segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

#SemprePapados


Sim, eu sei que recuperamos a equipa de Ciclismo e que deixamos um melão da cor do senhor Bruninho. Sim, eu sei que foi mais uma jogada de mestre do Presidente Pinto da Costa. Sim, eu sei que é uma "vitória" à Porto.

Mas, quando digo #SemprePapados estou a falar de um importante problema do FC Porto de hoje em dia: a Comunicação.

Estamos na era do Multimédia, das redes sociais e da massificação da informação. Toda a opinião é lida e absorvida, directa ou indirectamente, toda a opinião faz opinião. Sobretudo se há um fórum mais visível. Nesse sentido, o FC Porto perde em toda a linha. Não se modernizou, não aproveita o seu poder mediático e fecha-se numa concha anacrónica e desfasada da realidade. Na verdade, a sua newsletter não é mais do que um resumo do que se vai passando no FC Porto - mas também não teria de ser diferente, nesse sentido - e algo "recadista" quando a situação o pede. 

Mas falta uma voz firme e assertiva ligada ao Clube para o defender, para ser a pedrada no charco naquela que é, cada vez mais, a opinião pública e que vê o seu eco, por isso, na opinião publicada.

Não defendo com isso dirigentes do nosso Grande Clube nos programas de paineleiros. Acho a figura de José Eduardo, Inácio e Gomes da Silva absolutamente ridícula, tão comprometidos que estão com as suas próprias direcções, que acabam por ser "a voz do dono" nestes espaços de debate. 

Mas falta um verdadeiro (ou verdadeira) porta-voz do Clube a fechar a torneira de polémicas como aquela frase do palerma do treinador pacense. Uma resposta à Porto dos anos 90/2000 e ele não abriria mais a boca.

A SAD tem de ter a consciência de que é normal um adepto ser influenciado pelo que ouve e lê. Se se importa com o ambiente e o apoio da sua massa adepta, convém arrepiar o caminho. Convém contrapôr com a verdade dos factos e a perspectiva do Clube. Mas uma pergunta se impõe:

Será que se importa?

19 comentários:

  1. Saudações, Jorge.

    "Obrigámos o FC Porto a ser assobiado" - Declarações do treinador do Paços.

    Desculpa-me a frontalidade mas uma das razões que faz com que o FC Porto não seja mais respeitado e perca mais vezes ultimamente são os próprios adeptos portistas, tirando as claques organizadas e outros adeptos menos influenciáveis -basta ler os comentários no facebook do clube durante e após os jogos para perceber o nível ridículo em que a coisa está. Com mais ou menos razão, alguns comentários são simplesmente patéticos e deprimentes, chegando mesmo a dar a sensação que algumas pessoas preferiam que o clube perdesse mais vezes pra poderem bater no treinador e certos jogadores com maior legitimidade . Por causa dessa atitude, juntamente com assobios aos 15 minutos de jogo e comentários de certos comentadores portistas nos programas desportivos, é que os rivais e a própria imprensa falam do FCP da maneira que falam.

    Que Deus seja cego mas esses adeptos mereciam levar com um clube na condição actual do Chelsea ou a do Dortmund, na época passada, para aprenderem um pouco sobre humildade e união.

    Para finalizar, um pequeno exercício:

    Na época passada o FCP não foi campeão por causa do famoso colinho do Benfica ou pela falta de qualidade do treinador?

    Temos que escolher uma das hipóteses. Não podemos andar a crucificar o treinador e acusar o mesmo de ser o pior treinador do mundo ao mesmo tempo que defendemos que o Benfica beneficiou de factores externos para vencer. Se de facto o Benfica foi beneficiado pelo “colinho” da APAF então quer dizer que o treinador do FCP afinal não é assim tão mau pois se justiça houvesse o mesmo teria vencido o campeonato logo na primeira época com uma equipa practicamente nova. Se foi pela falta de qualidade do treinador que perdemos o campeonato, então quer dizer que o colinho que fez o Benfica vencer foi realmente o dos seus adeptos, que carregaram e apoiaram a equipa nos momentos menos bons. Temos de ser coerentes.

    Boa sorte a todos na quarta feira. Temos de acreditar!

    Abraço

    Braulio Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de, pontualmente, criticar o treinador, sempre construtivamente, duas coisas são essenciais:

      - o colinho existiu, sem dúvida, está comprovado pelo próprio treinador beneficiado.

      - Ali em cima está "enquanto canta não se assobia", que diz bem de que lado está este blog.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sim Jorge, eu acompanho o seu blog há algum tempo e sei que normalmente apoias. Estava a referir-me aos adeptos que quando metem na cabeça que não gostam de alguém ninguém ou nada os consegue demover daquilo.

      Eliminar
  2. O gordinho das bolas de "berlim",já virou os canhões para a Norte tendo mesmo já efectuado o seu primeiro disparo que não causou qualquer dano,na resposta a hostilidade levou com um míssil bem no meio da testa.Ainda anda às voltas que nem uma barata tonta a tentar perceber o que é que lhe aconteceu.Cresce e aparece...

    ResponderEliminar
  3. Não, não importa nada. Não me admirava nada que a Sad copiasse outros grandes clubes europeus nesta matéria, mas não tenho conhecimento do procedimento daquelas em situações análogas (se é que existem ) á nossa. De qualquer forma, entre nós portistas, este assunto está e continua a ser debatido e nada acontece, nem acontecerá, estou até convencido que a Administração tem como estrategia não a ter, porque pensará que a espuma dos dias leva todo o lixo jornalístico e como não ganham nada com isso, a coisa vai andando.

    ResponderEliminar
  4. Ia o Bruninho a pedalar na sua bela bicicleta a mais de 80 a hora,a cantar "eu vou eu vou, eu vou para casa eu vou,quando subitamente ouviu um estrondo,e estatelou-se ao comprido,tinha tido um furo no pneu da frente.

    ResponderEliminar
  5. Ia o Bruninho na sua "bela" bicicleta,verde com riscas brancas,a alta velocidade a tentar perder algumas e indesejáveis calorias,quando de repente se ouviu um estrondo(5%&#").Devido ao peso do menino o pneu da frente não aguentou,lá se estragou o penteado,e ficou com mais uma protuberância na testa ,caído num "Jardim", ali nas imediações da estrada. E entre a dor e a angustia começou a pensar que tinha que voltar rapidamente a casa,para escrever qualquer coisa no Facebook sobre pneus.E lá voltou ele pelo seu pé disposto a isso com a bicicleta ás costas...
    Miuja Kalinka

    ResponderEliminar
  6. Quem tem que responder ao treinador do Paços é o nosso treinador. Não a SAD. Quem tem que responder ao Bruninho, é o NGP.
    No entanto, concordo que alguém tem que fazer voz grossa quando desancam o clube. Na pessoa do treinador, por exemplo. Seja quem forque o faça, mesmo que apregoe as nossas cores! Pa, avencem-me que eu trato disso :)
    E olha, compreendo a tua irritação com o macaco Simão. Mas não te canses, aquilo é uma bufa: cheira mal e passa depressa ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Citei-o como exemplo mas vai havendo muito mais, infelizmente.

      Voz forte de defesa de Clube, impõe-se.

      Abraço

      Eliminar
  7. Não há direito!!!!!!
    Roubaram o selim á bicla do Bruninho!!!!

    Sobre o falar ou não falar, eis um dilema que a mim também me aflige. Umas vezes dou por mim a achar que temos uma SAD acobardada em louros amarelecidos. Outra vezes penso que temos uma SAD elegantemente europeia; o lixo é no contentor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto temos uma SAD elegante, vão-nos roubando campeonatos uns atrás dos outros...

      Abraço

      Eliminar
  8. Ou seja falta aquela voz da razão.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Sobre este assunto eu acho que a sad faz o que tem de ser feito; em espanha há muitos jornais a falarem muita merda, e nem por isso se vê os clubes a retorquirem... Já houve tempo para isso, agora os tempos têm de ser de internacionalização. É esse o futuro, e - vou meter uma alfinetada - estaríamos muito mais à frente se o homem da cadeira de sonho não se tivesse apavorado com a responsabilidade e se tivesse pirado!... - e ainda bem que se pensa em internacionalização. O porto tem de poder escolher os sponsors e poder ter dinheiro sem ser de pt ! ... por uma simples questão: em pt não há dinheiro! e, o que há vai para os mesmos.

    Os cães ladram, mas a caravana passa!

    (Além disso, se os nossos adeptos são suficientemente burros para emprenhar pelos ouvidos, e não pensarem pela cabeça deles, teremos de viver com isso! )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema, reine, é que estas manobras rendem pontos, e os pontos títulos, e sem esses de pouco importa o "prestígio internacional".

      Abraço

      Eliminar
  10. A meu ver, a resposta para o treinador do Paços, teria que ser dada pelo seu congênere do F. C. do Porto. Se a SAD tiver que responder a qualquer badameco, daqui a pouco tem que responder ao RGS, ao roupeiro Paulinho, ao chefe dos bombeiros de Sever do Vouga e a qualquer Guerra que resolva mandar uns bitaites. Não é pelo Marroquino estar com saudades de CR que Florentino Peres faz qualquer comunicado, pois não?
    A SAD nem ao badocha deve responder. A resposta deverá ser por actos. Ir lá ganhar. Carrillo em fim de contrato, estar já seguro, nem que seja para emprestar ao Olympiacos. Esse é que é o verdadeiro Porto, aquele que não precisa de berrarias mas de acção.
    P. Teixeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está a perceber o ponto do post. Está no silêncio sepulcral da SAD em relação a T U D O.

      Abraço

      Eliminar