terça-feira, 1 de setembro de 2015

O Mercado E O Tirano


E eis que, terminado a janela de transferências do Verão, somos dados ao balanço. 

Acabaram de chegar dois mexicanos que eu desconheço em absoluto, por isso não vou estar a fazer considerandos sobre um ou outro. Vídeos de Youtube dizem-me positivamente zero, um bom editor pode fazer do Janko um jogador melhor que o Ronaldo. Não conta para coisa nenhuma.

Parece que veio para o FC Porto um extremo com facilidade no jogo interior, que pode até jogar a dez (ai como estou cansado desta *wassacamanago* desta história do dez) se tal for necessário. Dado o jogo de Lopetegui, acho uma extraordinária mais-valia um extremo capaz desse estilo de jogo e desequilíbrio. Quanto a Miguel Layún, um lateral que seja bom no ataque é uma coisa importante numa liga como a nossa, e cumprindo as duas alas é tudo o que precisamos. Portanto, só por isso, duas apostas ganhas. Já agora, os 10,5M são por 100% do passe, com uma mais valia de 30% para o clube de origem numa venda futura, e não por metade do passe.

Ao contrário do que vinha sendo por aí propalado, conseguimos arrumar com todos os nossos excedentários: Mikel no Brugges, Rolando no Marselha por aparentes dois milhões, rescisão com o Djalma, empréstimo de Quintero a render 500 mil com cláusula de compra por 20M. 

Pelo meio vemos partir Ricardo para o Nice por duas épocas, para mim um bom empréstimo de um jogador que não tinha espaço neste FC Porto para a sua posição natural e estava a ter uma morte muito lenta como substituto de um Maxi que pegou de estaca e a saída de Hernâni por empréstimo para Olympiakos com uma cláusula de compra, que estou certo deverá ser accionada. Acho muito bem também esse empréstimo, pois lá Hernâni tem a titularidade assegurada, coisa que aqui não aconteceria.


O fim da novela Adrián López também nos deixou a todos aliviados, não somo pessoalmente, como desportivamente, como financeiramente. O ordenado de Adrián ascendia a 1,5M.  Uma aposta errada da SAD, que defendi a seu tempo e que nunca correspondeu.

Mas uma coisa importante que quero discutir é a ideia de que Lopetegui terá castigado jogadores e diminuído a sua importância relativa. Nada mais longe da verdade. Vamos por partes.

Visto o que se conhecia de Adrián López, não acredito que houvesse alguém que pudesse prever o seu fraco rendimento. Erros de casting todos os treinadores cometem, toda a aposta desportiva é um tiro no escuro. Nada conhecemos de Jesus Corona mas o facto é que vem como aposta para titular, relegando à outra ala Tello, Varela ou Brahimi, se este não gravitar para o meio. Zero hipóteses coerentes para Hernâni ou Ricardo, na sua posição. 

Crescimento e expansão fora não são negativas, muitos dos grandes jogadores do FC Porto fizeram-no, não há aqui qualquer tirania. André André é um deles.


Quanto ao famoso "caso Cissokho", acho que está tudo dito. Ganhou a versão benigna, que é o contrário do que nos queriam impingir. Lopetegui não castigou Cissokho, antes protegeu-o, notando que a posição de lateral no seu modelo de jogo é exigente e precisa de um entrosamento superior ao que Cissokho, naturalmente, poderia dar nesta altura.

Mas chega de lip service. Vamos aos factos. O facto é que este plantel é, no global, superior ao do ano anterior. Foi-lhe dada criatividade, velocidade, verticalidade, vontade, experiência e até exposição mundial. A partir de agora, caro Julen, deixa de chorar e mãos à obra. Eu (ainda) confio em ti. Torna estes rapazes numa boa equipa, molda-os como sei que sabes fazer, como fizeste com o Óliver, com o Danilo e o Alex Sandro, com o Casemiro. Porque, já sabes: não há desculpas. Títulos são obrigatórios. E não são tacinhas dos correios. São títulos. Senão, não haverá mais espaço para ti nesta casa. E essa é a verdade.


38 comentários:

  1. Boas, eu acompanho os jogos da seleções e já vi esses dois jogar algumas vezes o Layun é um ala mas bastante polivalente com uma bom remate de meia distância foi boa escolha!
    Relativamente ao Corona é um abre latas vai ser muito útil muito bom jogador!

    Abraço e que venham as vitórias e os títulos :)

    ResponderEliminar
  2. Não há desculpas.. mas a equipa precisa de tempo para ganhar rotinas. É bem mais facil dar esse tempo quando se trabalha sobre tris e tetras campeonatos.
    Ainda me lembro o ano passado os erros cometidos por trocas de bola na defesa. Este ano esse não é o nosso problema, ainda bem, mas falta intensidade e isso não é culpa do treinador nem de ninguem.. é a equipa que precisa de tempo. Todas as criticas ao Lopetegui deixam-me doido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evidentemente. Se reparar os meus posts tem ido nesse sentido. As minhas criticas a Lopetegui são circunstanciais - ninguém é perfeito - e não de fundo.

      Concordo com a ideia de jogo dele - não está ainda implementada.

      Abraço

      Eliminar
    2. E eu também.. Este é dos poucos espaços coerentes e sadios que ainda reina na bluegosfera
      Olhar para os treinadores dos rivais é dar passos na direção do abismo.
      A malta anda muito nervosa, só sabiam ser do FCPorto vitórias..

      Abraço

      Eliminar
  3. Boas Jorge,

    Concordo como tudo o que disseste. E até fizemos tudo dentro da hora. Imagina o circo entre imprensa e adeptos se o caso De Gea fosse com o nosso grande clube.

    Sobre Corona espero que fique numa ala, Tello na outra e Brahimi no meio, mas isto sou eu, um tolinho a divagar sobre tácticas... E trabalhar a dupla Danilo/Imbula, sendo que o francês tem de partir mais para a frente para entregar a redondinha a Brahimi ou um dos alas e deixar de apenas passar a um dos centrais ou ao próprio Danilo que se "fica" por terrenos muito semelhantes aos que o francês pisa.
    O Abou mete-as lá dentro e o Casillas mantêm-nas do lado de fora.
    Com entrosamento e mais "garra" vamos conseguir os objectivos.

    PS: Como é que ninguém pega no Gaitas??! O Mendes faz rodar 400 milhões e não arranja clube para ele? Logo agora que o Monaco tinha dinheiro VERDADEIRO pela venda do Martial não o veio "enterrar" ao SLBosta? Só lá enterram dinheiro do Monopoly?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira parte concordo, obviamente. E tenho a convicção de que é a ideia do Lopetegui.

      Da segunda parte... quero esperar até ao fim do mercado inglês, mas amanhã tenho uma ou duas coisinhas para dizer sobre isso.

      Abraço

      Eliminar
    2. Penso que fechou as 18h e nada. Portanto. Ninguém pegou no Gaitas.

      Eliminar
  4. Mais uma vez, uma excelente leitura do fecho de mercado.

    Realço Ricardo e Hernâni, pois creio que para ambos e para a sua progressão como jogadores é naturalmente e infinitamente melhor saírem do que ficarem no plantel para jogarem, quem sabe, apenas na Taça Lucílio.


    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Sim, rotação só faz bem. Depois avalia-se.

      Abraço

      Eliminar
  5. Boa Tarde Jorge Vassalo,
    Concordo com a ideia de que este plantel é melhor do da época passada. A SAD fez o que devia, reforçou o plantel, pois vejamos o que nos trazem Corona e Layun. Que tenham sorte e que nos façam sonhar. Lamento ver partir Ricardo Pereira pois parece-me que não teve as oportunidades que merecia como excelente ala que é mas eles [técnicos] saberão porque o mandaram arejar. Ficou curioso sobre o lugar onde ele jogará no Nice. Surpreendente o discurso "chorão" de Lopetegui, mas confio que preparará bem os próximos jogos, em particular o jogo com o Benfica cuja vitória nos embalará para o título. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, lá se diz na expressão "quem não chora não mama". Mas agora tudo vai estabilizar e vamos começar a atinar, tenho a certeza.

      Abraço

      Eliminar
  6. Jorge,
    vejo-te muito optimista hoje... melhor plantel??? estamos melhores na baliza, no trinco e (talvez) num extremo - em todos os casos melhores, mas nao por muito...
    Por outro lado estamos claramente piores nas laterais defensivas, no 8 (Oliver) e no PL - posicoes com mais impacto no nosso jogo. Nao posso concordar que o plantel e melhor, mas continuo a achar que Lopetegui tem obrigacao de ganhar todas as competicoes internas.

    Explica-me la essa do treinador ter "moldado" o Oliver, Sandro e Danilo... E que muito antes de ouvir falar em Lopetegui ja esses 3 eram craques mundiais... Se apontas para a grande epoca do Danilo, entao contraponho com o facto de que o Sandro fez provavelmente a pior epoca com as nossas cores...

    E muito gostaria eu de ter visto muito "moldar", mas eu olho para jogadores como Brahimi, Tello, Herrera, Maicon (todos tipicamente titulares na epoca passada) e nao vejo progresso nenhum - todos jogam exactamente o que jogavam quando foram apresentados a Lopetegui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde se lê moldado, leia-se então projectado.

      Casillas nem na mesma esfera que Fabiano. Nas alas Maxi é diferente mas a garra está lá. Na lateral esquerda... logo se vê.

      Danilo é muito melhor que Casemiro quando chegou, Imbula vai ser fantastico (espera e verás) e Brahimi melhor 10 do que o Óliver certamente. Idem ibidem se quiseres falar de André André. Jesus Corona tem muito de Quaresma na irreverência mas mais velocidade, Tello quando recuperar a forma deixa de ter as críticas que tem tido e eu, pessoalmente, gosto MUITO mais de Aboubakar do que de Jackson. Mais rápido, mais avançado, mais presente na área, joga mais simples, não complica.

      As novidades nas segundas linhas são muito superiores às do ano passado. Essa é a minha visão.

      Abraço

      Eliminar
    2. sempre gostei de ter a mesmo opiniao que o Jorge em relacao ao Jackson... o endeusamento do colombiano e' fruto da moda das redes sociais hoje em dia, e de facilmente alguem com o poder da escrita dizer algo (certos blogs tribunalistas e reflexionistas) e ter logo milhares de seguidistas que carecem de pensamento proprio...o JM era bom? era... optimo? longe disso...melhor marcador? ok...mas a memoria curta da malta impede de se lembrarem dos golos cantados de distritais que nos custaram pontos....

      aboubakar vai ser gigante!

      qts aos restantes que agora todos choram (oliver, casimiro), qts desses ja nao passaram por ca?

      o futuro e' o presente e o que temos e' com que vamos a guerra.

      toca a apoiar e depois da 5a jornada logo se ve

      Eliminar
    3. Apoiar é a nossa parte, a deles é trazer vitórias e títulos!

      Abraço

      Eliminar
  7. Bom resumo. Não arrisco que o plantel seja melhor que o ano passado, mas acho que o é mais alargado em verdadeiras opções. A forma como Cissokho e/ou Layun se venham adaptar acho que vai ser determinante, Indi é um bom remendo, mas não é mais que um remendo (ficou por colocar Angel, ou vai ser usado?).

    Tenho duvidas que Hernani alguma vez venha a regressar como opção valida, mas acho que há essa forte possibilidade com Ricardo. No caso deste ultimo só não entendo porque o empréstimo de 2 anos. Não seria melhor re-avaliar ano a ano?

    Noutro assunto: fiquei contente com o empréstimo de Gonçalo, é tudo aquilo que ele precisa, minutos na primeira liga. A Académica parecia prometer bom futebol, mas está a ter um começo muito tremido. Temo que venha a se mostrar uma má colocação. Bom bom tinha sido um Estoril ou um Rio Ave!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esforçar-se para conseguir bons resultados num clube mau é tudo o que o Gonçalo precisa.

      Abraço

      Eliminar
  8. O plantel não me parece melhor em qualidade, mas mais completo e com mais flexibilidade. Custa-me muito a saída do Ricardo, era dos meus favoritos em todo o plantel, mas acredito que o próprio tenha saído por ele, para jogar mais.

    A frase que me captou mais atenção na bluegosfera hoje foi algo como "muitos funcionários do clube não gostam de Lopetegui", numa reflexão por aí... Há que admitir, essa possibilidade mete-me medo, embora ache que a descrição do estado das coisas neste seu texto ilustra o normal num clube de futebol nos dias de hoje. Reflexões de dias menos bons...

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fábio,

      Notícia de última hora:
      - o porteiro não gosta do lopetegui
      - o cortador de relva odeia o lopetegui

      Ambos não percebem o português do homem.
      Por mim mandava o embora pois o zé portas e o xico cortas não gostam do homem.

      Sabe quem tb não ggosta do lopetegui: os antiportistas da nossa querida CS e infelizmente um conjunto de portistas que de adeptos do clube, têm a meu ver, pouco.

      P.s: sei de fonte segura que o lopetegui não recicla! !!!!!

      Eliminar
    2. É isso, só com humor se pode reagir ao autofágico Portista.

      Abraço

      Eliminar
    3. Esqueceu-se de referir o homem que pinta as linhas do campo :D

      Realmente, só com humor e frieza se vai continuando a lembrar do que é o Porto :)

      Fábio Pinto da Costa

      Eliminar
    4. Caro Fábio,

      Essa frase, mencionada num blog que se diz de "reflexão", é da autoria de um autor que tem vindo a elaborar, sucessivamente e em diversos artigos, as mais incríveis e mirabolantes teorias da conspiração no FC Porto. Chegou a inventar uma história altamente duvidosa sobre a transferência do Jackson (na qual só faltava haver mortos e feridos), inventou uma teoria sobre a irrelevância da contratação do Casillas na projecção do nosso clube, enfim... E tudo porque, segundo ele, tem "fontes seguras".

      Esta é uma consequência da proliferação de blogues sobre o Porto: qualquer pateta pode dizer aquilo que lhe apetece, pode inventar os boatos que quer e dizer que vêm de fontes que nunca revela. Os espaços de "reflexão" sobre o clube passaram a ser réplicas do MaisTransferências, nos quais os bloggers recusam aceitar qualquer outra que não seja a sua posição.

      Honra lhe seja feita, o Porto Universal é, na minha opinião, o espaço com maior qualidade da Bluegosfera (e dos poucos que ainda sigo) e o que melhor pensa sobre a realidade do clube. Muitos parabéns!

      Manuel

      Eliminar
    5. Muito obrigado Manuel O seu incentivo é bem-vindo.

      Abraço

      Eliminar
    6. Esse escrito nas "reflexões" bem podia ter a assinatura do Rui Gosma da Selva.

      Eliminar
  9. Bem, ao que parece está tudo contra o Sporting... Do colinho do Benfica, para o descolinho do Sporting. E o FC Porto tem tido arbitragens fantásticas, mas desde que me lembro sempre foi assim, exemplo disso foi quando nos tiraram os dois laterais contra o Bayern! E também vamos ver uma coisa, o jogo contra o Estoril não correu da melhor maneira do jogo jogado, mas mesmo assim há dois foras de jogos inexistentes em situações que podiam originar golo, sendo que na segunda a bola entrou mesmo. Sim e houve um penálti não assinalado, mas para o senhor Rui Santos, não o é, mas sim o é o que o Fernando Alexandre vira as costas para a bola! Continuem lá com a trampa, com o vídeo-árbitro, que isso não marca golos nem deixa de marcar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. E o Neuer que jogou dois jogos, e o Boateng, e o Muller.... e se Casillas estivesse na baliza não havia Bayern nas meias mas sim nós!

      Abraço

      Eliminar
  10. Odeio as paragens da selecção, costumam vir sempre estragar a evolução da equipa. Mas acho que por uma vez veio mesmo a calhar. Vai dar para alguns jogadores descansarem e recuperarem a plena forma física. Quando voltarem todos da selecção vai ser para entrar com tudo nos treinos e jogos, vem aí a primeira fase importante da época, e este ano não quero ver os lampiões a sacarem mais nenhum charuto contra nós, é para os cilindrar, é para vingar todo o colinho do campeonato que perdemos.
    Sobre o fecho do mercado acho que o nosso Porto o fechou muito bem, contratamos mais dois jogadores que se esperam que sejam mais valias e para somar. Os outros não me interessa muito mas é engraçado ver como eles mudam de opinião para que as coisas tenham sempre um desfecho positivo.
    No benfica, quando acabou a última época um diretor da SAD, não foi um papagaio qualquer, veio dar a noticia que Gaitan estava pra venda. E sairam logo noticias que ele e o Salvio já estavam vendidos por 75 M€. Ora o Salvio lesionou se mas como é obvio ia lhe acontecer o mesmo que ao Gaitan, ninguem dava nem metade por eles. Até diziam que Jorge Mendes tinha sido mandado para arranjar quem o comprasse, e se nem o mais maior agente consegue é porque nem com pacotes de 15 lá ia.
    Mas agora que ficou é porque o Vieira dos pneus foi um artista e segurou a vedeta, vamos ver como lhes corre. Cheira me que quando o tentarem vender de novo vão ter que por anuncios nos classificados.
    No sporting algo parecido. Então ou se renovava com o Carrilo ou perdia se a estrela, mas como não se renovou agora é que vai ser até janeiro. E o jogador deixava de ir para outro clube ganhando muito mais coma transferência? E o Pai Natal dia 25 volta a dar a volta ao mundo com as suas renas. E sinceramente se for para vir pro Porto como já se anda a constar, acho que não era mau de todo.
    Pois é Bruninho, vês o que faz ser um cabrão com os agentes e empresários, não há almoços grátis meu morcão.

    ResponderEliminar
  11. Só eu é que acho estranho o Jesus quando é expulso acaba sempre por não ficar suspenso?
    Vamos ver o que acontece se um dia Lopetegui for expulso.

    ResponderEliminar
  12. Trabalho bem feito e em tempo útil. Agora é amassar bem e levar ao forno. Já sabes que gosto do pasteleiro. Se sair uma trampa de bolo, é porque me enganei. No lo creo!
    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os bolos saíssem feitos do pacote era mais fácil né?

      Abraço!

      Eliminar
  13. Caro Jorge,

    Como sabes, desde inicio a minha preocupação sempre foi a questão da colocação do excedentários e a rentabilização dos mesmos.

    Acho que a SAD teve nota 85% positiva neste defeso.

    Para mim ficou a faltar a colocação e Ángel e de um médio (Evandro ou Sérgio Oliveira) pois 7 jogadores para 3 posições que ainda podem lá jogar Brahimi e Bueno, é muita gente para tão poucos lugares (e já agora de alguma resolução em relação a Junior Pius que não se sabe de nada).

    Nos possíveis erros destaco 2: Opare e Quinõnes, que deveriam ter sido cedidos em definitivo mas ressalvando uma percentagem do passe para venda futura. Não tendo sido possível essa situação, então foi a melhor solução (tal e qual a rescisão de Djalma, mas neste caso estou totalmente de acordo, face à idade do jogador).

    Nas contratações, ficou a faltar o tal médio mais criativo, não por precisamos de um 10 (como se Lopetegui joga-se com um 10... até parece... ), mas sim para termos mais um elemento criativo para diversificar atenções, para além de Brahimi e Corona.

    Vamos agora aguardar para que a Equipa se transforme numa só e não num conjunto de 11 jogadores, como agora o é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, João, vamos lá:

      Tens 4 laterais, 2 para cada posição, não há excedentes. A utilização de cada um depende do seu trabalho e esforço.

      Os médios também correspondem à mesma regra, posto que lesões nesta zona tão nevrálgica podem ser mais do que uma de cada vez.

      As rescisões são sempre de lamentar, mas mais vale do que empréstimos ad infinitum...

      Corona e Brahimi podem fazer 10, para além de Bueno. Não creio que seja necessário mais ninguém.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge,

      4 Laterais não é bem assim...

      Tens um lateral (José Ángel) que nem para lateral serve... Joga lá Indi mesmo com ele disponível portanto...

      Tens 3 laterais mais 1 desenrasca e José Ángel que só lá está a ganhar ordenado. Estaria muito melhor num clube de segunda linha da liga espanhola, com opção de compra. Para laterais de emergência tens a B.

      Os médios nunca podem ser na proporção em que estão... 7 vagas para 3 posições é impensável! Se considerarmos que a posição que Bueno pode jogar é por ali e que também é uma posição que Brahimi e Corona podem fazer, então são 10 jogadores para 3 posições... Sérgio Oliveira e Evandro nem aquecer o banco vão esta época... pelo menos 1 deles deveria ter saído para o bem do clube e do jogador (especialmente Sérgio Oliveira, que se não for para jogar nesta fase então vai regredir em vez de evoluir).

      Concordo, daí ter dito em oferecer-mos o jogador mas ficando com 50% do passe ou coisa assim.



      Eliminar
    3. Acho que não viste a lita da Champions. Esta lista diz que conta para Lopetegui,

      Abraço

      Eliminar