quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Telegrama: A Varinha Mágica E A Irrelevância Arbitral


Como somos adeptos da exigência máxima, somos também adeptos da varinha mágica. Plim, já está, resolve-se o problema por decreto! Não, não está tudo bem, não foi verdade um melhoramento instantâneo. Não, não foi verdade que ligamos perfeitamente a todos os momentos os respectivos sectores.

Tivemos, contudo, um jogo mais vertical e corrido. Tivemos, ainda assim, ataque maior com 10 elementos. Tivemos, sim, um golo de bolas paradas, e sim, tivemos mais segurança com Herrera e Maicon em campo. Tivemos, pois, futebol positivo. Se se demonstrar um crescimento contra o Paços, teremos assistido à inflexão necessária para tornar o futebol do FC Porto um de campeões.

No meio dos nomes de árbitros a apitar em Portugal, Paixão é o pior. Mas, quem será melhor, no meio desta barafunda? Jorge de Sousa teve muitos erros quando nos apitou, Artur Soares Dias também. Quem melhor do que estes? Tudo se cinge, pois, ao Nomeações. Como o seu telefonema é que é dado o mote. Até à SAD responder, nem vale a pena, é marcar 4-0 para tornar as inclinações irrelevantes, sempre.

Nota: Não comento o assunto NOS. Acho-o exageradíssimo e duvidoso. Creio que o tempo nos irá mostrar que a montanha terá parido um rato.

6 comentários:

  1. Não sou expert de tácticas, mas creio que Danilo (ou Imbula) a sós no trinco, tornam-se outros jogadores e dão mais consistência á equipa, libertando outros médios para acções mais ofensivas.

    P.S. cada cabeça, sua sentença. Há portistas, entre os quais, o Jorge Vassalo, que são "fans" declarados de Lopetegui, contra a grande maioria do universo azul-e-branco.

    Ora bem, também contra-a-corrente eu sou "fan" de... Herrera!!! Aliás sempre fui e o gajo já me "partiu" um sofá!!!

    Agora temos é que ser honestos intelectualmente e olhar para a nascente e não para a foz. Herrera, desde que chegou ao FC PORTO, nunca teve férias em condições! E toda a gente sabe que o esforço em alto rendimento é brutal. Lopetegui entendeu-o muito bem (e disse-o!), poupou-o e agora lentamente o introduziu na equipa. E a eficácia vertical notou-se!!!! Mesmo que Herrera de vez em quando faça um passe completamente disparatado!!!

    Lá está! Mas isto é apenas a opinião de um... fan!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu quero é ver se esse clube espantoso cumpre o que hipoteticamente lhe foi exigido como contrapartida progressiva...

    Imbicto abraço

    ResponderEliminar
  3. Os pagamentos vão ser feitos num intervalo temporal e não a pronto. E começam com valores que aparentemente não são sempre iguais, mas progressivos.

    Imbicto abraço

    ResponderEliminar
  4. A equipa precisa de atitude. Por um lado acho louvável o "auto-controlo" que demonstram quando, como já aconteceu, estarem a precisar marcar um golo aos 90min e ainda assim "conseguirem" ter cabeça fria para continuar a fazer passes de forma organizada. Por outro lado, irrita ver isso (do lado do adepto), quando o que queremos é vê-los atacar com tudo, mesmo que isso signifique bombear bolas para a área e rematar do meio da rua. Também nos tem faltada uma pontinha de sorte, mesmo acreditando que isso se merece com trabalho, não deixa de ser crónico como os rivais conseguem resolver em cima do apito (seja como for...), e nós, ou estamos a ganhar por 2 aos 85min ou não estou descansado! Antigamente, se o Porto marcava primeiro, ficava descansado - a defesa a partir daí não deixava passar um pintelho. Agora... os tempos mudaram. Marcar primeiro não garante nada.

    O negócio NOS só impressiona pelo montante total: 400M. Mas a verdade é que, "desmontando" essa quantia (e ignorando para já a questão dos pagamentos progressivos), o valor deverá consistir em 25+15, sendo que os 25M corresponderão aos direitos televisivos sobre os jogos, e os 15M sobre os direitos de distribuição da BTV.
    Quanto aos 25M, há quem ache muito, há quem ache pouco atendendo ao prazo do contrato (hoje é um valor interessante, mas será daqui a 10 anos?) - é uma evolução relativamente aos 22M que supostamente lhes tinham oferecido há um par de anos.
    Sobre os 15M, é preciso ter em conta que recebem isso, mas têm que manter o canal, e isso tem custos. Consta que até agora esse valor rondava os 10-12M (com as várias ligas, incluindo Premier que já foi), agora será plausível assumir algo em torno dos 5M pelo menos. Isto é, os 15M serão no máximo 10M, se os custos não derraparem ao longo dos anos.
    Do ponto de vista estratégico, a NOS consegue, por um lado, arrecadar os jogos do clube que, goste-se ou não, mais vende em PT, e ao mesmo tempo neutralizar a BTV, passando-a para o seu lado - ninguém sabe ainda se continuará como canal premium/pago ou passará a algo mais generalista como os outros. Nem se será exclusivo na NOS ou vendido a outras operadoras, etc. Muitas incertezas.

    Uma coisa é certa - com os dados atuais, e assumindo que ficam "presos" por esse período, pode-se concluir que poderão arrecadar uns 35M anuais. Isso é o lado positivo da coisa. Por outro, daqui a 10 anos poderão ainda estar a ganhar esse valor, independentemente do resto do mercado, que poderá nessa altura ter valorizado 2, 3 ou 4x mais. Ninguém sabe ainda.
    O que é um facto é que "venderam" a ideia lançando os totais para o ar - 400M - o que deslumbrou muita gente fazendo parecer um mega negócio. Mas... será mesmo? Só o tempo dirá, acho...

    PR

    ResponderEliminar