terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Crise à Moda Do Porto


Às vezes, ser adepto do FC Porto, em especial quando se tem um blog de apoio, é um bocado como viver numa trip de ácido. Temos vivido uma crise muito séria no FC Porto, com os adeptos a pedirem a cabeça do treinador, eles próprios a trocarem-lhe o nome, a dizerem que "assim não vamos lá" e por aí em diante.

À saída do jogo com o Nacional da Madeira, era vaticinado que o campeonato estava condenado, que a distância era irreversível, que a equipa era uma porcaria, que os jogadores não estavam com o treinador, que o descalabro era eminente.

Na jornada seguinte, o líder perde, o FC Porto vence torna-se líder isolado. Estas são as contestações e as crises à moda do Porto: uma esquizofrenia colectiva, assente numa imprensa prostituída que capitaliza qualquer fissura, por mais mínima que seja, e a torna artificialmente catastrófica.

Rui Vitória tem já 3 derrotas e um empate. No campeonato português. No entanto, não há assobios às entradas de jogadores no relvado, ficabens a trocar-lhe o nome e insultos vários. Aliás, a natureza dual de um ficaben é interessante: perdem, é tudo mau, ganham, já são os maiores, os rolos compressores, os ataques avassaladores, o título ao virar da esquina. Mesmo estando a 5 pontos de nós. Mesmo tendo ainda um calendário, no mínimo, competitivo até ao fim da primeira volta.

Já no caso do not sportem lisbon, o grande mestre da táctica foi passando entre os pingos da chuva até que esbarrou com uma equipa que não lhe permitiu o hail Mary que passava a vida a fazer. Os seus jogadores, como é apanágio das equipas jesuítas, estão estourados fisicamente e, embora tendo rotinas - são sempre os mesmos - sentem as quebras abruptamente cada vez que entra alguém menos rotinado. A gestão kamikaze de Bruno de Carvalho começa a ruir com a (previsivel) decisão do caso Doyen - 15M é muita pasta - e vai começar a perceber-se que a fanfarronice superiora de empurrar com a barriga irá ter consequências debilitantes. 


Num mês, o FC Porto teve 9 jogos, com o saldo de 7-0-2, sendo que as derrotas foram as da Champions. Foi um mês intensíssimo, em que Lopetegui teve de fazer uma gestão de esforços grande e perdeu o seu dínamo para o departamento médico. A derrota com o Dynamo foi embaraçosa, a do Chelsea não deveria ter sido. Mesmo assim, as competições nacionais tiveram apenas vitórias. As exibições não foram entusiasmantes, mas bastou um simples descanso de uma semana (encaro o Feirense como descanso com bola) para a equipa regressar a um nível exibicional bom. Temos um grupo de jogadores unido e coeso, amigo e solidário, temos um treinador que beija o seu jogador à entrada, enquanto uma parte do estádio o assobia porque sim, temos esse mesmo treinador a aplaudir e a gritar "Bravo!" quando o jogo termina.

Está tudo bem? Não, não está. Mas estamos em primeiro. Uma coisa é necessária meditar. Se a nossa crise é estarmos a dois pontos e a dependermos de nós para ser campeões, é sinal que a nossa estratosférica exigência já ultrapassou o nível do absurdo. 
 
Somos agora líderes. Temos agora a pressão positiva de manter a liderança, o que não será certamente fácil, mas que não depende de um jogo. Depende de mais de meio campeonato que ainda não ocorreu. Ainda bem que temos um Presidente que não vai atrás da paixão adepta. Poderíamos ter morto o bébé à nascença. 

Quero deixar um aviso: ontem ouvi Telmo Correia dizer na Antena 1 que o ficaben tinha feito uma "profunda reestruturação de plantel e que estava em contenção", enquanto o FC Porto tinha "o melhor plantel de Portugal". Este é um exemplo da propaganda de lavagem cerebral que ocorre diariamente nos diferentes media. O ficaben perdeu dois jogadores, nós perdemos oito. O FC Porto vai perder 3 jogadores - ou quatro - no mercado de inverno, o ficaben vai contratar três


É, por isso, necessário que o adepto Portista compreenda uma verdade: Não há informação isenta fora dos organismos do Clube, é toda tendenciosa, falsa, manipuladora e com o fito de nos destruir. Porque nós não somos do grupo dos escolhidos. Ouvir o que dizem é um disparate que faz mal à saúde! Apoiar o Clube é o caminho para a vitória do Campeonato. A verdade é como o azeite, acaba por surgir. Olhem, como por exemplo o facto de que fizemos já mais 5 pontos do que em igual período do ano passado.  

"A noticia da minha morte foi largamente exagerada" - Mark Twain

23 comentários:

  1. Concordo em absoluto, e repito o que acabei de escrever no tópico anterior (perfeitamente ajustado a este tema).

    Os adeptos portistas são uma "raça" curiosa, e sempre que vejo os comentários em redes sociais (i.e. facebook) cada vez mais me convenço que o nosso povo pouco ou nada pensa, limitam-se a emprenhar pelos ouvidos/olhos. Ou seja, a comunicação social desportiva do n/país está a fazer "bem" a sua tarefa, de minar o trabalho do treinador e, com isso, da equipa. É frustrante, mesmo estando já habituado a isso ao longo de vários anos. A realidade é esta - a maioria dos adeptos, de qualquer clube, são extremamente "influenciáveis". Ia escrever algo mais forte, que talvez se adequasse melhor, mas fico por aqui.

    Ainda ontem reparei, nos resumos dos jogos nos telejornais - sempre que há um lance minimamente duvidoso envolvendo o FCP, é sempre realçado nos 30-40segs que nos dedicam. Nos outros clubes, o que se vê? "No passa nada", é só golos bonitos e lances em que foram prejudicados. Nas capas dos jornais - depois de uma jornada onde os 2 primeiros "trocam" de posição, há novo líder no campeonato, qual o maior destaque? Para o clube do terceiro lugar...
    Pode não parecer, mas para o comum do espetador, a imagem que passa é sempre a mesma, e não é inocente - os de Lisboa praticam um futebol fantástico, os do Norte são uns sortudos e, pior, ...
    Nada disto é novo para nós, e nada é por acaso. A lavagem cerebral que fazem em PT é lastimável, e certamente há rostos bem conhecidos por trás destas campanhas. Eles investiram muito nisso. Tenho pena é que os próprios adeptos do meu clube se estejam a deixar levar.

    Apesar do que alguns pensam, a maioria do povo NÃO LIGA tanto quanto isso ao futebol. Quando dizem que o Benfica tem maior número de adeptos, não tenho dúvidas que isso é verdade, mas grande parte dos mesmos não são mais do que "simpatizantes" - pessoas que pouco ou nada acompanham futebol, mas que quando lhes perguntam, ok, são do "clube por defeito" de há alguns anos, o primeiro que lhes veio à cabeça na hora de escolher. Se lhes perguntarem pelo nome de 2 ou 3 jogadores titulares, provavelmente não sabem, ou então ainda dizem João Pinto, Simão Sabrosa, Mantorras. Essa é a realidade, e são esses os números que adulteram as estatísticas. Só isso explica porque, apesar do suposto "enorme diferencial" no número de adeptos, o número de sócios entre os grandes não é assim tão distante - curiosamente, o FCP até teria mais sócios do que o SLB há cerca de 15-20 anos atrás. Claro que também acontecerá o mesmo em outros clubes, mas em menor escala na minha opinião.

    Apenas um desabafo. Apoiem o nosso treinador, pois ele (neste momento) representa o nosso clube. É perfeito? Não, não é. As pessoas têm memória curta, vejo comentários como "no tempo do Mourinho/AVB/VP é que era", mas se pensarmos bem, será que era? Houve bons resultados? Sim. Melhores do que estamos a ter agora? Às tantas não.

    Cumps,
    Paulo R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Filhos Do Dragão está cá para mostrar que TODOS tiveram fases más... como disse o NGP, TODOS foram contestados..

      Abraço

      Eliminar
  2. O Mark Twain tem também uma frase que acho deliciosa: "Comprem terra porque já não se fabrica".
    Já não se fabrica, ao contrário da "Estupidez", que é produzida em quantidades maciças, especialmente em certas redações de jornais lisbonenses

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,

    "Está tudo bem? Não não está. Mas estamos em primeiro."

    Exactamente, Jorge, usufruamos então o momento com o desejo que seja para ficar.

    Aproveito para manifestar, a si e família, os meus votos de Festas Felizes e um novo Ano de acordo com os seus anseios. E que o nosso FC Porto nos inunde de alegrias.

    Um grande abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, querido amigo, um Feliz Natal e um Próspero Ano para si e os seus!

      Forte abraço!

      Eliminar
  4. É ridícula a quantidade de mentiras vomitadas pela propaganda em prejuízo do nosso clube, comparativamente aos nossos rivais.
    E o mais triste disto, é que muitos dos nossos, fazem o papel de parvos, comendo-as e engolindo-as!
    A história do investimento é daqueles que já mete nojo e continuam a insistir nela...

    Estamos em primeiro!
    Julen merece!
    Os jogadores merecem!
    Os adeptos, por muito triste que seja afirmar, nem todos o merecem!
    Pior, nem todos se sentem realizados com ele!
    Porque muitos, consideram-se de tal forma superiores e entendidos, que acham que estas coisas não podem acontecer a quem não perceba nada de futebol!

    Vassalo, um Feliz Natal para ti e para os teus!
    E já agora, a todos os que por cá partilham o seu Portismo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres uma criança habituada a ter tudo, vais vê-la fazer birra quando, num dado momento, esse tudo não existir ou não for "bonito" o suficiente...

      Feliz Natal para ti e os teus também, meu caro! E obrigado!

      Abraço

      Eliminar
  5. Como fica limpo este blog quando o Porto ganha, isso só mostra que muitos portistas vivem do caos do próprio clube. As vezes penso como se sente neste momento o portista que assobia e vai fazer uma espera ao aeroporto. Sente-se certamente com raiva por não ter razão e acumula raiva até haver o mínimo detalhe para que possa expulsar esse sentimento, as vezes é porque não meteu o jogador que ele queria, ou simplesmente porque não gosta do tom de voz do treinador numa conferencia de imprensa. Tenham vergonha e apoiem o clube.
    Quanto a este blog o que se espera é exactamente o que fez neste post, que elucide os adeptos para que não se tornem um rebanho seguidista da comunicação social

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que estou cá para fazer! E, sim, fico triste, não ando nisto para publicidade, ter mais intervenções quando perdemos do que quando ganhamos...

      Uma tristeza.

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu sei que é isso que voce faz e tem todo o mérito. Eu quando disse que o blog fica mais calmo é por causa dos comentários, nao disse que era voce que se aproveitava disso. Não sei se entendeu como uma critica a si mas nao era de todo, era uma critica aos "antis".

      Abraço

      Eliminar
    3. Hahaha ó Bruno nada disso, pá!

      O que estava a dizer é que tenho pena que não haja debate quando as coisas estão bem! Parece-me paradoxal! Mas não estava a falar de si! :)

      Abraço!

      Eliminar
  6. "Ouvir o que dizem é um disparate que faz mal à saúde!" - a mais pura das verdades.

    Um santo Natal para ti e para os teus.

    Abraços a todos os portistas.

    ResponderEliminar
  7. http://www.planetadesportivo.pt/2015/12/exigencia-e-estupidez-nao-sao-bem-mesma.html

    para meditar...!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom, mas "explicar a táctica aos jornalistas" é não perceber que eles fazem de propósito....

      Abraço

      Eliminar
  8. Excelente poste,do qual destaco:
    -"uma esquizofrenia colectiva, assente numa imprensa prostituída que capitaliza qualquer fissura, por mais mínima que seja, e a torna artificialmente catastrófica."
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  9. Os prostíbulos da escrita e da palavra têm um poderosíssimo aliado que coabita no nosso seio: os assobiadores. Os assobiadores são um grupo de moços convencidos do poder da democracia. Normalmente não falham uma manisfestação quando os governos, abusivamente, aumentam escandalosamente os impostos, cumprem escrupulosamente os seus deveres cívicos e ajudam as suas estremosas esposas nas tarefas domesticas. Por isso sentem-se no direito de protestar quando, o espanhol do cara***, não faz a substituição devida, eles são mesmo assim, ativamente participativos. Sabendo desta irremediável tendencia liberal, os façanhudos prostitutos gabam e exaltam essa característica e eles, os assobiadores, garbosamente refinam e orgulham-se de serem assim. Vivam os assobiadores.

    ResponderEliminar
  10. É altura de os adeptos estarem com as 2 "antenas" |orelhas| viradas para o Clube e não ligar ao lixo que muitos por esse país fora.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Continuo a achar que Lopetegui se pôs a jeito...
    Com 3-0 a favor, no nosso estádio, com o público contente e feliz, porque raio mandou aquecer André Silva e não o meteu????
    É como mostrar uma guloseima a uma criança e depois enfiar-lhe um prato de sopa!!!!
    Mas isto sou eu a opinar...

    ResponderEliminar
  12. O ano acabou desportivamente bem, esperemos que entre melhor ainda, com uma vitoria na banheira de Alvalade. Um bom Natal para todos.

    ResponderEliminar