terça-feira, 3 de maio de 2016

Vontade, Querer E União: Os Ingredientes Do Sucesso [ADENDA KARMA]


Ontem, o Leicester, o underdog do campeonato inglês da Premier League, sagrou-se campeão. É a demonstração cabal de que os nomes, as estrelas, não fazem os campeões. O Leicester tem uma fracção do orçamento de um City, de um United ou de um Chelsea.

O que teve foi união, espírito de sacrifício e vontade. Num certo sentido, essa também é a matriz do que faz o FC Porto o FC Porto, desde sempre. Claro, fomos buscar talento aos trópicos e outros lugares, mas a área metropolitana do Porto sempre foi a raiz da identidade daquilo que faz a transposição da luta Nortenha para o futebol.

Não mudou o centralismo: está até cada vez pior. É por isso que faz falta recuperar o FC Porto enquanto símbolo de uma unidade Guerreira contra os poderes de um regime que nos quer fazer desaparecer a todo o custo. É por isso que "um por todos, todos pelo FC Porto" tem de ser um lema escrito no balneário, por muito ultra-moderno que seja. 

Acredito que este é o futuro do FC Porto, a substituição do orçamento pela raça, vontade e querer, até à última gota, até que as pernas se encham de cãibras, até que não sobre mais um átomo de energia para a vitória. Não temos de ser um colosso cheio de estrelas, temos de ser um dos grandes com gente humilde e trabalhadora, polvilhada com alguns craques mas cujo prazer seja jogar pelo FC Porto.

Acredito que essa será a grande novidade da próxima época. Não ficarei surpreendido, não ficarei senão agradado, se não vier o próximo craque que diga que fica muito feliz se jogar na Champions. Não. O campeonato é toda a prioridade. E as Taças. E Ser Porto. De uma vez por todas. Para nunca mais se perder o centro. E a razão de jogar. O Brasão Abençoado, no Início e No Fim.

Neste sentido importa também o ponto de vista de Simão Fernandes, sobre a união dos adeptos com o Clube, magistralmente exposto no comentário ao post de ontem reproduzido abaixo. (a formatação e destaques são meus)

"A minha opinião é simples e sucinta. 

Acho que nós portistas merecemos passar pela fase horrível pela qual passamos actualmente. Pode parecer quase masoquista da minha parte tirar esta ilação, mas estas aguas agitadas pelas quais navegamos foram, em boa parte provocadas por nós. 

Falando na situação desportiva apenas. Exigência sem coerência é isto que nós temos. A falta da adaptação à realidade desportiva e a falta de reconhecimento dos méritos dos nossos adversários é outro erro gritante. É verdade que eles são ajudados de forma vergonhosa (viva ao rico colinho) mas também é verdade que os tempos que eles tinham manducas e kikin fonseca, assim como fernando aguiar e beto ja la vai. ( não estou a incluir o sporting pois quero ver se este crescimento é continuo). 

Os campeonatos são para serem disputados até ao fim, os tempos dos 10 pontos de avanço já acabou a muito tempo e infelizmente nos ainda não aceitamos isto. Só por isso é que conseguimos mandar embora um treinador que perde uma jogo em 2 anos, só por isso é que conseguimos assobiar um treinador que com 16 jogadores novos faz mais de 80 pontos e não é campeão(se calhar era muito pesado para ser levado ao colo). Até o Jesualdo que fez milagres na transformação de jogadores e nos deu 3 titulos, foi assobiado

Aqueles espírito de luta e de sacrifício e de amor a camisola que pedimos ao jogadores? Desta forma não temos moral para cobrar. Nada serve, tudo é fraco. O que vale é que a teimosia de alguns (treinadores e dirigentes também) foi muitas vezes surda perante toda esta critica desmedida e nos deu titulos. Alguns não deram mais porque não os deixaram, outros porque nós não deixamos."

ADENDA: Podes enganar todas as pessoas algum tempo, algumas pessoas todo o tempo mas não todas as pessoas todo o tempo. Isto é só o começo.... e depois os corruptos somos nós! Pois!

19 comentários:

  1. Muito Bem. Plenamente de acordo.
    É preciso que este espírito seja transversal desde os adeptos até ao topo da "estrutura". O caminho é este. Vamos por aí...
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  2. Quando vi que na sad ninguém punha o lugar à disposição por estes 3 anos desastrosos, perdi as ilusões do FCPORTO voltar a ser GRANDE, com estes dirigentes.
    Pois, mas a noticia não incrimina os clubes da corrupital. Mas mesmo quando incrimina, não dá em nada. Vejam-se os episódios do "apito encarnado" (a culpa foi do Valentim), da "porta 18" (a culpa foi do motorista), ou do clube "cardinal" (a culpa foi do Cristóvão).
    E por favor não culpem os sócios e adeptos AZUIS E BRANCOS pela situação a que o clube chegou. Eles gostam do seu clube, não são é tolos. Como diria Leonardo DiCaprio à Jennifer Connelly no filme (Diamante de Sangue), "Well, off the record, I like to get kissed before I get fucked."

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Luís, incriminando ou não, fica. Lembro-lhe que o Presidente foi declarado INOCENTE nos processos dos Apitos.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sr. Jorge Vassalo, eu não estou a falar desse "apito". Eu estou a falar do "apito encarnado" aquele em que a "porta 18" é apanhada a escolher o árbitro João "pode ser" Ferreira.

      Luís (O do José Peseiro)

      Eliminar
  3. "O que teve foi união, espírito de sacrifício e vontade". E talento, meu caro, muito talento.

    De um treinador mal-amado pelos resultados mas muito apreciado por quem com ele trabalhou (mesmo perdendo).

    E principalmente dos jogadores. Não eram vedetas, mas agora passarão a ser porque são bons. Não todos, mas uns quantos. Os outros sim, deram sempre tudo e um pouco mais para compensar e ajudar os "craques".

    Uma boa imagem do que foram muitas das nossas equipas sobretudo nos anos 80 e 90.


    Abraço portista,

    LAeB : Do Porto com Amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, do que foram e, no meu entender, devem voltar a ser. Madjer não é propriamente caxineiro. Mas não duvido que seja Portista até ao osso.

      Abraço

      Eliminar
  4. Concordo com a opinião ,também acho que passamos a ter uma exigencia absurda e que acaba por nos prejudicar,mas o facto é que a liderança tornou-se fraca,e deixamos de ser respeitados.

    saudações Portistas
    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  5. Achei piada que a rtp fosse a única tv que não abriu o jornal da uma com a noticia do dia, pois como o venfique tá lá metido não dá jeito falar muito no assunto e na rtp 3 então foi demais, tinha a letras garrafais: Braga alvo de buscas, mas venfique e sportem nada e depois tiveram o desplante de terem uma jornalista á porta do Braga, mas dos outros dois clubes não tinham, foi no informativo do meio dia e meia, quando foi do antero é que foi uma beleza, mas agora não dá jeito, há que varrer a sujidade para baixo do tapete, depois nós é que somos os corruptos e os outros são santos e portadores da bandeira da verdade desportiva.
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou ansiosissimo por ouvir o tempo extra.... :)

      Abraço

      Eliminar
  6. Que saudades tenho do Estádio das Antas!
    Acho que as criticas ao Peseiro são inexistentes pois so por loucura ele nao sai depois da final da Taça e nao adianta bater no ceguinho nesta altura, mas a maneira como fomos enxovalhados é triste! Parece-me que lá no fundo, a maioria dos adeptos que estiveram no estádio queriam que o Sporting ganhasse..
    Adeptos totalmente apaticos, revoltados contra jogadores que em nada têm culpa dos valores das transferências!!
    Completamente aburguesados!
    Ao inicio ninguém podia estar satisfeito com o Herrera, mas nunca deveriam assobia-lo, precisamente o contrário, tal como faziam com o Quaresma quando as coisas nao saiam bem..
    Paciência!
    Será que irão "arrumar" a casa desta vez e focarem-se no essencial, tal como recuperar o Respeito que perdemos, ou essa união, espírito de sacrifício e vontade como referiu?
    Nao depender de fundos que controlam os destinos dos jogadores e deixar de ser "ponte" para outros? Nao me parece...
    E estas nomeações? :)
    What else!

    ResponderEliminar
  7. Boa a tarde a todos.

    eu achava mais interessante ir perguntar ao nosso ex.jogador Fernando Mendes quem é que pagou ao Marítimo na primeira jornada para nos roubar pontos.

    ele e o Paulo Futre fartam-se de falar nisso.

    e aquilo que o Pedro Guerra disse na TVI me que sabia da palestra do SC e do dinheiro oferecido ao VSC?

    isto a propósito daquilo que disseram sobre aquele jogo do FcPorto na Luz a época passada sobre a questão do bufo e do JJ saber como iria jogar o FcPorto.

    é que para Pedro Guerra ter dito o que disse ontem à noite, das duas uma, ou existem escutas nos Balneários da Luz ou eles tem alguem dentro do VSC infiltrado a espiar.

    alguem vai investigar isto?

    é que assim não supers FcPorto que aguentem

    saudações portistas

    10TiMoFTe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que fazer mais e melhor e que ser campeão, em condições normais ou anormais!

      Abraço

      Eliminar
  8. Podes enganar todas as pessoas algum tempo, algumas pessoas todo o tempo mas não todas as pessoas todo o tempo. Isto é só o começo.... e depois os corruptos somos nós! Pois!

    Mas não é este blog que mais difama Pinto da Costa e a SAD de comissionistas, ladrões, atrasados e azeiteiros?

    ResponderEliminar
  9. Sem tirar nem por.
    Esse é um desejo muito forte de todos nós, de uma equipa de valores humanos, e não de valores económicos.

    E... parece que há gente que decidiu tê-los no "sitio".

    A ver se é mais um caso de buscas, ou se é de buscas e acções. Se é que me entendem.

    Abraços.

    ResponderEliminar