quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Espaço Z: F.C. Porto vs Sporting C.P. (35-30)

Vou começar este post pela parte menos boa do jogo do passado Domingo: o Sporting protestou-o e, a meu ver, com toda a razão - pelo menos segundo os regulamentos. Durante a primeira parte, houve uma sanção disciplinar a um jogador dos leões - João Antunes - por um suposto erro na substituição ataque-defesa. No andebol, se o jogo estiver parado, as trocas entre jogadores podem fazer-se como no futebol. Se o jogo decorre normalmente, ao contrário do futebol, também se podem fazer, mas o timing tem de ser perfeito, e a zona para que tal ocorra está delimitada pelas linhas de meio-campo, e outro traço junto do banco da respectiva equipa. Se um jogador entra fora do local, ou se entra quando o seu colega ainda não saiu totalmente, será sancionado com uma exclusão de 2 minutos. Ora, quem tem de sancionar estas situações são os árbitros de mesa, que o fizeram, mas erradamente. Houve ali uma hesitação entre jogadores, mas em nenhuma altura os sportinguistas tiveram um jogador a mais dentro do terreno de jogo. Este erro técnica pode dar origem ao protesto do jogo, e há imagens que o comprovam, não só na transmissão televisiva, como provavelmente no vídeo recolhido pelos leões durante a partida. São situações difíceis de analisar em lance corrido, porque os jogadores correm todos como o raio que os parta, mas acontece com alguma frequência. 

Gustavo Rodrigues esteve em destaque, com 9 golos
O jogo foi um brinde para todos os que gostam do FC Porto, e para todos os que gostam de andebol, porque fomos presenteados com uma exibição de nível de Champions, sobretudo na 1ª parte. Aconteceu o oposto do que havia acontecido no jogo da 1ª volta, em que entrámos "a dormir", mas tivemos força física e anímica para corrigir o resultado (chegou a ser de 8 golos a vantagem dos leões). Desta feita, a nossa entrada fortíssima deixou o jogo praticamente resolvido logo na 1ª parte. Penso que até os jogadores adversários sentiram isso, tamanha a superioridade demonstrada pelos nossos rapazes. 

Em termos tácticos, não há muito para analisar. O Sporting demorou muito tempo a conseguir ultrapassar o nosso fortísssimo 6x0, e abusou (erradamente) de explorar a nossa zona central, que esteve em bom plano. Inúmeros blocos, roubos de bola e, quando esta passava, um monstro cubano atrás, a parar quase tudo. Mas foram principalmente as perdas de bola que ajudaram a cavar a diferença, porque conseguimos matar o jogo em contra-ataque. Foi, aliás, uma das primeiras vezes em que vi um treinador duma equipa grande, num jogo destes, a utilizar os dois "time-outs" ainda durante o 1º tempo. 

Com diferenças a variar entre 6 e 8 golos à maior, um dragão a asfixiar o leão, e um Dragão Caixa a explodir, penso que ao intervalo já ninguém acreditava que fosse possível haver um "milagre" que nos afastasse da vitória. Na 2ª parte, foi possível gerir o resultado, gerir os ritmos de jogo, e houve tempo para os golos espectaculares, como os de Gustavo Rodrigues, em remates em rosca, ou a jogada aérea que resultou num golo de Gilberto. Na 1ª parte, já António Areia tinha presentado o público com jogadas fantásticas, como podem ver no vídeo, no site do F.C.Porto

Tenho de destacar o enorme jogo do jovem Gustavo Rodrigues, que se tem revelado como um dos melhores laterais direitos do campeonato, e que parece festejar cada golo como se já cá estivesse há largos anos. Já António Areia parece talhado para ganhar o prémio de MVP da época, porque se trata dum jogador soberbo, que os deuses do andebol têm de nos agradecer por o termos resgatado das confusões que há mais lá para Sul. Gilberto continua a ser o grande desequilibrador que sempre foi, mas agora consegue desgastar-se menos, porque também há dois fantásticos centrais, e outros explosivos laterais direitos a conseguir criar jogo ofensivo. E é aqui, ofensivamente, que esta equipa consegue ser avassaladora.

Dou os sinceros parabéns a todos, mas especialmente à excelente moldura humana que preencheu as bancadas do Dragãozinho, levando esta equipa ao colo do início ao fim, como ela bem merece. É comovente perceber o elo que se foi criando entre a equipa de andebol e os adeptos, ao longo destes anos, ligação essa reforçada pelas vitórias, mas também pela atitude que cada jogador leva para dentro de campo. Endereço igualmente os parabéns a Ricardo Costa, pelo trabalho que tem feito (e confesso que nem sempre fui fã da opção por Ricardo Costa). Nota-se evolução na equipa, sente-se que está ali montada uma armada para limpar tudo internamente, e para aniquilar todos os adversários com um jogo ofensivo bonito e espectacular. É certo que temos jogadores incríveis, mas isso nem sempre chega. E é aí que entra a competência dum treinador.

Sendo que neste espaço falo duma modalidade, não quero terminar sem dar os parabéns às nossos meninas da Natação pelo octo-campeonato, em especial à minha queridíssima Paula Oliveira.

Despeço-me, desejando a todos os leitores do Porto Universal um Feliz Natal, bem regado, bem recheado e bem rodeado. Se me permitem, envio um abraço natalício muito especial ao Jorge Vassalo, ao Miguel Lima e ao v.a.s.c.o. , amigos desde o primeiro minuto nesta bluegosfera.

Um abraço,

Z

10 comentários:


  1. @ Z

    retribuo esse abr@ço, com votos de um Feliz Natal para ti e para os teus!

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  2. Daqui camarada v.a.s.c.o. a dar pequenos sinais de vida para acusar a recepção desse abraço meu menino!

    PS: É um prazer ouvir-te de falar de Andebol pa. Sim sanhoure!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez obrigado pela excelente crónica, apesar de já ser fã da modalidade cada vez que aprendo mais com as suas cronicas.

    Continuação de um bom trabalho

    Boas festas a todos
    abraço

    Miguel S

    ResponderEliminar
  4. Caro Z,
    Mas na realidade em que poderá resultar esse protesto? Repetição do jogo?
    Grande abraço e retribuo os votos de umas Santas e Felizes Festas.
    João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      É uma das situações que está prevista. Tudo depende de aceitarem as imagens televisivas como prova disso, e destas serem suficientemente claras - que são. Depois também vai depender da vontade de "chatear" do Sporting.... Veremos! É sempre difícil o protesto dum jogo ter deferimento

      Eliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,
    Aproveito este espaço para lhe desejar um Bom Natal. Que o Novo Ano lhe traga as maiores felicidades pessoais e profissionais e que o seu Porto Universal" continue na defesa intransigente do nosso Grande Porto, como a página incontornável que é na blogsfera. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro amigo. Um excelente Natal para si e os seus!

      Forte abraço

      Eliminar
  6. Mais um grande jogo, grandes golos, bonitas jogadas e a habitual cumplicidade do departamento com o publico. Magnífico.
    Bom Natal a todos.

    ResponderEliminar
  7. É um prazer ver esta equipa. Bom Natal para todos.

    ResponderEliminar