domingo, 8 de maio de 2016

Campeões Contra A Tacanhez


O FC Porto B é Campeão Nacional da Ledman Ligapro. Antes de mais, parabéns rapazes! Foi, é, e ainda será, esta semana, um prazer ver-vos jogar, a vossa Paixão, a vossa entrega, o vosso Sentir e jogar à Porto. Hoje estiveram mais de 6 mil, num prémio mais do que justo para o fantástico trabalho que fizeram. É claro que, vamos acreditar que esta vai ser a média de assistências este ano, verdade? Claro, claro, os 516 de média são uma coisa do passado, certamente. Tenho a certeza que Paulo Miguel Castro se enganou totalmente ao dizer que "faz lembrar certos políticos, que aparecem para cortar a fita". A partir de agora, só assistências acima dos 3 mil. Mesmo assim, ainda não dava para compor minimamente o Dragão...

Adiante. Foi uma bela vitória sobre o ficaben B, que continua a ter sobre si o fantasma CNS. Mas tenho a certeza que o maior dos prémios que a maioria destes atletas deseja é o prazer de jogar na equipa A. Jogadores como Graça, Victor Garcia, Chicão Ramos, Tomás Podstawsky e, claro, José Sá, e estão mais que prontos para isso, ou para ganhar estaleca e rodagem numa equipa competitiva da Primeira Liga antes de ingressar na equipa principal do FC Porto. Mais do que qualquer outra coisa, a entrega, a querer e o Portismo de cada um destes jogadores é indubitável. Foram Campeões de uma forma muitíssimo justa, ao estar na frente do campeonato mais de 3/4 do tempo das absurdas 45 jornadas da prova.

Curiosamente, parece que, a julgar pela SIC, a única que falou da tarde de hoje, os Campeões foram o Desportivo de Chaves. Directos, entrevistas, 7 minutos de abertura. Nem uma só referência ao FC Porto B. Zero. É claro que isto de ter, pela primeira vez na História, uma equipa B como Campeã é uma coisa de somenos importância. Até porque parece que somos menos de 10% da população nacional. 

900 mil é, realmente, insignificante como audiência. Pelo menos, segundo o verifique Simões, que diz que sportem e benfas fazem 90% da população nacional interessada em futebol. E este é o pensamento dominante abaixo do Mondego. É assim como nos vêem, como um residual insignificante, e é por isso que fazem de tudo para nos afastar deste "campeonato de amiguinhos" que tanto desejam. 


E é por isso que há que perceber que se tem de ir à luta com as mesmas armas e que, lamentavelmente, não há espaço para sermos como uma equipa da Bundesliga ou da Premier League, longe do lodo pantanoso da contestação arbitral e de se fazer valer contra erros. Há que voltar a ser feio, porco e mau. Esta na altura de voltar a afrontar os poderes que como podem ver na imagem, estão mais do que instalados. Chega de tentar ser consensual e aceite. Nunca o seremos na vida. Não vale a pena tentar sequer. Como se vê na imagem acima, só poderemos passar por palermas, ao tentar fazê-lo.

Identidade, cultura de vitória, solidariedade, Irmandade, Um Por Todos, Todos Pelo FC Porto. Saber, sentir, perceber, absorver que estaremos sempre sós nesta luta desigual. Saber que cada Vitória será um feito Heróico, uma Odisseia e que é mil vezes mais difícil para nós do que para qualquer outro. Mas é bom saber que um dos nossos Capitães do próximo ano já sabe as nossas músicas, que um jogador raçudo mexicano nosso já se identifica com a nossa formação. Estamos no bom caminho. E o futuro apresenta-se num Azul e Branco Forte.

 
 
(As fotos de hoje foram tiradas por João "Golden Dragon" Santos,. Um dos 516 que esteve lá sempre).

44 comentários:

  1. Grande fotógrafo. Ahah
    Fico realmente contente por eles. Foi muito merecido. Um aparte, no estádio pareceu-me que fomos roubadinhos, mas esta equipa é à PORTO.
    O assunto sobre o Boifica e o almoço é uma vergonha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roubadinhos? Muito roubados João! E este título também é teu. E dos outros 515 :) Parabéns!

      Eliminar
    2. Caro João a mim lá também me pareceu que sim...cá em casa confirmei!
      O CNS está a mexer-lhes na cabecinha e estão a tentar por todos os meios manterem-se na II...

      Mas os nossos mais uma vez mostraram grande personalidade e não foram em tretas...

      Eliminar
  2. Uma vitória da estabilidade, do trabalho e da competência do professor Luís Castro.
    Toca a festejar rijo pois não é todos os dias que se fica à frente da melhor academia do Mundo e com 34 pontos de diferença.
    Quanto à porta 18 é a consagração de quem faz as coisas pelo outro lado.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  3. Bem as equipas B não sobem.
    Mas estes rapazes, podem muito nem fazer a subida.
    Pinto da Costa esteve lá e espero que ele tenha visto com ali mesmo o nosso futuro, e que não é preciso jogar o jogo dos milhões para trazer jogadores.

    Parabéns por esta época Bitoriosa.

    PS: Dois amigos a falar de coisas "engraçadas" como o que vai dentro das malas. Não percebo o que é que o Nosso Presidente vê neste tipo para reatar as amizades.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dois bons jogadores, um deles essencial para esta vitória.

      O resto é piners.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ali "nem" é para corrigir para "bem".
      Erro meu.

      Abraços.

      Eliminar
  4. Mesmo os mais anti-portistas, nesta altura gozando de contentamento, deviam sentir-se humilhados e ofendidos por viverem num País, cujas Notícias, sabem ser controladas e manipuladas por uma verdadeira Orda de Malfeitores. Por mim, que não suporto injustiças sejam elas quais forem, faria tudo, tivesse de pagar as multas que houvessem, para impedir a entrada no Dragão desses Prostíbulos. Anseio saber qual será a nossa posição e também a da Erc. Puta-que-os-pariu!

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge,
    Hoje com alguma ironia, claro está, postei um frase a dizer Campeões! Finalmente ganhámos a II liga, para variar, pois já estava farto de ganhar a I liga :). Agora, a sério estes meninos são de ouro. Esta vitória tem um significado: futuro!!!! E por falar em futuro chega de contratações em que qualquer um dos nossos craques da casa são melhores.

    Não sei se existiu ou não uma mala na Madeira. Agora, sei que nós deixamos lá uma com uns milhões por um tal craque que dá pelo nome de Marega!

    Com todo o respeito pelo nosso clube e pelo nosso Presidente, não devíamos esquecer que foi o Presidente do Marítimo que ajudou a construir o sistema do colinho.

    Afinal há mala e ela é nossa :)

    No próximo ano temos de mudar e ser cirúrgicos nas contratações e assumir sem medo as inimizades desportivas, como o fizemos no passado.

    Somos o FCP! Abraço Rui Alves Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas trouxemos com ele também o Zé Sá que é fantástico.

      E será que não fariam parte de um "pack" com o Danilo?

      Abraço

      Eliminar
  6. Caro Jorge,
    Hoje podemos festejar, orgulhosos, a conquista merecida do campeonato da segunda Liga do nosso FC Porto B – equipa que dá gosto ver jogar - num campeonato longo e desgastante como é esta segunda Liga, um feito inédito em Portugal e raro na Europa.
    É lamentável que tal feito não tenha merecido o destaque que se exigia em alguns meios de comunicação, sobrando a sensação de que o tratamento seria diferente caso fosse a equipa B de outro clube a alcançá-lo…

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com


    ResponderEliminar
  7. Esta rapaziada é uma categoria! contratar craques na América do Sul? temo-los já em casa! Esperemos que na sad saibam aproveitá-los. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim de repente Omar, Ruiz, Gleison, Garcia, Chidozie, Maurício (agora no Marítimo), Rodrigo, etc realmente são todos oriundos dos bairros mais emblemáticos da Cidade...agora ir buscar jogadores à América do Sul ou a outro sítio qualquer quando é só ir à Constituição ou percorrer as ruas da cidade que eles andam lá...

      Eliminar
    2. Inteligência, quando me refiro a gajos da América do Sul refiro-me aos que já andam a ser anunciados pela comunicação social, os supostos artistas do São Paulo, o Moreno e outros. Quando me refiro a casa não falo do Porto cidade. Não tenho culpa se a sua capacidade de interpretação não abrange tudo o que vá para lá da especificação alínea a alínea. Saúde. João.

      Eliminar
    3. Calma com os insultos, João. Não aviso mais.

      Abraço

      Eliminar
    4. Caro João, eu percebi muitíssimo bem aquilo que disse!
      Mas estes mesmos jogadores o ano passado quando ficaram em 13o lugar eram uma m3rd@ não valiam a ponta de um corno...o próprio treinador não valia nada!
      A SAD e os responsáveis da equipa B não foram em tangas e acreditaram sempre na capacidade dos miúdos...hoje temos o resultado!

      Daquela equipa vejo 2 ou 3 com capacidade para jogarem regularmente na equipa principal, e mais 2 ou 3 para irem alternando entre a B e a A!
      De resto certamente se aproveitará 2 ou 3 dos emrestados e com mais 3 contratações fechar-se-á o plantel!

      Para essas 3 ou 4 contratações vão aparecer na CS 100 nomes...em algum haverão de acertar...os que não acertarem foi porque "não aceitaram as condições do clube", "foram perdidos para os rivais" ou então "optámos por outros em detrimento deles"...um sem número de desculpas que hão-de aparecer nos jornais...

      Só os tolinhos é que se acreditam em tudo o que lêm nos jornais....e depois temos os problemas que temos porque para alguns o que vem nos jornais são verdades absolutas...

      Por mim podíamos jogar com 11 chineses que desde que significassem a camisola que tinham vestida não havia problema!

      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Bom dia e boa semanaa todos! Adorei esta conquista! Parabéns a todos! Mas sinceramente não sei o que dizer acerca do desinteresse acerca do FCP por parte da comunicação social. Hoje na bola branca da RR das 8:30, disseram que o Chaves subiu. Mas foram capazes de dizer quem foi o vencedor da competição! E nós que fazemos perante isto???? Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge Vassalo,

    Aproveito este espaço para endereçar os meus parabens á equipa B do FCP. O campeonato da segunda liga é durissimo. É longo, exigente, fisicamente dificilimo e isso apenas valoriza a vitória do FCP. Vamos lá ver se conseguimos transportar isto para a Liga Zon.

    RAOC

    ResponderEliminar
  10. Mais um evento em que não vi o candidato do CM á presidência do F C P .
    Rocha

    ResponderEliminar
  11. E mais, no site deles, pelo que vi, 0 (ZERO), noticias a dizer que o FCPorto foi campeão!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Bom Dia
    Realmente é revoltante ver como nos tratam esses jornaleiros que escrevem e falam na comunicação social (?). Se eles nos ignoram vamos também ignorá-los. Não ver, não comprar, lutar e chamá-los pelos nomes que merecem.
    Abraços
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge Vassalo,
    permita-me que o trate assim,porque me sinto cúmplice de si no nosso portismo e no carinho com que faz das fraquezas forças para escrever aqui,tentando sempre por o nosso clube em primeiro lugar.
    Deixe-me, em nome desse portismo, dizer-lhe que me parece impossível que a equipa principal não recolha já dois ou três jogadores que fazem parte da B.
    Refiro-me em concreto a Vítor Garcia, que tantas dúvidas me deixou nas épocas anteriores e que merece JÁ lutar pela titularidade dom Maxi, mas também ao médio Govea, e, principalmente a José Sá, um guarda-redes tranquilo, elegante e eficaz.
    Penso também que Ismael e Gleison merecem ir espreitando jogos da Taça da Liga e de Portugal (os mais acessíveis) para se ver o que rendem noutro patamar.
    O Porto tem que agarrar-se às raízes e fazer um plantel com mais portismo. De gente que, se for necessário, corre mais um quilómetro, mete os dois pés, finta, empurra, agarra, aguenta a dor, chora e ri, sempre que isso signifique lutar pelo azul e branco.
    Ontem, chorei emocionado pela nossa vitória e pensei que tenho muita vontade de voltar ao Marquês (sim, vivo em Lisboa), para rebentar de alegria com mais um títiulo de campeão. Por agora gasto os dias a preparar-me para aguentar o que ai vem no fim de semana.

    Abraço

    Miguel Vaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será fácil... admiro a coragem!

      O talento tem de ser doseado com calma, para não ser fogo fátuo...

      Obrigado!

      Abraço

      Eliminar
  14. Sobre o silêncio imbecil da CS é sinal que ganhamos!!!!
    E é também uma bofetada para alguns ditos portistas que são orgulhosos, tem tribunais ou reflexões, que na hora do infortúnio são uns autênticos prodigios na arte de bem governar o FC PORTO!!!!

    A equipa B, que apesar de não ser o 514, é uma espécie de menina dos meus olhos desde que ela existe, tem realmente jogadores que já não enganam ninguém. José Sá (sim este miúdo tem tudo para vir a ser o melhor guarda-redes português!), Vitor Garcia, Francisco Ramos, João Graça (o meu "idolo" desta equipa), Ruben macedo (e é ainda um putozinho) e aquele pretinho (sem racismo, ok!) Palmer-Brown, são jogadores que se forem bem acompahados, darão alegrias.
    Na expectativa de virem a ser melhores realço o Verdasca, Omar Govea, o Tomás (acho que lhe falta um danoninho para ser craque), Ismael e o Gleison...

    P.S. Agora e francamente não peçam a equipa toda da B na A!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Mais uma vez) muito bem dito, amigo! Sábado de manhã, lá estaremos?

      Abraço

      Eliminar
  15. Mesmo que sejamos "apenas" campeões da segunda liga, isto faz muita comichão a muita gente, quanto ao colo colo, quem disse noutro ano que nada ia fazer para que eles não fossem campeões( ai se fosse dito sobre nós, la estava o paladino da "verdade desportiva" aflito), porque é que ontem ia ser diferente? Se calhar ganharam o jogo da mala, como aquele que havia na radio renascença, mas lá era preciso que telefonassem para nossa casa, mas para o maritime basta um almoço e um champanhe e tá ganha a mala.
    Parabéns aos nossos rapazes da B.
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não há mala, ainda é mais confrangedor como se encolhem a jogar em superioridade numérica....

      Abraço

      Eliminar
    2. Quanto á equipa B, os meus Parabéns a todos, do topo á base...

      Agora é saber aproveitar 3/4/5 jogadores para os A já neste ano que vem...

      José Sá, Raul Gudino
      Vitor Garcia, Verdasca, Chidozie, Rafa
      Omar Govea, Tomas P., Francisco Ramos, Graça
      Gleison, Ismael Diaz, André Silva, Leonardo Ruiz, Ruben Macedo

      Para mim, estes 15 tem qualidade para jogar na 1ªliga para o ano

      4 ou 5 no FCPORTO, os restantes emprestados para ganhar ritmo e estofo de 1ªliga

      Poderão ficar 2, 3 na B ainda, mas os que estão lá e foram o ano passado campeões de sub-19 dão garantias de qualidade...
      Mais os que vão subir...

      Tenho visto muitos jogos da formação, B, sub-19, e existe qualidade...

      Qualidade que sera potenciada se eles passarem a acreditar que vão ter lugar na equipa A, pelo menos 2, 3 por ano (baseado sempre na qualidade e empenho)...
      Depois compete ao treinador dos AA saber aproveitar...
      Já o disse e repito, se o FCPORTO não aproveitar estes jogadores agora, vai faze-lo quando?


      Quanto á Mala, ela chegou á Madeira quando o Vieira lá chegou, a prova disso é ver um jogo onde o arbitro foi competente e expula o Renato aos 36 m., (com outros arbitros teria sido penaltie e nem um amarelo veria)...
      Mas a partir dos 36 m., vimos um Maritimo a continuar a defender e mal, com muita gente mas sem marcações???, parecia uma equipa de casados...
      E a perder, nem sequer cruzavam ou rematavam, estavam com medo de quê?
      Que o dono não lhes pagasse?

      E para concluir, para mim, o Salin é mal batido no 2ºgolo com a bola a entrar quase no meio, mas como ele tem receio de esticar o braço...
      Mas um jogador que contra alguns faz grandes exibições e contra outros abre as pernas, fica-se com a certeza de qual é a forma como esse clube ganha titulos...

      Com a conivência da comunicação social...

      Abraço,
      Gil Lopes

      Eliminar
  16. Agora é pegar nestes jogadores juntar um bom treinador e temos um plantel campeão com jogadores da "casa", á Porto! Era, pois era...!!
    O problema era com as "comichoes"? Ja nao se podia contratar de forma a dar "jeito" ao sr empresario que tem "uma bota da tropa" encalhada e precisa de fazer uns trocos! Uma chatisse!
    Tenho pena, que o destino desta equipa é ser destruída com empréstimos e vendas ao desbarato e que so um ou outro chegue ao plantel principal para aquecer o banquinho e assim mais contratações milionárias (que não jogam a pontinha de um corno) possam chegar ao clube!
    Seja como for, serem campeões é um feito extraordinário e isso ninguém lhes tira!
    O gajodocontra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido anónimo, gajodocontra, já não há pachorra para a lengalenga do apocalipse !
      No ano passado todos a malhar na equipe b que ficou em 13º, este ano ganha, tudo a malhar na equipe b que será desfeita ...que vêm aí os papões, e o raio-que-os-parta!
      Enough is enough!

      Olhe, e já agora, chatice é com "c" ...

      Eliminar
    2. Epá, é o fim do mundo, disgrice disgrace disgruce...

      Já vi esse filme....

      Abraço

      Eliminar
    3. Um gajo agora não pode ser pessimista, nem pode dar erros, vem logo a lengalenga de que andamos a pensar no apocalipse!!!
      È mesmo preciso ter pachorra!!
      gajodocontra

      Eliminar
  17. Bons dias! Snr jorge vassalo mais uma vez totalmente de acordo com o seu post na totalidade! Parabéns aos nossos grandes campões da equipa b! Grandes em tudo desde grandes jogadores a grandes portistas a maior parte deles! Temos para o ano de aproveitar alguns deles onde destaco josé sà,victor garcia,verdasca,xicão ramos,graça,tomás,omar govea,gleisson,ismael diaz,leonardo,e claro rafa e andre silva!! Quanto aos cabrões da descomunicaçao social mais uma vez esses filhos da p.... Nos faltam ao respeito! Se fosse a equipa b do ficaben ou do zbording era capa de jornais e abertura de noticiarios durante para ai 1 ou 2 semanas! Era proibi los a entrada em tudo que nos disesse respeito! Quanto ao guardanapo mais palavras para qué? As imagens valem por 1000 palavras né? Abraço

    ResponderEliminar
  18. Lá se vai o Quisto Rei para o Bayern...

    ResponderEliminar
  19. Olha...então a última bolacha do pacote aka Renato Sanchez vai para o Bayern e apenas por 35M???
    Então os 35M do Bayern são maiores que os 60M do Manchester? Ou o Renato dá-se melhor a falar alemão que inglês???
    Perguntas daquelas que sei que nunca irei obter resposta...

    ResponderEliminar