quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Análise FC Porto - Maccabi Tel Aviv (Fase de Grupos Champions League) [ADENDA RIDÍCULO]


Nem bom nem mau, antes pelo contrário. Se me pedissem para resumir este jogo, te-lo-ia feito desta forma. E isso bastaria para se perceber o "espírito da coisa" de ontem.

Em primeiro lugar, convenhamos, estávamos todos incapazes de saber o que tínhamos pela frente.  Por muitos vídeos que tivessem visto, sou capaz de apostar que a preparação de outros jogos é feita de uma forma diferente. E isso notou-se. Se entramos à Porto, à primeira reacção amarela notou-se a confusão das marcações, a falta de noção clara de quem tapava o quê, quem dobrava quem, quem pressionava este e aquele. O que, diga-se a bem da verdade, o Maccabi não fez. A forma como controlaram completamente Aboubakar e como punham sempre um enxame à volta de Brahimi mostrou que eles sabiam exactamente quem nós éramos.

Num dia histórico, em que Rúben Neves se tonou o mais jovem Capitão de sempre da Champions League, notou-se que o nosso menino acusou um pouco o peso disso e não esteve tão esclarecido como noutros jogos. Aliás, se há alguém a quem se podia colocar um balão de banda desenhada a dizer "???" sobre a cabeça, era mesmo a Rúben. Valeu Imbula, o Transportador, para salvar uma certa falta de "saber o que fazer" de Rúben neste jogo. É difícil estar a estudar um adversário no campo.

Mas, no pico da confusão, numa altura em que a "onda amarela" estava a subir, Layún faz um exímio cruzamento para a cabeça de Aboubakar (não, Queiroz, não foi um frango, experimenta levar com um adversário a rematar de cabeça a 50 cm da tua cara) que acalma os corações Portistas, e, pouco depois, o mesmo Rei Bakar faz uma assistência para a fantástica passada vertical de Brahimi que sentencia o jogo num excelente remate. 


E, honestamente, acabou. Daí para a frente - estávamos a caminhar para o fim da primeira parte - foi gerir o resultado, e pensar no jogo com o Braga, o próprio André André admitiu. E notou-se.

Na segunda parte, portanto, deu-se a vez ao Maccabi, baixou-se as linhas e jogou-se no típico "ok, pronto, já está" que, insisto, é uma característica do FC Porto de antes de Lopetegui. Quando Imbula sai, por troca com Danilo, vai-se o controle do jogo, a posse é dada ao Maccabi, mas também, e é facto, nunca se deixou de procurar o terceiro. Tivemos bons apontamentos, mas jogamos num claro modo de "tirar o pé" e isso notou-se, excepto Cristián Tello, que entro no lugar de Corona, e que por pouco não marcou - merece titularidade - André André e Maxi, sempre bons em tudo e todo o lado e Brahimi que, passe alguns exageros, foi o maestro deste jogo.
Tivemos uma vitória boa, esclarecedora e justa, sem nenhuma exibição de gala. Em Tel Aviv tenho a certeza absoluta que faremos bem melhor. Porque podemos. Mas, não deixo de sublinhar, com um sorriso nos lábios, que é a primeira vez que o FC Porto de Lopetegui tira o pé na Champions a pensar num jogo do campeonato. Fico feliz. Consciência de que, domingo, é para vencer ou vencer, e ficar ainda mais líderes.

Ah, e já agora, o "Lopatêgo" leva 20 jogos a vencer em casa - segundo melhor da História do FC Porto, atrás apenas de Artur Jorge. Impressionante. Pelo menos, para mim.




Brahimi - O nosso pequeno argelino parte os rins de tudo e todos! A intensidade que ele está a pôr nos jogos - e diga-se, não só da Champions - está uns furos bem acima daquilo que se viu, em média, no ano passado. Como este ano não há CAN, esperemos tê-lo assim até ao fim, e dar-lhe o título que faz por merecer. Foi a referência de um ataque algo perdulário, e pareceu sempre andar a uma velocidade mais rápida do que a dos demais.

As formigas atómicas - Maxi e André André são, neste momento, absolutamente indispensáveis no FC Porto. A forma como não desistem, como resistem a tudo que é ataque e como ainda se conseguem superar, é fantástica. São o estilo de jogadores que mais aprecio - não fazem exibições de encher o olho, jogadas fantásticas per si, mas são a "cola" de tudo isto. Absolutamene brilhantes, como sempre.

Imbula - Cada vez mais, a pedra angular do FC Porto. Muito se reclamou com Imbula, mas hoje em dia, é a primeira definição do ataque e a primeira linha da defesa. Lopetegui poupou-o para Braga. Fez bem. Mas que se notou, notou. 

Cristián Tello - Absolutamente impossível de marcar sem falta, é bom ver o nosso Tello de volta àquilo que nos faz sonhar. Um extremo de qualidade, bom a cruzar, difícil de defender, sempre à procura do golo. Merece titularidade, já. 

Casillas - 51 jogos da Champions sem sofrer golos. O guarda-redes que consegui esta marca impressionante foi Iker Casillas. E foi com a nossa camisola. E com aquilo que faz o nosso ser um dos melhores do mundo - todo o jogo a dormir, no final, uma defesa extraordinária a manter a nossa baliza inviolada e o nosso registo impecável. Bravo, San Iker.


Tremelique e desnorte defensivo - Bem sei que enfrentavam o escuro do desconhecido na frente, mas entregar a posse de bola, falhar dobras e permitir ao Maccabi entrar por ali dentro só não deu asneiras por milagre. E por San Iker. Mal Danilo, mal Layún, mal Rúben a defender - este último acho que a acusar a pressão da Capitania. Curiosamente, a posse de bola controlada só chegou com...Herrera. Estranho. A ver e rever e re-rever.

Corona - Nada. Zero de magia, zero de explosão, zero de interesse. Passou totalmente ao lado do jogo. Nos antípodas de Brahimi.

Ok, pronto, já está - Aplaudo que se pense no campeonato, mas caramba, menos, ok? Obrigado.

ADENDA: Ridículas as capas d'A Bola e do Record. Mas continuem, por favor. Quanto maior o ego, maior a queda. A mais melhor equipa deste e d'alem mundo vai precisar do vosso... colinho.

24 comentários:

  1. E pronto, já me poupaste um post. Vi o mesmo jogo, mas em mais pequeno :))
    Ruben incluído.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se conseguiste ver, já foi uma vitória.

      Sempre muito bom estar contigo.

      Abraçom

      Eliminar
  2. Bom jogo, uma equipa com enorme potencial e mais um bom resultado. Nos primeiros 15 minutos o jogo do Porto encantou. Mas ainda se verificam alguns "tremeliques" como durante largos minutos, sobretudo na segunda parte, com a nossa defesa inexplicavelmente aos papeis. Casillas praticamente não teve trabalho mas poderia ter sofrido um golo, dos tais golos estúpidos que têm vindo a acontecer. Agora é preparar o jogo com o Braga. E siga a rusga. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Concordo com quase tudo. Só acho que o Maxi faz grandes jogadas. Houvesse um extremo direito em forma, e tiraríamos muito mais proveito atacante do Maxi. E, declaração de interesses, fui fortemente contra esta contratação.

    Tudo bem que se controle o jogo e que se pense no campeonato, mas não podemos baixar tanto o ritmo, á que respeitar quem paga o bilhete.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém diz que não, agora não são super estrelas, percebe? E ainda bem que não!

      E tudo bem que baixar o ritmo de jogo, mas o jogo de domingo é importante...

      Abraço

      Eliminar
  4. Oh faxabor, a música? Ando a procura e não a vejo...
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Continuo a não estar confortável com esta dupla de centrais, acho q frente ao Braga nos pode trazes dissabores, dão muito espaço. Quanto a Lopetegui, mais do mesmo, vai calando os críticos a cada jogo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que temos, eu se calhar trocava a ordem. Mas na Champions já teremos Air Strike, se tudo correr bem. E Marcano acabava de vir de lesão.

      Abraço

      Eliminar
  6. A sensação de ter o jogo resolvido cedo foi boa, estranha até, inversamente proporcional às constantes avenidas que demos aos gajos. Porra, que mal se defendeu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eles admitiram que não entraram bem e que estiveram a gerir, por isso..

      O próximo é com mais força.

      Abraçom

      Eliminar

  7. @ Jorge

    longe de mim estar a ser o advogado dos diabos do pravda da Travessa da Queimada, mas esta Quarta-feira houve duas edições - uma a Norte, outra depois de Vila Nova de Gaia :D
    (o que não invalida que «ambas as duas» sejam ridículas...)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  8. O mais difícil é sempre o próximo e este foi ganho com maturidade. Ruben, 18 e uma vez mais Lopetegui a mostrar cojones, será o que a sua cabeça e sorte mandarem. Até ao momento mandam bem, felicidades e que continue com aquele low profile, que prás capas são os Gelsons da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com Lopetegui. Acelerar crescimento é preocupante.

      Abraço

      Eliminar
  9. Caro Jorge,
    Não foi propriamente um jogo de gala, que é como quem diz, não foi um jogo exuberante, mas foi uma vitória tranquila, importante, natural e justa.
    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Uma vitória de uma grande equipa. Há que esquecer os assobios que essa malta pelos vistos não tem emenda e fazer justiça a Lopetegui e aos nossos jogadores. Esta vida não anda à volta dos Semedo, dos Guedes, dos Gelson e demais "pérolas" do "Professor Rui Vitória " [antes de ir para o Benfica era simplesmente "Rui VItória"] e de Jesus que têm de vir sempre à baila nos comentários dos especialistas da treta. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com justiça ou sem, prefiro sempre o primeiro aos segundos.

      Abraço

      Eliminar
  11. Fomos pragmáticos cumprindo com o objetivo que era a vitória e demonstramos inteligência na gestão para o próximo e importante jogo. Não tenho dúvidas de que em Israel faremos um jogo diferente, um jogo de champions, de rotação e concentração perto dos limites, a vitória nesse jogo será importantíssima na caminhada da champions. Nota menos para os do costume, metam o assobio no...??? Abraço Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  12. O problema de ontem esteve essencialmente em Ruben Neves que defensivamente teima em mostrar que lhe falta experiencia e fisico (na jogada em que o jogador do macabi reclama penalti, ele conseguiu entrar na area ao ultrapassar entre ruben e layun, sendo que layun ja ia sair ao lateral).

    As maiores jogadas de perigo do macabi surgem com um passe para um jogador completamente solto entre a linha media e defensiva do Porto e culpo tambem ruben por isso.

    Acho importante destacar o feito de Lopetegui já que certamente passará despercebido por paineleiros e pseudo jornais

    Na minha opiniao maxi e aboubakar foram os melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rúben pode ter estado nervoso - eu no lugar dele estaria - mas não esquecer que ele pode e sabe muito mais do que aquilo.

      Abraço

      Eliminar