quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Notas Soltas Das Selecções [ADENDA COLINHO: O REGRESSO]


Acho muito relevante começar este post por vincar bem a fantástica prestação dos renovados Sub-21 ontem, mormente os nossos Rúben Neves e André Silva. Rúben mostrou toda a sua categoria e sabedoria posicional, pondo em evidência o extraordinário jogador que sem dúvida é, e que é seu, sem dúvida, o futuro da sua posição.

Mas quero, mais que tudo, dar relevância a André Silva. Um ponta de lança forte, possante, com faro de golo. Mas quero também pedir à comunidade Portista para não embandeirar em arco e deixar o jovem André crescer com qualidade, integrar a equipa nos seus espaços e tempos próprios. Uma coisa é jogar contra jovens - e uma equipa com muito espaço e linhas abertas como a da Albânia - outra é pôr-lhe a responsabilidade nos ombros de ser o ponta de lança do FC Porto. Claro que, tal como com o Gonçalo - mas por favor, com um pouco mais de critério! - há que assegurar que o André não vai a lado nenhum. Depois de um período de incerteza, é bom ver que o potencial que sempre teve está a crescer de uma forma coerente e concreta! Parabéns, rapaz!

Também no México tem sido muito bom ver Herrera a recuperar a confiança. Eu sei que está a jogar perto da área - à atenção de JL - e que o espaço é aberto pelas selecções quererem ganhar e não estarem a jogar na sua máxima força, mas acho que também deve ser motivador para o Hector Miguel não ser brindado com um coro de assobios de cada vez que toca na bola por parte dos "seus" adeptos. Uma referência também para Layún que me parece ser a alternativa de ataque que procurávamos na grande maioria de jogos. Acho que recuperamos o equilíbrio. A confirmar no sábado.

Associo-me ao SDValadares no meu repúdio ao design do novo cartão. Acho que é uma coisa tão importante para um Portista que é quase uma questão umbilical. Ter o Brasão Abençoado num cartão descaracterizado, absolutamente imperceptível a olho nu e ainda por cima depois de se ter pedido 10€ por ele, é mesmo uma forma gritante de desrespeito, não só pelos adeptos, mas pela História e Simbologia do Clube.

Só vou falar nisto por causa do moralismo dos viscondes, por isso cá vai: aqueles que passam a vida a pregar a moral no futebol, no final estão na mesma prática que todos. O Nosso Grande Presidente assume-se como profissional. Não é hipócrita. E assim é que deve ser.

ADENDA: E porque não quer o FC Porto as nomeações? Por causa disto: Bruno Paixão na Luz, João Capela em Arouca. Qualquer outra combinação - qualquer outra! - seria menos evidente para o que vem aí, mais um roubo de Capela. Falhadas as contratações, segue-se o Nomeações. Vamos tratar de golear. E Julen, só para o lixar: Cissokho na esquerda, Layún na direita. Ok? Tu já sabes ao que vais. Não sejas anjinho!

8 comentários:

  1. PORTO Capela.
    Coisinhos Paixão.
    Dassssssssssss
    Saudações
    Rocha
    PS_assim já sabes quem sou

    ResponderEliminar
  2. Jorge Vassalo, não percebo porque andas a enaltecer as exibições dos jogadores do FCPORTO SAD nas selecções quando eles deveriam estar a treinar-se com o restante plantel em Gaia.

    ResponderEliminar
  3. Baía estará numa fase complicada, pouco dinheiro ( comparativamente ao que estava habituado ), pouco descanso ( ter de acompanhar a mulher para todas as manifestações rosa ), dificuldades em arranjar um guarda-redes, português, com o tamanho do ego dele, para jogar numa federação que dá empregos a torto e a direito a tipos que, depois de terem ganho rios de dinheiro enquanto jogaram futebol, não tiveram cabeça para o gerir. Habituado à ribalta, estando na Capital, sabendo que o prostíbulo para onde presta uns serviçinhos fica excitado quando se pode inventar uma noticia que envolva o FC Porto ou PC, Baía, que deve ter perdido todo o respeito, toda a dignidade e todo o orgulho em ter representado o Grande Brasão Abençoado, abandonou-se completamente aos interesses mesquinhos de gente que, ele sabe, querer mal a quem tudo, financeiramente falando, lhe deu. O que um homem faz por dinheiro e muito, muito ressabiamento...
    PS.
    Penso não termos há muito uma geração tão talentosa na nossa formação: Rubén, André, Rafa, Francisco Ramos, Gonçalo, Rui Pedro, mais Gudiño, Ruiz, aquele miudo de 16, lateral direito e cujo nome não me lembro. Atentemos nas suas evoluções e sorte para eles.
    Eu que já critiquei Lopetegui, não foi, concerteza, por não pôr a jogar Herrera mais à frente. Se repararmos, Herrera, esteve quase sempre envolvido nas jogadas que deram golo esta época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Baía poderia ter tido uma vida interessante no clube, não fosse dar-se o caso de querer sempre mais do que tinha estaleca para ter.

      Herrera é um mal amado, mas quando entra estabiliza e muito o jogo.

      Abraço

      Eliminar
  4. O problena do Baía para mim é simples. Como muitos jogadores chegou ao fim da carreira sem pensar que o ordenado ao fim do mês acabava e pensava que ia ter um posto no Porto, e sinceramente merecia algo como formação de Guarda Redes ou até no treino da equipa principal, mas não teve e pronto, quem der mais ele lá vai. Mas tenho muita pena, era um dos meus ídolos.
    Sobre as nomeações, era de prever, eles estão a ficar aflitos, ao ver a merda do Rui(Ratazana) Santos a mostrar o calendário de Setembro do Porto e do Benfica e dizer que nós é que temos que estar muito preocupados é de rir mas mostra bem como eles andam.
    E o nosso treinador já caiu na ratoeira o ano passado, este ano já sabemos como vai ser sexta e sábado. Sexta jogam contra 10 e um penalty pra animar um jogo provavelmente cinzento porque o Gaitan se jogar é de rastos, e Sábado vamos jogar com 10 muito cedo, e se Maxi joga é ele o eleito, eu nunca vi tantas analises só em 3 jornadas de amarelos que um jogador deveria ou não ter visto, por isso, é cerrar punhos morder a lingua e rebentar com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de ver Lopetegui a preparar-se num relvado de caca. Sinal que está com os olhos bem abertos...

      Abraço

      Eliminar