quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dignidade E Respeito


Ia escrever um longo post sobre Peseiro e o disparate que foi a sua estadia, mas pensei duas vezes e não vale a pena. Exijo dignidade e respeito para com José Peseiro. Apesar de tudo, teve a coragem de assumir uma casa em chamas e de fazer o melhor que sabia e podia, e por isso tem a minha eterna gratidão e respeito. Espero honestamente que saia com um agradecimento bem público pelo seu trabalho e com a noção de que é reconhecida a sua entrega, ainda que mal dirigida.

Preocupa-me, bem mais, a notícia de hoje do DN, que fala da saída de Antero Henrique por divergências com a posição do clã Pinto da Costa. Não conheço AH, nunca falei com ele, mas sei que com ele ganhamos muitos títulos e fomos muito bem sucedidos no Clube. AH tem muitos defeitos, nomeadamente um pobre cuidado da sua imagem pública e uma mania de estar em silêncio em alturas importantes. No entanto, não dá as mãos a Vieira, não acompanhou José Veiga no ataque ao FC Porto e nunca teve uma fase de complexo de Édipo como teve Alexandre Pinto da Costa. 

Vou ser perfeitamente claro: não considero o Futebol Clube do Porto o Pinto da Costa Futebol Clube. Já me é bastante incomodativa a ideia de Alexandre Pinto da Costa caminhar nos corredores do Dragão como se de sua casa se tratasse. Não admitiria que agora APC fizesse parte das decisões do Clube de uma forma tão elevada. A escolha de jogadores e treinadores não pode ser feita por APC. Digo, desde já, que se isso acontecer estaremos a caminhar para um buraco ainda mais fundo. E, com muito pena minha, será um peditório para o qual não darei.

Compreendo o rumo da Vida, onde, numa fase onde a mortalidade nos olha de frente, queiramos "arrumar a casa" em termos de família. Mas, por muita gratidão, admiração e respeito que sinta por Pinto da Costa, não consinto uma oligarquia. Não será com o meu voto, não será com a minha concordância e não será com o meu dinheiro.

Espero que esta notícia não passe de um ruido de clickbait, e que Pinto da Costa perceba, de uma vez por todas, a forma como o seu filho é visto pelos adeptos. Se não o fizer, perderá bem mais do que títulos nos próximos tempos. 

O que é demais é moléstia. Haja Dignidade e Respeito.

43 comentários:

  1. Totalmente de acordo!
    Se é verdade o que expôs estamos perante uma verdadeira catástrofe.
    Até ponho hipótese de não por mais os pés no Dragão. Se for verdade era bom que AH abrisse o livro e explicasse a sua posição.
    Aquilo não é uma monarquia...
    Até tremo só de pensar que é verdade..
    Vamos ter que fazer uma manifestação, uma jornada de luta, depor aquela família...
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  2. Saia ou não Antero Henrique, os factos não mudam: o filho pródigo tem real (e quase sempre nociva) influência na gestão da SAD. Ponto final. Obviamente que por sua vontade, mas essencialmente porque o pai o permite. Outro ponto final.

    A conclusão evidente: só o responsável pela situação tem a capacidade para acabar com ela.

    Dito isto, não penso que APdC represente todo o Mal e AH o Bem. Não há preto e branco, apenas tons de cinzento. E é factual que com AH e sem APdC, se ganhou muito. Se é apenas coincidência ou não que o nosso descalabro esteja associado ao regresso deste lord sith, isso já não sei.

    Quanto a Peseiro, concordo em absoluto que deve ser tratado com respeito, pelas razões apontadas. Embora às vezes me custe fazê-lo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa análise, concordo em absoluto

      Eliminar
    2. Não falo do Bom e do Mau. Se calhar tu conheces os dois. Eu não conheço nenhum deles. Não sei se sabes, mas não procuro Santos no mundo do futebol. Esses arquétipos aqui, não servem. Digo-te, contudo, que um foi sujeito a votação nas eleições e o outro, que eu tenha visto, não apareceu em nenhuma lista.

      Portanto, não admito - e estou certo que não estou sozinho - este tipo de nepotismo. Não admito que alguém que não ocupa NENHUM cargo decida ou ajude a decidir o que quer que seja. ESSE é o ponto. Não sou sócio de feudos.

      Abraço

      Eliminar
    3. Precisamente o meu ponto. Como sabes, em minha opinião, a intromissão do filho é o ponto mais negro da presidência. Mas não é isso que isenta os demais "decisores", eleitos ou nomeados, das suas responsabilidades.

      Abraço portista

      Eliminar
    4. De acordo e, claro, desde o Presidente aos adeptos, todos têm de assumir as suas responsabilidades, incluindo o Director/Administrador da parte do Futebol, certamente!

      Abraço

      Eliminar
  3. A ser verdade esta noticia, os detractores de AH levam uma enorme bofetada de luva branca.
    Afinal as escolhas esquisitas, foram obra de PdC e não do pobre Antero.

    Receio que vamos ter alguns cardeais Richelieu até ao abandono total de PdC...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal, não está lá para receber "a massa". Senão estaria calado, caladinho, quieto, quietinho.

      Abraço

      Eliminar
  4. Nao sabendo de que lado anda a razao e apurando apenas os factos "palpaveis", ganhamos mais com antero/reinaldo do que com esta chegada do filho de Pinto da Costa.

    Outro facto é que isto se assemelha a politica, ou seja, quando alguém tem maioria faz o que quer mas faz, quando o poder é dividido o foco é abater o oponente e nenhum dos dois faz nada, simples.

    ResponderEliminar
  5. Boas!
    Jorge acredito mais na hipótese do clickbait. Se isso se passasse já não era desta semana, logo na nova estrutura portista, e tal como foi explicado na entrevista de PDC, AH continua a ser o homem do futebol e passa também a VP para também ter responsabilidades na sad. É um facto de que desde que Alex entrou as coisas pioraram mas não foi só isso que aconteceu. E muitas das coisas já aqui foram faladas. Desde colinhos ao triângulo Mendes Vieira salvador. Às saídas da sad de caldeira e do outro da federação por vários motivos pelos vistos.
    Ou seja muito mudou e agora temos que correr atrás do prejuízo.
    Estás guerras não nos levam a lado nenhum. Óbvio que existindo o mínimo de Alex no porto, não sendo ele parte da direcção, para mim é motivo para haver esclarecimentos urgentes.

    Cumprimentos
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  6. Ah e sim, Peseiro merece toda a consideração e respeito de todos. Penso que lhe estará reservado um papel na estrutura do futebol e formação com a saída de Luís Castro.

    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  7. Eu sei que te devo um jantar, mas aposto já outro em como isso não vai acontecer.
    Neste momento, a única maneira de AH sair, seria a Administração da SAD sair toda. O NGP reafirmou e reforçou estatutariamente a sua ligação a AH. Não haveria explicação possível...
    Lixa-me estarmos para aqui a comentar mais uma trampa de noticia posta a circular de forma a dividir.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não seria AH ser demitido, mas sim demitir-se! No entanto, não há divisão nenhuma: APC não é assalariado do FC Porto.

      Abraçom

      Eliminar
    2. Repara, se depois de tudo o que PdC disse, AH se demitisse, teria que haver uma explicação. E só aí seria exigivel uma explicação, porque até lá, são noticias da treta. Mas explorando essa hipótese académica, não restaria ao NGP outra saída que não a demissão em bloco da direção. A menos que AH saísse para ficar rico ou assim. Agora, por estar farto de um, como bem dizes, nobody... Seria o fim. Ain't gonna happen.

      Eliminar
    3. Sim, mas isso é o que eu digo, basicamente... se reparares.

      Abraçom

      Eliminar
  8. Muito bem Jorge Vassalo. Subscrevo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Se vingar a opinião de AH será Marco Silva o treinador do FCPORTO, ou em último caso Mano Meneses.
    Com APC teremos Sérgio Conceição.
    Já com JNPC, só Deus sabe quem será.
    Quanto a José Peseiro está como a música "Don´t give up" do Peter Gabriel.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  10. Concordo em absoluto com o primeiro parágrafo.

    Com o restante também concordo, mas penso que será uma notícia só para bater no Porto.

    É que essas noticias vendem mt. E como nós não respondemos nem desmentimos então vá de plantar mais uma.

    Abraços

    ResponderEliminar
  11. É preciso acabar com as especulações sejam elas de que natureza forem.Mas a comunicação do clube não existe e isso só origina a confusão dos sócios perante tantas notícias contraditórias. A casa está toda desarrumada e é preciso começar a arruma-la. A questão do treinador é urgente que fique clarificada até para não fragilizar quem vem a seguir colocando-lhe rótulos de segunda ou terceira escolha.PC tem neste momento de mostrar o que vale e não pode falhar mais uma vez. Se o fizer e gostar mais do Porto que do dinheiro só terá um caminho a seguir que será o de apresentar a demissão. Nós sofremos pelo Porto e não por quem casualmente o serve.Não se pode ver o navio a afundar e manter o comandante só porque nas viagens anteriores a coisa ocorreu bem.Do passado vive o Museu e nós queremos um presente forte e um futuro ainda melhor.Veremos o que acontece nos próximos tempos.O Patético Canal não devia servir nesta altura para alguém assumir responsabilidades da época desastrosa que vivemos? Pelos vistos não há culpados mesmo quando o principal responsável diz que batemos no fundo.Se assim é que assuma as suas responsabilidades pois esteve a dormir nos últimos anos.Numa empresa se apresentasse estes resultados já tinha sido demitido.

    ResponderEliminar
  12. Para mim o nosso FCPorto passa bem sem Antero mas se calhar seria melhor ter o Antero, pela experiência que tem dentro do clube!
    O problema do FCPorto, não começa nem acaba nos anteros nem nos alexandres, essas historinhas sao de embalar, para entreter os portistas, porque os anteros e os alexandres sabem que não há muito dinheirinho se o clube não vencer competições para valorizar os jogadores, por muito que sejam de ideias diferentes querem o mesmo!
    O verdadeiro problema do nosso FCP está naquilo que se pode ver em campo durante os jogos e nesse aspecto o presidente sabe o que vê e o que viu esta época que passou, está velho mas não esta tolo!!

    ResponderEliminar
  13. ate pode haver alguma verdade nessa coisa do filho agora mandar bitaites, mas e quando era a filha a andar pela tribuna, a andar com o pai para todo o lado ( ainda anda ) ? ou por ser rapariga nao conta?? AMIGOS QUALQUER DIRETOR DESPORTIVO OU CHAMEM LHE O QUE QUISEREM ESTA 3 ANOS SEM GANHAR NADA SO TEM UM CAMINHO , O PROPRIO DEMITIR SE. QUANDO UM DIRETOR DESPORTIVO CONTRATA OS JOGADORES QUE TEM CONTRATADO NOS ULTIMOS 5 ANOS E UM INCOMPETENTE. SAO 5 ANOS A PENURIA SALVOS IN EXTREMIS PELO MOMENTO KELVIN POR ISSO TAO GLORIFICADO COMO MILAGRE. Na sad tirando PC ninguem percebe nada de futebol, portanto uma das soluçoes e melhorar a comunicaçao do clube que nao presta e arranjar um diretor desportivo que aconselhe bem o presidente. A estrutura amancebou se e nao rejuvenesceu logo estagnou, PC sabe que ou tem a proxima epoca em grande ou tera de se demitir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho tão fofinho que você ache que é o AH que contrata ou deixa de contratar quem quer que seja!

      Quem decide é só um, caro amigo!

      Abraço

      Eliminar
    2. Mas se o AH não faz nada disso, que faz ele então, e por que tem um cargo com tão pomposo título? Ah, e já agora, o Reinaldo também.

      Eliminar
  14. Caro Jorge Vassalo,

    O problema nem é a notícia, em mais um episódio de agressão dos meios de comunicação social ao Futebol Clube do Porto, e que certamente irá ficar sem resposta. E nem as entrevistas onde quer Alex, quer o Presidente do Futebol Clube do Porto mentem sobre a influência que este detém dentro da SAD.

    O problema é que o Presidente do Futebol Clube do Porto, como Portista e eleito pelos sócios, sente isto na pele todos os dias e não toma uma atitude definitiva.

    Aliás, creio que com a promoção de Antero Henrique para Administrador, a SAD do Futebol Clube do Porto está sem CEO. Algo que sinceramente não me apoquenta. Percebi a jogada política de Jorge Nuno Pinto da Costa, valorizando o papel de Antero Henrique e promovendo-o dentro da estrutura da SAD. Aliás, a justificação dada pelo Presidente é perfeitamente lógica. Mas quem sabe que Jorge Nuno Pinto da Costa não teria a intenção de dar o lugar de CEO ao filho, coisa que agora certamente não irá acontecer, dada a reacção dos sócios.

    Isto para concluir que, dantes, havia apenas um "galo no poleiro". Agora parece que há dois. E o adepto, no meio disto tudo, sofre com o seu Clube nas ruas da amargura...

    Um abraço,

    Porta 26, em blogporta26.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom que se clarifique isto, de uma vez por todas.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ninguém me tira da cabeça que este lugar vago deixado pelo Antero (ainda que apenas formalmente) é crítico para o plano de longo prazo do Clube.

      Adoro o Antero, sei bem que ninguém ali trabalha ou se mexe mais que ele e ainda, é dos únicos tipos inteligentes que, leva o seu também para casa, como todos, mas sabe que quanto mais o Clube vencer, mais vai retirar a longo prazo. É dos poucos que não está com medo que o tacho acabe e para quem ainda não vale tudo. Acima de tudo, é dos poucos que traz mais para cima da mesa do que aquilo que retira, que afinal é o que importa, saldo positivo.

      Dito isto, esta posição deixada vaga (director) permite ao NGC apresentar já uma cara de futuro. Permite deixar essa pessoa a trabalhar 4 anos no Futebol, e trazer de volta alguma credibilidade à estrutura. Neste momento todos os possíveis sucessores internos estão queimados. Mas esta continua a ser a estrutura que nos trouxe onde chegámos. Gostaria que os melhores se mantivessem.

      Assim, a solução, seria mesmo utilizar este cargo para reabilitar a malta. Sei que o PdC não é burro e está com as plenas capacidades mentais. Mas a verdade é que cheira a sangue, ele não é imortal, e já não consegue controlar as tropas, não por falta de querer ou assertividade, mas sim porque mais dia menos dia não estará mais connosco, e o pessoal começa a acautelar interesses próprios. Penso que o plano de PdC era mesmo trazer o filho para um estágio de 4 anos. Não pode ser. O Plano é excelente mas a pessoa é errada.

      Agora se pensássemos que AVB pudesse fazer este papel neste momento... a estória seria outra.

      Saudações Portistas
      Pedro
      Sócio desde 1987

      Eliminar
  15. Caro Jorge Vassalo,

    Concordo e subscrevo o que escreve. Escrevi aqui que tinha dificuldade em criticar Peseiro, exactamente porque sei que aceitou o cargo numa altura muito difícil e em condições que não eram aconselháveis. Merece de facto todo o respeito, contudo relembro aqui uma situação. Na semana passada assistimos a uma cavalgada das antigas por parte da imprensa lisboeta quanto ao suposto convite e condições apresentadas pelo FCP a JJ. Alguém do FCP se pronunciou? Noutra altura e nas vésperas de uma final da taça, esta questão ficaria sem pelo menos uma pitada de ironia ou desdém por parte de PC? Não, não ficaria e isso diz muito do que é hoje o papel de PC e a forma como encaramos estas situações. Por isso defendo que precisamos de um braço direito mais imterventivo. Não sei se AH pode fazer este papel mas tenho a certeza que APC não pode. Por vezes não é preciso saber o que se quer, basta saber o que não se quer.

    Raoc

    ResponderEliminar
  16. Agora já nem se sabe se estas noticias são verdades ou falsidades.
    Não se move uma palha, só silêncio....

    Abraços.

    ResponderEliminar

  17. OFF-TOPIC

    http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/steaua-de-bucareste-desiste-de-suk-e-aponta-a-razao-5194112.html


    Gigi Becali deve ser um dos raros dirigentes que acordou.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/jesus-nao-quer-william-nos-jogos-olimpicos.html


      Este é treinador e deve ter percebido onde é que importa o WC estar.

      Quero ver quais as condições que darão ao Peseiro (ou outro que venha) em relação às brincadeiras nas selecções.

      Eliminar
  18. As coisas que eu não sei.....mas tenho uma certeza: JNPC, para bem do Clube e dele, sim porque também ele, apesar de eleito recentemente, poderá ser alvo de uma "revolução" tipo 82, terá de pôr cobro a este tipo de noticias, clarificando ou desmentindo a situação. E urgentemente.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Não vale a pena pôr cobro a este tipo de notícias, em vez de gerirem os dirigentes passavam o tempo a desmentirem notícias e no dia seguinte haveria outras notícias por desmentir.

      O melhor mesmo é não ligar a esas pseudo-notícias.

      Eliminar
  19. Será que é mesmo verdade que alguns jornalistas/colunistas do jornal A Bola e Grupo Cofina, recebem comissões por "valorizar" jogadores do Benfica nas suas capas e artigos? A acompanhar...

    ResponderEliminar
  20. Sinceramente, nao creio que antero faca falta. O trabalho dele tem sido miseravel. Muito menos aceito que alex pdc por la ande a besourar. E com o pai a desmentir. E a assobiar para o lado.

    ResponderEliminar