terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Análise FC Porto 1-3 Marítimo (Taça da Liga)


O FC Porto vive dias tão oscilantes, de tal carrossel, que admite duas leituras distintas. A saber:

Leitura Positiva 

A Taça da Liga não interessa nada. Não se poderia arriscar as melhores soluções para jogar outra vez contra o Sporting. O André André tinha de sair ao intervalo porque veio de lesão. Uma equipa estava a jogar com o seu melhor onze, a outra estava a jogar sem dez titulares. O André Silva começou agora, estava nervoso. Sérgio Oliveira nunca jogou a 6 no FC Porto. Aboubakar marcou um golo de raiva e pode ter acabado com a maldição. O Angel jogou bem. Por morrer uma andorinha, não acaba a Primavera. 

Leitura Negativa

Não há fio de jogo. Joga-se demasiado para o lado. Remata-se pouco. Não há espontaneidade. Os jogadores estão inseguros. Nenhum dá o seu potencial. Lopetegui tirou a cola ao intervalo. Lopetegui suga a confiança aos jogadores. Falta raça e nervo a este FC Porto. Falta deixar de ser bonzinhos. O Maicon esteve uma nódoa. O Marcano também. Falhou-se golos que é um disparate.

O paradoxo é que ambas as leituras são verdade. E o mesmo se pode dizer sobre a massa assobiativa. Pode-se dizer que estar a assobiar uma equipa que nunca jogou junta nestes moldes desde os 20 minutos, é estúpido. Mas também se pode dizer são justificados, porque este estio de jogo pastoso e mastigado não merece os pergaminhos do FC Porto. Ficou, para mim, evidente, que Imbula e Tello são jogadores castrados por um modelo sufocante, que os faz ter medo de ser livres e de esplanar o futebol que têm nas pernas. Idem ibidem para Aboubakar.


Julen Lopetegui tem de perceber que acabaram as experiências, que o adepto Portista não admite oscilações do género "bom jogo/péssimo jogo" e que um Futebol Clube do Porto digno desse nome tem que deixar tudo em campo, nem que seja a jogar à carica! Se quer ganhar a falange adepta, que, claramente, não está com ele, tem de apresentar uma consistência, acutilância e coerências muito superiores às que vimos hoje. Se o caminho continuar a ser este, a derrocada pode ser grande e violenta e a cadeira de sonho ficar vaga.

Por último, duas breves notas: Aqueles que gritaram "André Silva, Allez" naquele espectáculo degradante contra a Académica, talvez tenham percebido que não se pode pedir a um miúdo que seja o esteio ofensivo do FC Porto! O seu, a seu tempo! E, senhor Presidente, talvez o senhor precisasse perceber que falar em tempo de alegria é fácil....

59 comentários:

  1. Com exceção do jogo com a briosa, e mais dois ou tres joguinhos, o que temos visto todas as semanas é isto: lentidão, falta de fio de jogo, falta de vontade, falta de correria, falta de luta... nós não ganhamos uma dividida ou 2ª bola sequer... de ninguém...

    Com qualquer 11 inicial, o que temos visto todas as semanas é isto: qualquer treinadorzinho meia-leca sabe exatamente como o Porto vai jogar. Qualquer treinadorzinho de meia tigela sabe que basta meter uma pressãozinha nos defesas que vai dar algum caldo, que alguém vai meter água, que alguém vai se atrapalhar e entregar o ouro...

    O 2º golo é simplesmente ridículo, nós tinhamos a posse de bola, bastou uma pressãozinha e pimba...

    Os dois últimos treinadores da equipe principal do Porto são hoje em dia os dois treinadores que melhor jogam futebol em Portugal:

    Luís Castro e Paulo Fonseca tem mostrado em suas respectivas equipes um futebol bonito, organizado, rápido e sempre pra frente, sem toquinhos e mais toquinhos pros lados e pra trás, sempre com os olhos postos na baliza adversária, com ganas de marcar golos, com raça, com garra, com atitude... dá prazer ver o Porto B e o Braga jogarem... e com a equipe A, nós portistas e todos os adversários já sabemos o que esperar deste Porto de Lopetegui...hoje foi outra vez a regra... a exceção foram os 3 ou 4 joguinhos mais conseguidos...

    Estamos em dezembro quase janeiro... e desde julho ( 6 meses!!!) que estamos à espera de ver melhorias, fio de jogo, entrosamento, organização, e o que vemos são 11 jogadores vestidos de azul e branco (ou castanho) que não sabem jogar em conjunto, não sabem pra onde lançar a bola em situação de contrataque, não sabem jogar com critério e velocidade, e mesmo treinando e jogando juntos há 6 meses, a impressão que fica é que simplesmente AINDA NÃO SE CONHECEM, olham e não sabem o que o outro vai fazer, pra onde vai correr, onde quer receber o lançamento, nada!!! 6 MESES!!!

    Infelizmente, o mister não dá mais que aquilo...se desse mais que aquilo, já o havia demonstrado... e provado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mudar agora é benéfico?

      Por quem? E a adaptação?

      Abraço

      Eliminar
    2. Muito bom comentário ao post. Apenas discordo quando diz que estamos à 6 meses à espera de ver bom futebol. Eu diria que estamos à ano e meio à espera de ver bom futebol. Caro Jorge Vassalo, quando diz"E mudar agora é benéfico" - Eu, muito respeitosamente digo - Agora não. Vamos esperar a ida à luz para ficarmos em terceiro lugar e arredados do título. E aí, talvez aí... Seja a altura de mudar. Caro Jorge Vassalo, desculpe o sarcasmo. Aprecio o que escreve e louvo-lhe o Blog, mas não poderia estar mais em desacordo consigo. Neste momento, em que temos de facto qualidade no plantel (ao contrário de 2013/2014), Luís Castro é muito melhor opção que Lopetegui!

      Eliminar
  2. Bom post Jorge. Em primeiro lugar permita-me o desabafo. Este ano reuniram-se as condições para ter pela primeira vez um lugar anual no estádio do dragão. Ia com uma ilusão tremenda. Mas hoje tomei uma decisão, nunca mais! Para mim lugar anual nunca mais. E não é poque a equipa jogue mal ou pelo facto de perder. É mesmo por aqueles milhares que me fazem ali companhia. Não me revejo nesta atitude dos adeptos jogo após jogo. é simplesmente ridiculo. Se calhar sou o único que estou errado ali. De qualquer das formas a ilusão que criei quando comprei o lugar anual foi sendo completamente destroçada quando saía exasperado e com vergonha alheia jogo após jogo. Hoje vi muitas pessoas à minha volta com lenços brancos mas com uma alegria ao executar tal gesto que me arrepiou. Não consigo estar rodeado de pessoas assim.

    Quanto ao jogo, exibição horrível de um Porto em poupanças para o clássico, mas com um jogo demasiado complicado para tantas poupanças e erros defensivos ridículos. Também gostei de Angel. Exibição completa. Tello é uma nódoa imensa como o mar. E também dei por mim a desejar que o golaço de Aboubakar lhe desse confiança para o que aí vem. Quanto a Lopetegui critico o facto de não apostar em Bueno nem nas substituições. A substituição de andré por imbula é uma substituição que se queima sem necessidade. Para terminar desejos de uma boa passagem de ano para o Jorge e para todos os leitores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também este ano tenho pela primeira vez o lugar anual. Não desisto da equipa e sei que os assobios passarão. Vão passar porque o treinador vai mudar. Não vou deixar de ter o meu lugar no Dragão. O FC Porto é maior do que qualquer jogador, treinador ou dirigente. Agora, está comprovado o erro na manutenção de Julen Lopetegui. Ele já não tem os adeptos.

      Aquilo que é prejudicial em vez de ajudar tem de ser corrigido. Falarei nisso no próximo post. Se puder, não desista do seu lugar.

      Abraço

      Eliminar
  3. O problema neste FC Porto é a sua mentalidade.
    Vê-se um completo bloqueio mental em todos, parece que estão todos formatados a jogar de uma forma e não há nada que descomprima esta forma de jogar.

    Falta liberdade, ideias...
    Acima de tudo, acho que falta "arte" nesta equipa.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a iniciativa individual é FORTEMENTE contrariada....

      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Jorge,
    O grande problema deste jogo, para além de ter sido um mau jogo, foi a ineficácia do FC Porto, na defesa e no ataque, e o facto do marítimo ter conseguido ser eficaz a defender e a atacar.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os espaços, e as falhas defensivas, e pôr 8s a 6, e....

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge

    eu não quero ser advogado de ninguem, houve mts alterações ao 11?houve, não houve fio de jogo?não, apesar de treinarem juntos nunca jogaram juntos. Agora é culpa do treinador que se falhem golos de baliza aberta?que o marcano e maicon deem 3golos de avanço ao adversário.

    Para os apressados hoje viu-se que a que ter tempo para o andre silva.

    Mas continuo na minha isto é uma competição para dar minutos.

    abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "André Silva , allez, André Silva allez", mas se o Abou, que só tem mais TRÊS anos que o André Silva, falhasse 5 oportunidades flagrantes de golo....

      Atenção que não culpo o André! É natural! Prova contudo que não está pronto para jogar em vez do Abou (embora maravilhosamente COM ele, atenção!) e que há que ter mais experiência numa posição tão importante...

      Abraço

      Eliminar
    2. Por isso é que eu digo que esta competição serve para dar minutos aos menos utilizados e no caso do André Silva ganhar experiencia. Porque por muito que custe aos "apressadinhos" jogar na A não é a mesma coisa que jogar na B.

      Por muitos erros que o treinador tem cometido eu continuarei a apoia-lo até ao fim, mas também na minha humilde opinião alguns erros que são imputados ao treinador só o são na cabeça dos comentadores e os adeptos emprenham logo.

      Abraço
      Miguel S

      Eliminar
  6. Com jogadores como Maicon e Marcano não vamos a lado nenhum.Ver o Maicon na flash interview é degradante para qualquer protesta. Ao que chegamos, assistir a isto é ver o PC a bajular no camarote quem ainda há pouco tempo o apelidou de velho senil.O Porto a que estavamos habituados morreu,assim como desportivamente o seu Presidente.Este curioso que faz fé treinador tem de ser corrido enquanto é tempo e antes de perdermos tudo, pois com ele no banco os jogos são como a lotaria nunca se sabe o que vai sair. Haja vergonha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema do FC Porto não é SÓ do treinador, não...

      Abraço

      Eliminar
  7. É triste mas é o que temos.
    Em relação aos castrados, considero que sejam em mais número do que apenas Imbula e Tello.

    Depois do triste espectáculo que foi este jogo, acho que está claro que não iremos ganhar nada este ano.

    Foi a melhor prenda de aniversário que poderiam dar ao presidente.

    Estou mesmo lixado com F bem grande.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Imbula mostrou três vezes o que poderia fazer, com uma equipa voltada para o ataque. Campo inteiro sem que ninguém lhe conseguisse tirar a bola com 8 Maritimistas em cima? Fenomenal!

      Estamos, meu caro, estamos...

      Abraço

      Eliminar
  8. Olá... caramba... mas afinal temos que ganhar os jogos todos de goleada? quero lá saber da taça da cerbeija ou lucilio ou lá que raios é que se chama... esta taça deve existir para isso mesmo... rodar plantel, fazer experiências lançar jogadores... mas tá tudo louco. Desde quando é que tinhamos que sequer pensar nesta taça quando temos é que ganhar no sábado. Desde quando é que uma equipa que domina o jogo e aos 20 minutos só porque lateraliza a bola começa a ouvir assobios com o zero a zero no marcador? Mas alguém acha que os jogadores ao ouvirem os assobios vão jogar melhor? depois sofremos o 1º golo e prontos... com a mer.. dos assobios os jogadores ficaram muito mais confiantes. Eu não quero saber de taça da bejeca pra nada... se for para perder jogos que sejam estes... e mais... no ano civil de 2015 só tivemos 3 derrotas... em que 2 delas foram para esta mer... desta taça, portanto para quem agora bajula o Vitor Pereira com o argumento que ele só perdeu 1 jogo em não sei quanto tempo... convém lembrar que esse treinador só ganhou o campeonato com momentos de pura sorte (K92) mas taça de PT e bejeca = 0 e champions??? então... faz favor de terem calma.
    Para 2016 desejo o Porto campeão. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola Cila,

      os assobios em nada foram para os jogadores, mas sim para Lopetegui que devia apresentar uma equipa 'forte', tal como o anunciou. Em vez disso apresentou uma equipa desfalcada, apatica, com jogadores mal posicionados, a insistir na tecla 'tello' etc etc

      e perdem-se por 3 no dragão ! este resultado e derrotada é so o resultado do que eu porto vem a semear ha muitos jogos que o porto se safa in extremis !

      Eliminar
    2. Caro Portista... se me perguntar gosta do Porto a jogar? eu respondo... não!
      se me perguntar,este Porto entusiasma-a? eu respondo... Não!
      se me perguntar,este Porto irrita-a? eu respondo... Várias vezes!
      e por aí fora...
      mas se me perguntar... Se os adeptos ajudam ao assobiar uma equipa em casa que está a dominar o jogo e nada fez para ouvir tais assobios? eu também respondo... NÃO. Só tornam tudo pior. Quem está lá dentro não sabe se estão a assobiar por isto ou por aquilo... se houvesse estabilidade se calhar as coisas melhoravam. Em que é que o treinador fez mal em apostar no Tello na taça da bejeca? Nada!!! não é um jogador do Porto? Não tem que ter ritmo de jogo? mais... Para quê meter um brahimi por exemplo se temos um jogo importantíssimo no sábado? Na minha opinião temos que ter prioridades... eu por norma olho um bocado para as séries das equipas... por exemplo... o porto estava 100% vitorioso a nível nacional há uns 7 jogos consecutivos... estatisticamente nunca conseguiu ultrapassar essa marca... portanto... estatisticamente o Porto perderia um jogo brevemente... ainda bem que foi este.
      Estatisticamente o Porto não perde 2 jogos (Nacionalmente) consecutivos... esperemos que assim seja. Agora não podemos querer sol na Eira e água no nabal... Não queríamos o André Silva? Aí está ele... Não queríamos o Sérgio Oliveira? para mim fez um bom jogo. Não queremos miúdos da B? olha o Garcia que só abanou com a assobiadela... resumindo... deixemo-nos de tretas. Foi um bom jogo para testes... agora há que agarrar o boi pelos cornos no sábado...

      Eliminar
    3. Bravo! Que quer o Addams? A equipa titular? E sábado? Como é? Mas isto não é a taça da carica, feita apenas para o ficaben aumentar os títulos?

      Perdemos 3-1 para o campeonato?

      Epá não me lixem! Envergonhem-se! Até o pessoal da SportTV estava a dizer que "o FC Porto não está a jogar mal para merecer os assobios".

      Enfim, batatas! Vamos em passo seguro e exigente para a spordenguização do FC Porto!

      Abraço

      Cila, naturalmente, subscrevo!

      Abraço

      Eliminar
    4. Meter andré silva de inicio era apropriado ? A não ser que Lopetegui quisesse gozar com os adeptos. Relembro-lhe que ele falou em apresentar uma 'equipa forte' para este jogo..

      Seja qual for a taça, joga-se em casa, na vespera de um jogo dificil, ou seja, a vitoria era importantissima para o moral dos jogadores ! Veja o Sporting a jogar a taça da carica mesmo com substituicoes.

      Foi por estes motivos que se deixou escapar a CL em casa ! O querer não la esta e muito devido ao treinador

      Eliminar
    5. Epá, grande comentário!

      Agoram além das substituições, agora decidem a HORA de as pôr? Fantástico! Se não na Taça da Carica, onde?

      "A vitória era importantíssima para a moral dos jogadores" mas são recebidos com um coro de assobios e lenços brancos para dar moral!

      Por alma de quem se pode pensar que haja UM SÓ jogador que não queira jogar a Champions League!

      É esta clareza de raciocínio que eu acho exemplar nos assobiativos!

      Agora, até já querem decidir a hora das substituições!

      Tá bonito, tá!

      Eliminar
    6. Sr. Addams...
      O André Silva jogou de início uma competição que serve para isso mesmo... lançar jovens. Se tivesse entrado 5 minutos com a académica hoje já podia jogar de início?
      O treinador disse que ía apresentar uma equipa forte?... ná... o treinador do Porto devia ter dito na conferência de imprensa... epá eu hoje vou jogar com jogadores fracos... hoje vou queimar meia dúzia de gaijos... lol!!! Que discurso queria que o treinador tivesse? por favor responda a esta questão... estou curiosissima para saber a resposta.
      ah e tal jogamos em casa e moral e tal e coisa... acompanho o Sr. Jorge... então vamos lá moralizar o pessoal com umas assobiadelas e uns lenços brancos e tal...
      ah e tal os outros com uma equipa de 2ªs linhas ganharam... não... a sério? epá que chatisse... e nem tiveram que meter os avançados titulares nem nada para ganharem num sopro de sorte... contra equipas a desvalorizarem completamente a taça da bejeca... meh...
      Há alturas em que se tem que criticar o treinador e jogadores? Há sim senhor. Ontem... ontem meu caro... não foi uma dessas alturas.

      Eliminar
    7. e o seu comentario .. ?

      em nada estou a por em causa a motivacao dos jogadores, tal como os assobios nao lhes eram dirigidos. E assobios vão ter à farta no proximo jogo como tambem insultos..

      Ja agora, se Lopetegui a meia epoca praticamente jogada tivesse o minimo de clareza, saberia anticipar melhor o jogo com o sporting, sobretudo que vem de uma semana de descanso. Mas como ainda não tem certeza no seu 11 para o proximo jogo, assim as inventa.

      Mas descontentamento para quê, depois de uma epoca para esquecer, sai-se da CL, da taça 'carica' (praticamente) não se tem um futebol de deslumbrar apesar do plantel de relevancia...

      Os assobios estão là e não foram de uma minoridade, a minoridade não se faz ouvir. e a boa casa que estava ontem presente não podia deixar passar.
      Bem ou mal, vai-se a Alvalade depois de um jogo apatico (como muitos esta epoca), sem reaccao aos golos e de uma derrota.

      O que podera valer é que em frente tambem esta um mister que gosta de inventar, valera àquele que menos invenções fara !

      Eliminar
    8. Boa tarde caríssimo Addams.

      Só por curiosidade, qual teria sido o melhor 11 para o jogo de ontem, a seu ver?

      Eliminar
    9. Bem... Então vejamos...
      fiquei sem resposta sobre o discurso do mister...
      Vimos de uma semana de descanso, onde, lembro, não se treinou nem primeiras nem 2ªs linhas, antes da semana de descanso tivemos um ciclo intenso de jogos de 3 em 3 dias, onde, só não ganhamos na champions, resumindo, único resultado realmente negativo que tivemos foi em casa para a champions. tivemos azar, esse resultado custou-nos caro, mas sabe... foi o unico resultado mau. entretanto os nosso rivais, uns são arrumados da champions, outros são humilhados com derrotas a custarem troféus, estão ambos fora da taça de Portugal, as galinhas empatam na champions com Astanas (se não estou em erro foi a 1ª vez desta equipa na fase de grupos) e as lagartichas apanham no pelo de uns skenderbleu ou lá como é que se diz e o nosso técnico é que é mau.
      Lol... temos defeitos... temos sim senhor.. mas caramba... em 5 defesas 3 vieram esta época, em 3 centro campistas... bem nem sei o que dizer... em 3 avançados temos o brahimi!!! conte lá comigo... são 3 jogadores titulares a época passada no onze desta época.. não acha que isso ajuda a explicar algumas coisas?

      Eliminar
  9. Bom saber que para o adepto azul a taça deixou de ser Lucilio e agora é champions CTT.
    Abou e André é pouco para o que falta da época.
    Que todos os males da época sejam ficarmos de fora desta taça, perguntem a V. Pereira, V.Boas, P. Fonseca...
    Há jogadores que provavelmente nunca mais jogarão.
    O velho Porto, depois de uma derrota vingava-se no adversário seguinte...Será?
    Abraço, P.Torres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser, deve! Tudo serve para insultar Lopetegui, isso sim!

      O Varela por mim já ia, o Tello tem que ganhar juízo. Todos os restantes estiveram bem a espaços. E mal a outros. O Abou marcou um grande golo.

      Esperemos que o FC Porto se vingue!

      Abraço

      Eliminar
  10. O mais preocupante do jogo, para mim, foi ver os centrais titulares (?) a jogarem da forma que todos viram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcano era um esteio, uma força, seguro de cabeça, forte com os pés. Agora, graças a ser assobiado a cada passe que faz, treme como varas verdes.

      A culpa é, naturalmente, do Marcano!.....

      Abraço

      Eliminar
  11. Bom dia Jorge,

    Revejo-me mais na leitura positiva, obviamente. Foi um jogo mau, com três erros individuais e muita eficácia do adversário. Se juntar a falta de sorte à uma equipa com 9 suplentes, sem rítimo de jogo e rotinas, é compreensível a derrota.

    Quais são os erros a apontar ao treinador neste jogo?
    - A Taça da Liga é a competição menos prioritária e se não se der minutos ao resto do plantel nesta competição não vejo aonde será. Note que o onze do Jorge na antevisão foi práticamente o mesmo que alinhou.
    - Claro que não há fio de jogo. Se na equipa titular ainda não existe a 100%, imagine numa equipa de segundas opções. Enfim, pede-se ao treinador para não fazer rotação e depois critica-se o mesmo quando as segundas linhas não estão rotinadas.
    - Apostou nos dois jogadores mais requisitados e exigidos pelos adeptos: André Silva e Sérgio Oliveira. Não acho que tenham jogado mal. O André ainda está verde e o Sérgio precisa de tempo. No final do jogo, aos olhos dos mesmos adeptos, já não prestavam.
    - Deu tempo ao André André para recuperar a forma antes do recomeço do campeonato. Jogou mal e pareceu-me que não está preparado para ser já titular contra o Sporting. Foi muito bem substituido, a meu ver.
    Pessoalmente não consigo apontar qualquer erro ao treinador neste jogo.

    Com este compartamento dos adeptos como é possível apontar o dedo ao treinador pela insegurança e falta de confiança dos jogadores?

    O Marcano tem sido titular e só nos últimos jogos foi para o banco - merecidamente. O Aboubakar mesmo falhando golos atrás de golos ainda é titular e tem merecido um cuidado especial do treinador. O Varela começou a temporada como titular, desde então tem feito tudo para ser dispensado. O Imbula está a aprender o que significa ser um jogador do FCP e está a tomar uma boa e necessária dose de humildade. Estes são, a meu ver, os casos de maior falta de confiança. Tendo jogadores como o Danilo, Corona, Layún, Brahimi, Indi, Rúben em boa forma, não me parece que seja culpa do treinador a falta de motivação e confiança dos outros.

    Para terminar, Jorge, em Portugal é costume as pessoas sairem de casa com lenços brancos nos bolsos? Desculpa-me a pergunta pois não sou português.

    Como é possível adeptos mostrarem lenços brancos a uma equipa num jogo de Taça da Liga? A equipa vinha de uma boa exibição, tinha acabado de conquistar a liderança do campeonato e irá defender já a esta liderança dentro de 3 dias.

    Estas pessoas estão possuidas por um desejo de derrota e não vão descansar enquanto a equipa (treinador) não perder o campeonato de vez. Para eles ganhar com o Lopetegui é pior do que ganhar. O sorriso na cara daquelas pessoas com lenços nas mãos é um verdadeiro caso de estudo.

    Braulio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário... lucido!!! penso exactamente o mesmo.

      Eliminar
    2. Nem mais. Curiosas as palavras do treinador do Nacional sobre os adeptos benfas. Quanto a nós...
      Abraço, P.Torres.

      Eliminar
    3. É assustador perceber que se pensa que, saido Lopetegui, tudo fica magicamente bem.

      Mas, como diz o ditado, "cuidado com o que desejas"-

      Abraço

      Eliminar
    4. Não é preciso recuarmos muito, os últimos dois treinadores que abandonaram o clube devido as críticas dos adeptos já não provaram que afinal não eram assim tão maus? Falo de Vitor Pereira e Paulo Fonseca.

      Se o Lopetegui resolve abandonar o barco (ser despedido não será, com certeza, pois o presidente não é burro nem cego) será um verdadeiro descalabro. Esqueçam troféus nestes próximos anos pois seria repetir o mesmo erro dos últimos anos em que ficamos em branco.

      Já repararam que quanto mais os adeptos do FCP criticam e assobiam os seus jogadores e treinador mais os do Benfica e do Sporting apoiam os seus, pelo menos durante os jogos?

      Abraço

      Eliminar
  12. Os assobios ao sr Lopetegui são mais que justificados no meu ponto de vista.

    Ele que tanto falou na antevisão em apresentar uma equipa 'forte', acaba por apresentar uma equipa desfalcada desde o incio de jogo, que não foi capaz de reagir aos golos sofridos e em que o treinador nao foi capaz de acertar no posicionamento e substituicoes !

    Depois da epoca passada desastrosa, continua-se no mesmo sentido, taça da liga praticamente perdida, adeus à CL..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira meia hora foi intensa. Começou a abrandar, diga-se, com assobios despropositados de gente sem nexo.

      Vamos a isso, venha o próximo, para a exigência lhe fazer o mesmo!

      Abraço

      Eliminar
  13. Totalmente de acordo. Não vivo no Porto, vejo os jogos na Delegação nº1 em Lisboa (da qual sou sócio) e, este ano, também estavam reunidas todas as condições (finalmente!) para ir ao Dragão com mais regularidade. Digo-lhe que , muito sinceramente, poucas coisas me dariam mais prazer do que comprar bilhete para mais 2 ou 3 jogos do FC Porto no Dragão - e este era o ano!

    Mas, como muito bem descreveu, assim não pode ser. Nem no ano do Paulo Fonseca (parece que agora há adeptos que o querem de volta - parece que o Braga se tornou, de repente, num colosso do futebol português...) deixei de ver os nossos jogos e mesmo no ano passado acreditei até ao fim na vitória, tendo inclusivamente estado no Restelo no nosso empate que deu o título ao Benfica. Mas, neste momento, acho que já não vale a pena sequer ver os nossos jogos: aconteça o que acontecer, enquanto Lopetegui lá estiver, vão continuar chover assobios no final do jogo - ou porque não joga o André Silva, ou porque a equipa não tem um futebol "artístico",etc.

    A minha pergunta é só esta: se têm tanta energia para assobiar e acenar com os lenços brancos, por que é que não a usam para incomodar os adversários ou para puxar pela equipa? Ou só a usam nos jogos da Champions contra os Bayerns e os Chelseas? É só nesses jogos que se sente o clube? Enfim, a minha sugestão é que se corra já com o treinador e se coloque lá um Domingos qualquer que ponha a jogar o André Silva, o Sérgio Oliveira e mais uns quantos da formação. Pode ser que os adeptos vivam mais felizes assim.

    Manuel Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, na Champions é outra coisa... é tudo lindo e maravilhoso! Depois queixam-se que os jogadores só querem jogar na Champions!

      Subscrevo a sua sugestão: ontem já era tarde. Quero ver o que vem a seguir.

      Abraço

      Eliminar
  14. Acho engraçado agora que esta taça já se foi o virem aqui alguns desvalorizar a sua conquista quando foi o próprio PC a dizer que a gostaria de conquistar,fazem-me lembrar a fábula da raposa e das uvas.Uma equipa como o Porto não pode desvalorizar nenhuma competição e dado o nível geral das equipas tem a obrigação de as ganhar quase todas. Não entendo como podemos ter defesas centrais de tão pouca qualidade e então fazer capitão de equipa um jogador como Maicon é de bradar aos céus. A Flash interview dele ontem envergonha qualquer adepto.Nós estamos em primeiro não por termos conquistado por mérito próprio o lugar mas porque os outros o perderam pois o futebol miserável que praticamos não nos leva a nada.Não adianta em Janeiro irmos comprar mais jogadores pois este pseudo treinador não os saberá rentabilizar.Estou à espera de Sábado para ver com que novas invenções vamos ser brindados. Se perdermos o caminho é corrermos com ele pois ainda há tempo de reverter a situação,com ele arriscamo-nos a uma humilhação em Dortmund e a sairmos da taça no Bessa.Não há mais paciência para o desatino deste curioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, porque toda a latitude seria dada ao interino que viesse a seguir, com calma, paciência e tolerância... claro, claro.

      Mudaram-se DEZ titulares num jogo para encarar como pré-clássico! Se não entendem isso... paciência!

      Eliminar
  15. Jorge, repito aqui o que disse ao Sr. Vila Pouca. Como bom portista sigo este blog há muito tempo pelas leituras lúcidas e coerentes que faz da realidade do nosso clube.
    É a primeira vez que comento e faço-o como desabafo pelo que me foi dado ver/ouvir na tv, daquilo que se passou no estádio, mas também pelos comentários ouvidos na tv/rádio, entre pseudo-doutores da bola e, infelizmente, entre muitos portistas que se deixam influenciar pela propaganda nojenta contra os nossos.
    Subscrevo totalmente os comentários anteriores, especilamente do Bráulio Rocha e do Manuel Rocha, fazendo um "averbamento" ao que já se disse: não só estamos sedentos de ganhar, como estamos ainda mais sedentos que a equipa falhe para podermos crucificar o treinador.
    Discordo de muitas das opções de Lopetegui mas interpretar o jogo pelo resultado final é de uma grande falta de honestidade intelectual; i.e. parecemos os de lá de baixo...
    Houve jogadores que estiveram bem, na primeira parte a equipa teve bons momentos e acabou por pagar na segunda a falta de pontaria e os erros defensivos infantis...
    Obrigado aos adeptos por terem começado a assobiar ainda com 0-0 e pela calorosa e assobiativa recepção aos miúdos André Silva e Victor Garcia. Enfim, estou triste pelo resultado, fartei-me de insultar alguns jogadores pelos erros constantes no controlo e no passe (o Imbula, o Tello e o Varela tiraram-me do sério) mas jamais assobiaria ou mostraria lenços brancos, até pelo jogo que se aproxima.
    Mas verdadeiramente triste fico pelo ambiente que se instalou entre os nossos... Fala-se da falta de amor à camisola por parte dos jogadores sem reparar que entre os adeptos está instalada a mesma apatia e o perigosíssimo resultadismo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gustavo, tivesse Imbula liberdade e incentivo para fazer as arrancadas que faz esporadicamente e que são o seu trademark, e isso não seria bem assim. Tivesse Tello os passes a rasgar que favorecem as suas características, era outra conversa.

      É curioso ver os mesmos que incentivaram o André no jogo com a Académica a insultá-lo. É claro que, surpresa? ZERO!

      Crucifica-se treinadores desde AVB! Quem quererá vir treinar um FC Porto esquizofrénico que pede a demissão de um treinador que vai em PRIMEIRO lugar?

      Abraço

      Eliminar

  16. Maicon, Marcano e André Silva têm que ser julgados por ... traição à Pátria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André Silva?! O miúdo da B que chegou ontem à equipa principal?!

      E já agora, onde é que está o "André Silva, Allez"?

      Absurdo!

      Eliminar
    2. Teve 5 oportunidades e falhou-as todas.

      Eliminar
  17. Com respeito por todas as opiniões, mas parece estarem quase todos tolos. Mas o nosso jogo foi assim tão mau? Estou farto de dizer: não temos o melhor treinador do mundo, mas expliquem-me, como se tivesse 5, onde é que, neste jogo, ele errou? No onze? Então não querem ver a canalhada da B ? Então esta não era a melhor altura ? Tem ele culpa do André Silva, que até esteve bem (opinião pessoal), dar uma de Aboubakar? Tem ele culpa de treinar, colocando-os a jogar porque as alternativas são identicas, os piores centrais deste Clube dos ultimos 30 anos? Acham que os golos do Maritimo, sem por em causa o merito da sua vitoria, provêm de jogadas estruturadas? Então este não era o jogo ideal para ver como se portavam Helton, Angel, S.Oliveira, Evandro, Tello, Varela e os outros já referidos? Estavam á espera que o treinador mudasse o modelo de jogo? Acham normal aos 20m de jogo estarem já assobiar?
    Para mim o unico erro, que acompanha as equipas do Porto há já alguns anos, é a falta de agressividade, quero dizer, porrada mesmo, entradas no limite (como fez o Maritimo), caras de mau dos nossos jogadores, etc, tenho no entanto a noção que esse tempo passou para nós, mas que faz(ia) falta faz(ia).
    Por ultimo, tal como refere Manuel Vila Pouca no seu blog e que acompanho integralmente, as idas ao Dragão estão a tornar-se penosas quando devia ser o contrário. É absoutamente inconcebivel o ambiente de divisão a viver-se, actualmente, no estádio e se o meu Presidente quisesse poria fim em dois tempos, bastava dizer umas coisas no Porto Canal.

    ResponderEliminar
  18. Continuo a não assobiar, mas continuo a perceber quem assobia. Porque conheço gente que assobia aos 5, 10, 20 minutos de jogo e quando o FC PORTO perde, escorrem-lhe lágrimas pela face! E sabem porquê? Porque são pessoas que moram em antros de anti-portistas.
    Portanto não venham cá com essa politicamente correcta hipocrisia de não se poder assobiar quem tem uma profissão da qual 99% do ser humano gostaria de ter!!!!

    Se calhar já disse isto mas vou repetir:
    Nos meus tempos de juventude fui ver um concerto dos Uriah Heep ao pavilhão do Infante Sagres. A banda nessa altura andava de candeias ás avessas, pelo que o espectáculo estava a ser deprimente, sem entusiasmo, enfim, sem headbanger para um concerto de metal!
    Houve alguém que se lembrou de atirar um isqueiro á cabeça do guitarrista, Mick Box. Para o baile (perdão o concerto) e regressa tudo aos camarins...
    Só que os ingleses não contavam é que na plateia começava uma multidão a enfurecer-se e a exigir ou o dinheiro ou uma actuação digna desse nome. Os Uriah Heep regressaram com o Mick completamente bêbado!!!!
    Contudo deram um show de 3 horas e meia de grande profissionalismo, emoção e paixão e, no final ainda pediram desculpa!!!!
    Alguém vê o Lopetegui ou os jogadores a pedirem desculpa pelo que tem jogado????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Helton e os jogadores foram pedir desculpa aos adeptos no fim do jogo. Por isso é que digo... não mereciam assobiadela alguma!

      Abraço

      Eliminar
  19. Não perco um jogo do FC Porto e, por vezes, assisto também a alguns jogos dos rivais lá de baixo. Há uma verdade inegável quando comparamos as massas associativas dos três grandes: O FC Porto tem piores adeptos que os outros. Vejo SLB e SCP jogarem mal, perderem, empatarem mas os seus respectivos adeptos estão lá sempre a puxar pela equipa. E atenção que toda a gente já se apercebeu disso e por isso mesmo é que as equipas que vêm jogar ao dragão contam, de antemão, com o "apoio" dos adeptos portistas para desestabilizar a nossa equipa. A postura da equipa não me orgulha, mas a postura dos adeptos envergonha-me.

    ResponderEliminar
  20. Caro Jorge,
    Hoje em dia, jogar no nosso Palco dos Sonhos, é um pesadelo. Para os jogadores, para o treinador e para os adeptos que, como eu, não suportam que um bando de imbecis, ao quarto de hora de jogo, já estejam a assobiar, vá-se lá saber porquê.
    Os mesmos que assobiaram a opção do Treinador pelo Bueño no jogo anterior, deram uma injecção de moral ao A. Silva, ao V Garcia e ao S. Oliveira neste jogo. Que equipa consegue ganhar confiança com adeptos destes? Que equipa consegue virar resultados com semelhantes cretinos na bancada? O ano passado, meia dúzia de adeptos dos clubecos da 2ª circular vieram aqui ofender o NGC, e 40 e tal mil adeptos a ouvir e calar. Por onde andava a energia que esta gente põe na crítica à Equipa, ao Treinador e até ao Presidente?
    E depois, quando se questiona que forma é esta de serem portistas, reagem como virgens ofendidas. A célebre mística, começou a definhar no nosso próprio Estádio, morta por esta gente que a pede aos jogadores, mas que lhes dá este triste exemplo. Eu percebo a insegurança que os jogadores manifestam quando jogam no nosso Estádio. O que deveria ser um inferno para os adversários, é-o para os nossos. E é uma tristeza que assim seja. Deveriam fazer umas acções de formação no Dragãozinho para essa gente, para ver se aprendiam o que é ser um verdadeiro adepto.
    Exigentes? A palavra que os define começa por E, mas exigente não é com certeza.
    Um 2016 repleto de êxitos pessoais e que em Maio possamos festejar, como desejamos.
    Saudações Portistas
    JFernandes

    ResponderEliminar
  21. Caro Jorge Vassalo,

    A questão principal é que uma boa parte dos adeptos não tolera esta forma de jogar. Estar tudo a zero aos 20 minutos é apenas uma desculpa para assobiar, porque na realidade o modelo de jogo do Porto simplesmente não entusiasma. Ponto. Como sabe sou contra os assobios e já todos sabemos que o modelo de jogo não vai alterar mas convenhamos ter 70% de posse de bola, fazer 6 faltas e ter tantos remates como o adversario e ainda assim encaixar 3....é um pouco demais. Enfim é o que vamos ter de gerir pelo menos até Maio. Acresce o eterno probelma de quem treina o FCP ou seja: Não olhes para o que eu digo na conferência de imprensa porque ninguém, muito menos os jogadores, acreditam.

    No fim disto tudo é o sabor azedo de mais uma derrota, de ambiente pesado para Sábado contra a vitória mesmo á rasca dos adversarios.

    E depois esta sensação, porventura injusta, que não vamos aguentar o primeiro lugar muito tempo. Nunca esperei tanto estar errado.

    RAOC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se ganharmos ao Sporting...?

      Abraço

      Eliminar
    2. Arranjaremos forma de perder todo o capital de confiança alcançado. Não duvide: temos um problemático complicometro no banco que mesmo assim pode ganhar. Espero que ganhe. Espero que nos entregue o campeonato. Viverei muito bem com o isso mas não mudarei de opinião em relação a este modelo de jogo.

      Abraço e votos de um excelente 2016

      Raoc

      Eliminar
  22. A perder que seja na taça da carica...

    Só consegui ver a 1a parte nm shopping e sem som, o que me ficou na retina é que o jogo até parecia estar a ser engraçado, tendo nós os problemas do acostume no último terço do terreno, mas isso já era expectável numa equipa nada rotinada, até achei que nessa primeira parte os laterais estiveram bem, o André fez o que se lhe pediria (lutar), e na verdade só não gostei do Varela....

    Quanto à 2a parte não sei....

    Mas sinceramente que estes jogos dêm algum ritmos a alguns jogadores, pois precisaremos deles, e que dêm descanso aos mais cansados....

    A mim sinceramente só me interessa ganhar campeonato e taça de Portugal... Liga Europa que seja o extra quanto à nossa prestação, não acredito que sejamos favoritos, mas que devemos lutar como deveríamos faZer sempre e em todos os jogos....

    Um abraço e bom ano a todos...

    ResponderEliminar
  23. Quando ganharmos aos lagartos (e vamos ganhar, acreditem), quero ver aqui os defensores dos lenços brancos.
    Eu por mim, enquanto vir os adversários com tanta vontade que o nosso treinador vá embora (com os media a ajudar), mas percebendo que erros individuais não podem ser imputados ao treinador, continuarei (e serei) portista até nas derrotas. Já agora, os que "pedem a cabeça" do treinador, porque não pedem a do líder máximo?

    ResponderEliminar