terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A Quadratura Do Círculo

Estamos perante a verdadeira quadratura do círculo. Como resolver um problema sério, quando ele parece não depender nada de nós?  Esta capa aqui ao lado ilustra bem o paradigma do problema.

O ficaben jogou com um Braga que, contra eles, mandou a defesa às malvas, qual Petit no ano passado a jogar contra eles "de igual para igual". Resultado, dois minutos, um auto-golo, a bola de Pizzi é rematada à "aqui vai isto", bate num defesa do Braga e entra. Este género de xixi, em boa verdade, nós também nunca temos. Poucos minutos depois, Lizandro manda outra bola do tipo "pode ser daqui" e entra. E estava assim ganho o jogo à campeão. Jogando à campeão o ficaben encosta-se atrás fechado tipo lapa e assiste a um domínio total do Braga no resto do jogo, rematando, rematando, rematando e falhando, falhando, falhando com três bolas aos postes. À campeão, portanto, enquanto que, timidamente, tentavam um ou outro contra-ataque à campeão, facilmente resolvidos pelo Braga.

E o autocarro, sr. Fonseca? Claro, está bom de ver, só mesmo contra o FC Porto!

Caso bem mais grave é o #colinhoverde que aconteceu em Alvalade. O quarto seguido! É certo que só o not sportem lisbon atacou e tentou ganhar o jogo enquanto o Belenenses se encostava atrás tipo Braga no Dragão, mas a situação estaria resolvida no nulo não fosse a escandaleira final. Minuto 92, Slimani na área do Belenenses, Tonel salta à bola tipo Super-homem, mão em riste, como se pode ver ao lado, grande penalidade em cima do final do jogo, convertida por William Carvalho.

Naturalmente, não discuto que é penalty. Só digo que Tonel é ex-jogador do sportem e que fez penalty num lance que claramente não dava golo, com Slimani totalmente desenquadrado com a baliza, sem nenhum tipo de propósito ou justificação senão... dar uma mãozinha.

Senhoras e senhores, é assim que se desbloqueiam autocarros. À campeão. Eu sei que não jogamos grande coisa nos últimos dois jogos, e espero que a situação se inverta já amanhã. Agora, uma coisa é certa, nós, quando temos autocarros na frente, sofremos o mesmo que o sportem e o Braga ontem, temos as vias tapadas. Não temos é um jogador adversário disposto a, abnegadamente, dar uma mãozinha. À campeão, portanto.

E enquanto isso, e apesar de eu amar a pequena grande Joana Marques (Antena 3, Canal Q) e o simpatiquíssimo e super-porreiro David Fonseca, enquanto tudo isto se passava e este escândalo acontecia, lá estavam todos os nossos, rindo e "relaxando", como se impõe. Assim, não é difícil. Assim, com colinhos arbitrais e ajudas de adversários, à campeão, é a verdadeira quadratura do círculo. E isso não pode ser combatido pelo treinador. Isso, só uma SAD forte e interventiva pode mudar. Está bem, está. Podemos esperar sentados.

42 comentários:

  1. Contra tudo, contra todos e contra a mão do Tonel! E sabes que mais? Fiquei a gostar (ainda) mais do Basco depois de ouvir os mestres da tática falarem. À campeão.
    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num oubi. Qur disseram os gajos?

      Claro, nada na Dragões Diário....

      Abraço

      Eliminar
    2. Juses: sorte? Nem pensar! O tempo keu levei a inventar aquela jogada...
      Vitória: uiui, massacramos todos fechadinhos cá atrás.
      Bem feito para o Fonseca.

      Eliminar
  2. Jorge, enganaram-se no título.
    Queriam dizer: "Ganhar à Cagão"
    Abraço e continua.
    Pra cima deles caral@€&

    ResponderEliminar
  3. Adoro o tempo gasto nos programas televisivos e de rádio quando se trata de falar mal do nosso Porto, quando há bons jogos, bons resultados os últimos minutinhos dos programas bastam. Bosta de gente.
    No entanto, para Lisboa, a qualidade futebolística também anda longe, valha os treinadores adversários que não jogam com autocarros e as mãozinhas amigas. Ganhar à campeão!
    Abraço, P. Torres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ver o especial sobre o desastre do Rui Vitória encostado em 30 metros e o Jesus que não consegue partir muros. Deve faltar-lhe o 10, o criativo...

      Abraço

      Eliminar
  4. Triste pais este, onde os miseráveis moral e confiança bajulaganhambajuladosma imprensa que de isenta não tem nada. É com resultados assim que vão dando confiança e que se forjam equipas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Forjar é mesmo a palavra certa!

      Abraçom

      Eliminar
    2. Triste pais este, onde os miseráveis lhes dão moral e confiança. E a imprensa que de isenta não tem nada. São os resultados assim que vão dando confiança e com que se forjam equipas.
      (era isto que queria dizer, maldito telemóvel)

      Eliminar
  5. Aquilo que se passou ontem em Alvalade foi um verdadeiro escândalo e é preciso ser directo: Tonel salvou literalmente o Sporting de empatar o jogo. Nas várias repetições, é possível ver que este "profissional" do futebol, que se andava a arrastar pela II Liga e que claramente já não tem andamento para mais um ano na primeira divisão, quis deliberadamente jogar a bola com a mão. Nunca vi, muito sinceramente, um escândalo desta dimensão - pelos vistos, não são só os árbitros. É curioso verificar que quando, no início da época, se falou no facto de Jorge Jesus contactar frequentemente com os seus antigos jogadores do Benfica, ninguém tenha achado isso estranho. Talvez agora fosse interessante perceber se Tonel fez o que fez de livre e espontânea vontade...

    Enquanto isto se passa, a SAD do FC Porto continua a fingir que nada se passa. Continuam a fingir que não existem casos de enorme gravidade (na época passada houve tanta coisa para se falar...) e continuam a acreditar que todos os clubes jogam com as mesmas armas. Isso não é, de todo, verdade.

    Por fim, é engraçado ver a constante diferença de tratamento da comunicação social desportiva: por que é que será que o Porto faz sempre péssimas exibições quando ganha por 1-0 e os outros têm"estrelinha de campeão" (mesmo quando não o são há anos e anos...) sempre que fazem resultados destes? O Sporting ganhou à tangente várias vezes este ano (Rio Ave, Arouca, Tondela, Belém...), mas o JJ continua a ser um génio...

    Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo totalmente. A ver se o "génio" tem um duro encontro com a realidade...

      Abraço

      Eliminar
  6. O que mete nojo é ter de levar com Portistas a afirmar coisas como:
    "Se jj estivesse no FCP, tinha 10 pontos de avanço!"
    Sim, até agora só perdemos 6, mas com o genial asno já tínhamos 34 pontos em 30 possíveis!
    A sua equipa já ganhou 4 jogos ao cair do pano e para lá do pano! 3 deles com penaltis caídos do céu (independentemente de ser ou não), são caídos do céu, porque não foram cometidos a impedir jogadas de golo.
    Assim é mais fácil, quando a "sorte" dá colo! Mas a put@ da sorte e o azar não podem durar sempre...

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. A questão é que até para alguns dos nossos a besta é um gênio. Fosse o Espanhol a ganhar aquele jogo, daquela maneira... Até eu lhe caia em cima. Se calhar temos a aprender com os outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser deve. Podes enganar toda a gente um certo tempo, podes esganar uma pessoa todo o tempo, mas não podes enganar todas as pessoas todo o tempo.

      A vez dele vai chegar.

      Abraçom

      Eliminar
  8. Tonel, o Manaca dos tempos modernos.

    ResponderEliminar
  9. Manaca e não só...
    Vejam as imagens da marcação do penalty. Slimani está dentro da área.
    Deveria ter sido repetido.
    Mas até nisso....

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge Vassalo,

    Jogamos pouco ou melhor nada, é verdade que o Mister deixa muitissimo a desejar (até já acho que tem pé frio tipo o Queiroz) mas o mestre da tactica já leva 6 penaltis e não sei quantos pontos a favor sem fazer nada por isso. É muito claro que o colinho mudou de faixa de rodagem este ano. É incrivel como a história se repete e nós tipo mansinhos a festejar não sei bem o quê. A propósito, percebo todos os galardoados menos um: Herrera. Até nisto somos hoje por hoje um clube de faz de conta. Já não é preciso conqusitar nada basta que sejam exemplos dentro e fora do campo para se ganhar um dragão de Ouro. Pensei que isso fosse apenas um requisito para qualquer profissional do FCP mas afinal parece ser de excepção. Enfim.

    Estamos numa fase crucial do campeonato e deveriamos estar com a pressão de ganhar amanhã para igualar o lider do campeonato e não reduzir distancias. São estas manitas e penaltis a favor e contra que adulteram campeões. Na cabeça de JJ é tudo merito. Os arbitros estão claramente condicionados e favorecem sempre o SCP. Ontem foi mais uma vez evidente. Nós assistimos e contribuimos para a festa porque no final quem é que se vai recordar destas ajudas????

    Raoc

    ResponderEliminar
  11. Só para não ficar engasgado: Acho um disparate isso de andarmos a desancar nos "Dragões de Ouro". Com todos os defeitos e todas as melhorias, que sempre se podem fazer, são um momento importante do clube. E faz sentido a festa. Penso eu de que devia era servir para embalar um discurso A SÉRIO do NGP. Pelo que leio, não aconteceu...

    ResponderEliminar
  12. Um Tonel de inspiração “manaquiana”.

    Noutros tempos em que o meu Porto era Porto, eram estas poucas vergonhas que nos catapultavam para as vitórias. Agora, quanto é preciso comer relva, alguns deleitam-se com caviar.

    Exceptuando a vitória caseira do Paços na época passada, que o Paixão fez tudo para ignorar o penalti que viu, o Paulo Fonseca foi sempre muito “macio” com o kiquinhas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Outra pérola:
    SIC, jornal da tarde.
    Após a notícia que dava conta que Pinto da Costa foi constituído arguido no caso dos seguranças privados, passam imediatamente para outra notícia, aparentemente desconexa, sobre o facto do Jardel estar a ser acusado no Brasil por atos ilícitos.
    Tudo normal, dirão vocês.
    Sim, se não fosse o pé de microfone, apresentar o Jardel como "o antigo jogador do Porto".

    Esta técnica, há muito conhecida, induz no telespectador uma ideia que o FCP está ligado a vários atos ilícitos (até no Brasil, vejam lá!!!).

    O facto do Jardel ter jogado em mais do que um clube em Portugal, o FCP não ter sido o último desses clubes, e a sua decadência como jogador e como homem, até ter começado num clube mais a Sul, foi completamente escamoteado pela nossa tão sempre isenta CS.

    Como dizia o presidente do Marco de Canavezes: "cagandafilhadapituce...."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse hoje e bem o nosso mister, "Vocês queriam mas não vão ter".

      Abraço

      Eliminar
  14. Caros,

    Primeiro de tudo gostaria de dizer que tal como voces estou insatisfeito com alguns resultados… exibiçoes e opçoes… MAS!!!!!!!

    Começo a ficar um bocado FARTO deste discurso derrotista de.. Ah e tal o treinador!!! Ah e tal a SAD!!! Ah e tal o Presidente….Ah e tal vamos a Inglaterra e trazemos o saco cheio…
    E que tal se tiverem o discurso de Ahh e tal EU so sei criticar?????

    Tanto elogiam aqueles adeptos Ingleses do “You Never Walk Alone”… mas nas alturas quee a equipa mais precisa de voces… são os primeiros a largarem a mao e a dizerem para irem sozinhos!!!!!

    Pior… emprenham pelos ouvidos/olhos e não conseguem perceber a tatica orquestrada pelo INIMIGO!! Sim pq é bem mais que adversario… e este não tem HONRA !!!!

    Ora vejamos:

    - Ou é porque era Espanhol….
    - Ou é porque so treinou seleçoes…
    - Ou é porque tinha muita rotatividade…
    - Ou é porque o Presidente esta Velho…
    - Ou é porque a Sad so ve dinheiro…
    - Ou é porque a Saad não Berra…
    - Ou é porque o Porto Canal…

    Não que não concorde com grande parte das criticas MAS….e que tal, em vez de falarem mal e/ou assobiarem, aplaudirem a puxarem pela equipa???? Em vez de se lamentarem/lamuriarem, vao as AG e façam-se ouvir!!!!!

    Voces estao emprenhados pelos ouvidos/Olhos e, pela merda da DEScomunicaçao Social!!!

    Vejam so as capas dos jornais de hoje e comparem com a do dia a seguir aos jogos do Nosso Porto!!!!

    Os Choroes ganharam ontem (OUTRA VEZ!!!!!!!!!) já no periodo de descontos e, de penalty, e mais uma vez, ou é de decisao do arbitro errada ou de uma atitude “estranha” do adversario….
    E mesmo assim há queem tenha coragem de dzer que com o JJ estavamos já ccom a Champions nas maos e ainda nem sequer vai no fim a fase de grupos!!!

    O 5lb teve 30 e tal % de posse de bola,,,, fez 3 ou 4 remates… levou com 2 ou 3 bolas nos ferros e mesmo assim são os maiores!!!!

    Se isto se passasse com o LOPETEGUI (SIM É ASSIM QUE SE ESCREVE O NOME DO HOMEM!!!!) ia ser o descalabro mas parece que os outros são o supra sumo e nos uma MERDA!!!!!!

    Não quero com isto dizer que estamos bem (muito LONGE disso!!!!) mas tambem não estamos tao mal quanto nos querem pintar!!!!

    Façam uma pequena analise a isto e depois so peço uma coisa:

    Pensem pela vossa cabeça e não pelo que querem que voces pensem!!!!!

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste blog critica-se construtivamente mas estamos LÁ ATÉ AO FIM.

      Abraço

      Eliminar
    2. Xebeu, sem tirar nem por. Obrigado por estas palavras que reflectem aquilo que sinto.

      Eliminar
    3. Nem mais! Essa deve ser a mentalidade de todos nós, PORTISTAS, que amamos VERDADEIRAMENTE o nosso Clube e o defendemos até á MORTE.
      Se as coisas não estão bem não devemos ser nós a torná-las ainda pior, para a equipa, jogadores e treinador. Pois não se esqueçam que quando nós, PORTISTAS, não estamos com a equipa, então mais ninguém estará. Em Lisboa até esfregam as mãos e a culpa é (muito) nossa! Não podemos "juntar-nos ao inimigo" e perder a confiança na NOSSA equipa pois se nós não a apoiarmos mais ninguém o fará por nós.

      Contra tudo e contra todos, mesmo que sejam dos nossos, SOMOS PORTO.

      Eliminar
  15. Bom dia. Sei que nao vai publicar, mas fica a mensagem para o autor. Seguia com atencao o seu blog, mesmo sendo sportinguista. Apreciava inclusivamente as bicadas que fazia ao Sporting, sempre com graca. Embarcou na estrategia a la "Rui Gomes da Silva" e pos em causa a integridade de um profissional a 100 % que, por acaso, ate foi formado na sua casa. Acho muito triste o que estao a fazer ao Tonel. Esta capa de "jornal" e vergonhosa e irresponsavel. Sei que pouco lhe importa a opiniao de um adepto rival, mas o meu click diario deixara de contar. Cumprimentos. Tiago Rodrigues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Publico, sim senhor. E digo-lhe, com todas as letras: é a minha opinião. O meu pai é sportinguista, o ,mey padrinho, o meu saudoso avô. O que o presidente do seu clube está a fazer a rodear-se desses piratas é um absurdo. Jorge Jesus mete-me nojo. É o típico que não olha a meios para atingir os fins. E contra vós age. Se, no Futebol Clube do Porto, se abdicasse de competições para se concentrar noutras, ficaríamos indignadíssimos!

      Não sei se reparou, mas nós não andamos felizes - e ganhamos. Se tivéssemos passado com um erro arbitral, ficaria pior que estragado. Se fossem vários, ficaria ainda pior. É inacreditável a quantidade de oscilações que vocês têm, e de lances duvidosos, A conversa do vosso treinador, coerciva e intimidatória para com Jorge Ferreira - de quem não sou suspeito gostar - é das coisas mais abjectas que tenho memória.

      Por último, dizer que posso achar estranho, posso questionar, que um jogador sofra um penalty quando não vai marcar, não criou perigo, e não estava sequer enquadrado.

      Tenho muito respeito pelo Sporting Clube de Portugal. Tenho muito respeito por Marco Silva, por Leonardo Jardim. Esse senhor que vos treina provoca-me náusea.

      Se um dia vier treinar o meu clube, será o maior sapo que terei de engolir. Significaria que não me iria, certamente, orgulhar do que viria a seguir.

      Com todos os seus defeitos, Julen Lopetegui é uma pessoa digna. Jamais diria a alguém para se mandar para o chão. Jamais, em tempo algum, tentaria saber o onze de um clássico antes do tempo. Jamais, em tempo algum, seria "limpinho, limpinho, limpinho".

      Eliminar
    2. O meu unico ponto aqui e o assassinato de caracter de um grande profissional chamado Tonel formulado pelo estado lampianico e seguido, pelos vistos, por si. E triste, muito triste. Pelo seu discurso deve ter estado pior que estragado ao longo dos anos 90, principalmente. E a ultima coisa que lhe tenho a dizer. Cumprimentos. Tiago Rodrigues.

      Eliminar
    3. Ninguém aqui está a assassinar o carácter de ninguém: não tenho certezas, só dúvidas. Quer dizer, dúvidas acerca da motivação do Tonel - ou então foi uma estupidez de épicas e colossais proporções! De Jorge Fernando de Jesus não tenho a mais pequena dúvida.

      Desse "FC Porto dos anos 90", todas as vitórias com erros a favor, que alterassem o resultado, não me orgulho. Faz-me lembrar um certo campeonato de 2002.

      Abraço.

      Eliminar
  16. Os outros não jogam melhor que nós e ganham á campeão como dizem os jornalixos, quando somos nós a ganhar com dificuldade é sempre a malhar no F.C.Porto e nós ganhamos sem colinho, o tonel afinal joga voleibol e eu não sabia e a invasão de área é clara como a água, lá diz o ditado quem não chora não mama e o clube caladinho a ver estas vergonhas. Bueno de fora da convocatória, realmente ou alguma coisa se passa nos treinos ou então não percebo o facto do bueno não contar pró Lopetegui, sempre que foi chamado esteve bem e vê-se que temos ali jogador, espero que ele não faça falta amanhâ e que ganhemos este jogo, abraço. João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A gestão tem de ser feita, espero uma equipa forte e dominadora amanhã.

      Abraço

      Eliminar
  17. Os adeptos da corrupção verde devem estar todos muito contentes, a pensar que os outros são todos estúpidos, que nasceram ontem e que estão acima de todas as suspeitas.
    O clube verde tem um longo estorial ligado á corrupção de árbitros, nos anos 50 são conhecidas as coacções, através de gente ligada ao Estado Novo, sobre os árbitros, nos anos 80 existe o caso Manaca mais a ida no mesmo avião, para uma digressão á China, do árbitro ( Mário Luis, creio )que apitou a final da Taça com o FCP, onde fomos absolutamente vilipendiados. Mais tarde, no fim dos 80, Jorge Gonçalves, ex- presidente , fugido em Angola, dá uma entrevista á RTP onde afirma ter comprado árbitros. Depois no fim dos 90 há o escândalo com o Bruno Paixão no jogo do Campomaiorense. Em 2002 no ano do luto, os verdes têm a seu favor 16 penaltis em 34 jogos. Depois há o caso do Pereira Cristóvão, ele diz que era para apanhar os árbitros, mas quem pode garantir que não houve gente que ficou com o dinheiro? Agora há o caso Tonel/Jesus/SáPinto/ Octavio Machado/Bruno de Carvalho. Querem mais ou por agora chega? Corrompam á vontade, mas não façam de nós estúpidos.

    ResponderEliminar
  18. @ Jorge

    há adeptos da agremiação "impoluta" de a alvaláxia que conseguem meter-me mais asco que um intrépido lampião como o gosma da selva ou o cachalote gobern.
    então quando aludem àquela sua travessia de mais de uma quinzena de anos sem vencer o título nacional e numa mesma altura em que o restaurante O Sapo tinha como clientes (também) elementos da direcção do Santana flopes... acho isso muito giro e o fim da picada, também...

    é depois, claro, há esse recorde europeu de 16 grandes penalidades assinaladas em 34 jornadas, como referiu o "ega".
    mas, ainda assim, quem teve como dirigente um activo Cristóvão, deveria reconsiderar e pensar duas mil vezes antes de nos tentar atingir seja com o que for.

    por último, a honra do "profissional" tonel está intacta. na próxima época haverá lugar garantido na estrutura da agremiação do Lumiar.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar