quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Empurrar Com A Barriga


Antes de começar a escrever este post, quero deixar bem claro que nada tenho a ver com os outros clubes, não é minha intenção desrespeitar ninguém, apenas e só fazer uns apontamentos para consideração de Portistas. De nada me serve fazer a análise que farei de seguida, senão para entendimento da realidade do meu Clube.

Exposto este ponto prévio, venho dizer que não há nada como os media portugueses para fazer a lavagem mais clara de tudo o que são realidades. Convém relembrar, para todos aqueles que são excessivamente críticos que:

- Este que está aqui em cima está para ser vendido há 5 anos. Evidentemente, ninguém no seu perfeito juízo dará 35M por Nico Gaitán, à excepção de clubes árabes. O jogador, absolutamente indiferente, e bem, ao suposto valor da sua venda, recusou terminar a carreira ao ir para a Arábia definhar aos 27 anos. Ao contrário do que ia sendo, aqui, ali e acolá, veiculado em todos os media falados e escritos, a melhor proposta por Gaitán veio do Atlético de Madrid, sendo de 20M e contendo, dentro desses 20, tal como a proposta inicial por Jackson, excedentários que não interessam a ninguém. Como é claro como água, evidentemente que Vieira não "convenceu" o Niquinho, foi antes pôr água na fervura, aumentando-lhe o ordenado, provavelmente acenando como uma solução à lá Enzo. Empurrando com a barriga um problema cada vez mais sério, uma vez que, se Nico não estiver praí virado, fica claro que todo o jogo ofensivo do benfica evapora.

- Curiosa, também, a novela benfiquista da qual ninguém fala, do enorme Talisca. 25M, não era? Zero. Bem como Pizzi, Samaris e Ola John. Este último deixa-me curioso! Então, se estão tão ricos em vendas (aproximadamente 31M de lucro!) como é possível isto? Ah, já sei, espera! Simples! Estas contas contam com as vendas por 15M (inserir gargalhada) de Ivan Cavaleiro e de João Cancelo, nas quais, estou em crer, nem os benfiquistas acreditam. E assim se vão escrevendo mentiras, adulterando contas... empurrando com a barriga. Sobre isso, lembrar que Jesus Corona foi comprado por 10,5M e o FC Porto comunicou a sua compra à CMVM. Coisa que não foi feita no caso de nenhum dos supra-citados.

- O benfica foi incapaz de suprir as necessidades do seu treinador, falhando negociações com laterais esquerdos e médios ofensivos. Empurrar com a barriga problemas. Como os da colocação fraca de jogadores excedentários seus ou nenhuma de todo.


Por falar em "empurrar com a barriga", chega a vez do nosso querido sporting. Não só se recusa a fazer vendas, como ainda tenta renovações. As vendas deles ascendem a uns astronómicos 7M (ou seja, menos que Casemiro rendeu do empréstimo) e as suas compras uns 11,2M. Interessante como não se conta Cervi e os empurranços com a barriga para 2016. Não é importante. O importante, no caso do sporting, é mesmo a questão salarial, entre treinador e renovações concretizadas e tentadas, vai decuplicar. 

O sporting, que levou um balázio com a previsível eliminação da Champions - que estes haviam orçamentado como receita! - está ainda no modo ignore do processo da Doyen, da Somague e, ainda, da questão Carillo. Agora, lançando a confusão, associam-no a nós, através da sua ratazana preferida. Aliás, se o ridículo matasse....


Tudo isto serve para dizer que fomos quem conseguiu arrumar a casa, colocando os excedentários, fizemos vendas fantásticas de mais de 120M (e não 111...), e as tão propaladas compras de 36,5M incluem o valor total de Imbula que não foi pago, certamente, na totalidade, e de Corona, do qual só serão pagos 6,5M agora e 4 para o ano.

Para todos os assobiadores e pipoqueiros que passam a vida a falar do "descalabro da SAD" e do Fim dos Tempos, está na hora de pensar antes de falar. Suprimos as necessidades, temos um aproveito inteiro do plantel para a Champions (Angel é uma solução de recurso, Lichnovsky e Gudiño ainda são da B) colocamos os nossos excedentários todos em clubes, e estou em crer que o R&C trará surpresas positivas. Continuamos como um grande Europeu, uma referência no bem vender e bem comprar, e, com sabedoria, humildade e alguma sorte, seremos multi-titulados este ano. Até porque a bomba vai estourar na segunda circular e nós estaremos cá para passar por entre os destroços.

21 comentários:

  1. Jorge,
    venho aqui so para te manter criterioso e nao deixar que demasiada clubite tolde a veracidade de um bom texto...

    1. Se e verdade que nos nao pagamos a pronto os 20M do Imbula ou os 10,5 to Corona, tambem e verdade que nao vamos receber os 120M de vendas a pronto - portanto devemos simplesmente comparar os totais...

    2. Nao teria logica o Sportem incluir nas contas o Cervi se essa compra so se vai dar em Janeiro. Outras compras e vendas se passarao em Janeiro e ai teremos outra contabilidade.

    3. Nao acho que Gaitan nao valha 35M quando temos um Martial a valer 70M - e alias, algumas frases depois tu dizes (e bem) que ele e responsavel por todo o jogo ofensivo do Benfas... Ora, se ele e responsavel por isso e coloca o Benfas nos 2 primeiros lugares da liga, cheira-me que e jogador valioso. Alias, eu trocava de bom grado Varela, Tello e Ricardo P por ele, um dos melhores jogadores da nossa liga.

    4. Finalmente, nao cantemos de galo sobre o que adversarios foram ou nao capaz de resolver em termos de fraquezas de plantel, quando nos falhamos o reforco do centro da defesa e de um medio claramente criativo

    E por favor nao leves estas criticas a mal - aprecio muito os teus textos e estou so a tentar que nao vas pela onda de alguma bluegosfera em que tudo o que nos fazemos e brilhante e tudo que os outros fazem e bosta... Algum equilibrio faz os textos ainda melhores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro pancas, vamos aos esclarecimentos:

      1) Estaria de acordo contigo, se não fosse verdade que a imprensa passa a vida a exagerar nos preços pagos pelo FC Porto e a diminuir no vendido pelo FC Porto. Vide caso Danilo. Até parece que pagamos as comissões duas vezes! Daí a ressalta. As contas devem ser sempre feitas nos brutos, senão nunca mais saíamos daqui. O que eu deixo é uma nota em relação áquilo que creio ser uma compra com a participação de alguém. No caso do Corona, havia quem garantisse que esse valor era por 50% do passe...

      2) Não estou a incluir o Cervi nas contas. Estou a falar do modus operandi do "quem vier a seguir que feche a porta", que seria inadmissível e já teria levantado Céus e Terra no nosso Clube.

      3) Não estou a falar do valor intrínseco de Gaitán, que para mim é inquestionável (embora não creia que valha os 3 juntos que falas, mas é a tua opinião e eu respeito-a). Estou, obviamente, a falar da sua capacidade de venda e da sistemática auto-destruição europeia que o benfica faz em privilégio da posição nacional, que tem obviamente o seu preço! A época passada e o nosso esforço hercúleo teve de ter as suas compensações! Ou duvidas que, caso o Gaitán fosse Portista, já não teria alavancado para uma grande venda e uma carreira de sucesso no exterior?

      4) Essa é a tua opinião. O negócio Lucas Lima foi admitido pela SAD, sim. Mas Corona pode suprir essa necessidade e fazer duas posições, como Brahimi. Eu nunca vi ninguém da SAD a admitir que precisava de outro central.

      5) Não fazemos tudo brilhante, nem pouco mais ou menos. Se estás atento aos meus posts, deves saber que tenho estado crítico com a SAD e Lopetegui em muitas coisas. Mas também acredito que o que fazemos bem - e melhor do que os outros - também deve ser evidenciado. E comparado, porque não?

      Abraço

      Eliminar
    2. P.S.: Ressalva, naturalmente, não "ressalta".

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge

    completamente de acordo com o post. Já deveriamos estar habituados a sermos desvalorizados em tudo pela CS, inclusivamente nas vendas e compras. So os outros é que fazem boas escolhas, até parece que o bermelhos tiveram escolha na não venda do Gaitan, por eles tinha ido pas arabias.

    Só uma pergunto onde ratazana é suposto ter algum link? Não consegui abrir.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Miguel. Já está corrigido. É de ver o sr ratazana a bradar "acudam que vão roubar-nos o Carrillo!"

      Abraço

      Eliminar
  3. Imbicto Jorge,

    Já sabes o que penso. A questão da liquidez dos números é bastante pertinente. E, com ela, a forma um pouco atabalhoada ou "conveniente" com que gerimos processos de jogadores com futuro, formados por cá.
    É sempre bom rodar quem não joga, mas há que ter em conta para onde vai e como, por quanto tempo e como será o processo negocial.

    A situação dos outros grandes é o que é. E, deixaria uma pergunta: esses milhões do Sporting incluem Jesus?

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema do sporting é essencialmente salarial, estou em crer.

      Tendo em conta o progresso do Carlos Eduardo, o Nice parece-me bom para o Ricardo, o Quintero é bom onde quiser, desde que queira, o Hernâni será titular no Olympiakos, o Gonçalo precisa de testes de fogo. A mim parece-me bem. O Adrián...não sei... em Espanha teria de ser né? (tenho para mim que esse foi o problema, mesmo).

      A questão da liquidez dos números virá no R&C. Cá estaremos para o analisar!

      Abraço

      Eliminar
  4. O Rui Pedro Braz é tão perspicaz em saber o que passa nos clubes e não ficou curioso sobre o porquê do Benfica pedir para adiar o pagamento de 6 M€?
    Se Vieira não ganha as eleições pro ano ainda vai ser expulso de sócio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a ver com isso. Os nexos causuísticos estão lá para ser mostrados.

      Abraço

      Eliminar
  5. Queria só deixar aqui a minha opinião sobre a notícia de não termos colombianos ao fim de 7 anos, e o facto de termos mais mexicanos.
    Acho que o México é neste momento a nova Colômbia, está a crescer muito a sua seleção graças a bons jogadores como os que agora temos, e a Colômbia passado o seu processo de crescimento tem agora jogadores muito caros. Acho que é uma boa aposta porque gosto bastante de ver a seleção mexicana jogar, e acho que Herrera com mais companheiros de seleção pode dar aquele clic que lhe falta para mostrar todo o seu potencial.

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde Jorge Vassalo
    Completamente de acordo com o seu post. Certamente para desgosto dos clubes, nesta janela de transferências não aconteceu nada no Benfica e no Sporting. Pois não!... Mas os "profissionais" da Media portuguesa sempre arranjam maneira de os colocar como os principais protagonistas nas suas longas peças, não descurando as habituais bicadas e inverdades sobre o Porto. Hoje alguém dá Carrillo no Porto, supostamente para ajudar o Sporting a manter o jogador e outros continuam a jurar que Cavaleiro foi por 15 quando os jornais franceses escrevem que foi por 3.5 milhões. São horas e horas de falácias sobre os clubes da capital e uns ensonados cinco minutos sobre o Porto. Mas, se reclamamos desse insuportável e não raro mentiroso tratamento, sabemos que haverá sempre quem nos atira com a "clubite" e o provincianismo, argumento antigo mas sempre actual que vem da parte dos iluminados e bem falantes da capital verde e vermelha, dos que tentam fazer a opinião, ao fim e ao cabo. Enfim, há que resistir "ainda e sempre ao invasor". É a história da minha [já longa] vida como portuense e como portista. Viva o Porto. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o facto de a conhecermos não quer dizer que não a denunciemos.

      Água mole em pedra dura...

      Abraço

      Eliminar
  7. Jorge,

    E foram 120M + o valor dos empréstimos que não sabemos ou só saberemos no R&C (ou nem assim).

    Temos um plantel mais curto este ano e mais barato.

    Colocamos muita gente com opção de compra fora e se 20% delas foram accionadas, já não estamos dependentes de vender ninguém se a Champions não correr como esperado.

    Lá para baixo, aquilo vai implodir que até doi... em Janeiro vão andar a oferecer o Gaitas por 20-25M€, desde que seja a pronto.

    Do outro lado, com os custos de pessoal a duplicarem e com contas de vendas negativas (+ sem champions) vai ser lindo vai, Ah e tal o Sporting é o clube que menos passivo tem... estão se sempre a esquecer é do acordo com os Bancos que retirou das contas + de 200M€ e que tem uma prestação continua durante nem sei quantos anos, sendo que parte das vendas superiores a um determinado valor, são cativadas automaticamente para abatimento dessa dívida. E ainda falta a Doyen e o Sobrinho ir de cana.

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge
    Eu também vi " o sr ratazana a bradar "acudam que vão roubar-nos o Carrillo!"
    E assim sendo o guerra gordo tinha razão há dias,quando afirmou que o filho da virgem
    pagava à criatura para,plantar noticias.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Jorge,

    Já houve tempo em que a CS que temos de suportar (infelizmente, não a que temos direito), me causava incómodo e repulsa. Em nome do meu bem estar e do saber de experiência feito, hoje em dia essa mesma CS apenas me desperta um sorriso de comiseração. Aproveitando o teor do seu Post, junto-me a si numa sonora gargalhada.

    Quanto aos assobiadores, falo por mim, mesmo que quisesse, e não é o caso, não sei assobiar. Somos todos Portistas, porventura a forma de ser FC Porto é que difere, mas isso remeto à consciência de cada um.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge,

    Parece que ontem à noite terá havido um encontro onde ficou alinhavado o ingresso de Carrillo no nosso clube na próxima época desportiva.

    Cumprimentos,

    Pedro Rodrigues

    ResponderEliminar
  11. Está muita gente a perder a grande comédia da Sic Notícias!

    ResponderEliminar
  12. bem...isso do Carrillo até que não era mau se fosse verdade...

    não é mau jogador...e vindo a custo 0...

    ResponderEliminar
  13. Algumas notas:
    No caso do Sporting, antes dos 7 milhões, devias acrescentar um ATÉ 7 milhões, é assim que eles comunicam à CMVM.
    No caso do Benfica estás a esquecer-te que Vieira recusou 10 milhões por Luisão e entre 16 e 20 pelo Cristante...
    Claro que o o Gaitán é bom jogador, isso não está em causa, o ridículo de estar sempre vendido e nunca sair.
    Carrillo, bom jogador, se for um jogador livre na próxima época vai ter muitos pretendentes...

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Bom Dia,
    Por Luisão, o Record escreve 10 e o jogo 5 milhões [capas]. Estranho é não serem 15 mas estou em crer que amanhã veremos isso. Em suma: Benfica e Sporting são protagonistas e vencedores de negócios que não fazem. Como o povo [como eu] só lê e vê as capas dos jornais desportivos assim se fazem cabeças. Abraço

    ResponderEliminar