domingo, 29 de maio de 2016

Campeões Nacionais Basket 2015/2016 - Um Milagre De Moncho


Quando, há quatro anos, o FC Porto decidiu, com muita tristeza, que tinha de fazer um "começar do zero" à equipa de basket, um vazio preencheu a minha Alma Portista. Tendo jogado basket toda uma vida, à parte do futebol, foi com muita tristeza que temi pelo quase inevitável fim da modalidade. Uma pessoa sempre acreditou: o grande Moncho López. 

Moncho é um competentíssimo treinador, tinha imenso mercado e poderia ter feito algo infinitamente melhor com a sua vida do que treinar uma equipa da CNB2 e depois da Proliga, sendo que foi decidido que não subia de divisão enquanto não houvesse condições para fazer uma equipa competitiva para lutar pela Liga Nacional de Basket. Com ele ficaram também alguns heróis como André Bessa, o Capitão da equipa, que aguentaram com paciência e empenho toda esta travessia no deserto. Mas foi graças ao plano de Moncho, traçado a regra e esquadro, que conseguimos ser campeões. E é a ele que isso devemos. A emoção do Presidente assim o demonstrou, mais uma vez tendo batido o pé para que o basket não acabasse. A imagem de Moncho a falar ao telemóvel de punho no ar a dizer "conseguimos!" com o Presidente do outro lado em lágrimas, é uma que irá acompanhar, sem dúvida, a imagem da primeira vitória do hóquei em patins. É bom ver que o Presidente ainda tem vontade e interesse emocional em conseguir mais. É um bom sinal para o futuro.

Chegada a altura de competir na primeira liga, fez-se uma equipa competitiva, mas ainda aquém das possibilidades da luta pelo campeonato. Com as contratações de Albert Fontet, Nick Washburn, José Silva, Arnette Hallman e, principalmente, Brad Tinsley, o FC Porto cresceu e chegou-se à frente, mas o factor decisivo foi a contratação do fantástico Troy DeVries. Este veterano abnegado e exímio extremo inclinou a balança a nosso favor com a sua genial criatividade, sabedoria posicional e tiro exterior.  

Vencemos os verifiques por 3-1, com os jogos do Dragão Caixa a serem o exemplo claro da resistência, solidariedade e raça que caracteriza o FC Porto no seu melhor, em perfeita comunhão com uma massa adepta que soube apoiar do primeiro ao último minuto e sem assobios para conseguir derrotar uma equipa com muito maior orçamento e o rei na barriga.

Sim, não poderia acabar sem falar do ogre Lisboa, que teve a distinta lata de ter estas declarações no fim do jogo. Não, Carlinhos, temos todos boa memória, limpa e cristalina, da forma "cavalheiresca" como comemoraste a tua última vitória, com piretes, bocas de "filhos da puta" e mãos a bater no rabo. É preciso ter uma latosa descomunal para falar da forma como falaste ontem. Mas é assim, caríssimo, que se passa sempre que a soberba se instala. O murro na cara que a humildade nos dá é bastante maturador. Fica aqui a lição. Isto se continuares como treinador no próximo ano.

É tempo de celebrar, com um especial agradecimento à massa adepta que acompanhou a equipa nos últimos quatro anos e lhes deu o impulso para chegar até aqui, mostrando que as modalidades não são nada menores e que superam em muito e dão uma grande lição de raça à equipa de futebol A, mas também que a UNIÃO entre equipa e adeptos é ESSENCIAL para as grandes conquistas e que o APOIO e é muito mais fundamental do que a "exigência".

18 comentários:

  1. Parabéns ao FC Porto e ao seu Basquetebol. Moncho Lopez é um exemplo para os portistas. Afirmou-se pelo trabalho e pela competência. Motivou as suas tropas sem precisar de se curvar ou de se vender aos iluminados da capital como tantos infelizmente o fazem em Portugal. Nas horas difíceis ele soube ser Porto com orgulho e amor pelo Clube que só o honra e nos honra. Grande Homem e grande profissional é Moncho Lopez. Abraço

    ResponderEliminar
  2. A CS de lixoboa nem fala do assunto. Vergonha atrás de vergonha. Falam do Sporting ser campeão de Poole, mas basket já não deve ser modalidade para eles.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Moncho Lopez acho que merece uma eatatua no museu! Por tudo o que abdicou pa ficar no fcp e por tudo o que conquistou nao acho de todo descabido! A CS vai desvalorizar ja se sabe mas isto que Moncho e equipa conseguiram é um grande feito! O slbosta tem um orcamento muitissimo superior e jogadores em teoria melhores e acima de tudo mais experientes! Tem um treinador que é um granda burro que a beira do Moncho po basket é analfabeto (isto os proprios benfiquistas admitem)

    ResponderEliminar
  4. Um TÍTULO merecido, para um ENORME CAMPEÃO, MONCHO LOPEZ.
    Uma palavra de apreço para o crápula lixobeta, que deve estar que nem pode do posterior, GOOD FOR HIM!
    Na próxima época, não vamos ter por acaso, mudança no regulamento do campeonato de basquetebol? Pois não?

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Luis, olhe que o título é só FCP que não é seu. Aí espera, este ganhou, já serve :) Leu bem coquem Moncho festejou? Prestou atenção a quem mais não deixou acabar a modalidade? Vá lá, mude para Luis (o do PdC) abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,

    Estou muito satisfeito pela vitória no basquetebol. Parabéns a todos os que contribuíram para que isso fosse possível, principalmente ao treinador Moncho Lopez. Fica demostrada a força do dragão. Ontem saiu pela boca do pseudo treinador dos benfas o ranco que espetou no cu há 4 anos. É um escroque que deveria ter sido irradiado não fosse o beneplácito de uma federação centralista e sulista.

    Raoc

    ResponderEliminar
  6. Um grande e sentido obrigado ao basquete do FC PORTO!!!

    Creio bem que a "qualidade" dos adeptos de basquete é superior aos do futebol. Pelo menos sabem apoiar uma equipa, sem "convocatórias" absurdas nem "treinadorices" bacocas!
    Gostam de quem joga e ponto final!

    Quem é que não gostaria de ver um Moncho no futebol?

    ResponderEliminar
  7. Projecto fantástico. Fantástica vitória.

    Todos estamos felizes. JUNTOS.

    ResponderEliminar
  8. O mérito e orgulho são ainda maiores, quando se trata de um projeto feito com e da prata da casa e contra equipas que achavam que por terem um orçamento maior, já tinham a vitória garantida.

    ResponderEliminar
  9. Onde estão agora os intelecto-racionais? Aqueles que acham serem os orçamentos a fazerem sempre a diferença? Não fazem. Aliás, eles sabem disso. Só que a sua hipocrisia e cinismo são normalmente muito mais altos e tentam encobrir, sempre, a luz da moral intelectualmente sã para admitirem a verdade. Mais, qualquer treinador, seja qual for a modalidade e quando defrontam, perdendo, adversarios cujos orçamentos são superiores aos seus, devia parar de se desculpar com argumentos falaciosos, como o dos orçamentos.
    Termino com uma frase repetida no DaM: Moncho, meu, galego do caralho, sabes que sempre te considerei dos nossos.

    ResponderEliminar
  10. Projecto com cabeça tronco e membros.

    Quando se resolveu descer á base (CN2 e pro-liga) era preciso que alguem conseguisse manter a chama acesa na modalidade de Basquetebol...

    Esse homem foi Moncho Lopes, é quase um milagre ele e os jogadores que ficaram chegarem de novo á liga principal e serem logo campeões, é claro que foram contratar jogadores de qualidade para o nivel exigido, mas a base já vinha detrás...

    Alem do mais, sempre com o mesmo timoneiro, aqui faço um paralelismo com outros treinadores, Obradovic no Andebol, ou Luis Castro no FCP B, tem de ter projecto de alguma duração para se ter sucesso...E quando se muda corre-se o risco de não vencer...

    Voltando ao Basquet, desde que o FCP saiu, que ganhou sempre o mesmo, mas nesses anos a modalidade regrediu imenso a nivel nacional...
    Apesar de para muitos estar tudo bem, pois estavam a ganhar praticamente sem oposição, é assim que eles gostam...

    Recuperamos o Campeonato de Basquet, depois de terem feito tudo para não o ganharmos da ultima vez que estivemos na 1ªliga, e quem percebe um pouco de Basquet sabe que voltaram a tentar faze-lo este ano, mas o grupo foi enorme e venceu com inteiro mérito e justiça...

    Agora é preparar bem a proxima época

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  11. Um bom domingo a todos os portistas.

    Sabe bem ser campeão, pois torna este domingo ainda mais alegre.

    Parabéns ao FcPorto pelo o campeonato nacional de Basket, Parabéns Moncho e todos os jogadores por tornarem isto possível.

    Espero que seja um bom pronúncio para os tempos futuros cheios de conquistas.

    P.S: o outro que meteu lá o dedo deve estar a cheira-lo.Cheira mal,cheira a Lisboa.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns à equipa e principalmente ao Moncho Lopez que com uma equipa de tostões ganhou a uma de milhões. A contratação do Devries foi fundamental. Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. Esta conquista é para além do mais uma bofetada de luva branca nas bestas que comandavam a federação, nos Carlos Lisboas desta vida (que triste figurinha!), e nos queridos comentadores, que davam como favas contadas a vitória do benfas!...
    Toda uma enorme admiração pelo Moncho - que orgulho que tenho em ele ser "nosso" - e por todos os que souberam esperar e trabalhar... - Que lição para os adeptos da rapidez!
    Soube muito bem!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns ao F. C. do Porto e seu presidente por nesta modalidade, ter um projecto à dimensão do Clube e por ter contratado técnicos competentes.

    Vasco Campos

    ResponderEliminar
  15. bom dia snr jorge vassalo e toda a nacão portista! excelente post e excelente vitoria do nosso basquetebol! contra tudo e contra todos fomos campeoes! ter moncho lopez e meio caminho andado para o sucesso e ter equipa assim á porto adeptos á porto e tudo corre bem! contra esse porco do carlos lixoboa anormal mesmo contra arbitros que tudo fizeram para nos lixar fomos nao grandes mas sim enormes! que orgulho nesta equipa!! um americano do sl bosta era maís caro que os nossos todos juntos e mesmo assim foram comidos por nos!! grande equipa e grande moncho que tal o aproveitarmos para o futebol? abraco e viva o fc porto!

    ResponderEliminar
  16. Continuamos a ver a banda passar. Jogos do Benfica na Benfica TV significam uma ajuda significativa ao clube do regime. Eles aí estão. Siga a rusga rumo ao tetra. Quando é que esta "m" tem fim?... Abraço

    ResponderEliminar
  17. Não há boa notícia que muito dure: - então não é que me dão o Nuno Espírito Santo como certo no nosso banco? Olhe, amigo Vassalo, a confirmar-se, Pinto da Costa está de parabéns pela ambição que essa opção encerra... Acho que acabámos de roubar o treinador ao Rio Ave, Braga, ou assim!

    ResponderEliminar