domingo, 13 de dezembro de 2015

Análise Nacional da Madeira - FC Porto (Interrompido)


Antes de mais, vamos endereçar o elefante no meio da sala? Eu acho que houve mão do Marcano. Eu acho que é absolutamente impossível um árbitro que não possua hipervisão ver a mão, e muito menos a sua intencionalidade. E tudo isso cai por terra depois da vergonha em Alvalade.  No entanto, tenho a certeza que será aproveitadíssimo pelos prostitutos da escrita. Azar da SAD, que continua sem fazer coisa alguma em defesa do seu Clube, perdão, firma Import/Export.

Acho de um absurdo ridículo a segunda parte (não 15, nem 20, muitos mais!) ter sido "jogada" da forma que foi. Casillas era o espelho de um "onde é que me fui meter?" mais que justificado. Qual era o guarda-redes que, em sã consciência, poderia defender uma bola bombeada cuja origem não viu?

Mesmo assim Jorge de Sousa conseguiu reatar a partida duas vezes, no género "isto passa" tão tipicamente tuga. Ridículo. Se o estádio, no alto de uma montanha, não oferece uma e outra vez condições de jogabilidade, ele deve ser pura e simplesmente interdito nestas ocasiões. Os habitantes sabem as condições usuais da ilha, tentar usa-las como uma vantagem roça a sacanice. O estádio dos Barreiros, a curta distância, não tem nenhum desses problemas. Chega desta palhaçada.

Vamos ao jogo. Entramos lentos e algo nervosos - em especial os centrais - mas o belo golo de bola parada de Marcano trouxe de volta um certo querer, que no minuto seguinte, foi anulado pelo golo do Nacional, também de bola parada, graças a mais uma falha horrorosa de marcação ao belo estilo Cissokho. 

No entanto, contrariamente ao normal, o FC Porto reagiu e começou a fazer um futebol positivo, orientado de uma forma atacante, com especial incidência na forma como Aboubakar servia os companheiros e fazia belas jogadas de ataque. Numa dessas frequentes chegadas à área, um bom remate de Herrera defendido pelo guarda-redes do Nacional sobra para Brahimi que carimba o 2-0. 

O FC Porto dominou a primeira parte com qualidade de jogo e algumas boas situações.

Na segunda parte, os madeirenses, mais habituados ao nevoeiro local, cresceram no jogo e ameaçaram, enquanto os jogadores do FC Porto se enchiam de medo e nervos, não ajudados pelo facto de Lopetegui ter posto Maicon a jogar, por troca com Layún.

Mesmo assim, as trocas e baldrocas de ligar e desligar o jogo de Jorge de Sousa ainda permitiram dois reinícios de jogo, até o ridículo se instalar. Vejam a altitude do Estádio da Choupana na imagem em baixo.

Amanhã às 12:30, acaba o jogo, e novo post será feito.


 

7 comentários:

  1. ....Vassalo, creio ser por lesão a substituição de Layun e em minha opinião Marcano não joga a bola com a mão propositadamente - di-lo-ia sem pejo nenhum se achasse tal -assim como há um fora de jogo mal marcado, a Aboubakar, quando ficaria isolado.... Depois, pergunto, qual a equipa que não ficaria com nervos depois de perdidas clamorosas e de passes mal definidos? É que o treinador as vezes contribui, mas com este tipo de jogadores, certamente não há um que se aguente.
    P.S.
    Talvez valha a pena, quando este momento for ultrapassado, discutir-se a tão propalada categoria dos nossos jogadores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, não vi essa parte do Layun sair lesionado. O lance do Marcano pode ser discutível, não é é visível.

      Ega, viu o nevoeiro? Acha que dá para jogar normalmente assim?

      E quanto ao Abou, assim que ele começar a marcar, ninguém o pára.

      Abraço

      Eliminar
  2. Pensei nisso mesmo ao "ver" com muuuuuuuita dificuldade dois falhanços clamorosos, um de Abou e outro de Herrera. O trabalho dum treinador, seja ele qual for, fica impossível quando jogadores falham de forma repetitiva golos cantados. Anedótico!

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge permita-me descordar de uma coisa, eu até concordei com a subst do Layun e passo a explicar, ele ja tinha um amarelo e no inicio da 2parte o nacional so atacava pelo lado dele e tava a ser um autentico passador.

    Do pouco do que se consegui ver da 2parte foi apos a subst que a equipa subiu de rendimento e criou as oportunidades falhadas.

    Mas vamos ver como termina que é o mais importante.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  4. Os comentadores da SportTV fizeram-me lembrar o Ciclope dos X-Man...
    Pá, penálti claríssimo. Sem dúvidas.

    Hoje há mais e, segundo os regulamentos, até podem jogar com jogadores diferentes de início.

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
  5. Só para informar Dortmund vs FCPorto pa liga europa. Nem aqui temos sorte?

    abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  6. bom, nem sei o que dizer...desde a paragem cerebral do marcano a paragem do lopetegui...tirar o brahimi, eximio a segurar a bola, num jogo de 15m ? (que plos vistos era o que o lopetegui queria, segurar)
    nota pro abou, que contrariando me, anda a jogar zero, e falha outra isolado...
    bom, sorte, tb e' preciso, e que tenham juizo na 4a, pq o Feirense lidera a segunda liga, nao vai ser facil....
    Manu365

    ResponderEliminar