quarta-feira, 4 de maio de 2016

O Jogo Da Bancada


Acho impressionante a forma como o futebol português tem a capacidade de fazer ilusionismo, o misdirection e a cortina de fumo, o jogo dos espelhos e dos cumprimentos especiais.

O ex-líbris desta capacidade fenomenal está no Guardanapo. Ao mesmo tempo que diz que o verifique pode tramar-se na questão do jogo da mala, já nada diz do "jogo da bancada". O que é o "jogo da bancada"? É o jogo que o verifique mais gosta de jogar, aquele de fazer com que o verifique "jogue sempre em casa", onde quer que vá. 

Como os comícios partidários, com autocarros cheios de aparatchicks para fazer monte nos comícios, também o verifique é adepto de comprar uma bancada inteira para os seus poderem entrar e sentar-se em apoio à "onda vermelha".  A isso o senhor Guardanapo não desdenha.

Não desdenha, pois não, assim como não desdenharia que a final da Taça CTT fosse jogada nos Barreiros... pena que Pedro Proença não deixou. Continua a palhaçada alegremente repetida. É ficar a ver a banda a passar, verdade? Pois. Pode ser, no entanto, que o Marítimo se lembre de quem ganhou a Taça da Liga do ano passado. Pareciam, à altura, algo surpreendidos....

Há por aí muita diferença de tratamento nas notícias, consoante a cor: Se Pedro Guerra, director de conteúdos da bostatv, diz o que alegadamente se passou no balneário do Guimarães sobre o discurso de Sérgio Conceição, das duas uma: ou há escutas no balneário ou há algum informador entre os jogadores/equipa técnica. Seja como fôr, gosto muito da forma blasé como se pode fazer acusações de crimes ou, pelo menos, a julgar pelo Carmo e a Trindade quando se falou de um prémio especial aos jogadores para ganhar um jogo por parte do FC Porto - apesar de possível e não ilegal - uma grave ofensa. Como diz o Vila Pouca, imputáveis são só alguns. Provar, tá queto. E, assim sendo, não é difamação? Pois, só se fosse alguém do FC Porto a dizê-lo....

Também parece que, Matrioskas, só mesmo em Braga. Curioso. Bem se sabe do passado democrático e nada vermelho da Procuradora Geral Distrital da capital, mas é engraçado, parece que não se fizeram buscas na segunda circular! Não é nada com eles! Ainda bem que, como diz o ratazana tão bem dissecado pelo Miguel Lima, "não há nenhum indício de um clube grande pelo meio". Como no caso deste samba, também os verifiques dizem: "não é nada meu". Vamos então fazer mais umas quadras ao som deste samba? Borá lá.

E de quem é essa coca toda?
Não é nada meu.
E de quem é este chequezinho?
Não é nada meu.
E de quem é este voucherzinho?
Não é nada meu.
E de quem é este jogador dos outros?
Não é meu, mas também é meu.

De quem é toda esta bancada?
Não é nada meu.
E de quem é esta comissão?
Não é nada meu.
E de quem é esta empresa fantasma?
Não é nada meu.

Excelência eu não tenho nada,
Isso é tudo de amigos meus.

Para fechar o pagode com chave de ouro, só faltava o Bruno Paixão na Vila.... a ver se a anedota acaba este ano e no próximo ano falamos a sério.

24 comentários:

  1. Boas Jorge

    e mais uma vez um post para uma grande reflexão onde eu acrescentaria mais...

    1º onde mora a branca de neve? Porta XVIII

    2º onde se pode oferecer jantares grátis a árbitros? Museu da Bejeca

    3º a quem se pode oferecer "Maletin"? ao Vitor Pifo

    para terminar só espero que o FcPorto vença com paixão em Vila do Conde mesmo sem comprar-mos bancadas

    saudações portistas

    10TiMoFTe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais nada.

      Somos às vezes poucos, mas seremos genuínos.

      Abraço

      Eliminar

  2. @ Jorge

    grande sambinha ;)
    será que passa nas rádios da Capital do Império?

    ps:
    'muito obrigado!' pela referência

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Vassalo
    Somam-se as trapalhadas e as mentiras e a tudo isso o nosso Porto diz nada. Proença uma das cabeças mais brilhantes da Europa [por causa do gel] aconselha calma quando deveria actuar, Gomes anda desaparecido e todos parecem fazer o jogo do Benfica que quer, que pode e que manda. Fabricou o trinta e quatro, o trinta e três e fabricará o que quiser, por este andar. Ao menos Bruno e os seus muchachos tentam fazer-lhe frente. Ouvi Diamantino Miranda incomodadíssimo porque o Marítimo faria descansar cinco titulares supostamente para tentar ganhar ao Benfica mas que coisa estranha num campeonato que deveria ser competitivo!... Mas, a seguir, Guerra, Silva, os apóstolos do clube do regime e até o porteiro do meu prédio dizem exactamente a mesma coisa e metem até uma mala pelo meio. Enquanto isso o Porto manda uns bitaites mas a ... Rui Moreira. Serrão um dos nossos indefectíveis defensores está como sempre de mãos vazias competindo com quem não dispensa papelada e computadores portáteis. Não precisa pois como habitualmente só tem de disparar sobre Lopetegui e desfazer nos jogadores do Porto, no caso José Angel, enquanto os outros defendem os seus até à exaustão. Por razões que a razão desconhece [tenho ouvido por causa de rabos presos mas não vou por aí] o nosso FC Porto está a ser engolido e ultrapassado pelo esquema montado por Moniz e por Mr. Burns de que uma mentira muitas vezes repetida passa por verdade e não vai ser fácil sair dele. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JN, apesar dessa frase ter o seu impacto e ser interessante do ponto de vista de marketing, a verdade é que uma mentira será sempre uma mentira, mesmo que muitas vezes repetida! E, essa é que precisa de ser a nossa luta !
      é mentira ! é demagogia! é aldrabice! é fraude ! é obstipação! é sicuta ! é uma filha da putice!
      Não nos podemos deixar embalar e esperar que para o ano seja melhor!

      Eliminar
    2. Acho que ficou bem patente que o que foi não volta a ser com a declaração do NGP acerca do ASD.

      Abraço

      Eliminar
    3. Pois é Reine Margot. É uma enorme fiha da putice!... Mas enquanto o pau vai e vem e a verdade não se impõe sofrem as costas como na época passada em que só não ganhamos porque aconteceu o que aconteceu. Saudações Portistas...

      Eliminar
  4. qual seria a punicao se o FCP nao se apresentasse em campo ate ao fim do campeonato, em protesto contra o colinho? So a derrota por 3 e uma multa?

    ResponderEliminar
  5. Há alguns (bastantes) anos, o Vieira soltou a sua célebre, lapidar e profética tirada: -"Prefiro fazer as coisas por outro lado."

    Quando o presidente de uma instituição que é um verdadeiro ministério-sombra diz uma coisa desta, deve esperar-se trafulhice pata-negra. E assim chegamos aos dias de hoje no rola-bola nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há bem que sempre dure, não há mal que nunca acabe...

      Abraço

      Eliminar
  6. Caro Jorge,
    Efectivamente, estamos perante uma realidade. Um colinho e uma teia montada e, pior, um imprensa controlada. Uma conjugação muito perigosa. No passado, apenas tínhamos a imprensa contra nós e fizermos disso uma motivação. Está na hora do FCP revistar as suas origens e perceber o seu ADN. Hoje vi a meia final da liga dos campeões. Pepe, James, Fernando, Otamendi, Mangala.. Enfim, no próximo ano sou da opinião que o FCP, para além das muitas alterações, devia fazer um esforço para recuperar alguns jogadores de fibra e que sempre sentiram o FCP. Se for possível financeiramente. Refiro-me a Pepe, João Moutinho, Hulk ( sonhar eu sei mas aposto como ele quer voltar) , J Martinez que se arrisca a passar ao lado de uma grande carreira, como aconteceu com o Falcão. Em suma, incluir na equipa do próximo ano três ou 4 jogadores destes. Utopia? Não sei.. Eu diria sentido em ajudar o FCP através de jogadores que muito ganharam e que se justificava acabar no dragao. Até o Ricardo Carvalho. Abraço Rui Alves Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que Jackson está a caminho do Milan... Quanto aos 3 que falou, só me parece possível Moutinho, para ser o grande Capitão da tropa - Helton que me perdoe, mas é demasiado bondoso para a raça que se exige - e mesmo assim teria de ter um grande corte no ordenado.

      Lucho poderia ter sido esse nome, não fosse... sei lá... confusões.

      Abraço

      Eliminar
  7. Para quê nós Portistas nos preocupamos com isto quando tudo acaba como acaba...
    Enfim, esta vergonha é mais uma a juntar ao estrume já acumulado, já deveria haver uma voz superior no Nosso Clube a comentar estes casos e chamar os bois pelos nomes.

    Ou das duas uma.
    Ou limpa-se já isto pela raiz.
    Ou então esperar que eles se "matem todos ao tiro" e esperar que a poeira assente e se comece a fazer as coisas para o beneficio do Futebol.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A saída do Conselho de Arbitragem e do de Disciplina já pode contribuir para isso. Agora é andar em cima.

      Abraço

      Eliminar


  8. Na política do próximo ano do FCP devia também fazer parte do plano da época o regresso a casa de alguns jogadores como os acima referi acima. Jogadores que o Poro vendeu por milhões e que ganharam milhões. Está na hora de regressar a casa.

    Com o lema sentir o Porto e que está na hora de darem ao FCP aquilo que ele vou deu...

    Rui Alves Pereira

    ResponderEliminar
  9. Jorge, passei para te dizer que o Vila Pouca está firme como uma barra de ferro, apenas tem pena de não conhecer alguns cobardolas que proliferam pela Net e são capazes de dizer as maiores barbaridades, atirando a pedra, mas escondendo a mão. Quem sabe um dia alguém próximo dessa escumalha não dá com a língua nos dentes e ele tem uma grande surpresa. A minha esquerda não é poderosa, mas a direita é capaz de causar mossa. O Silva, que não é do tasco, que me aguarde...

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Como dizia alguém, neste país está quase tudo grosso... com tanta mafia! Ai se fosse algo com o Porto... pois na Invicta não há comunicação que defenda o bem nem distinga o bem do mal!
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge
    Acho que a nossa postura (do FCP) de não responder e estar em silêncio porque senão teria que estar sempre a desmentir as mentiras (como dia o NGP) tem de acabar. É preciso lutar com as mesmas armas e mandar para cima deles todos os dias a bosta que produzem, desmenti-los, zunir-lhes na cabeça, chamar-lhes o que eles são, não deixar passa nada sem fazer barulho...Ir para cima deles com tudo...
    Abraço
    Manuel Magalhaes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que tal vá ser assim no próximo ano.

      Abraço

      Eliminar
    2. O projeto junta o ACIDI/Programa Escolhas e a Fundação Benfica à Fundação Inatel e acaba de formar para agentes de arbitragem um grupo de jovens com idades entre os 18 e os 35 anos, de contextos sociais vulneráveis.

      No dia 20 de Dezembro serão entregues os certificados aos trinta finalistas, entre os quais se encontra um grupo de doze participantes em projetos do Escolhas.

      Segundo António Rola, antigo árbitro e responsável pela formação, “os jovens qualificados demonstraram um enorme potencial”. A partir de agora são estagiários da arbitragem, e "terão um padrinho, profissional, que vai acompanha-los e contribuir para a sua integração neste meio". Ésta é a base do projecto "tu decides bem" ,só para verem como esta gente trabalha por fora ,isto já vai para lá de Conselho de Arbitagem,isto é escolher quem vão ser os futuros árbitos.

      saudações portistas
      Paulo Almeida

      Eliminar