terça-feira, 15 de setembro de 2015

Antevisão Dinamo de Kiev - FC Porto (1ª Jornada Fase de Grupos)


Voltamos então a entrar directamente naquele que é o nosso palco natural enquanto equipa. É na Champions League que o modelo de jogo de Lopetegui melhor respira, é aqui que ele cresce e ganha asas. Julen Lopetegui concebe o futebol como eu: um jogo onde cada um dos adversários tem um único fito - ganhar. Nesse sentido, o nosso modelo de posse e controle de bola, com um meio campo forte e soluções de profundidade e criação de fora para dentro expõe-se com alegria.

Na Champions League não há Matemática do Pontinho, há apenas suor e entrega. Na Champions League não há batatais, árbitros afectos ou campos inclinados - há futebol. Assim sendo, os jogos de casa são de apoio aos nossos - e não assobiativos - e os jogos fora são de raça, luta e querer.

Sabemos que o Dínamo de Kiev é, tradicionalmente, de boas memórias, mas não nos enganemos: amanhã é amanhã e ponto final, parágrafo. Aqui a estatística conta zero, e o habitat natural do adversário, mais fresco mas felizmente ainda não frio, será por eles aproveitado.

Espero um Futebol Clube do Porto mais musculado e de transporte no meio campo do que no caso do Arouca, e aposto num onze tradicional. Casillas será, junto com Xavi Hernandez, o jogador com mais presenças de sempre da Champions League, e com a camisola do nosso  Futebol Clube do Porto. Nestes palcos, estou certo que o nosso guardião fará uma diferença decisiva.

Muito se tem falado da não convocatória de Varela. Acho que as nossas soluções de ala estão encontradas e que não se deve fazer uma tempestade num copo de água, vide o caso de Rúben Neves. 

Sei que teremos um Clássico no domingo mas, ao contrário de certo paineleiro, não desejo que os nossos jogadores tirem o pé neste jogo. Uma vitória aqui seria meio caminho andado de um apuramento, um passo decisivo no bom sentido. Estar na fase final da Champions League é um feito que quero que comece a ser tido como normal, pelo nosso prestígio e pela saúde das nossas contas.

Lamento que o nosso melhor central tenha sido arredado pela segunda vez em 3 jogos de Champions e que o nosso treinador que tantos desprezam não possa estar com a sua imponência no banco. Mas tenho a certeza que Rui "Piccollo" Barros fará um excelente trabalho, ao ser a Mística viva do FC Porto condensada na área do treinador.

Da conferência de imprensa, nada de especial, a não ser uma pergunta inconveniente sobre... Sara Carbonero. O lado mais "cor-de-rosa" da vida de Casillas a chaga-lo até nas conferências de imprensa da Champions.


Helton, Casillas e João Costa (guarda-redes); Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Rúben Neves, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Evandro, Herrera, Jesús Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Alberto Bueno, Imbula e Cissokho


(4x3x3): Casillas; Maxi, Maicon, Indi, Cissokho; Danilo, Imbula, Herrera; Brahimi, Aboubakar, Corona;

6 comentários:

  1. Um jogo para brilhar, longe do esquema do futebol português em que as jogadas não duram mais do que quinze segundos por causa das faltas e os adversários não jogam para ganhar. Teremos Porto, jogue quem jogar. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas amigo Jorge...

    Comico mas 90%(10% mulher do Casillas) do que escreveu eu estive ao jantar a discutir/falar com o meu pai, o que é bom sinal...sinal de sintonia entre Portistas :)

    Tudo em acordo com a tua analise querente acertado e sem lançar foguetes antes da festa...Um exemplo a seguir pelos adeptos e jogadores(apesar de achar que o nosso Lopetegui já incotiu isso neles :) ).

    Um grande abraço e FORÇA GRANDE PORTO

    ps: ainda vamos ver Varela a titular contra o benfica fresquinho a ajudar bem defensivamente e ofensivamente...

    Assinatura: Dragão

    http://dragaoeaguia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. João, não conheço sites de streaming para lá do Firstrow...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar... obrigado pela atenção. Abraço e continua o excelente trabalho.

      Eliminar