quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Um Excelente 2016!

Heptacampeões de Andebol
Nunca fui alguém muito dado a balanços. Não os faço porque acho que o Futuro e o Presente são sempre melhores do que o Passado. As imagens que acompanham o post são a ilustração daquilo que melhor se viu no FC Porto deste ano. No fundo, deveriam servir de inspiração para todas as outras áreas do FC Porto!

Assim sendo, em vez de fazer o balanço de 2015, vou deixar os meus desejos para 2016.

Consistência - Mais do que o treinador A ou B para substituir Lopetegui, importa ver o que falta para conseguirmos o que queremos com o que temos. A palavra "consistência" parece-me consensual. Consistência de exibições, de intervenientes, para formar ligações, entendimentos e afinações que têm de ser repetidas, experimentadas, trabalhadas. Temos qualidade e mérito, só nos falta não andar numa constante montanha russa.

Intervenção - Ver a figura que sempre corporizou o FC Porto em toda a sua essência - pelo menos, para mim - calada e resignada, consensual e reflexiva, causa comichão. Não sou só eu que me sinto confuso com os silêncios de quem dirige o FC Porto. Este anacronismo démodé de quem, claramente, subestima a influência dos media e das plataformas sociais, tem de terminar. Pinto da Costa não pode falar só quando está por cima, não pode continuar a chamar a si as vitórias e a escudar-se, na sombra, nas derrotas. Tem que saber proteger os seus, desde treinador a adeptos, tem de saber passar uma mensagem de confiança aos adeptos e a perspectiva do Clube aos seus associados. Tem à disposição canais para isso!  Mais importante do que tudo, tem de saber entender que, por muito que lhe devamos - e devemos - a recepção no Coração do Dragão de figuras abjectas que tudo fizeram (alguns ainda fazem) para denegrir A Nossa Casa, soa a traição, e não há nada pior do que isso. Ter uma Presidência em que se despediria do Clube negando tudo o que ele próprio fez representar durante mais de três décadas, seria catastrófico! A rever, já!

Campeões de Sub-19
Raça e Entrega - O FC Porto sempre foi assente em jogadores que suavam a sua camisola e deixavam tudo no campo. Tivemos Madjer, Deco, Lucho, Jardel, Hulk, Falcao, James, Domingos, Gomes, Baía, craques que são inspirações eternas, mas também tivemos (e temos!) André, Fernando Couto, Pedro Emanuel, Aloísio, Frasco e, por exemplo, os eternos Capitães Jorge "Bicho" Costa e João Pinto, que sempre significaram entrega até ao último suspiro e um cerrar de dentes que via no oponente o inimigo a abater! Não pode haver este rame-rame, esta falta de paixão, este "deixa andar" que se vê muitas vezes, em muitos jogos! Honrar o Brasão Abençoado é entregar-se de corpo e Alma ao jogo. E sim, os adeptos têm toda a razão de o exigir, a todas as horas! Chega de displicência e erros de desatenção! Quem não se entregar em sangue, suor e lágrimas, não merece a camisola que veste!

Temos dois objectivos claros e necessários, a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional. E conseguir a primeira não salva não conseguir o segundo! Sempre foram e serão os objectivos principais de cada adepto, e não tenham dúvidas, senhores dirigentes, os mesmos adeptos não querem no seu plantel quem não ponha estes objectivos à frente de todos os outros, nem que se chamem Ronaldo, Neymar ou Messi! Tudo o resto é acessório! Chega de vender a Champions como prioridade! Não é! Prioridade é ser o melhor e mais titulado Clube de Portugal! Deixar de dirigir o Clube como uma empresa é imperativo. Ninguém quer ser sócio de uma firma de Import/Export!

Unamo-nos todos na obtenção destes objectivos e na exigência destas características. Não sou contra assobios. Sou-o, durante o jogo. Mas está na hora de chamar à responsabilidade quem tem o poder de fazer alterações e de trazer de novo o Jogo à Porto ao FC Porto!

Um excelente 2016 para todos os leitores do Porto Universal!

Octacampeãs de Natação

23 comentários:

  1. Boas saídas e melhores entradas em 2016, são os meus votos para si, Jorge, e extensos a toda a familia azul-e-branca...
    Quanto ao resto não há bem que sempre dure nem mal que não acabe...
    Felicidades!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um excelente ano para si, Felisberto! E... até quarta!

      Abraço

      Eliminar
  2. Bom ano para si Jorge Vassalo !
    E ano iluminado para os adeptos e jogadores...

    E, já agora, se não fosse pedir de mais, que fosse fascinante e em espírito de opinião diferente, não em espírito de insulto a quem pensa diferente, o que se passa pela bluegosfera !

    ResponderEliminar
  3. A si, aos seus, a nós, aos nossos, a toda a Nação Portista, um excelente 2016 com saúde, trabalho e alegrias. Fiquem bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro ega, os seus votos são os meus para si também!

      Obrigado pelos comentários. Abraço!

      Eliminar
  4. Jorge Vassalo e todos os comentadores deste espaço Portista... um Feliz 2016 a nível pessoal e quanto ao Azul e Branco, apesar das atuais dificuldades, um Ano do Dragão. Que a chama esteja connosco. Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge,
    Quero desejar a si e a todos os que visitam este cantinho portista um feliz 2016, repleto de coisas boas: paz, alegria, amor, saúde, sucesso, trabalho; que concretizem os sonhos ou desejos formulados para o próximo ano; e que lá para Maio a festa do campeonato seja feita em tons de azul e branco! Feliz ano novo!

    PS. Que em 2016 os assobiadores percebam que a sua triste atitude não ajuda nada a equipa, bem pelo contrário só moraliza os adversários, é o que se deseja. Tal como se deseja que os dirigentes portistas emerjam do silêncio em que estão mergulhados.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. A Jorge Vassalo e aos Portistas que frequentam este excelente espaço que é "Porto Universal" desejo um Bom Ano Novo com múltiplos êxitos pessoais, profissionais e desportivos. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge Vassalo,

    Assino por baixo o seu post. A todos os que frequentam este espaço e em especial para si, desejo um excelente 2016, regado com muitas vitórias e conquistas.

    RAOC

    ResponderEliminar
  8. Um excelente ano de 2016 para si,Jorge ,familia e para a nossa grande familia portista.
    Só gostava de por 2 questoes.
    1-Um amigo que foi ver o FCPORTO e o Maritimo para a taça da Liga,disse-me que mal terminou o jogo ,ainda no estadio e no meio dos lenços brancos ,vários portistas?????? diziam que esperavam que o FCPORTO PERDESSE,para o treinador ir embora.
    Gostava que me explicassem que portistas????? consigam ter mais ódio a 1 pessoa que AMOR ao NGC FCPORTO.O que é que tem a ver nao gostar de 1 treinador-teêm todo o direito,de quererem que o FCPORTO perca?
    2-Gostava tb que me explicassem qual o critério para os censos dos adeptos do Benfica e do sporting (6 milhoes para Portugal benfas e 3,5 milhoes para o Sporting.Resta 1 milhao para o total das nossa populacao .Sera que nao ha bebes ,crianças ate 8 anos e pessoas que nao gostam mesmo nada de futebol(só eu conheço 2)?E tb gostaria de saber se portistas afinal só sou eu, O Jorge Vassalo,o dragao Vila Pouca,o NGPresidente Pinto da Costa ,malta que conheço que sao portistas-felizmente sao muitos-e ja agora o que pagam lugar anual.gostaria de conhecer o Bruno de Carvalho para perguntar qual o numero de adeptos do FCP ja que foi ele nos ultimos dias a bombardear a TV com os 3,5 milhoes.
    Bom ano de 2016
    FCP SEMPRE
    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar
  9. É tudo o que desejo para o Futuro do Nosso FC Porto.
    Acertou em todos os pormenores Jorge.

    Feliz Ano Novo a todos.

    ResponderEliminar
  10. Boas entradas a todos, em especial para o Jorge.

    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Bom Ano para o Jorge Vassalos e todos os leitores do blogue. Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge,

    Bom ano para si, para a sua família e para os companheiros que visitam e partilham opiniões neste blogue.

    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  13. Excelente post com o qual concordo inteiramente. Aproveito para lhe desejar um ótimo 2016 assim como a todos os que como nós comungam do ideal azul e branco.

    ResponderEliminar