sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O Paradoxo Do Equilíbrio


 Creio que todos nós, pelo menos os que estão com a nossa equipa, concordamos com argumentos do grande Pedro Marques Lopes aqui, via Tomo III. Creio contudo que escapa a PML uma realidade, que já existia no ano passado.

Não creio que possamos comparar a evolução do FC Porto com a dos seus directos concorrentes porque Lopetegui é um homem de equilíbrios. E eu subscrevo. Passo a explicar:

É naturalmente mais fácil para o benfica ou sporting ter a sua equipa funcional porque a natureza destas equipas é altamente oscilatória, por força do nosso ultra ofensivo/defensivo campeonato. Num campeonato normal os "15 minutos à Vitória", como lhes chamou o inefável Telmo Correia, esse político de categoria reptiliana, seriam um desastre para a equipa que os praticasse mais do que uma ou outra esporádica vez. Idem ibidem para o corre-corre Jesuita.

Estes sistemas, se se podem chamar de tal,  são por natureza absolutistas, ou seja, ou atacam com tudo ou defendem com tudo.  Por inerência são, então, completamente desequilibrados. E isso nota-se num palco Europeu, porque o empate não interessa e a vitória é necessária, e então, o sistema deve ser equilibrado entre o ataque e a defesa.

Lopetegui leva a segurança defensiva bem a sério. Por isso há uma certa dificuldade de Lopetegui em aceitar sistemas mais ofensivos, pela sua obsessão no controle do jogo e da posse de bola. Filosoficamente, o sistema evolutivo não está errado. Construir a equipa da defesa para o ataque é o caminho mais correcto, porque se começa por assegurar que não se perde. Depois de assegurar um sistema defensivo correcto, trabalha-se a pendularidade do meio campo e finalmente o pendor ofensivo e a presença na área. Eu compreendo isso.  Lopetegui pensa nas quatro competições.

No entanto, está na hora de, nacionalmente, Lopetegui entender que tem de ser mais ofensivo, sem ser oscilatório. Mas eu subscrevo que a sua teoria dos equilíbrios é a mais indicada. Demora é um pouco mais a implementar. Equilibrar os pesos na balança é muito mais complicado do que colocar os pesos todos de um lado ou do outro, à vez.

Como o campeonato é uma maratona e não uma corrida de velocidade, estamos mais preparados para o sucesso.

Por falar em Lopetegui, acho que o caso do Indi e da forma como este o defendeu mostra bem o quanto ele é tirano e trata mal os jogadores. Por mais bashing que se faça, basta uma reacção expontânea para o destruir.

E também Pinto da Costa soube ser equilibrado e fazer a filantropria do FC Porto sem fazer disso um golpe publicitário. 


14 comentários:

  1. Às vezes a vertigem faz jeito. Adriaanse sacrificou o equilíbrio (ou ele só sabia aquilo) para nos recolocar na rota dos títulos nacionais. São apostas, não critico nem esse risco nem a aposta no equilíbrio - no fundo, sou zelota e não assobio :P

    Gostei muito desta reflexão.

    Noutra onda, a comunicação do FCPorto hoje esteve em alta, pela iniciativa pelos migrantes e pelas declarações do treinador em defesa de um jogador num momento mau.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ligeiro inclinar da balança para a frente não magoave ninguém, digo eu.

      Abraço

      Eliminar
    2. Não, de todo. Podíamos atacar mais. Acho que o segredo está no meio-campo, que me parece perder consistência cedo demais...

      Sobre PM Lopes... A prova como se pode ter fé, criticar o que estar mal e não alimentar análises subjectivas e teorias da conspiração sentado numa qualquer esplanada em Madrid. O Porto fez 3 jogos com muito para melhorar, especialmente os 2 últimos, e temos que melhorar. Ponto. Estamos bem servidos de jogadores, nem que eles tivessem vindo do catálogo do IKEA.

      Fábio Pinto da Costa

      Eliminar
    3. Estou absolutamente de acordo contigo e com o PML. Estou a dizer apenas que acredito que, em breve, estaremos nesse ponto. Basta o meio campo se afinar.

      Abraço

      Eliminar
  2. Alias, à imagem do ano passado o nosso meio campo demorou a entrar em alta rotação, mas quando entrou passou a ser o nosso maior trunfo, e é o que mais tarde ou mais cedo ira voltar acontecer.
    A comunicação social estes dias esta no seu melhor, quase que "esqueceu" que Lopetegui foi um dos convidados do forum de treinadores da UEFA.
    Ontem mandou mais uma noticia para "elogiar" Rui Vitória, dizendo que promoveu mais um jovem a treinar com os A. Só chamou pra colmatar faltas. Nós chamamos 8.
    Nos proximos dias vem mais uma entrevista do Vieira. Mais do mesmo. Aposto que vai falar da saude das contas e finanças e da confiança no treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, cada vez que os oiço, sem se rir, dizer que o benfica também fez mais de 70M de vendas, com o Cancelo e não sei quê, solto uma gargalhada que me deixa bem disposto! :)

      Abraço

      Eliminar
  3. O Quaresma é daqueles gajos que calado é um poeta. Enfim. Nem agora nos livramos das suas bocas a ver se falam mal de nós. Ele que diga que um di vai contar porque tem um temperamento de vedeta inchada e ainda é expulso de jogos de maneira estupida aos 32 anos.

    Agora aparece a noticia que o Benfica recusou uma proposta de 20 milhões pelo Guedes. Aposto que recusaram por ser mais 5 milhões do que o que eles estavam à espera.
    Cheira-me que não tarda estão a fazer um somatório das transferências fictícias que eles "podiam" ter feito e dizerem que recusaram uns 200 milhões em vendas.

    ResponderEliminar
  4. Interessante o post de Reflexão Portista que vale o que vale mas que, no limite, parece ignorar o facto do mundo dos negócios ter mudado e muito e o Porto e os outros clubes estarem e terem de acompanhar essa mudança. Li que os nossos rapazes [Sergio, Osvaldo e Corona] marcaram. Notícia que também vale o que vale mas que significará que a equipa se vai ambientando ao jogo e aos processos de Lopetegui e que logo aparecerão resultados. Entretanto, vi Manuel José no programa de quinta feira e fiquei espantado ao perceber como se permite [Carlinhos Daniel] que um tipo perturbado como ele é ou como está, continue a semanalmente descarregar a sua fúria anti portista. É o mesmo Manuel José que num programa semelhante, há alguns anos chamou Tarzan a Mourinho quando este o substituiu como treinador do Leiria. Finalmente, estou quase a acreditar nos setenta milhões de vendas do Benfica [já ouvi cem] . É que essa coisa cem vezes repetida passa a verdade e entranha-se mesmo nos mais avisados. Tenha um Bom Fim de Semana, Jorge Vassalo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já disse jnporto, provem que isso é assim.

      Quanto ao Manuel José, não fiz referência porque nunca muda. É um aziado. A sua história fala por si.

      Soube esse tema da ultima frase vou escrever agora.

      Abraço

      Eliminar
  5. A unica verdade é que saiu em primeiro José socrates da cadeia...que gaitan do So Linhas Brancas...ninguem lhe pega! Delfim 66106

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A falar a sério, estou para ver a motivação deste.

      Abraço

      Eliminar
  6. Jorge, tens razão, é incomparável. A começar pela expetativa que se tem do futebol de um estoril e de um FCP. Vejamos, se o FCP tivesse feito o jogo do estoril, o PML estaria mais satisfeito? Mesmo sem contar com o resultado. Lembras-te quando as cachopas brincavam - ou nós? :) - com os legos? Epaaaa, espera, isto da um post! Não te importas não? Roubo-te o tema...
    Abraço

    ResponderEliminar