segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Análise FC Porto 3-1 Académica de Coimbra (14ª Jornada)


Ontem foi uma noite mágica, que começou bem e acabou ainda melhor. Uma daquelas noites simpáticas, a prenda de Natal que jogadores, treinador e a maioria dos adeptos merece - já lá vou - a de acabar líder do campeonato à pausa Natalícia. Para aqueles que dizem que não interessa nada, interessa pois, não só é um boost de confiança para a equipa como vai significar um jogo totalmente diferente em Alvalade. O Jasus já vai ter de inverter o plano e jogar para ganhar. E isso significa que não vai poder fazer o jogo que gosta, de se encostar em 30 metros e jogar em contra ataque rápido. Mas sobre isso temos tempo de falar.

Meus amigos, gosto de endereçar o elefante no meio da sala sempre, por isso comecemos pelo fim: a reacção dos adeptos à entrada de Alberto Bueno é, simplesmente, inqualificável. Alberto Bueno tem feito muito no FC Porto, deu a vitória no Angrense, desmarcou Tello no golo do Varzim e contra o Braga fez 16 remates. Merece Alberto Bueno ser preterido por um miúdo, mais uma vez? É que Bueno já aqueceu várias vezes sem entrar. Mas parece que no FC Porto há filhos e enteados! Se no lugar de André Silva - que vai jogar, se calhar é titular na próxima semana - estivesse Osvaldo (já foi embora, senhores, e o Presidente já disse que não vai buscar ninguém para o seu lugar) não haveria nada desta estupidez. Continua a ser ridícula a forma como a nacionalidade é vista neste Clube. Caríssimos, vocês trocam os Vs pelos Bs, por causa da influência Celta da Galiza. Temos palavras e expressões comuns. Temos a mesma atitude e cultura, a mesma forma de tratar a vida, a mesma cultura filosófica. Este trauma de Tordesilhas tem de acabar. 

É de sublinhar que Filipe Gouveia pôs o dedo na ferida ao dizer isto: "A nossa estratégia passava por enervar o Porto, por pôr os sócios do Porto contra a equipa, não conseguimos." Se gostam do Futebol Clube do Porto e o querem ver campeão nacional meditem bem nesta palhaçada que andam a fazer. Chega de serem vistos como mais-valia para o adversário, ok? Obrigado!


Em relação ao jogo, resume-se em poucas linhas. Um jogo à Porto, com intensidade, alegria, não se satisfizeram com o 1-0, foram sempre à procura do golo seguinte (acabaram o jogo à procura do quarto). À excepção do final da primeira parte e da altura desta vergonha descrita acima - rendeu um golo em fora de jogo à Académica, parabéns! - a Académica, pura e simplesmente, não existiu. Fez lembrar o melhor tempo de Vítor Pereira, um FC Porto compacto, assente no meio campo atacante, com trocas rápidas de bola e sempre à procura dos espaços para o golo. Muito bem e completamente justo. Vamos a notas.

Classe - Pura classe, a dos jogadores do FC Porto. Não consigo dar destaques porque nenhum colega merece mais do que o outro. Casillas ainda fez uma ou outra defesa nos raros momentos de perda de bola - golo indefensável - Maxi recuperou a forma e a chegada à área, Maicon e Indi foram de excelência, Layún... bem... sem palavras (falo mais à frente mais dele), Danilo foi uma autêntica máquina, uma mistura de Fernando e Mangala e é já uma pedra basilar no meio campo, Rúben rápido, intenso, como os seus ídolos Lucho e Pilro com um excelente sentido e leitura de jogo, Aboubakar voltou aos golos e aos festejos com o coração, Brahimi "comeu os cereais" e agora vai às bolas todas com uma entrega e paixão soberbas e Corona é um génio das desmarcações e da criação de jogo. Um verdadeiro playmaker  imparável. Evandro deu tudo, Tello ainda ameaçou e Bueno é de um sentido posicional e de um faro de golo inacreditável. Na sua cabeça só há baliza. E Herrera? Absolutamente demolidor. A entrega como se a vida dependesse disso, a chegada à área... e aquele golo de calcanhar, aqui em cima? De antologia! É assim mesmo, queremos este Hector Miguel no dia 2!

Bolas paradas - Quem diria que, no ano passado, estávamos todos a queixar-nos de que as bolas paradas eram uma táctica do adversário para nos parar, porque nunca davam em nada? Layún mudou tudo. A forma como ele coloca as bolas, com açúcar, na cabeça dos nossos jogadores matadores (Maicon, Danilo, Aboubakar) é deliciosa. Já marcamos muitas vezes de bola parada esta época, tantas e tão certeiras que estou certo que os nossos adversários já pensarão duas vezes antes de ceder canto.

Há sempre mais um - Procurar o golo sempre, mesmo com o jogo "ganho", é sempre uma atitude a aplaudir. Bravo rapazes, é assim mesmo!

Pinto da Costa - O NGP falou e bem, e disse e bem: sossegou rumores de mercado, mandou a bicada merecida aos adeptos "exigentes", clarificou as saídas e o papel de André Silva. E deu um voto de confiança a Lopetegui, que este merece. Tudo com o seu caustico humor que tanto aprecio. Gostava era de o ver também quando a equipa não vence. Sim, porque somos a única equipa que ainda não perdeu

Adeptos - Já disse quase tudo em cima, com apenas mais uma achega: Se alguém manchou a noite, foram vocês, com a vossa "exigência". Querem discos pedidos, é? E o Tozé, no tempo de VP, a ser enxovalhado no Dragão contra o Olhanense? Querem queimar miúdos? Porquê? Tenham juízo. André Silva é o futuro, o Presidente o confirmou, tem muito tempo. Deixem de ser um problema e passem a ser uma solução!


Notas finais: Não posso nunca deixar de referir o prazer incontido que é estar pessoalmente antes - e após - o jogo com os meus queridos colegas bloggers e leitores que o queiram fazer. Por isso, o meu obrigado por uma emocionante - sim, estávamos a acompanhar o jogo do not sportem lisbon pelas apps - conversa com o sempre presente Vila Pouca, os habituées Dragões de Ouro Ana Neves e João Santos, o amável Xebeu que tive o prazer de conhecer, o intenso e bem disposto metal head Felisberto e o meu querido colega, com quem tenho o prazer de partilhar este blog, o Z. Além disso, o meu caríssimo Silva ainda me deu o prazer de jantar com ele, para fazer, além de um pré-match intenso, um pós-match delicioso, como sempre. Um abraço a todos. É o icing on the cake de ter um blog, e a força que me faz continuar a escrever sempre!

A azia de hoje, embora não inesperada, é sempre deliciosa! Obrigado pessoal, nós já sabíamos como iam ser as capas de hoje, ontem!

40 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo,

    Belissima jogatana, daquelas que nos traz esperança do género "será que é desta vez que arrancamos em definitivo para um estilo de jogo destes?" Espero, anseio que sim. Não sei se pelo factor União da Madeira se por outro qualquer, a verdade é que lutaram TODOS de principio ao fim e tiveram atitude competitiva. Nota-se claramente quando essa é a intenção de jogo. Só não se percebe é porque tantas e tantas vezes assim não é.
    Tenho que destacar Danilo (que grande, grande jogo) e o golo de Herrera. É uma jogada espectacular que culmina com classe. Será que 2 anos e meio e umas merecidas ferias depois, temos o Herrera da Selecção????
    Completamente de acordo consigo quanto á questão André Silva. Lopetegui geriu bem e os assobiadores deveriam ser banidos. Ponto!
    Aproveito para desejar um bom Natal. O peru e o bacalhau vão saber muitissimo melhor....

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim esperamos, ter o Hector Miguel.

      Um Bom Natal, meu caro.

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge,

    E desta vez conseguimos o que havia sido desperdiçado no ano passado, aproveitar o deslize do adversário. Como já o havia dito em posts anteriores, Lopetegui merece cada vez mais a minha admiração. Havia alguma necessidade da triste figura de alguns (muitos) adeptos?

    Grande abraço e Feliz Natal a todos!

    ResponderEliminar
  3. e eis que finalmente aproveitamos um deslize!
    sublime... tira pressao ao jogo de dia 2, se bem que continua a ser pra ganhar.
    esses "adeptos" do assobio e dos aeroportos sabemos quem sao, e' nao ligar.
    espero ter sido o clique, a ponta de sorte que tanto nos tem faltado, pra de uma vez por todas ter mais confianca!
    mas com calma, no futebol os ventos mudam muito rapidamente!
    manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tira pressão nenhuma, Manu... mas pode dar um lastro decisivo, em caso de vitória.

      Abraço

      Eliminar
  4. Finalmente no lugar que merecemos!
    Tal como esperado uma boa vitória com uma boa exibição.
    E com os "patinhos feios" a brilhar... impecável!

    "A nossa estratégia passava por enervar o Porto, por pôr os sócios do Porto contra a equipa, não conseguimos."
    ISTO É RIDÍCULO E NÃO SE VÊ EM MAIS LADO NENHUM! QUE VERGONHA!

    Os anti-Lopetegui perdem um argumento (liderança), ganham logo outro, agora a arma de arremesso é a não entrada do miúdo André Silva... isto já vai muito para lá do patético!

    Se esta equipa com este treinador, já deu tantas amostras de capacidade/qualidade, porque raio não se acredita nela e no seu treinador?
    PORQUÊ?

    Há tanto para combater a nível externo...

    VAI PORTO!
    VAI JULEN!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque se quer Opera, de preferência só com formandos da casa e escolhidos por audiómetro da bancada....


      Abraço

      Eliminar
  5. Jorge,

    Concordo 200%.

    Já não é o primeiro treinador a revelar a situação dos adeptos contra a equipa. O do Paços disse mais ou menos a mesma coisa. Treinadores rivais e comunicação social fazem a mesma coisa à boleia dos próprios adeptos do clube. Lamentável!. Estes adeptos devem reflectir se é mais importante o Lopetegui perder ou o clube vencer. A razão dos assobios não foi exactamente pelo facto do André Silva não entrar mas sim pela necessidade de criticar e odiar o treinador. Como durante o jogo não houve muitos motivos para tal, aquele momento foi a única chance que eles tiveram.

    Este FCP que joga "horrivelmente" e que tem o "pior treinador da história do clube" é a mesma equipa que goleou o União, que ironicamente depois empatou com o Benfica e venceu ao Sporting. É também a mesma equipa que forçou o Braga a jogar à defesa o jogo todo, a mesma equipa que dominou o Benfica o jogo todo e que eliminou o todo-poderoso Sporting.

    Não estava tudo mal antes e nem está tudo bem agora. Só com o apoio de todos é que o clube voltará a vencer. Infelizmente, neste momento certos adeptos do clube são o principal obstáculo da equipa.

    Aquela imagem do Lopetegui a tentar motivar o Bueno deixou-me orgulhoso e com certeza que tenho apoiado a pessoa certa.

    Abraços e Feliz Natal

    Braulio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ridículo. Corremos o risco de, daqui a uns anos, termos em Lopetegui novo Vítor Pereira...

      Abraço

      Eliminar
  6. Queimar miudos com o resultado em 3-0? Valha-me deus...como socio desde os nove anos e agora com 50 tenho direito a manifestar a minha opinião não contra a equipa mas contra a opção do treinador e esse direito vou continuar a exerce-lo quer gostem quer não gostem ...a equipa essa continuarei a apoiá-la como sempre...Bom Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nenhum momento disse que André Silva iria ser "queimado" neste jogo. E claro que tem o direito de "manifestar a sua opinião" e também tem o direito de, com isso, ao mesmo tempo, desconsiderar um jogador que em dado tudo o que pode à equipa, à espera da SUA oportunidade há muito mais tempo que André Silva - ninguém se lembra de Bueno - e de ter desestabilizado a SUA - do Paulo - equipa que, com isto, sofreu um golo! Mas tudo bem, isto é comandado da bancada, verdade?

      Já agora, punha o André e tirava quem? Um seu ponta de lança principal que está a recuperar a confiança e o golo?

      Abraço

      Eliminar
    2. O problema é que alguns adeptos estão a criar uma tal expetativa em torno do André Silva que, caso ele tenha um jogo menos bom e não corresponda, passa rapidamente a ser um FLOP. Isso sim, é queimar um jogador. E é isso que Lopetegui está a tentar evitar, provavelmente até o irá colocar num jogo em que ninguém espere milagres. Lembram-se do Gonçalo Paciência? Tanto o queriam lá, quando alinhou não marcou 30golos seguidos, e de repente já diziam que não servia para o FCP. Não faltam exemplos semelhantes, no nosso clube e nos rivais. Deixem esses detalhes para quem percebe, quem conhece os jogadores, quem sabe o seu estado físico/mental atual, consta-me que o nosso treinador e seus auxiliares estão lá para isso. Podem não concordar, mas escusam MINAR toda a equipa com a discordância - neste caso, o visado ainda que indiretamente foi Bueno. Desnecessário.

      Ou agora vamos começar a colocar votações online para decidir quem entra e sai da equipa? Não me lixem. O apoio ou é incondicional, ou não é apoio nenhum, no final fazem-se contas e avalia-se a prestação.

      Cumps
      PR

      Eliminar
    3. Paulo
      Respire
      O plantel não começa nem acaba no andre
      Pensar antes (no seu caso assobiar) de falar ajuda....

      Eliminar
  7. Ai que bom finalmente estarmos em primeiro... É só o que tenho a dizer;)

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante da atitude. Resultados são importantes, todos sabemos, mas é a atitude que nos faz ter esperança no futuro. E ESTA postura que se viu ontem dá-nos esperança. Sim, ainda somos um pouco perdulários, ao intervalo devíamos ter pelo menos 2 no marcador, mas como se resolve isso? Com oportunidades. Se isso falhar, é continuar a insistir. Mais oportunidades. Continuar a bater até ceder. Tanto mais não seja, isso tira a bola ao adversário, encosta-o às cordas e afasta o risco da nossa baliza.

    Assim, sim. E esta motivação extra poderá dar aos jogadores o ânimo que precisavam para correr, lutar, marcar. Isso se os nossos adeptos "exigentes" o deixarem... diziam que a Direção estava aburguesada? Que dizer de alguns dos adeptos, que só aceitam "caviar" acompanhado de "lagosta" e no final ainda se queixam que podiam ser mais rápidos a servir?

    Não consigo perceber como, numa exibição intensa e contagiante destas, alguns ainda conseguem ter "lata" para assobiar. Não percebem que só estão a dar força aos rivais, como se percebe pelas declarações dos treinadores adversários? Estão a tirar confiança ao nosso treinador, aos nossos jogadores, à nossa equipa! E com isso, a CSD lisboeta, também conhecidos como abutres, bate palmas e esfrega as mãos à espera do próximo deslize. A esses ainda compreendo, todos sabemos quem lhes paga e eles não vão morder a mão do(s) dono(s), mas os nossos pseudo-adeptos? Começo a achar que são mais infiltrados do que outra coisa...
    Exigência é uma coisa, parvoíce é outra. Alguns não sabem a diferença, é pena.

    Cumps,
    Paulo R.

    ResponderEliminar
  9. UMA VITÓRIA CONVINCENTE E A ESTUPIDEZ DO COSTUME

    Quem diria que após uma fase conturbada, em que fizemos jogos maus e fomos eliminados da LC, receberíamos este lindo presente de Natal oferecido pelo nosso clube? A liderança não nos foi dada, não caiu do céu, nem foi perdida pelos outros por demérito, foi conquistada com persistência e mérito dos nossos. É verdade que tivemos uma fase má, que passamos de uma confiança relativa para uma desconfiança e temor em relação ao futuro próximos, mas acabamos por resistir e saímos mais fortes e com mais confiança para o que aí vem. Ontem, enquanto fazia a viagem rumo ao Dragão, e como sabia o resultado ao intervalo, dizia a um amigo que desejava o empate do sportem e a nossa vitória, que era diferente ir à casa-de-banho em 1.º lugar de ir em 2.º, que o jajus foi eleito treinador do ano no sportem após uns meses de trabalho sem nada ganhar (ah!!! Ganhou, ganhou!!! Duas eliminações e duas derrotas nesta semana!!! Que palhaços!!!), que iríamos ver e sentir a inveja e raiva dos nosso inimigos perante a nossa liderança, que os iremos comer em Alvalade! :-) Tudo correu bem, melhor até que o esperado, o que nos vale a liderança isolada conquistada com todo o mérito.
    A mancha da noite foi a habitual estupidez de alguns, ontem pareciam mais, porventura mais e mais estúpidos que o normal! É inadmissível que esta manada de bezerros seja capaz de fazer o que faz sempre e sempre, estes treinadores de bancada que não percebem um CARALHO de futebol, que têm opiniões ocas mas que as acham consistentes, os maiores no Football Manager, os que dizem que com eles à frente o Porto seria campeão, e algumas coisas mais deste género. Ontem correu mal para estes anti-portistas, ontem correu-lhes muito mal porque o FCP ganhou bem e com segurança! O resultado dessa frustração foi assobiarem o treinador por causa de uma substituição, que até eu desejava mas que respeito. Ele é treinador, ele lidera, ele trabalha, ele toma decisões, é ele que está com os jogadores e que conhece a equipa!!! Este jogo valeu mais do que a liderança, valeu pela ascendência psicológica sobre o sportem, valeu pelo carácter e persistência mesmo quando jogamos muito mal, valeu pelo bom Natal que vamos passar e pela festa, mas para os estúpidos do costume não valeu nada!!! Tenham vergonha na PUTA DA CARA!!! Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge

    Estou plenamente de acordo com a sua cronica habitual ao jogo. Já se viu uma equipa a entrar com bastante atitude á procura do golo, a pressionar alto, grande jogo do Danilo, e sempre a querer mais.

    Quanto aos assobios no meu ver trás alguns senãos, o desestabilizar a equipa, desmoralizar o jogador que entra, o Bueno que tem estado bem sempre que joga, e cria uma pressão acrescida ao André Silva.
    Na minha opinião o treinador melhor que ninguém saberá quando lançar o jogador e nisso estou de acordo com o treinador em não aceder a pressões.

    Também gostei de ouvir o presidente a mostrar o seu apoio ao treinador e acima de tudo a mandar recados para os destinatários corretos.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  11. A estrondosa assobiadela foi para Lopetegui e jamais em tempo algum para o Bueno. Mas mesmo assim isso deixa de rastos um jogador. E como disse o Zé Lopes na tertúlia, Lopetegui gosta de se pôr a jeito.
    O aquecimento do puto, fez vibrar o estádio. Aliás só reparei que André Silva começou a aquecer, devido ao clamor e salva de palmas que ecoou pela nossa casa!
    Para bom entendedor, Lopetegui aí só tinha um caminho, ou punha o puto a jogar os derradeiros 7/8 minutos, ou nem sequer o punha a aquecer!
    Assim de repente "amuou" 2 jogadores. O Bueno por ter levado uma assobiadela que não era para ele. E o André que deve ter ficado assim a modos que "já sou o menino querido dos adeptos, por isso vê lá se me metes"...
    The more things change, the more they stay the same...

    Sobre o jogo jogado, afinal o mais importante, o que interessava era ganhar; mas ganhar com uma exibição que nos satisfaz, que nos fez crer logo de inicio que este jogo iria ter uma história definida para as nossas cores, soube bem como se fosse uma prenda de Natal.
    O golo académico, deveu-se ao ciclone que momentâneamente passou pelo Dragão em forma de assobio...

    P.S. Olha se estivesse em casa!!!! Era mais um sofá á custa do Herrera!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o problema é mesmo esse - André Silva JÁ É o "salvador", ainda sem sequer ter jogado. As expetativas sobre ele estão nos píncaros, ai dele que tenha um mau jogo!!! Terá estaleca para aguentar assobios e vaias, se chegar a isso? Porque já sabemos que tão depressa os colocam no pedestal, como os mandam ao charco. É disso que os adeptos se esquecem, a maioria destes jogadores são "putos", a componente psicológica pode "destrui-los" se não forem protegidos. O ego tanto pode inspira-los a chegar a craques, como pode ser a ruína.
      Os que vêm da formação e da B estão habituados a ter algumas centenas a assistir, e não umas dezenas de milhar. É bem diferente.

      PS: Quem "amuou" os jogadores não foi o treinador, foram os assobios dos adeptos. Cabe ao treinador tomar as decisões racionais, e se ele achou por bem ter o André preparado para entrar é porque teve motivos para isso. Aos adeptos permitem-se as decisões racionais, já por isso não são treinadores.
      Quanto a mim, fico satisfeito que o nosso treinador não ceda ao "emocional" nem ao "populismo". Certamente terá muitos defeitos, mas mesmo sem concordar com ele algumas vezes, admiro-lhe essa faceta.

      Cumps,
      Paulo R.

      Eliminar
    2. Onde se lê "Aos adeptos permitem-se as decisões racionais" queria dizer, obviamente:
      "Aos adeptos permitem-se as decisões EMOCIONAIS"

      Eliminar
    3. Felisberto, sabe quem se poderia mesmo desmotivar por não entrar? O Bueno e o Abou...

      Abraço

      Eliminar
    4. Portanto, Felisberto, a culpa dos assobios é do...do costume. Também está bem...

      Eliminar
  12. Estes dias estão a "Doyer" a sério para o Vale e Azev...hum...Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
  13. Um rico jogo, sim senhor. Mas, já agora, estava a ver o desafio e a pensar, nos últimos minutos, que era uma boa oportunidade para colocar o Bueno. tem sido um óptimo profissional e merecia uns minutos. Foi ele, por sinal. Os tristes assobiaram, os tristes são assim. Depois surgem as declarações do treinador da Académica, claro. Quanto ao resto, hoje é um dia muito triste para o futebol. O cavaleiro do bem, Bruninho I, foi derrotado pelas forças do mal. Chocante. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  14. Antes demais quero desejar umas boas festas a todos.

    Em relação ao jogo já foi tudo dito.

    Muito bem o NGP no fim do jogo. Só lamento que só acorde para dar recados internos. Temos o Badocha a pressionar as arbitragens desde o inicio do campeonato. O Orelhas parece que acordou ontem, e nós na paz do anjos.

    Que a atitude revelada ontem pela equipa, e o primeiro lugar, sejam para manter.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. pronto, tabem, os assobios ao bueno nao foram para o bueno, todos perceberam sao reaçoes das massas instintivas no fundo andre e um dos nossos desde pequenino, naao foi bonito mas o bueno percebeu e o andre concerteza falou com ele. Danilo ESTA A FICAR UM JOGADOR EXTRAORDINARIO, muito melhor que fernando, ja ataca, ja marca golos, ja remata VAI FICAR UM YAYA TOURE vai sair por 50M e nao tardara muito, ruben tem de passar a jogar um pouco mais avançado. Corona e muito intelçigente a jogar. Sergio oliveira tem de yter mais oportunidades. Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda agora chegaram, Vidente! Há-de ir, é o ciclo da vida de um Clube como o nosso, mas no seu tempo próprio!

      Abraço

      Eliminar
  16. Caro Jorge,
    O FC Porto realizou uma boa exibição, ou seja, foi um jogo completamente dominado e controlado pelos Dragões, que resultou numa vitória mais do que justa e inequívoca, que colocou o FC Porto no topo da classificação.
    PS. Não gostei da falta de respeito para com Bueno. Lopetegui não tem, nunca, que tomar uma decisão só porque os adeptos gostavam que ele a tomasse. Ao
    assobiarem a decisão do treinador faltaram ao respeito ao atleta que entrou e que não merecia esse comportamento.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Os adeptos portistas são uma "raça" curiosa, e sempre que vejo os comentários em redes sociais (i.e. facebook) cada vez mais me convenço que o nosso povo pouco ou nada pensa, limitam-se a emprenhar pelos ouvidos/olhos. Ou seja, a comunicação social desportiva do n/país está a fazer "bem" a sua tarefa, de minar o trabalho do treinador e, com isso, da equipa. É frustrante, mesmo estando já habituado a isso ao longo de vários anos. A realidade é esta - a maioria dos adeptos, de qualquer clube, são extremamente "influenciáveis". Ia escrever algo mais forte, que talvez se adequasse melhor, mas fico por aqui.

    Ainda ontem reparei, nos resumos dos jogos nos telejornais - sempre que há um lance minimamente duvidoso envolvendo o FCP, é sempre realçado nos 30-40segs que nos dedicam. Nos outros clubes, o que se vê? "No passa nada", é só golos bonitos e lances em que foram prejudicados. Nas capas dos jornais - depois de uma jornada onde os 2 primeiros "trocam" de posição, há novo líder no campeonato, qual o maior destaque? Para o clube do terceiro lugar...
    Pode não parecer, mas para o comum do espetador, a imagem que passa é sempre a mesma, e não é inocente - os de Lisboa praticam um futebol fantástico, os do Norte são uns sortudos e, pior, ...
    Nada disto é novo para nós, e nada é por acaso. A lavagem cerebral que fazem em PT é lastimável, e certamente há rostos bem conhecidos por trás destas campanhas. Eles investiram muito nisso. Tenho pena é que os próprios adeptos do meu clube se estejam a deixar levar.

    Apesar do que alguns pensam, a maioria do povo NÃO LIGA tanto quanto isso ao futebol. Quando dizem que o Benfica tem maior número de adeptos, não tenho dúvidas que isso é verdade, mas grande parte dos mesmos não são mais do que "simpatizantes" - pessoas que pouco ou nada acompanham futebol, mas que quando lhes perguntam, ok, são do "clube por defeito" de há alguns anos, o primeiro que lhes veio à cabeça na hora de escolher. Se lhes perguntarem pelo nome de 2 ou 3 jogadores titulares, provavelmente não sabem, ou então ainda dizem João Pinto, Simão Sabrosa, Mantorras. Essa é a realidade, e são esses os números que adulteram as estatísticas. Só isso explica porque, apesar do suposto "enorme diferencial" no número de adeptos, o número de sócios entre os grandes não é assim tão distante - curiosamente, o FCP até teria mais sócios do que o SLB há cerca de 15-20 anos atrás. Claro que também acontecerá o mesmo em outros clubes, mas em menor escala na minha opinião.

    Apenas um desabafo. Apoiem o nosso treinador, pois ele (neste momento) representa o nosso clube. É perfeito? Não, não é. As pessoas têm memória curta, vejo comentários como "no tempo do Mourinho/AVB/VP é que era", mas se pensarmos bem, será que era? Houve bons resultados? Sim. Melhores do que estamos a ter agora? Às tantas não.

    Cumps,
    Paulo R.

    ResponderEliminar
  18. Boas,

    Assobiar uma opção do treinador quando este chama o Bueno? Ok, tudo bem.
    Assobiar o jogador que está a entrar no jogo por ser ele o escolhido? Inqualificável.
    Assobiar o jogador quando toca na bola pela primeira vez? Completamento ridículo.

    Depois admiram-se quando ele não se despede dos adeptos, indo directamente para o balneário sem cumprimentar ninguém.

    Adeptos destes, não obrigado.

    ResponderEliminar