sábado, 5 de setembro de 2015

Irreal Surreal


Não me canso de dizer que este blog é de um Portista para Portistas. Se refiro outros clubes, faço-o sempre na óptica do meu Clube, e sempre por uma circunstância externa ao funcionamento dos mesmos. Sou sócio do Futebol Clube do Porto e não de nenhum dos seus rivais. Não faço nenhuma crítica ao funcionamento interno destes nem sou tido ou achado no processo.

Posto isto, tenho evidentemente que "levantar a lebre" sempre que vejo tentativas de se pôr em bicos de pés cada vez que se fala do meu Clube, diminuindo o tamanho relativo das questões positivas, ao tentar minora-las ou, simplesmente, ignora-las.

O caso paradigmático das recentes notícias das hipotéticas negas de Vieira à venda de jogadores do benfica trouxeram à minha caixa de comentários benfiquistas indignados. Meus amigos, quereis fazer de conta que isso de 10M pelo Luisão, de 20M pelo Djuricic e também outro tanto pelo Gonçalo Guedes são verdade, be my guest. A poeira está nos vossos olhos, meus amigos. Não sou daqueles que vos quer fracos, acho que isso enfraquece a competitividade da liga e acaba por diminuir a qualidade dos títulos do meu clube - passados e futuros. No entanto, todas as vendas acima dos 10M são, no meu Clube, comunicadas à CMVM. E é por elas que fazemos as contas.

Mais a mais, para mim é um absurdo tão grande este negacionismo que chega a ter a sua piada. E eu, repito, não tenho nada a ver com isso. Mas há exageros, e quando se chega a resultados tão ridículos como este, em que se avalia o valor dos planteis pela cláusula de rescisão dos jogadores, e se conclui que é o sporting que tem o plantel mais valioso, chega a hora de dizer para pôr mais tabaco nessa cena.

Outra coisa que me deixa estarrecido, e daí a foto tão bonita que acompanha este post, foi ver a lata dos senhores paineleiros do MaisFutebol a quererem retirar Danilo Pereira do onze de Portugal contra a Albânia na próxima segunda feira, Paulo Barbosa à cabeça,  substituindo-o por Miguel Veloso! Ha ha! E darem como exemplo de má gestão financeira e de valores a transferência de Hernâni para o Olympiakos, esse que nem vai para titular nem nada!

Como é possível, quando o benfica deixou por colocar valores importantes ou colocando-os em divisões secundárias - coisa referida en passant - ou o caso do sporting, que ficou sem colocar o seu camião de excedentários do ano passado e falhou compras e vendas importantes!

Tudo isto, insisto, teria a sua piada, não fosse feito de uma forma constante e sistemática, induzindo em erro alguns Portistas que, infelizmente, ainda vão beber a sua informação a estes canais absurdos, e daí estar, novamente, a trazer à colação este tipo de assuntos.

A verdade que muitos têm de aguentar, lamentavelmente, é que o FC Porto foi, de facto, o segundo melhor clube vendedor deste defeso, apenas atrás do AS Mónaco, e apenas e só por causa da venda surrealista do miúdo Martial  por uns excêntricos 80M ao United.  Custa também admitir que a marca FC Porto tem agora uma dimensão global muito grande, que está como exemplo na boca de grandes treinadores, que tem nas suas fileiras jogadores de craveira mundial e que até as suas iniciativas tem eco pelos 4 cantos do mundo.

Também, para grande tristeza da populaça, o NGP trouxe de novo à memória a famosa frase de Mark Twain: "As notícias sobre a minha morte foram francamente exageradas". Bom tê-lo de volta, Presidente!

E quanto a Danilo Pereira, este teve a pontuação máxima dada pel'O Jogo nas avaliações sobre o paupérrimo jogo da "super selecção". Mas continuem com a cabeça na areia sff! Desde que não arrastem Portistas convosco, por mim.. 'tá-se bem! 

Porque, na verdade, tudo isto não muda a verdade, torna apenas todo o Social.. Irreal! (Sim, pequenitos nascidos nos anos 90, este é mesmo o presidente do Boavista, numa anterior encarnação...de nada!)

18 comentários:

  1. Essa de por o Veloso partiu me todo, Pedro Barbosa sempre com aquelas suas frases de "mas isto sou eu a pensar".
    Outra nota ridícula do jogo de ontem foi o presidente do Sporting, a dizer que vieram quase todos do Sporting. E eu digo, e que bela merda.
    Sobre os benfiquistas acho que a maior parte sabe bem o que se passa no seu clube, e acho que estão seriamente preocupados com o que o Midas anda a fazer. Já vi muitos a gozarem com a invenção das notícias do Luisao e afins.
    Tenho que voltar a referir isto. É uma lufada de ar bem fraco ler o seu blogue, é bom saber que há portistas que sabem bem o que se passa no nosso país e como tratam verdadeiramente o nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Insisto, não tenho nada com isso, desde que não se metam connosco.

      O MaisFutebol devia chamar-se MenosoFCPorto. 3 sportinguistas, 2 benfiquistas e zero Portistas.

      É assim...

      Abraço

      Eliminar
  2. A descomunicação social continua a sua campanha a tentar denegrir os feitos do F.C.PORTO e a minorar os fracassos dos clubes da 2ª circular, os outros é que fazem tudo bem e nós fazemos tudo mal, é vê-los a falar nos 20 milhôes do Imbula sempre que se referem a ele, eles não conseguem disfarçar a azia desta contratação do nosso clube, então já queriam que após apenas 3 jogos oficiais que ele mostrasse que vale os famigerados 20 milhôes? E os jogadores contratados pelos outros ja demonstraram todos os milhôes neles investidos? Com papas e bolos se enganam os tolos, diz o ditado e é normal ver os adeptos dos clubes rivais vibrarem e acreditarem nas loas que vão vendo ou lendo na comunicação social, mas ver portistas a cair na esparrela e a emprenharem pelos ouvidos já não faz sentido..
    A época vai ser longa e as espingardas vão estar sempre apontadas ao nosso clube, espero que este ano não estejamos tão calados e que mais alguém se chegue á frente sem ser apenas o dragões diário.
    Abraço ao Jorge e que continue assim a defender o nosso clube!
    João Moreira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo, se o benfica só tem de comunicar à CMVM a partir dos 20M e o FC Porto a partir dos 15M, melhor ainda, mais me ajudas. O FC Porto comunica à CMVM vendas que não precisa de comunicar.

    Eu sou favorável à total transparência de todas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. O profissionalismo dos jogadores do FCPORTO SAD precisa de ser melhorado: os jogadores devem renunciar às selecções e estarem mais disponíveis para a sua entidade patronal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a começar a concordar. Especialmente com este calendário.

      Abraço

      Eliminar
  5. O Bernardino Barros é mesmo um senhor a defender o nosso Porto...mas o programa onde está também não é grande coisa. Esta semana estavam a falar da vida noturna do Carcela e do Tarabat e alguem não resistiu a mandar uma piada sobre o Osvaldo. E porquê pergunto eu? Por ele não ter dado motivos para dizerem que foi uma má contratação?
    E aquele asqueroso do Eduardo Barroso percebe menos que nada do que vai para ali falar.

    ResponderEliminar
  6. Jorge, Jorge, pergunta-lhes porque comunicaram o Lima que foi por 7 milhões...

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Imbicto amigo,

    Ban-didos querem-nos ban-idos em ban-deiras de ban-dalhos ban-anas de ban-co vermelho. Ban-carrota deles em causa, ou não fosse deles em coro de amigos feita a ban-da dos ban-dos mandados.

    Ban-bolero para eles...

    Imbicto abraço

    ResponderEliminar
  8. Fomos colegas de turma eu e o João Loureiro.
    Como a vida dá muitas voltas há muitos anos que não nos cruzamos, mas já ele era presidente do Boavista, viu-me, cumprimentou-me e seguiu em frente, ao contrário de alguns outros que a sua condição social (?) faz virar as trombas pró lado.

    P.S. Sem falsa modéstia fui um dos que o iniciou no... rock 'n' roll!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Blá..blá...blá? Estava lá por acaso depois de ter passado pelo Splash

      Eliminar
  9. Um post profundamente inspirado, nas ideias e na escrita, com um senão: "esqueceu-se" de referir que a moca provocada pela cena inalada da porta 18 é baril, daí as altercações mentais....

    ResponderEliminar
  10. Bom Dia Jorge Vassalo
    Muito bem o seu post. O Problema é que este estado de coisas transforma o futebol português numa farsa, o que de resto é uma coisa antiga. No Euro dos três treinadores a selecção tinha uma esmagadora maioria de jogadores do FC Porto. No de dois mil e quatro só depois de perder com a Grécia Scolari meteu o Porto a jogar. Curiosamente nesses dois torneios estivemos mais próximo do sucesso, depois do celebrado Mundial de Inglaterra nos anos sessenta mas esse como foi a vermelho e verde até coloca gente no panteão nacional e celebriza constantemente "beatos" como Simões e outros que tais... Ah... Do Euro que íamos ganhando, o que tinha dez jogadores do Porto só se fala de Chalana. Logo, o problema de Danilo na selecção é mais do mesmo. Como o Jorge escreve, a marca Porto e conhecida internacionalmente mas internamente é constantemente apoucada pelos bem falantes da Media Nacional, que são recrutados por inúteis agarrados como lapas aos seus tachos aos quais ascenderam vendendo a alma e sabe-se lá que mais, assim contrariando a cultura de competência que deveria imperar para progredirmos colectivamente. É lamentável, como escreve, que Portistas ainda vão beber desses programas absurdos. Eu esperava que esta geração acabasse com as falácias, que tivesse uma leitura normal e correcta dos factos mas aparentemente essa chaga continua, o consumo de palha está para lavar e para durar. Bom Domingo. Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Que merda de colegas de seleção que o Indi tem. Queres ver que as pseudo vedetas nunca foram expulsas?Não lhes devia apetecer era ter que correr mais um bocado por estarem com um a menos.
    Tanto o Sneider como o Robben foram uns colegas de merda, uns filhos da puta mesmo, até podiam pensar assim e dizer ao Indi que errou mas vir dizer isto aos jornalistas?
    E se quiserem ligar o Robben ao problema que teve com o Indi num treino, só porque o Indi cortou uma bola, esta estrela de vidro também já teve problemas no treino com o Lahm por exemplo, só por ter feito um corte.
    E o Sneider que deve achar que é super responsável também já foi expulso por bater palmas a um arbitro de forma irónica. Hipócritas do caralho.

    ResponderEliminar