domingo, 15 de maio de 2016

Crime, Dizemos Nós


É um crime sem pudor nem vergonha o que se passa com o benfica. Sim, benfica, nada de brincar ou fazer anagramas. Não é brincadeira, mas tem uma letra muito pequenina. Há um "jogo duplo", mas só se investiga o lateral na segunda liga. Queixamos-nos  das sobras, mas passamos ao lado do bolo. O Farense e o benfica B distam 1 ponto. Um desce, o o outro fica. E desceu o Farense, depois de perder 2 pontos pelo caso Hamarriz. Mas, mesmo assim, o benfica B viu-se em superioridade numérica depois do mesmo jogador do Freamunde fazer dois penalties. Um deles fora da área. Uma maravilha.

E agora, pergunte-se: se for o Leixões condenado, quem fica na Ledman Pro? O Farense! Um escândalo.

No andebol não vale a pena falar, ou vale, dos livres de sete metros nos últimos minutos, das tropelias e decisões inusitadas, dos dois minutos distribuídos como freepasses de discoteca. Deu no resultado que deu, e somos todos do ABC desde pequenino. Ainda não chegamos à final do basket, mas já sabemos que teremos de ser muito, muito melhores do que eles para levar o título para casa.

No hóquei, novo escândalo. Tó Neves - de quem não sou especial fã - disse isto na conferência de imprensa, depois de um jogo completamente desnivelado e ganho graças aos senhores do apito.

No futebol da Primeira Liga, é o que se sabe. No jogo de hoje, que deu o tricampeonato ao benfica, isto.  Mas atenção, não é nada, mas mesmo nada, que não estivesse já pronto. O presidente do Nacional deixa bem claro que tem o seu coração dividido. Os adeptos do Sporting de Braga festejam os golos do benfica, precedidos de penalties em contra não assinalados, efusivamente. O União da Madeira, que "não precisava de pontuar na luz" vai para a Ledman Pro. Mas é só a ponta de um iceberg com, mais exemplos aqui. O Belenenses, entre outras equipas, abriu a passagem aos amigos, com goleadas que não consentiu a mais ninguém. Todo um festival de arbitragens, de jogos com adversários a jogar abaixo do seu potencial, entre muitas outras tropelias. É assim, foi sempre assim, tem sido sempre assim.

E não há que enganar, cabe ao FC Porto e a mais ninguém, combater esta tendência de regime podre. Só o FC Porto tem capacidade e meios para fazer frente a este escândalo. E é por isso que nós, Portistas, temos a obrigação de fazer muito mais do que fizemos este ano, temos a obrigação de saber o que combatemos, contra quem lutamos e que a luta é bem mais séria do que se possa imaginar. Não esquecer, bastaram dois jogos em que se marcaram penalties, AGORA QUE NÃO INTERESSA NADA, para que, quem jogava connosco, tivesse um pouco de calma e não partisse de peito feito. 

O FC  Porto tem de se bater acerrimamente por uma arbitragem mais justa - está visto que nós não precisamos de mais do que isto, e de encarar cada jogo como a final da Champions. Chega da postura passiva e distanciada, de clube de "elite mundial" , "acima disto tudo". Não podemos andar sempre a fazer escalada de montanha além de remar contra a maré. Temos de lutar com as mesmas armas.

E não temos de ser anti nada. Somos só pelo orgulho de ser melhores. Que temos de voltar a ser. Mas estar aqui, sempre. Não em Saturno. Aqui. Ou então seremos sempre papados.

49 comentários:

  1. Não diria melhor Jorge. A bola está do lado da direção. Espero que eles saibam o que têm a fazer.

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chega de bonomias e consensos. Estamos a lidar com um lodaçal.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge segundo o presidente, so se responde aos ataques, com nivel. O problema é que está a demorar muito tempo a encontrar o nivel. 5 anos nao chega?

      Eliminar
  2. Mal vi o lance do Talisca deixei de ver esse jogo.
    É com a contratação do Zé Manel que vamos fazer frente a isto tudo? Com todo o respeito a ele nao me parece ser a solução, mas espero estar enganado!
    Nao cabe só ao clube melhorar, nós como adeptos tambem o podemos fazer e volter o que outrora fomos..
    Continuaçao de um excelente trabalho

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, a ser verdade a contratação de Zé Manel - não foi confirmado - esta terá ocorrida EM FEVEREIRO, contemporânea com Suk e Marega... Acho que se percebe qualquer coisa.

      Abraço

      Eliminar
  3. Somos nós e mais ninguém que podemos dar a volta a isto. Como? Uma boa base de dirigentes, trabalhando em silencio, mas arduamente, nos sítios das decisões importantes; um treinador competente; uma comunicação eficaz e fundamentalmente uma EQUIPA que jogue futebol, não necessariamente o melhor, mas o mais eficaz. Contratando jogadores inteligentes e com espírito de sacrifício para formarem um conjunto, em detrimento de eventuais vedetas cujos objectivos pessoais, normalmente, se sobrepõem aos colegas, temos boas hipoteses de reganharmos novamente. É que estas três épocas estão cheias de lixo corruptivo em todas as midalidades e há que enterrá-lo no respectivo aterro sanitário.Agora é ganhar a Taça.

    ResponderEliminar
  4. 100% de acordo. Só faltou dizer que isto já vem de há uns 5 anos atrás e só tem vindo a aumentar. Lembro-me bem de Cardoso a jogar andebol nas barbas do árbitro que agora é presidente de liga e não se passou nada.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós nos lembramos, meu caro. E não são 5, são mais. Isto tem de ser combatido JÁ.

      Abraço

      Eliminar
  5. Retomando uma frase algo antiga e modificando-a para esta nova realidade:
    Há duas coisas que, após uma primeira visita, nunca visitas novamente: Uma fábrica de salsichas e um jogo do SLB em casa a ser transmitido em circuito fechado de televisão.

    ResponderEliminar
  6. O "tavinho malvado" do clube cardinal já veio a terreiro mandar vir, enquanto que na estrutura deste fcporto está tudo a ZZZZzzzzzzzzzzz.
    Conheço o Léo Bonatini, agora o Zé Manel????????

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh homem desculpe lá mas deve de ir receber alguma coisa pelo Bonatini de tanto que fala dele... Não será com o Zé Manel que iremos resolver os problemas mas também não será com o Leo...
      Além de que PL como o Bonatini temos dentro de portas...

      Eliminar
    2. Que quer, ó Luís? A 15 pontos? Santa paciência!

      E o Zé Manel não está confirmado....

      Abraços

      Eliminar
    3. Deixe lá isso... a culpa já foi assumida, é do Lopetegui.

      Eliminar
    4. Se o ze manuel vier com vontade, deixa vir. Prefiro isso aos imbulas, osvaldos e o raio que os parta. Vejam as contratacoes de 2002.

      Eliminar
  7. Caro Jorge Vassalo,

    Peço desculpa pelo off tópic mas como não comentei o jogo de ontem, fica aqui o meu registo de felicitações ao André Silva pelo golo marcado e acima de tudo pela forma como o comemorou. Digno de um dragão.

    O resto apenas interessa para que os dirigentes portistas percebam quem é o inimigo. E não são os sócios e adeptos. Fomos comidos de cebolada nos últimos anos e nem sequer conseguimos reagir. Bater no fundo também é isto.

    O que se passou na segunda liga é um escandalo. O Farense perde 2 pontos no jogo do Slb com um jogador que anunciou como emprestado. Um panela das antigas, dignas de um calabote.


    Raoc

    ResponderEliminar
  8. Nunca vejo os programas de merda que, supostamente, dissecam futebol. Mas hoje, visto ter visitas em casa, acabei por ligar a TV na sic notícias para se ir vendo os festejos do clube maravilha. Ouvi um bocadinho dos comentários dos paineleiros e, sinceramente, aquela gente mete nojo. Vê-los falar de desportivismo, saber ganhar, saber perder, exemplo para os jovens, etc, é como ver putas a falar dos méritos da virgindade. Isto é uma anedota de país, cheio de trafulhas até ao tutano. E, sinceramente, não me venham falar de salazarismo e o catano. Eu posso ser suspeito, visto ser grande admirador do dr. Salazar. Mas o período do Estado Novo foi a última ocasião em que fomos um país, em diversas dimensões. Se nós começámos a ganhar após a abrilada não foi porque antes o regime não deixava, Salazar sempre ligou pouco ou nada à bola. Passamos a ganhar porque passamos a ser muito melhores, mais capazes, mais determinados, mais organizados, enquanto outros se agarravam ao passado e ao estatuto. E vimos o ódio que isso gerou nos incapazes, na escumalha que não é capaz de reconhecer mérito a quem o tem. Mas essa escumalha, não duvidemos, é a mesma que embolsa dinheiro de subsídios quando supostamente são para investimento, que arranja maneira de ter os filhos na universidade a receber bolsa "para pagar o gasóleo" (como diziam alguns fdp quando lá andei), que inventa ou omite facturas, que vive do chico-espertismo, que elogia os autarcas que "roubam mas fazem" ( e depois dizem que se fossem eles, faziam o mesmo). Esta gente é herdeira do pior que há em Portugal desde os tempos de Viriato. Gentinha das manhas, desprezível. É contra eles que temos de voltar a ganhar, para que voltem a falar em apitos, em fruta e na pqp, porque essa gentalha nunca reconhecerá o mérito a quem o tem. Gente que execrava Mourinho quando cá estava e depois passou a ver nele o maior, gente que difama, mente, etc. Havia muito para dizer, podíamos estar aqui o resto da noite, mas todos sabemos quem eles são. São aqueles a quem nunca "comem as papas na cabeça", riem alarvemente quando se fala de trafulhices e conhecem sempre alguém que os desenrasca para passarem à frente da fila. São aqueles de quem o sr. Reininho falava quando dizia adorar "esses ratos de esgoto/que por mim passam a altivar/como se fossem mafiosos convictos/ habituados a controlar". Não são. Porque os mafiosos têm honra, coisa que eles desconhecem. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que acabar com a máfia, já.

      Abraço

      Eliminar
    2. O Salazar não ligava ao futebol, que importa isso?
      Não impediu que o Eusébio saísse do clube do colinho, para defender o interesse nacional?
      A "máquina" usou o clube para manter a manada anestesiada!
      E nada melhor que esse clube ganhar para a manada andar calma, apesar da triste realidade que vivia. Para não irritir muito o resto das gentes do regime, lá ia permitindo qq coisa ao leão de vez em quando...

      Só tenho pena que aqueles que defendem/elogiam Salazar, não sejam bafejados pela sorte de reviver esses tempos... na pele de um comum cidadão, não de um privilegiado do regime!

      cumps

      Eliminar
  9. " Temos de lutar com as mesmas armas."

    exacto, neste país podre e com um futebol ainda mais podre tem que ser assim.

    e verdade seja dita...se não fossem os verdes era o silêncio total...não se passava nada.
    Temos que fazer pelo menos, o mesmo...No Tugão tem que ser assim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se se mantiver o silêncio para o ano, esta direcção não chega ao seguinte.

      Abraço

      Eliminar
  10. Portugal, com estes lixo humano é um país que vive da corrupção, e não espanta que quando o FC Porto ganha dentro das 4 linhas lá vêm umas quantas pessoas a dizerem que somos beneficiados.
    Pois claro, já que como estão habituados a ter ajudas pensam que quando outros são campeões é também obra de ajudas.
    Festejem lá o tri do apito, colinho, linhas 18, vouchers, mas uma coisa vos digo que quando o FC Porto, ser novamente um FC Porto de entidade aí as coisas vão doer-vos e muito.

    Já estou farto deste circo ambulante que esta semana se andou a fazer de publicidade.
    Este dia é o dia em que temos de nos levantar-nos deste sonambulismo e ir com a força toda.

    O FC Porto é puro e não precisa de andar injectar-se de esquemas para ter sucesso.

    A Taça é para conquista-la, que para mim é um título tão importante como a liga, e recomeçar o Nosso trilho.

    FORÇA FC PORTO!!!

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *...um FC Porto de identidade.

      Eliminar
    2. Depois de festejarem golos do verifique e de dizer que "o importante é o FC Porto", só tenho uma coisa a dizer:

      CINCAZERO!

      Abraço

      Eliminar
  11. Tó Neves hoje foi roubado.
    Numa modalidade onde Portugal, Espanha e Itália dominam em termos europeus a dupla de árbitros escolhida foi... francesa. Seria o mesmo que na próxima final Real-Atlético escolhessem um árbitro da Palestina. Enfim, uma dupla que arbitra jogos sem público, num hóquei sem qualquer expressão, a arbitrar um jogo com 3 ou 4 mil pessoas, com 99% do pavilhão a torcer por uma equipa... enfim, a escolha foi tudo menos inocente.

    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
  12. É favor corrigirem-se a letra do efectivamente, sff. Estou aqui a ouvi-la no álbum e não corresponde ao que escrevi. Creio que a minha versão é a do In Vivo (ou será a de algum concerto em que o sr. Reininho se pôs a sabotar as letras, como sempre gostou de fazer). Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Rui sempre sabotou as letras. Acho que quando escreve as letras já as está a sabotar :D

      Abraço

      Eliminar
    2. Essa é que é essa Jorge...desde que vêm a luz do dia que aquelas letras são sabotadas! :)

      Eliminar
  13. Boa noite a todos os portistas.

    sobre aquilo que o Jorge aqui postou tenho de assinar por baixo pois a vergonha é tão descarada que nem existem palavras para acrescentar mais.

    o Gil Vicente apresentou queixa à Liga sobre o jogo em Santa Maria da Feira em que perdeu com o Feirense e pondera fazer o mesmo sobre este contra o Farense.

    os super dragões pedem para investigar o Benfica B vs Freamunde.

    à mais de dois meses que a FPF e a liga sabem de jogo duplo na segunda liga e na primeira?

    sábado à noite num canal acerca de 500 metros do estádio da Luz Dr.Dias Ferreira diz que Paraty sabia muito sobre a corrupção aos árbitros e que infelizmente não se vai poder divulgar porque tristemente já partiu.Devido ao sigilo profissional o Doutor não pode divulgar mas deixou no ar que tem a ver com o actual estado de coisas no nosso futebol.

    eu num site de referência desportiva por denunciar e responder da mesma forma aqueles que tentam silenciar tudo sou banido e censurado com mensagens deste tipo.O Miguel do Tomo é que tem razão contra aqueles que anonimamente fazem denúncias para remover todas as verdades que não gostam de ouvir destes locais e dos tubers.
    http://prnt.sc/b4hdk0

    este foi um campeonato da treta em que o campeão não é um justo campeão

    Saudações Portistas

    11Drul0Vic

    ResponderEliminar
  14. Ainda quero ver se depois de tanto exigirmos - comunicação, equipa, treinadores, gajas boas, ops... - estaremos, NÓS os adeptos, dispostos a fazer a nossa parte. Ou se aos 5 minutos do jogo de apresentação estaremos todos a assobiar o Zé Manel é a suspirar pelo Bonatini. Querem mesmo continuar a ser Luis?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudar do topo à base significa deixar de ter adeptos com o rei na barriga. É que, qualquer dia, querem aquilo que desdenharam e não têm.

      Abraçom

      Eliminar
  15. Bom dia amigo Jorge Vassalo.

    Um assunto um bocadinho relacionado com esta questão, eu sei que vivemos em tempos de liberdade total sobre escolhas partidárias clubisticas etc etc.. mas mal vai o nosso clube quando alberga no PAtetico Canal colaboradores como a senhora Sonia Balieiro que não tem qualquer problema em vir para as redes sociais destilar o seu amor pelo venfique..Dê uma olhadela! Andamos nós a dar asilo a gente desta!!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já soube que a SAD está ao corrente deste assunto. Vamos ver o que se vai passar. Creio que será um bom indicador do tom das coisas para esta época vindoura.

      Evidentemente, o que a senhora Sónia fez é inadmissível.

      Abraço

      Eliminar
  16. Escreve-se aqui muito sobre o controlo do SLB no futebol Português, que é preciso lutar contra esse domínio, que temos que nos indignar, que temos que nos "revoltar" para mudar as coisas!
    Mas meus caros quem deixou isso acontecer? E acreditam que agora os mesmos vão fazer alguma coisa?
    Quem se manteve calado ate agora é porque consentiu, não se importou porque teve medo ou porque é parvo, pois o que se tem passado esta á vista de todos!
    Eu nao acredito que as pessoas possam mudar tanto de um ano para o outro, quer sejam adeptos ou dirigentes, na próxima época vamos ter o mesmo silencio de quem comanda o FCP e os adeptos vao continuar a assobiar, vai ser tudo igual!
    Só espero sinceramente estar enganado e na próxima época poder penitenciar-me por ser idiota, mas eu continua acreditar que no no FCP nada vai mudar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos pela penitência, então :) Não me leve a mal :D

      Abraço

      Eliminar
  17. Será que vale a pena ser adepto activo e apoiar o que quer que nos seja caro quando tentamos compensar o silêncio dos silenciosos sendo silenciados?
    Foda-se, estou farto desta merda toda. Ninguém se mexe. E com toda a certeza que não nos cabe a nós fazê-lo quando vemos membros eleitos para o nosso próprio clube os primeiros prontos a atacar-nos quando dizemos verdades incómodas, ou exigimos acção.

    Imbicto abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos para o ano, imbicto amigo. Se continuar como está, não acredito que passe daí.

      Abraço

      Eliminar
  18. Tenho orgulho de ser tripeiro. Sinto vergonha de ser português.

    Uma das medidas de Pedroto foi proibir que qualquer jogador usasse vestuário de cor vermelha. E mas não digo.

    Precisamos de uma massa adepta unida e determinada.

    Ame o Futebol Clube do Porto ou deixe-o.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde,
    o silêncio da nossa direção,é inacreditável! Eu perdi toda a confiança no Presidente. Parece que estão-se todos a cag..
    PERDER OU GANHAR É IGUAL?
    PORTO ATÉ À MORTE CARALHO!
    Desculpe a linguagem, SR.Jorge.
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Jorge, uma vez mais, excelente texto com o qual concordo completamente.

    Calculo que, obviamente, nem todos os participantes neste blog sejam residentes no norte mas acreditem (aqueles que não têm essa experiência) que residir em Lisboa quando há estas "festividades da capital" é um autêntico inferno. Há semanas que os vermelhos não se calavam mas ontem mais parecia noite de reveillon... Mas também vos digo que isto ainda me dá mais "ganas" (como dizia o nosso antigo mister) para a próxima época e ACREDITO que o Lumiar e o Carnide não vão ter a vida fácil que tiveram este ano.

    É verdade que foram cometidos muitos erros nestes últimos anos mas não devemos deixar de acreditar/confiar naqueles que nos conduziram ás vitórias do passado pois eles também são os principais interessados em retomar o nosso rumo de glória.

    Espero que estes três anos de sofrimento para todos nós nos faça crescer enquanto adeptos. Que nos faça valorizar mais as vitórias, o esforço, as conquistas e, acima de tudo, que nos faça valorizar mais a nós mesmos e ao nosso Clube, pois não foi só a SAD e a Direcção que se aburguesaram. Os adeptos também seguiram esse caminho e parece que se esqueceram da sua (nossa) verdadeira identidade. Não somos viscondes nem senhores bem falantes. Somos bairristas, somos ferrenhos e queremos é luta (desportivamente falando).

    Não desistam do Nosso Grande Clube pois um verdadeiro Portista não baixa os braços e nunca vira a cara á luta.


    PL

    ResponderEliminar
  21. é preciso ir para cima deles e rebentar com aquilo tudo. temos de denunciar as vergonhas que eles protagonizam sem medos, a mentira tem perna curta!
    e em vez de nos assobiar-nos a nós próprios, assobiar esses cães que por aí andam.

    ResponderEliminar
  22. não é só o vermelho que tem de ser proibido, também o verde o tem de ser. Não se deixem enganar pelos viscondes, eles são mouros como os outros. se fossem eles os campeões também podiam agradecer aos arbitros.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia caro Jorge!

    É como esta situação:
    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/juniores/detalhe/benfica-ilibado-no-caso-da-transmissao-de-tv.html

    Foi autorizado pelo telefone...

    E siga a marinha. E nós, FCPorto, continuamos a pactuar com isto...

    Abraços!

    ResponderEliminar
  24. Jorge,

    Estou completamente farto de toda esta situação o clube de vermelho tem neste momento um poder tremendo em todas as áreas algo que nem o FCP teve na era dourada de PdC!

    Isto é muito mas muito preocupante! O FCP tem de voltar às origens e fazer-se ouvir.

    A FPF beneficia o benfica, as arbitragens beneficiam o benfica ( vai sair o Vitor Pereira mas vai entrar outro tao bom ou igual a ele ). Pergunto porque é que o FCP tambem desistiu de lutar na secretaria e deu tudo de mão beijada ao benfica? Serei só eu a achar isto demasiado estranho?

    Espero uma mudança radical na comunicação,secretaria e jogos de bastidores.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar