segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Análise Nacional da Madeira 1-2 FC Porto (Conclusão)


É um absurdo jogar da forma como se joga. Mas levamos a vitória, os 3 pontos. Mais uma vez, Marcano faz asneira, toca no João Aurélio com o pé. Mais um lance, no mínimo, discutível, para penalty. O segundo. Eu sei que nunca somos beneficiados e isto até soa estranho. Mas eu não quero a minha equipa a jogar assim.

Não quero uma troca de Brahimi por Evandro. Subscrevo a indignação do primeiro. Jogar à equipa pequena, não! Mas está feito, saldo positivo da Madeira, nenhuma derrota, e agora, bola prá frente que atrás vem gente.

O pé frio de Lopetegui é bestial, calhou-nos o Borussia de Dortmund na Europa League. Para não sermos humilhados vamos ter de aprender a jogar outra vez futebol.

Que fique bem claro: no meu entender, neste momento, qualquer jogador do FC Porto vale bem mais do que aquilo que este "sistema de jogo" pode demonstrar. À excepção de Brahimi, todos - mas mesmo TODOS - os jogadores do FC Porto estão com níveis de confiança lastimosos. Pode demorar muito ou pouco, mas, sem a inversão de paradigma, caminhamos para um abismo bem fundo.

Assim não!

Ah, já me esquecia! Mais uma jornada linda, onde verdes e vermelhos são escandalosamente beneficiados e só saem vivos dos jogos por muita sorte e muita complacência. Fomos beneficiados, sim. Mas o que para uns é excepção, para outros é regra!

36 comentários:

  1. Não vi estes últimos 15 minutos mas pelo que ouvi não foram brilhantes. Vi o jogo de ontem, e mesmo não tendo sido brilhante, acho que o resultado foi merecido. Não acredito que estes 15 minutos de hoje tenham apagado tudo de bom que foi feito ontem. Não há outra maneira, Jorge, no momento actual da equipa o importante é não perder pontos. Saímos da Madeira com 2 vitórias nestas últimas semanas - nada melhor para afastar os fantasmas da Madeira. A equipa vai melhorar e recuperar a confiança, só precisa de ser apoiada. Até lá tem de ser mesmo na raça. Pelo menos temos tido capacidade de reagir às desvantagens, o que quer dizer que os jogadores e os técnicos ainda acreditam. Por tudo o que aconteceu ontem e hoje: nevoeiro, interrupções, nervosismo, ansiedade, trauma dos maus resultados naquele lugar, etc, esta vitória tem um sabor especial.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raça sim, cagufa, não. Não confundir as situações. E sim, jogamos melhor a primeira parte. A segunda e a segunda da segunda, por razões de ordem diferentes, sobrevivemos. Adelante.

      Abraço

      Eliminar
  2. Pensamento trappatónico: pontinhos, pontinhos. Ah, já agora, são 7 em 9 possíveis na Madeira.
    Deixa-me dizer-te que, esse penalty, nem sequer é discutível. É do tamanho dum planeta :) mais ou menos como o bloqueio do Esgaio no livre de ontem do Sporting, ou dos bloqueios do Luisao e Cia. durante 6 épocas ... Convivo bem com esses penaltis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem, pontos e tal, mas... Não vamos ter estas circunstâncias outra vez, tenho a certeza. E, já agora, o Marcano não era aquele que era o mais certo e seguro no ano passado?! Como isto está...

      Eliminar
  3. Penalty na Madeira? Eu ao contrário do que leio de alguns portistas que dizem desta vez o Porto foi beneficiado!!! Deixem-se de merdices e digam que não houve qualquer penalty. Percorram os blogs e imprensa afecta aos nossos "dignos" adversários e vejam se descobrem algum cronista a dizer que o seu clube foi beneficiado..ou se o Porto ganhou algum campeonato com justiça, etc,etc. Pois então sejamos como eles e deixemo-nos de ser Ernestos, e arranjemos os nossos Delgados, Serpas, Guerras e outros de igual calibre (distintos alunos de Cartaxanas, Farinhas etc) que ganhamos o mesmo.. acho que é altura para deixarmo-nos de demonstrar que somos desportistas. Eles que provem o veneno e se revoltem e escarneçam com os nossos Delgados, Serpas, Guerras. Como sou obrigado a conviver com essa corja, pois eles que aprendam a conviver com as nossas mesmas armas. O Porto Canal é um bom exemplo de querer viver com deus e o diabo. Optem sempre a favor do nosso glorioso F.C.Porto. Não façam como o outro " TENS RAZÃO OH RUI", "PARA QUEM NÃO SABE O RUI É IMPARCIAL".
    Cumprimentos
    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Se respondes na mesma moeda que o teu inimgo, tornas-te nele" - Shakyamuni Buda.

      E de ficaben e de not sporting lisboner, nem na mesma rua, carago!

      Abraço

      PS - Agora não me venha aí nenhum da segunda circular armado em superior que leva!

      Eliminar
    2. Bem, até acho que o A. Martins tem razão;
      aqui vale a frase de Buda; mas se fosse necessário, para p. ex crucificar a direção, evocava-se o Pedroto!...
      (Por mim, até ao jogo com o zbording era mesmo só falar deles, e de todos os podres e maus cheiros! E, caso houvesse beneficiássemos de um penalty, malhar neles ! )

      Eliminar
    3. A direcção que tão bem se porta, não é, reine? Com a dimensão europeia e tal... e claro que estamos a falar exactamente do mesmo grau de grandeza!

      Abraço

      Eliminar
  4. É verdade que estes 15 minutos foram... quer dizer não tenho nome para isto. No entanto, valeu pelos 3 pontos.
    2 Penáltis? Pelo menos o segundo é, mas é muito raro dizer isto, a arbitragem poderá ter influenciado o resultado em favor do FC Porto, através de más decisões nesses lances, mas aquela segunda meia hora de ontem, é vergonhosa. É pena, não ter estado lá no estádio, que senão invadia o campo, e podia ser que marcasse um golito, sem nimguém dar por mim.
    E mais uma coisa que fica confirmado neste jogo, se Jorge Sousa é o melhor árbitro português, deve ser por usar óculos, anti-nevoeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hipervisão, à lá Kal-El Ou então, uma "visão" tipo a de Matt Murdock....

      Abraço

      Eliminar
    2. Não evoque o nome do Demolidor em vão! Aiai senhor Vassalo! ;)

      Eliminar
  5. Sr. Jorge Vassalo estou admirado com a sus resposta. Pois então como foi os primeiros anos de reinado do presidente Pinto da Costa? Desculpe lá a pergunta.. viveu os 19 anos de deserto..? conviveu com a "venda" de uma final da Taça de Portugal no Jamor pelo presidente Américo Sá que em troca esperava ser secretário de estado de um ministério? Ele porventura respeitou principalmente quem se deslocou a Lisboa para assistir á final? A equipa nem lhe deram tempo de aquecer tal os atrasos propositados para chegarem ao estádio. Se gosta da falta de resposta aos ataques pelos representantes do FCPorto eleitos pelos sócios para defender o clube.. então entendo a sus resposta.
    Cumprimentos
    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1) Não sou Presidente do FC Porto. Estou a falar da conduta aqui do blog.

      2) Não era vivo. Lamento por não existir nessa altura.

      3) Se eu gosto da falta de resposta? Leia aí uns dois ou três posts sobre a SAD que tenho feito e depressa saberá a resposta.

      Abraço

      Eliminar
    2. Anda algo irritado... eu também certamente.
      Não era vivo e lamenta...
      1º Não lamente..eu também gostava de ter a sua idade, mas a sua ironia fugiu á questão, sabendo eu de antemão que o caro Jorge é uma pessoa bem informada relativamente á história do F.C. Porto. Eu também não nasci no tempo do presidente Monteiro da Costa e não lamento não ser nascido, mas conheço também a história do clube, e se algo não sei procuro informar.. olhe o blog "Os filhos do Dragão" é um compêndio nesse aspecto.
      Se também lesse algumas das minhas respostas a esses seus posts saberia que concordei sempre com eles, agora respondi ao presente relativamente ao baixar as orelhas aos nossos "dignos" adversário e logo veio com essa "Se respondes na mesma moeda que o teu inimigo, tornas-te nele" - Shakyamuni Buda. Claro que não concordei consigo, e acho que o caro Jorge é bem formado de maneira a aceitar as opiniões dos outros.
      Cumprimentos
      A. Martins

      Eliminar
    3. Sr Martins,

      Tenho o prazer de conhecer pessoalmente essa enciclopédia de Portismo que é o Paulo Bizarro.

      Não estou irritado, nem ando a querer ser anjinho.

      Acho é que estamos à vontade para admitir um ou outro erro favorável a nós. Isso não é um colinho. É, isso sim, o mínimo de justiça. Mas, mesmo assim, a balança não deixa de estar inclinada completamente para a segunda circular.

      Não se anda a dormir. Agora, não vamos fazer de conta que o que foi, não é, não acha?

      Abraço

      Eliminar
  6. Boas... Ganhamos mas que falta de confiança que para ali anda... Espero que esta tenha sido a pior fase da época e que a partir daqui recuperemos a confiança e que os resultados sejam sempre bons...

    Achas que vamos melhorar?

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim. Nesta fase não dá para ter certezas. A não ser que não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe...

      Abraço

      Eliminar
  7. Lopetegui não é treinador. Muitos ainda falam da época como se conseguissemos alguma coisa com este senhor! ESQUEÇAM! Não dá. A única maneira de ainda tentarmos ganhar o campeonato é lopetegui sair. Ele vai a Alvalade perder, se não for humilhado até. Sinceramente não sei como ainda há portistas a pensarem que haverá retorno da situação. Não há! Sei de fonte segura que o André André não tem problema físico nenhum. Foi encostado porque teve a coragem de dizer ao treinador, na cara, que não percebia nada da gestão de jogadores. Ninguem vai melhorar com este treinador! Ele a jogar fora contra equipas de um certo grau de dificuldade não dá uma para a caixa. Se ele ainda estiver no FCP quando formoa a Dortmund vamos outra vez perder como meninos! Era tradição do Porto chagra a casa dos rivais bater-se de igual para igual e muitas vezes superiorizar-se. Com Lopetegui isso nunca aconteceu. Ponto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acusação grave. Tem como prova-la?

      Abraço

      Eliminar
    2. Aires isso é quê? Lenha para a fogueira?

      Eliminar
    3. Bom dia.
      Quanto à questão do André André, tal não é uma acusação. Relato o que me disseram, ao qual atribuo uma boa dose de confiança, pois já no passado tive informações deste tipo e bateram certo. Já na época passada se soube de incidentes acontecidos no balneário despois do jogo da luz! Quanto à questão de lenha para a fogueira João Snatos, creio que neste e noutros casos o principal culpado é o treinador. Sou adepto de sofá mas que sofre imenso pelo clube, que já foi sócio e que não o pode ser actualmente por causa da carteira! É nessa condição que visito este como outros blogues enquanto, obviamente os moderadores deixarem. Se o João Santos quer lenha para a fogueira, já a tem. A permanência de Lopetegui é gasolina para a fogueira de mediocridade que ameaça ser a época! Mas isto é a minha opinião como o João Santos terá a sua. Ambas são alicerçadas no que vemos e ouvimos.

      Eliminar
    4. Sim já existe lenha que chegue. Dada pelos outros. Vir lançar boatos ainda ajuda mais.

      Eliminar
    5. João Santos como disse no meu comentário anterior, desde que as pessoas responsáveis dos blogs me deixem comentar os respectivos posts, comento o que quero como quero e quando quero desde que obedeça a princípios óbvios de educação. Relato o que me disseram, porque estou num blog portista que acompanho a algum tempo e porque acima de tudo queremos o melhor para o nosso clube. Acho que entender a relação existente entre jogadores e treinador também faz parte disso. Acima de tudo porque depois no final de uma época é necessário fazer um balanço e entender o porquê das coisas, quer sejam elas positivas ou negativas.

      Eliminar
  8. O mais importante foi conseguido, os 3 pontos, mas tivessem sido marcadas as duas grandes penalidades a favor do Nacional e o mais provável era os 3 pontos ficarem pelo caminho.
    Sinceramente , custa - me tanto ver o nosso Porto jogar assim, poderia produzir tão mais nas suas exibições.
    Sei que estou a ser pessimista, mas não consigo augurar grandes conquistas se continuarmos assim.
    Desculpe estar a fugir do tema em análise, mas em fóruns do nosso clube já começa a circular que o André André confrontou o treinador e foi encostado, sendo por isso inexistente qualquer lesão. Eu não acredito muito nessa história, mas gostaria de saber a sua opinião acerca deste assunto.

    Abraço

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha opinião é que as lesões não duram eternamente. E no domingo temos jogo do campeonato. E passado amanhã Taça. E o Feirense não é o Angrense. E a fadiga muscular não é eterna.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sim, tem razão. Vamos ver o que acontece nestes próximos dias.

      Ana

      Eliminar
  9. Boa noite Jorge Vassalo!

    A situação já foi extensamente diagnosticada. Já todos os portistas perceberam que a liderança não é a mesma, que a comunicação da SAD é um completo descalabro, que o treinador é mediocre e que os jogadores estão mal preparados e com a confiança lastimável.

    A questão é o que nós adeptos vamos fazer por isso? Lopetegui não vai sair até ao final desta temporada pelo menos, Pinto da Costa não vai rejenuvescer e pegar nos machados de guerra à muito enterrados e a SAD vai muito provavelmente continuar a (não) comunicar como até aqui. Vamos então entrar em modo paranoia e constante autoflagelação? Vamos bater em tudo o que é FC Porto? Vamos abrir brechas dentro de portas, que é o que os nossos inimigos têm como objectivo à largos anos? Vamos gastar mais tempo a malhar no Lopetegui e assobiar a equipa no Dragão aos 5 minutos do que a infernizar os adversários? Vamos destabilizar uma já de si equipa débil?

    Salvo erro este é o último ano de mandato de Pinto da Costa. Para o ano vão-se realizar novas eleições. É esse o local e o momento certo para descarregar toda a nossa indignação.

    Até lá temos um campeonato para ganhar! Nós temos de o ganhar por tudo o que representa. Estamos em segundo a 2 pontos da liderança e em Janeiro vai-se tirar as teimas de quem sai galvanizado para o resto da época. Temos de ser nós adeptos a dar a tranquilidade e confiança que a equipa precisa. Os próximos jogos muito provavelmente vão ser mais do mesmo. Exibições sofríveis, invenções tácticas e modelo de jogo inexistente, mas são fundamentais os 3 pontos em todos eles e sobretudo alguma estabilidade emocional para o jogo no wc. Temos de empurrar a equipa até à vitória final e no fim fazemos as contas e exigimos responsabilidade. Se for a jogar como ontem (hoje) e somemos os 3 pontos que seja, temos é de ser CAMPEÕES para depois arrumar a casa!

    Abraço Portista,
    André Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André, aqui no blog não se "bate" em ninguém. Pede-se mis garra, raça, atitude e querer, pede-se uma direcção mais interventiva e hermética, pede-se MAIS FC PORTO! Percebe?

      Todos remamos para o mesmo lado!

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge Vassalo,

      Não é uma crítica dirigida a si, ao seu blog ou a ninguém em específico. Mais uma auto-critica a "nós" adeptos.

      Compreendo o descontentamento mas temo que isso só piore a situação. Todos nós pedimos MAIS FC PORTO, isso qualquer Portista percebe muito bem e estamos todos alinhados, a questão que quis levantar foi mais no sentido do que podemos fazer para levar o barco a bom Porto! Alinho na exigência a 100% mas acho que devemos apoiar mais a equipa, mesmo que o futebol apresentado seja sofrível. Temos um campeonato para ganhar e se não formos nós a puxar pela equipa, quem será?

      Abraço,
      André Oliveira

      Eliminar
    3. Olhe, André, que não tenho visto os adeptos, in loco, fazer outra coisa senão apoiar. As redes sociais valem o que valem. Quanto à generalidade da Bluegosfera, os reparos que fazemos são sempre no mesmo nível da protecção que damos - e a defesa que fazemos - do FC Porto!

      Abraço

      Eliminar
  10. Boa tarde, é engraçado que já se questiona o valor do Marcano,Imbula e companhia. muita coisa tem que mudar, os jogadores não sabem o que andam a fazer no campo parecem umas baratas tontas, então passes errados não têm conta. não recomendo ver os jogos do nosso Porto a pessoas com problemas de coração, está a ser muito difícil. Fizemos 15 minutos vergonhosos, vá lá, pela primeira vez valeu-nos o árbitro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, não se questiona o valor de ninguém. São bons, já foram aqui e alí optimos. Mas sem confiança, nada se faz.

      Abraço

      Eliminar
  11. nquanto isso... Temos o ridículo do Torto Canal que repete mais que uma vez os dois lances do Marcano. Há que agradar Julinho, há que agradar a Lisboa!

    ResponderEliminar
  12. Pois!pois! caro amigo Jorge Vassalo, o problema está ai! falta de confiança! e quem é que tem que a transmitir? grande abraço. o Sr. Lopetegui que perca algum tempo a visionar o jogo de hoje da equipa BBBB com o (Sporting)

    ResponderEliminar
  13. Foram 15 minutos a jogar à equipa pequena.A defender e sem rematar à baliza uma autêntica vergonha.Só não empatados porque o árbitro desta vez foi amigo.Esta Vitória é como o comprimido que alivia mas não mata a dor pois a jogarmos com esta mentalidade nunca seremos campeões. Está mais que provado que com este curioso não vamos a lado nenhum.A lixeira da manhã tem hoje uma capa que por certo lhes vai dar convite para a próxima festa do Dragão.Não é esta agora a estratégia dos genios da Sad?Abraçar os inimigos...

    ResponderEliminar