender fruto da idade que ainda não me permite o luxo da experiência e da memória.
    Quis comentar, em primeiro lugar, para o parabenizar pela forma como expõe a suas opiniões sobre o nosso grande Porto, sem nunca se deixar tentar pelas desculpas que por hoje muito se vão ouvindo nos cafés, tascas e mesmo no nosso Dragão. Sejam elas contra um ou todos os jogadores, contra o Presidente, contra a falta de mística e sobretudo contra o treinador.
    Como disse não sou, de todo, expert na análise futebolística, mas estou, semana sim semana não, nas bancadas do Dragão e não vejo a falta de raça que muitos nos acusam de ter. Vejo jogadores (praticamente) nascidos e criados nas Antas a par com jogadores que nos últimos anos defenderam as cores do nosso maior rival, a lutar por todos os lances, a correrem como loucos durante 90' e vendo ser lhes reconhecido esse esforço.
    Irrita me que se use Lopetegui como bode expiatório para todos os problemas do Porto quando o homem teve que, quase de raiz, montar uma nova equipa que é já capaz de momentos de bom futebol. Como qualquer profissional, treinadores e jogadores, precisam de tempo para ganhar rotinas e aos poucos penso que Lopetegui será homem para admitir que algumas das suas apostas precisam de trabalho e/ou reformulação (Maicon oscila demais na qualidade das exibições e Brahimi é outro que tal).

    Peço desculpa por me ter estendido e pode estar certo que ganhou mais uma leitora assídua.
    Saudações portistas.

    Sofia Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, seja bem-vinda, antes de mais.

      Comente o quanto quiser e estique-se à vontade nos comentários, por mim até podem ser um livro. Não se preocupe, também não sou nenhum expert em futebol, digo o que vejo e penso, e convido-a a fazer o mesmo. E obrigado por estar connosco, no Dragão, sempre.

      Um abraço

      Eliminar
  8. Ontem vi o jogo do zborde. Uma miséria. Tiveram uma oportunidade em todo o jogo. O mestre da táctica já não está no clube do regime, tem de perceber que se quiser ganhar alguma coisa tem de trabalhar para isso. Quanto a nós... espero atitude e aprendizagem com os erros. Mas já se esperou isso e até agora não se vêem grandes aprendizagens. Também estou curioso de ver o Belenenses no Domingo. Levaram seis na Luz mas contra nós tenho a impressão de que não vai ser a perna aberta habitual quando jogam com o vizinho. Vamos ver o que nos reserva esta semana. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive a ver o resumo do jogo e, pela cara de Lopetegui, acho que foi a ultima vez que tirou o Marcano para pôr outro ponta de lança. Ainda bem.

      Abraço

      Eliminar
  9. Que bom será, Jorge, um novo dia, uma nova era, se não voltarmos a cometer os erros de anteontem, de há 11 dias, de há 34 dias, de Maio, de Abril, de Março…

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge: obrigado por mais um excelente post. Permita-me, no entanto, dar outro ponto de vista. O FCP tem o melhor plantel em qualidade e quantidade. O FCP apresenta um atitude bipolar que não é compreensível e que resulta, no meu ponto de vista, da atitude do nosso treinador. De duas uma: os jogadores não entendem ou o treinador não consegue transmitir. Será que faria sentido mudar novamente a equipa por força da LC. Eu concordo que a LC é um objectivo prioritário e o único caminho de sustentabilidade do nosso clube. Aliás, prefiro ir longe na LC do que ganhar a taça ou a tal da taça da liga. Pelo motivo que referi. Comparar as derrotas ou empates do nosso FCP com outras ligas, com todo o respeito, não colhe. Em Portugal as equipas todas (quase todas) jogam fechadas. Em Espanha e em Inglaterra não é assim. Acho que estou a ver este ano, o que vi no ano passado. É a minha opinião. Tanta qualidade é uma boa dor de cabeça para muitos treinadores, não sei se para todos. Como sócio e adepto do FCP apoiarei incondicionalmente todos aqueles que fazem parte do clube. Agora, não podemos nem devemos meter a cabeça na areia. O nosso treinador tem de dar mais e os jogadores também. O FCP joga sempre para ganhar, com atitude, raça e muito querer. É essa a nossa matriz. Não temos medo. Jogamos sem medo e não de forma cautelosa como tenho assistido. Temos de ter um FCP a dois tempos, como sempre nos habitou. Marcar golos e massacrar e depois ter capacidade de gerir o jogo a seu belo prazer quase a descansar. Vamos FCP. Somos Porto e eu sou mais ainda nos momentos menos bons. Eu quero, acredite, defender o Lope, mas cada vez é mais difícil. Um abraço Rui Alves Pereira

    ResponderEliminar
  11. Caro Dragão!

    Tenho lido os seus posts e sim, muito bem, *****!

    Abraço,
    www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    ResponderEliminar