quinta-feira, 5 de maio de 2016

(Des)Comunicações

Por vezes tenho uma certa pena do jornalismo desportivo, a sério que tenho. Deve ser muito complicado ter de encher páginas de jornais com o mínimo de qualidade para que estas possam ser compradas pelos leitores. Nesse sentido, não fico surpreendido com o facto do rol de "interesses" e "contactos" do FC Porto por jogadores cresça exponencialmente quando estamos na silly season e não há nada suficientemente picante para fazer disso notícia. Inventa-se, edifica-se, sabendo que, algum tempo depois, se vai dar o "negócio" como falhado. O problema é quando o feitiço se vira contra o feiticeiro.

Hoje de manhã eu, mais cedo do que a maioria, vi a capa do jornal d'O Jogo aqui reproduzida em cima. Sei que o interesse da Major League Soccer (concretamente, nesta altura, da equipa de Miami) é real, mas o interesse do guarda-redes, aparentemente, não. Como Casillas não é info-excluído, e sabe que o Departamento de Comunicação do FC Porto funciona lindamente, resolveu fazer um Facebook Mentions (aqui) onde, entre sorrisos, desmente completamente qualquer saída. Resultado: A maior parte das pessoas vê as capas dos jornais de manhã, e às 9, já Iker Casillas tinha desmentido O Jogo. Nada contra o jornal - acontece a todos os jornais desportivos - mas fica aqui o exemplo do que será toda a silly season e o quanto se deve dar uma importância... relativa... a tudo o que não seja oficial.

Por falar em descomunicações, o caso de Peseiro, hoje, é paradigmático. Peseiro tem razão em queixar-se da arbitragem, certamente. Mas deve ser advertido que a desculpabilização de todo e qualquer resultado com as arbitragens, não pode colher. Há que assumir o que é evidente. Esta semana, Capucho deu o exemplo no Varzim que treina. Uma atitude à Porto é esta: assumir os erros, ser claro com as falhas próprias e dos jogadores, e não estar sempre a culpar a situação nos terceiros. Claro que somos roubados, claro que é preciso falar nisso, mas fazer disso o centro não colhe. Há que assumir e responsabilizar-se - que faz - e os seus jogadores - que não faz. Ganhamos 7 campeonatos na última década, apesar de remarmos contra a maré. Como diria Mourinho "em condições normais vamos ser campeões. Em condições anormais... também vamos ser campeões!" Com a coragem a vencer o medo.

18 comentários:

  1. Mas, pelo menos, com cerca de 3 meses de FC Porto, Peseiro já sentiu na pele a dualidade de critérios não só da arbitragem como também das análises da CS cá da Paróquia.

    Abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e não deveria ser ele a dizer estas coisas, mas alguém por ele.

      Abraço

      Eliminar
  2. Casillas, a mentira d'o Jogo:
    - Acho-o uma excelente pessoa e um bom guarda-redes, mas todos sabemos que os nossos problemas, nestes ultimas 3 épocas, não estiveram na baliza. Assim, se por acaso fosse embora no final do jogo com o Braga, não viria mal ao mundo e certamente libertava uma boa fatia do seu vencimento para pagar a outros jogadores em lugares chave.
    Vassalo e o nosso amigo Peseiro:
    - Sabemos dos anticorpos criados nos adeptos - eu próprio penso já não haver condições psicológicas para a sua continuidade - mas se é verdade, a aversão dos últimos treinadores, á critica publica aos erros dos meninos - temos de compreender essa atitude, afinal de contas Peseiro está a treinar um conjunto de jogadores cuja confiança deve ser igual á de um galo se tiver de enfrentar uma raposa. Depois, se um gajo estiver sempre a ser prejudicado pelas arbitragens, é natural a centralização nesse capitulo. Imagine agora, oh Vassalo, se em vez deste viesse, como se falou, o Sergio Conceição...UI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa questão é curiosa... Peseiro não chegou ontem e veio para mudar o estado anímico e psicológico da equipa... agradeço-lhe muito mas acho que falhou no objectivo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Concordo amigo Vassalo. O Peseiro até me começa a desiludir ao nível do discurso, ele não está preparado para motivar ninguém, não percebo qual é o seu objectivo com aquelas tristes conferências.

      António R

      Eliminar
  3. Devo dizer que estou espantado pelo próprio ter conseguido desmentir essa notícia sem que o Rui Cerqueira lhe passa-se o microfone. Parece que o Departamento de Comunicação só funciona quando algum PORTISTA de nomeada critica os "sadistas".
    Mas voltando à vaca criogénica, se depende-se de mim dispensava o Iker. Por causa dos frangos? Não. Todos os redes fazem criação e no deve e haver desportivo com Casillas, o AZUL E BRANCO fica no lucro. O problema é o seu vencimento.
    Se o ilusionista do País Basco pode afirmar e com muita razão (digo eu) que foi o "colinho" que lhe tirou o título, já Peseiro mesmo tendo sido muito prejudicado não pode dizer o mesmo. Mas eu entendo, em parte, o desabafo do NOSSO treinador, se ele não se queixar quem o fará, neste portinho de trazer por casa. É por essas e por outras que eu defendo que se devia vender a percentagem AZUL E BRANCA do patéticocanal, (que apenas está preocupado em não melindrar as audiências dos clubes rivais, transmitir jogos de andebol, do ABC e da selecção nacional, ou as galas do SC. Braga) fazendo no NOSSO estádio a DRAGÃOTV canal de FORTE propaganda/marketing da marca FCPORTO e de "ataque" aos nossos adversários. Talvez isso aconteça daqui a 4 anos.
    Finalmente, espero o regresso de Gudiño, Rafa Soares, Maicon, Reyes, Josué, Otávio, Hernâni, Ivo Rodrigues e Ricardo (existindo o problema do Nice).
    Dois jogadores que aprecio são o Marafona (SCBraga) e Sema Velázquez (Arouca).
    Para o ataque, não sei se o FCPORTO vai dar uma 2ª oportunidade a Adrián López (acho que merece) ou contratar Léo Bonatini.
    Um avançado que tem dado nas vistas é Hugo Vieira que joga no Crvena Zvezda.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode claro, com certeza que sim. Mas não pode ser o único ângulo. As críticas sobre a teimosia de Lopetegui eram justas, Peseiro também não deve estar sempre a ilibar as responsabilidades dos jogadores...

      Abraço

      Eliminar
  4. Jorge...
    Só discordo e por completo com a última frase do texto.
    Com coragem a vencer o medo é isto:
    https://www.youtube.com/watch?v=owjyLTx1M-M

    ResponderEliminar
  5. Acho o Capucho melhor treinador que o Peseiro e que muitos nomes que apontam ao Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a fazer o seu caminho... e a crescer como deve.

      Abraço

      Eliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,

    Começo por Casillas. Parece ser excelente profissional, exemplo de dedicação e bom rapaz, para além de bom guarda redes, contudo acho simplesmente demasiado caro para a nossa realidade e função específica que exerce. Os ingleses usam a expressão value for money e é isso que sinto que falta a Casillas. Não é crítico e se sair, saberemos resolver. Se ficar, ok, continuará a projectar o clube.
    Li o discurso de Peseiro e tenho que dizer que sabe um pouco a calimero. Custa-me dizer isto mas foi verdadeiramente o que me passou pela cabeça. Porventura serei injusto mas enfim. Mister está na hora de ser afirmativo e ninguém levará a mal se disser que fomos roubados mas cometemos erros infantis, alguns jogadores pensam mais nas redes sóciais do que noutra coisa, etc.... E no fim ouvir que o Marega e o Suk não estavam preparados para jogar soa a....desorganização completa e desnorte absoluto mas não é apenas do Mister.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poria o Suk e o Marega no mesmo saco. Suk já marcou golos, tem uma excelente cabeça e bom posicionamento, é irrequieto e baralha as defesas. Pode ser aproveitado, porque não. Mas tem de estar abaixo na fila de prioridades, jogar a extremo, a segundo avançado...

      Qual é o problema do 4x4x2? Quanto a Peseiro, fomos roubados, sim, mas isso não pode ser suficiente para justificar perder com Tondelas....

      Abraço

      Eliminar
  7. Caro Jorge
    Com muita pena minha também acho que o José Peseiro (não discuto a parte técnica por que não tenho competência para isso)tem um discurso que não empolga, não estimula, não convence e se calhar é por isso que não foi capaz de recuperar psicológicamente a equipa...
    temos que viver com os pasquins da aldeia que só pretendem vender e vamos assistir a uma infindável lista de nomes e nomes para jogar no FCP (até o Carlos Queirós se põe a jeito).
    Agora preocupa-me que ainda suspirem pelo regresso de Maicons e Bonatinis e companhia. Vamos pensar alto e bem...
    Abraço
    Manuel Magalhaes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tome uma pequena parte - de um - pelo todo de todos nós, caro amigo :)

      Abraço

      Eliminar
  8. Bons dias! Snr jorge vassalo mais uma vez para nao variar concordo com tudo o que diz! Esta nossa (des)comunícação social é podre,fraca,falsa,vendida ao clube do regime e ao clube dos viscondes mostra mesmo o seu facciocismo! Temos que voltar ao tempo dos nossos famosos black-outs por vezes e outras ataca los e chamar os bois pelos nomes! Senao daqui a pouco ate nos vendem o san iker cassilas ao ficaben ou ao sporten! Quanto a jose peseiro acho o boa pessoa mas sem estaleca para treinar o nosso grande clube! Ate eu acho nuno capucho melhor treinador! Veremos quem vira porque quase de certeza peseiro nao fica e a minha opiniao! Abraco e fc porto forever!

    ResponderEliminar
  9. boa tarde a todos.

    concordo com o Jorge quando fala que isto vai ser um fartote de noticias tontas.

    sobre Casillas, pese embora o seu curriculum vistoso, parece-me a mim que o FcPorto não desdenharia transferir o jogador e recuperar parte do investimento feito nele antes que este termine contrato e saia a custo zero.

    Mas se ficar então precisamos de ter uma defesa de betão como antigamente ou então por muito que Casillas se esforce, ele sozinho não chega. Agora se saísse penso que Vid Belec do Carpi que pode ser contratado a custo zero e Lovre Kalinic que tem 201cm seriam de equacionar apesar de termos muitos goleiros ligados ao clube e dos quais eu apenas só manteria ligado ao clube e são eles José Sá e Gudino.

    Sobre Marega e Suk, penso que quando foram contratados foram-no a pensar na tal politica do eucalipto, aquela que seca tudo à volta e que tem a ver com a regra dos 3 emprestados por clube. Joga-se muito nesta área e parece-me a mim que só devia ser permitido um jogador por clube, pois temos assistido a jogos em que por vezes não jogam os 3 emprestados e mais um ou dois por castigo e isso quando eles são titulares reflectem-se no desempenho de uma equipa e basta ver como foi o jogo do Paços de Ferreira contra o Benfica. Se mantiverem a regra o FcPorto irá fazer como os outros e empresta-los a equipas que possam causar dificuldades aos seus rivais.O problema é se aparece um árbitro com aquele do Arouca vs Académica e tira dois jogadores do FcPorto emprestados aos estudantes de jogar contra o Benfica.

    agora ver capas de jornais e programas a falar do Renato Sanches a dizer que perdeu o gás é para rir. Bonita forma de camuflar e defender o jogador de exibições menos conseguidas.

    ontem num programa da cmtv vimos alguem defender que o Pedro Guerra não assume a voz do dono e aquilo que disse no programa da TVI é só da sua responsabilidade. Hora hoje isso foi desmentido pelo o seu dono quando diz que está do lado do seu director de conteúdos da BTV. Portanto o Janela e o Antunes faziam um grande favor à gente se estivessem calados. Boa tentativa de branquear aquilo que disseram sobre o SConceição e a palestra.

    sinceramente neste nosso futebol já nada me surpreende infelizmente.

    nota: na despedida de Paulo Paraty não me lembro de ver por lá o Presidente do Benfica ou os seus vices. Logos eles que lhes devem algo ao contrário daquilo que pensarão os adeptos leoninos. Memória curta para registarem. As minhas condolências à família.

    saudações portistas

    10TiMoFTe

    ResponderEliminar
  10. Como Español os digo que Casillas no está para un grande como el Porto,da pena verle "cantar" partido tras partido.Gudiño me parece un portero interesante pese a su juventud,y tampoco estaría mal la opción de recuperar a Andrés Fernandez,es un gran portero pese a que en el Porto no estuvo muy acertado. Saludos desde España Dragones.

    ResponderEliminar