sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Antevisão not sportem lisbon - FC Porto (15ª Jornada)


Antes de mais, desejo a todo(a)s o(a)s leitore(a)s do Porto Universal o melhor dos anos, pleno de realizações, sucesso e felicidade.

Este é, naturalmente, um jogo cuja importância relativa transcende em muito os três pontos e o próprio jogo. Não só porque uma vitória nos porá a 4 importantes pontos do segundo classificado - o que seria inédito para Julen Lopetegui a este altura da competição. Não só porque essa mesma vitória será pacificadora do ambiente interno e dará um novo moral para a segunda metade de um campeonato que é, a todos os níveis complicado. Mas seria demonstrativa do próprio valor de Julen Lopetegui ao derrotar os seus principais rivais, e neste particular, com um doce sabor de vingança pelo principal agente de todo o seu vilipêndio.

Evidentemente, no meu entender, tal conjuntura não deveria ser assim. No meu entender, um empate não nos afastaria da liderança isolada. E, para mim, seria um resultado aceitável. Mas a minha análise tem, naturalmente, de incluir aquela que já foi a vitória dos média - o dividir para conquistar. Não acredito, lamentavelmente, que Lopetegui sobreviva a uma derrota em Alvalade, embora isso só nos pusesse a dois pontos da liderança. Mas os adeptos divorciar-se-iam definitivamente do comando técnico. É um facto. Mostra muito dos tempos paradoxais que vivemos, mas é um um facto.

Se há uma altura em que a frase "só a vitória interessa" assenta como uma luva, é esta.

Helton e Casillas; Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Marcano, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Tello, José Ángel, Evandro, Herrera, Jesús Corona, André Silva, André André, Miguel Layún e Danilo Pereira.

(4x3x3): Casillas; Maxi, Maicon, Indi, Layún; Danilo, Rúben Neves, Herrera; André André, Aboubakar, Brahimi;

PS: Deveríamos estar calmos, confiantes. Deveríamos estar em Paz. Afinal, estamos em primeiro lugar isolados. A pressão deveria estar do lado deles. A ansiedade deveria estar do lado deles. Lamentavelmente, não está. Graças a este absurdo que se vive no FC Porto, a pressão está, paradoxal e ridiculamente, do nosso lado. Num jogo de vida ou morte que não decide nada. Nem deveria decidir. É um momento triste. De uma forma ou de outra, para memória futura.

16 comentários:

  1. Tem toda a razão!... Como escreve vivemos um absurdo, um momento triste para memória futura. Oxalá que este jogo nos corra bem, que a vitória nos sorria e que, já gora, que o Benfica encoste em Guimarães. Não tenho a certeza que tal cenário possa ser suficiente para aplacar o inexplicável e insano ódio [digo bem] que muitos destinam a Lopetegui, infelizmente amplamente ilustrado na forma destemperada como se acenava os guardanapos brancos na noite de terça feira no Dragão. Que a sorte esteja com o Porto e com quem lhe quer bem. Tenha um Bom Ano. Abraço

    ResponderEliminar
  2. o treinador nao tem realmente categoria, pode ate ser um bom gestor de homens mas de futebol percebe pouco e e teimoso, o porto nao ganha ha 3 anos e o clube e o presidente utilizam metodos de 10 anos atras que hoje nao resultam.

    ResponderEliminar
  3. o treinador nao percebe nada de futebol, a equipa e macia, meiga, nao mete o pe, se sofrermos um golo nos primeiros 15 minutos seremos goleados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge, se ganhar, evidentemente que foi porque o jasus cometeu muitos erros, ou porque fomos benificiados pelo homem do apito!

      Tristeza de tempos estes em que os "nossos" são mais inimigos que os "outros"!

      Desejo ardentemente que o post de amanhã, de análise ao jogo, seja daqueles posts com menos comentários...será sinal de um resultado positivo para as nossas cores!

      Abraçom

      Eliminar
    2. se ganharmos passara a ser o melhor treinador do mundo e arredores, nao estou a brincar, se ganhar sera uma festa, uma alegria imensa.

      Eliminar
  4. Feliz Ano Novo para sim e para a sua família,desde já o felicito pela escrita do seu blog, sim dá gosto velo escrever do nosso Clube,visto que alguns que se dizem do FCP, mais não fazem se não denegri-lo e darem razão a quem tão mal nos trata e sempre tratou especialmente os órgãos de informação e comentadores situados a Sul, eu não sou fã do nosso treinador, mas nada tenho contra, enquanto ele for treinador do nosso Clube é o meu treinador proferido e no final da época fazem-se as avaliações.Que a sorte esteja com o Porto e com quem muito gosta deste Clube.

    ResponderEliminar
  5. A acontecer uma derrota - vai de retro - não acredito na dispensa de Lopetegui porque, além de não fazer sentido nenhum, a sua eventual dispensa nada resolveria, a não ser um fugaz naco de felicidade para uns quantos grunhos. Provavelmente apareceria em cena, devido ao infernal ambiente entretanto criado, Pinto da Costa. Aliás, se atentarmos á faixa que uma das claques - muito bem e a preceito - colocou numa das vias do Porto, critíca e de certo modo desafia, um maior envolvimento de Jorge Nuno neste inenarrável processo.
    Quanto ao jogo, discordo da ideia, generalizada, de termos de ganhar. Desde quando é fácil ganhar em Alvalade? Mas isso não inavalida de, obrigatoriamente, jogarmos para tal sem, no entanto, deixarmos de pensar que é muito importante não perder. Só mais uma coisinha: os adeptos verdes estão convencidos de, só num dia de grande transcendência nossa e de profunda depressão deles, é que temos hipóteses de pontuar, é mais ou menos este pensamento a pairar nas cabeças sportinguistas, tal como refere E.Barroso, esperando um " Porto á Lopetegui ". Quem me dera, nestes momentos, ser jogador....



    ResponderEliminar
  6. Se perdermos mas jogarmos com garra e sem medo não haverá nada a apontar agora se o Lopetegui inventar e a equipa não mostrar ambição e cometer os erros habituais então o melhor será mudar de registo e correr com o espanhol enquanto é tempo.Esperemos no entanto por uma exibição categórica e uma Vitória à Porto...dos velhos tempos.

    ResponderEliminar
  7. Está aqui uma antevisão bem explicita e que nos faz pensar com clareza sobre o que se está a fazer ao FC Porto de agora.

    O que acontecia se não houvesse assobios constantemente?
    Em vez disso, se houvesse mais apoio e vontade de empurrar a equipa para a vitória?
    Será que esta teimosia de Lopetegui |em alguns casos| já teria evaporado já há muito tempo?
    Eu acho que tínhamos nesta altura um futebol mais interessante e um grupo mais coeso.

    Mas são whishful thinkings...

    Amanha poderá ser um bom começo para esta 2 metade da época.
    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Que se lixem os assobios e os lenços brancos, quem aplaude de pé ou perdigotamente insulte!
    Que se lixe se for um jogo á Lopetegui ou á Guardiola!
    Vamos mas é ser uma equipa com raça, orgulho e honra!
    Vamos lá ser uma grande equipa e não uma equipa grande.
    Vamos esquecer treinadores de génio e árbitros de colinho.
    Vamos ignorar presidentes adeptos ou presidentes tóxicos.
    Vamos nem reparar que jogamos num enorme WC onde o autoclismo não chega para limpar tanta merda que por lá abunda.

    Vamos mas é ser aquilo que esta época ainda não fomos: SER PORTO!!!!

    ResponderEliminar
  9. No futebol sempre houve esta mudança constante de bestial a besta em poucos segundos. Mas uma parte dos adeptos portistas, os assobiadeiros, só faz as coisas num sentido para com o nosso treinador. Se perde é o culpado de tudo. Se ganha é porque foi sem querer ou porque os jogadores são tão bons que ganham jogos sozinhos. Mas eu continuo a ter exatamente a mesma opinião de Lopetegui que tinha o ano passado e este ano, gosto e admiro este treinador. Se comete erros? comete, como todos. Há coisas que não gosto que ele faça, mas não são erros assim tão diferentes de todos os treinadores do nosso campeonato. Muitas vezes não consegue por a equipa a jogar mais contra equipas do pontinho, e o Jesus no jogo com o União? e em muitos outros jogos com equipas dessas que ganhou sabesse lá como.
    Hoje a equipa tenho o feeling que vai passar a ser bestial mas não o treinador. A comunicação social prostituida do nosso país e alguns, mas não uma maioria como querem fazer parecer, dos adeptos do nosso Porto conseguiram este feito de Lopetegui ser tratado assim. Mas eu continuo e vou defendê-lo até chegarmos aos Aliados.
    Hoje é para entrar com tudo CARALHO.

    ResponderEliminar
  10. Sportem 1 -FCPORTO 4.
    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar
  11. Helder Silva impossivel chegar aos aliados com um treinador assim..nao ha fio de jogo, nao ha Nada! Rua com lopetegui!! Delfim 66106

    ResponderEliminar
  12. peço desculpa mas o mal para mim teria de ser cortado para raiz e por mais que doia porque se calhar não o merecia o que é certo é que pinto da costa já está a mais no FCP, custe o que custar... pensem bem nos ultimos anos que foi feito na defesa do clube? pois.... Abraço de um leitor diário

    ResponderEliminar
  13. Alguém acreditava que ia ser diferente? E que daqui prá frente é que vai ser? Oxalá que assim seja.

    ResponderEliminar