domingo, 27 de dezembro de 2015

É Naltal, É Natal, Prendas No Sapatinho


É o maior acordo da história do futebol. É um acordo global, inclui o patrocínio das camisolas, o Porto Canal (pessoal, não mudem já das operadores, esperem as vantagens que deverão advir daí para os sócios do FC Porto) e os direitos de transmissão dos jogos.

Vamos ver certos pontos que importa ter presentes:
  • O valor é estanque. É integral. Não é "até 457,5M". É 457,5M. Não há, como no caso do ficaben, lugar a renegociações nem coisas do género.
  • O custo do Porto Canal é mínimo. Não havia transmissões de outras ligas, custos de câmaras (nem sequer a alta definição!) com linhas de fora de jogo, nem nada que se pareça. Não é sequer comparável, por isso, o custo operacional do Porto Canal ao da BTV. E não esquecer que a avaliação dos direitos da mesma BTV é feita com a UFC, a Liga Inglesa e demais agregados, que o ficaben andou a suportar.
  • Como tudo na vida do ficaben, há sempre nuances. A verdade das verdades é que o resultado deste ano, que está no R&C do ficaben, do patrocínio das camisolas é... 3,26M. Não 8 a 10, não 4 - 3,26. É menos do que recebiam antes. Como sempre, os negócios do ficaben não são comunicados, ou estes não são tornados públicos. Temos um patrocínio negociados a 7 anos e eles a 3? Sim. Ganhamos mais. Mais um "negócio fantástico" que fica demonstrado ser poeira para os olhos.
  • Mais importante do que tudo o resto: o nosso passivo é muito inferior aos 400 ou mais como o do ficaben. Isto é um superavit muito grande, seja de que forma for visto. Não está discriminado como é feito o pagamento, mas assegura um futuro solúvel ao FC Porto. E não há aqui naming nenhum. Esse, a acontecer, pode ser de outrém. 
Casa arrumada, contas em ordem, bons ventos a caminho. A próxima vez que formos ao Dragão, certamente teremos umas placas que já não dizem "Sem Igual". Embora o continuemos de facto a ser: Sem Igual. 

Os jornais desportivos continuam com a sua diferenciação linda, como se vê. Não importa. A verdade pode não vir nas capas dos jornais, com grandes destaques e honras de especiais informativos. Não deixa de ser verdade na mesma.

Ainda bem que se verifica que a SAD não está a dormir. Neste particular, sempre pensei que não seriamos comidos. A ver se deixamos de o ser no resto. Já fico mais esperançado que sim. O ano acabou bem para o FC Porto. O futuro já parece melhor.

56 comentários:

  1. 27 de dezembro, dia do meu aniversario e dia historico para o meu FCP! Grande alegria que é para mim! 457,5 milhões de euros cobre o passivo e ainda fica uma pipa de massa!! Sem igual...enquanto ums é titulos europeus a preto e branco...nos é a cores...enquanto ums fazem negocios obscuros...nos é Tudo preto no branco. Delfim 66106

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às claras... e sem innuendos.

      Abraço

      Eliminar

    2. @ delfim

      "nos", não! MEO :)

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    3. Este foi de facto um bom presente de Natal... E se o outro fica na história do 5LB, o nosso PDC foca no Panteão Portista.

      Eliminar
  2. Bom dia e continuação de Festas Felizes!
    Para quem dizia que a SAD estava muito "frouxa" e o Presidente ultrapassado e caquéctico,lá terão mais uma vez de ir à farmácia comprar um anti-azia.Espero num futuro muito próximo vê-los engasgados com o assobio entalado na garganta!
    Sr.José Vassalo,desculpe-me por este comentário um pouco ácido,mas não podia deixar passar em claro este momento de enviar este "recadinho" para dentro,porque para fora não me preocupa o que dizem ou fazem,era considerá-los,e,eles não merecem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui fazem-se críticas (às vezes duras) à gestão DESPORTIVA e COMUNICACIONAL da SAD. A parte financeira... Nunca duvidamos, um segundo que fosse.

      Pena é que os nossos emprenhem tanto pelos ouvidos...

      Abraço

      Eliminar
    2. Eh,Eh,Eh,primeiro as minhas desculpas pela troca do nome,segundo,"a critica ácida"não é dirigida nem ao meu amigo,nem aos postes publicados no blogue,mas apenas e só a "comentadores"que se dizem Portistas que vagueiam pela blogosfera,aqueles que pela prosa apresentada preferem o insucesso do Clube só porque sim...
      Abraço.

      Eliminar
  3. Uma coisa é certa quem fica a ganhar com esta guerra são os clubes. Ambas as operadoras podiam elucidar os clientes como vão ser transmitidos os jogos se bem que os nossos so apartir da epoca 18/19 é que haverá alteração.

    Eu tenho Nos e infelizmente vou ficar sem o porto canal.

    Qto aos jornais, e sem querer defender, acredito que qdo foi comunicado as redações ja tinham fechado.

    Agora tou curioso como irá ficar o not sporting lisbon, vai ser a cabovisão?

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma... Depende, aqui não fala de exclusividade do Porto Canal.. Os próximos dias o dirão.

      Quanto ao nsl.... Quem semeia ventos...

      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Jorge Vassalo,

    Seja qual for o ângulo de análise não há como não considerar este negócio como absolutamente estupendo. É um valor tremendo. Para além da estabilidade financeira que traz, revela uma força negócial do FCP e do Presidente que se julgava perdida. Grande, grande negócio.

    Venham as vantagens desportivas porque nas financeiras não há como escapar, já lideramos a nível nacional.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei quem julgava perdida a força negocial do NGP. Não era por estas bandas, certamente...

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge,

    Uma óptima notícia, um grande contrato pelos valores envolvidos que atestam de forma inequívoca a grandeza do nosso FC Porto e um grande motivo de orgulho para todos os Portistas.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. Grande negócio para o nosso clube, mas uma coisa é certa não vamos ter o tempo de antena que teve o dos outros, é que não convém saber que o nosso é superior ao deles, que eles ficam tristes, já se vê muita azia e não é dos excessos do natal, basta ver as capas dos jornalixos e ler os comentários na internet, mas o principal mesmo é termos conseguido este grande acordo, continuação de boas festas, abraço. João Moreira

    ResponderEliminar
  7. Eu sei que este blog também é lido pelos rivais, por isso, e como tenho lido em vários sítios, quero esclarecer que em momento algum do comunicado diz que o naming do estádio está incluído no valor global. Tem de se distinguir espaços publicitários com o naming.

    Abraço
    Miguel S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está no post. "E não há aqui naming nenhum. Esse, a acontecer, pode ser de outrém.

      Mas... há-de haver spinning até dar com um pau para diminuir a vitória que é este acordo!

      Abraço

      Eliminar
  8. Não tarda que Moniz, Gabriel, Daniel, Serpa e que tais tratem de lançar a palha que será avidamente consumida pelos "desportistas" portugueses. Que o padrão agora alcançado sirva para iluminar e para unir os portistas. Uma vez mais as notícias sobre a nossa morte eram claramente exageradas, é assim, o clube da província ou de bairro tem destas coisas. E, nesta altura, não resisto em evocar o grito do nosso João Pinto numa final da Taça nos anos oitenta que vencemos, perante a "civilizada" chuva de pedra de viscondes e de lampiões: "Isto é que vos dói, carago"!... Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sirva, isso sim, para que os "exigentes" percebam bem que temos de estar todos unidos em prol do Clube!

      Se não formos nós, ninguém o fará!

      Já agora, gostava de destacar o comentário de Ricardo Araújo Pereira no "Governo Sombra", sobre o Jasus, que exemplifica bem a forma como muitos dos ficabens gostam de ganhar.

      Eliminar
  9. A Bola, Record, SIC, TVI e a merda pela manhã, a engolir sapolas do tamanho de elefantes....
    Nos pimba... Meo caro Jorge!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuem a subestimar-nos. Nós não nos importamos!

      Abraço

      Eliminar
  10. Party day.
    Aconcelho-o a dar aos seus familiares anti, como prova de superior altruismo e celebração, um cálice de Porto vintage com 10 anos de envelhecimento em pipas casca de carvalho....e umas nozes prós nervos.
    P.S.
    Ultimamente tenho "batido" no meu Presidente de sempre - acho que com razão - mas hoje ele foi Papa. Parabéns JNLPC!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os comentários na página da MEO do Facebook são deliciosos.

      Abraço

      Eliminar
  11. Eu sou de tempo que quem era sócio pagava as cotas e 3 jogos do campeonato por época.. havia ali ou acolá uns "tijolos" coisa quase insignificativa.. agora até para ver na televisão tem de se pagar duas vezes a tv por cabo e a tv por subscrição.. chega de exploração das pessoas, pelo que não vejo aonde está a satisfação.. Vende-se jogadores todas as épocas, vende-se tudo, e ficamos com um clube para competir a nível interno. Cumprimentos
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Jorge Vassalo, desculpe a minha ignorância, mas pode explicar o que significa "Ahn?). Cumprimentos
      A. Martins


      Eliminar
    2. Sinal dos tempos... sinal dos tempos.
      Mas não é exclusivo do FC PORTO, nem do futebol português. É mundial!
      Mas também tem remédio, amigo. Senão gosta, sempre pode ver... á Inácio!

      Eliminar
    3. A.Martins, Só queria dizer que não percebi o argumento :)

      Abraço

      Eliminar
    4. Eu queria dizer que como cliente da Nos vou continuar a pagar e deixar de ver o Porto Canal. O engraçado disto tudo é que não subscrevi a MEO uns meses atrás por não ter o Porto Canal.. e agora sinto-me atraiçoado pelo meu clube. Acrescento que os clubes estão a ser uns autênticos chulos para com os seus adeptos, vale tudo. Feche os olhos e relembre os domingos á tarde nas Antas e a azafama das pessoas por aquela Avª Fernão Magalhães acima e o que é hoje... veja as imagens que nos são passadas pelas tv.. o pessoal a comer pipocas como se fosse um cinema. Se isto é ser saudosista, pois eu sou saudosista.
      cumprimentos
      A. Martins

      Eliminar
    5. Eu entendo, sr. Martins, mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... temos de ser os mesmos, com a mesma vontade, noutras circunstâncias...

      Abraço

      Eliminar

    6. @ Martins

      Sou cliente MEO há mais de cinco anos e sempre tive o Porto Canal na grelha. E em canal aberto.

      Cumprimentos,
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  12. Caro Jorge,

    É de facto um valor assombroso que até 2028 (que é quando acabam os direitos do Porto Canal e dos jogos em casa) ainda vai subir um bocado pois o acordo de patrocínio acaba a meio de 2022.

    Comparar este acordo com o dos outros é brincadeira, só pode...

    - O acordo dos outros é progressivo, reavaliado de 3 em 3 anos, e provavelmente tem uma série de limitações para atingir os tais 400M (como se for campeão Europeu recebe mais X e coisas do género)... no nosso e pelo comunicado que tivemos acesso... não consta que isso esteja estipulado.

    - O Acordo dos outros tem por base 3,26M€ (24M€ nos mesmo 7,5 anos que nós assinamos o nosso acordo global).

    - O Acordo dos outros inclui um activo (BTV) que tinha conteúdos extremamente dispendiosos (apesar do Porto Canal ter mais audiência no Avg. Rating).

    Enfim... o nosso é bem mais claro e se o naming do Estádio avançar (e eu sou a favor pois temos que ter receitas fixas que contornem a necessidade continuada de vendas de jogadores) por um valor decente (por volta dos 10M€/ano era bem bom, mas já 5M€/ano escapava), então ficávamos com um autonomia bem gira para os próximos anos.

    Em relação a não exclusividade do Porto Canal... não está no comunicado é certo mas... está num comunicado com uma operadora de um contrato de 457,5M€... portanto o não estar a exclusividade ali expressa é apenas isso, pois eu interpreto que a exclusividade está vendida à MEO.

    Agora uma coisa que ainda ninguém se lembrou... 2018 a SportTV vai ter concorrência da Altice/MEO...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, tudo o que diminua esta venda de uma equipa inteira por época, está bom.

      Abraço

      Eliminar
  13. Subscrevendo o seu raciocínio e os cálculos por parcela descritos no blogue do Vila Pouca, que imagino se aproximam da realidade, foi um grande negócio, muito mais consistente e rentável que o dos lampiões.

    Só me resta concluir que os negociadores da PT não percebem patavina! Então, se o Porto não tem adeptos…

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já sabemos, clube de bairro e por aí em diante. Mas no final....

      Abraço

      Eliminar
  14. Lopetegui é que era o supra sumo e a SAD uns merdalejos que vivem no museu.
    Mais um elefante a engolir pelos contorcionistas zelotas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouve lá, ó palerma sem espinha que nem o nome assina! Eu sou a favor de TODO o FC Porto! Só nesse cérebro invertebrado é que há que fazer distinções duais! Critica-se CONSTRUTIVAMENTE quando se acha correcto!

      Não gostas, não leias! E ganha uma vida!

      Ah, já agora, criticar é muito fácil, apoiar é um bocadinho mais difícil! E, por isso, não tem que se achar sempre bem - ou sempre MAL tudo!

      E ter coragem de assinar o nome também! Dá-te por contente que publiquei este. A partir de agora... esquece lá isso.

      Eliminar
  15. Acredito que os jogos quer do porto quer do fificabem vão continuar a ser transmitidos pela sptv, nao é viavel haver outro canais em ppv, pelo menus aqui na tugalandia, se fosse viavel os outros não tinham vendido o canal.

    Agora o que vai acontecer é que o canal vai ter de negociar com as operadoras.

    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na casa dos outros mandam os outros. Como se vê, o contrato com a SportTV é até 2018.

      Abraço

      Eliminar
  16. À primeira vista é um ótimo negócio que faz calar o clube dos pseudo 6 milhões. Para aqueles lados deve ser cá uma azia. O não está a acabar bem e esperemos que comece melhor com uma Vitória sem espinhas lá na banheira.

    ResponderEliminar
  17. Para racional, o raciocional tem muito wishful thinking.

    ResponderEliminar
  18. Há que ter muita calma neste assunto.
    Este negócio terá de ser mais detalhado.
    Não é ser pessimista, mas apenas racional.
    Vamos lá ver se ao fim tudo será claro como água.
    Que assim seja e que venha de lá essa pipa de massa.

    Esta noticia foi bombástica... no mínimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Filipe, aqui ninguém embandeira em arco.
      Não muda tudo, evidentemente, mas pode ajudar a compor muita coisa.
      É evidente que cala as bocas de ficabens que tinham a mania que eram a oitava maravilha.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sim, disso não duvido.
      O que me fica a pairar pela minha cabeça são alguns acordos que fizemos com algumas empresas |por causa de jogadores|, e estas mesmo estarem a "sugar" um pouco da nossa economia.
      Apenas receios.


      Abraços.

      Eliminar
    3. Claro que não vamos entrar em euforia, mas atenção que o cepticismo em exagero também é o que querem aqueles que são contra nós.

      Abraço

      Eliminar
  19. Isto deixa-me contente mas ao mesmo tempo pensativo. O que acontece na suposta ligaçao a joaquim oliveira? Visto que a "nos" detem parte da sportv e o facto de assinarmos um contrato com a Altice, o que acontecerá daqui para a frente? Ainda temos de ter em conta os 10% desse mesmo senhor na SAD. Nao fica a parecer que o clima fica mais amigavel entre a mouraria e a tal sportv (que ate agora era um bixo papao)visto que assinaram com uma empresa que detêm parte da sportv e que nós nos distanciamos? O que isso implica, e será que o benfica estará a preparar um novo "sistema"?

    Antes tambem senti esse afastamento em relaçao a jorge mendes e o que é certo é que parece que isso teve implicações na conquista de titulos, mas também economicamente e a nivel de gestão visto que antes era jorge mendes que tinha a maior parte de passes de jogadores e nao haviam tantas empresas a receber comissões e empresários a sugar euros ao nosso Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção ao cepticismo Bruno. A atitude "ah, não é assim tão bom" é exactamente o que os media da capital desejam!

      É um acordo bom porque retira o peito feito dos adversários e um pouco do fogadilho das vendas. Ninguém aqui fala em "liquidação de passivo" e tolarias quejandas. É um excelente acordo para o Clube.

      Quanto ao consumidor, vamos ver. Nada melhor do que a concorrência real para o mercado funcionar. Esperemos comunicações oficias.

      Li algures que Oliveira estará perto de vender a participação na SportTV. O facto do ficaben ter um contrato com a NOS não o aproxima do ficaben ou o afasta. E, se há contrato em vigor com a SportTV, é o nosso! Por mais 2,5 anos! Calma.

      Quanto ao Mendes, não me parece que a Gestifute nos tenha dado campeonatos. Nem nos aproximou disso, sequer. É evidente que é um empresário incontornável, mas a relação umbilical dele (vide os tijolos de "15M" com o Valência) é com o ficaben.

      Não se preocupe tanto, homem! Tivesse eu tanta fé na SAD comunicacionalmente - parece estar a melhorar... - como financeiramente.

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu nao tenho duvidas que é um acordo muito bom e as minhas questoes nao estao em nada relacionadas com as opinioes da comunicaçao social. Ja sei o que contar em relaçao aos paineleiros, basta ver os jornais desportivos especialmente os rascas centralistas. Eu confio em quem nos deu tanto durante tantos anos, apenas tentei ligar alguns factos e ver se isso poderia implicar algo mais que o visivel.
      Abraço

      Eliminar
  20. ainda há benfiquistas lúcidos...

    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/12/o-benfica-dos-guerras-dos-chavoes-e-das.html

    ResponderEliminar
  21. Ontem ainda dei o desconto pelo facto de a imprensa escrita nao ter dado destaque a esta noticia devido ao adiantar da hora do comunicado, mas hoje? E uma vergonha,mais uma, mas já devia estar habituado.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavas à espera de alguma coisa diferente? Não estejas....

      Abraço

      Eliminar
  22. Se alguém falasse na semana passada que o FCP seria capaz de realizar um acordo com verbas semelhantes (e aqui pouco me interessa se são 20 milhões para cima ou para baixo, a diferença será no máximo uns 10% entre os contratos), toda a gente, especialmente os Ficabens com a sua habitual sobranceria rir-se-iam.
    Pois, e tal, é um clube sem adeptos.
    Pois, e tal, o FCP não vende.
    Sim, mas o Ficaben representa 50% do futebol em Portugal.

    Hoje, após a divulgação do acordo aconteceram coisas muito engraçadas:
    1. A centralista imprensa abafou completamente o caso.
    2. Os nossos adversários procuram por todos os meios demonstrar que foi uma mau acordo, tentando comparar o incomparável. O acordo da Emirate prevê 10 milhões por ano? Sim, se forem campeões europeus...
    3. O inestimável Bruno de Carvalho estava hoje claramente agastado falando que o que interessa é o valor real que entrar e não o que vem nas notícias. Ele tem razão: 1) o valor real que entrou no caso do Rojo foi negativo. 2) O valor real que vai entrar no caso deste contrato é, até ver, superior ao do SCP que é, neste momento....zero.

    O silêncio ensurdecedor que se faz sentir neste momento na alinhada comunicação social diz bem do impacto que este negócio teve. Foi um golpo direto nas trombas de Delgados, Serpas e outros diretores de "jornais de referência". São referência, mas despedem, todos os anos, trabalhadores. O FCP, está falido, mas acaba de bater um record em Portugal.
    Este clube regional é tramado...


    ResponderEliminar