sábado, 14 de maio de 2016

Análise FC Porto 4-0 Boavista FC - Serviços Mínimos Em Resultado Dilatado


Jogo matinal, em tom descontraído, com mais público do que eu esperava - 26 122 - mas que primou por um ritmo lento, em especial na primeira parte, e que na segunda deu goleada , mas uma goleada que não foi resultado da pressão nem da intensidade, mas antes do desnível competitivo das duas equipas e do inconformismo de Herrera, Rúben Neves e André Silva. 

O nosso menino marcou um belo golo, e fechou a contagem de golos desta época no Dragão, com a emoção que se impunha e que merece. Não sei é se este FC Porto, a jogar com esta intensidade, chega para vencer a Taça de Portugal.  Assusta-me que Peseiro ache que tenha sido "um jogo muito bom". Mas vamos a notas.


André Silva - MVP da partida, no Dragão e também para mim. Entrega total ao jogo, vontade, ímpeto, irreverência, André Silva assistiu Layún para o 2-0, marcou o último golo Portista do campeonato e foi sempre uma dor de cabeça na área. Destapada que está a rolha, num golo de belo efeito, que para a semana seja a confirmação da presença "de estaca" de André Silva no plantel do FC Porto. Parece-me mais que preparado. A sua reacção ao golo é o amor à camisola que se pede a todos os jogadores. É um exemplo a seguir.

Herrera - Poderemos estar a ver os últimos jogos do Capitão do FC Porto com as cores azuis e brancas, mas toda a entrega, empenho e dedicação a cada lance está lá. Todo o jogo passa por Herrera, que ajudava a definir, servia os seus companheiros e se entregava a cada lance como se a sua vida dependesse disso. É o eixo central da roda, e merecia muito mais carinho, respeito e admiração dos adeptos do que aquela que partirá do Dragão a ter. O tempo fará dele uma referência Portista, sem dúvida, este patinho feio mal amado.

Rúben Neves - Danilo saiu ao intervalo com queixas - nada de sério, nem impeditivo para o jogo da Taça - e a entrada de Rúben para o seu lugar deu uma dinâmica diferente, uma velocidade e um critério muito mais definido às jogadas. Evidentemente, não barra o caminho como Danilo, mas a forma como consegue (pre)ver o jogo a acontecer, é fascinante. A mudar de flanco, a abrir pelo meio, a rematar de longe (quase marcava mais um belo golo), é um propulsor de ataque poderosíssimo. Não é vendido cheio de truques e habilidades, está a crescer defensivamente para se tornar indispensável em breve. Muito bem.

Segurança defensiva - Chidozie e Marcano entendem-se bem, não houve bola de cabeça que não fosse cortada, e tirando alguns - muito poucos - erros naturais de Chidozie, o perigo boavisteiro foi afastado com muita classe. Junte-se ainda um Miguel Layún com uma grande exibição defensiva e um bom critério ofensivo e um Maxi que não desiste e nem desarma, e temos a defesa sólida que tanto procuramos todo este tempo. Marcano é, sem dúvida, a peça do puzzle que faltava.


Corona - Que jogo de porcaria que fez o Jesus. Uma nódoa total. Foi subtituído, e bem, por Brahimi, que, sem ser brilhante, foi muito melhor que o seu companheiro de ataque. Tem muito mais futebol e talento do que aquele que demonstra, é neste momento um jogador em contra-ciclo com o resto da equipa. Displicente e amorfo, ou muda ou vai ter vida difícil. E não é de ser mexicano, porque Herrena e Layún também o são.

Massa Assobiativa - Que foi aquilo no penalti, senhores?! Mas está tudo maluco?! Então era o ponta de lança ansioso por marcar golos que ia marcar o penalti, era? E se falhssse, como era? E, mesmo, marcando, era assim que que queriam que a caminhada de golo do André começasse, era? Com um golo de penalti? Ou com o golo lindo e pleno de raça, superação e emoção com que foi brindado? Deixem de ser estúpidos, que não há cá "os nossos" e "os deles". E a decisão foi de Peseiro! Porque não o assobiaram a ele? Não é estrangeiro, é? Ainda bem que o Lucho é da Ribeira e o Madjer das Caxinas! Caladinhos eram poetas! Para já não falar da pressão que colocam no miúdo! Se a raiva com que Brahimi festejou o golo era contra vós, foi justificada e é uma vergonha. A continuar assim, não vão perceber que desaires futuros serão culpa vossa!

NOTAS: Com muita Paixão, lá ficou o verifique B na segunda liga, com um #colinho autenticamente calabótico e a despromoção de quem se vergou para ser sodomizado para os ajudar. Isto numa tarde em que foram detidos quatro jogadores do Oriental, o presidente do Leixões e vários jogadores do Oliveirense, por suspeita de jogos combinados. Está lindo isto, está. Está à vista como o futebol mudou decisivamente depois dos processos contra o FC Porto. É pleno de integridade e honestidade. Mas tenho de dar um grande aplauso a Vieira. Cito, de notícia do Mundo Deportivo, aqui, as condições do tão badalado "prémio hipotético" a Renato Sanches. Deliciem-se com a grande capacidade de Vieira de fazer do nada, muito: "En el caso de Renato, los 35 millones que ingresará seguro el Benfica se podrían convertir en 80 por los 35 en ‘bonus’ que debería pagar el Bayern si se cumplen unas variables que sí han trascendido: 5 millones de euros si llega a las 25 internacionalidades con la absoluta Portugal (lleva 2); 20 millones de euros si gana el Balón de Oro; 10 millones de euros si entra en el pódium del Balón de Oro; y 10 millones de euros si es elegido en 11 ideal de la FIFA..." Palmas. Bravo. Fazer de 35 (E comissões? E prémios?), 80, é de mestre!

Para terminar com chave de ouro, porque um jogador à Porto não se vê só dentro de campo, uma palavra de agradecimento ao enorme coração de um jogador que espero que se confirme que fica por cá, Miguel Layún, e pelo sua emocionante atitude para com o menino Afonso, que sofre de paralisia cerebral, ao levá-lo ao colo para dentro de campo, cumprindo assim o sonho do menino. Fiquei de lágrimas nos olhos, Layún! És grande! Aqui fica o post do Facebook  de Bruno Sousa, o grande artista Portista, a relatar o sucedido, e de onde roubei a imagem aqui em baixo.


28 comentários:

  1. 1ªparte

    jogo das 11:45, na 1ªparte foi uma sonolência!!! então alguns jogadores parecia que nem se tinham levantado...
    Corona levou-me ao desespero, Varela ainda acerta uns passes e brahimi, apesar de ser o melhor dos 3, continua muito individualista...
    3 extremos... assim fica dificil o avançado fazer melhor...

    Na 2ªparte, existiu mais querer, mais força e mais precisão nos passes, com isso os golos, ainda que só na parte final.

    Merecido o golo de André Silva, que não virou a cara á luta...

    Concordo consigo no que diz respeito aos assobios

    Há adeptos que mais parecem rivais, de tão incoscientes são na critica aos nossos...
    Principalmente em pleno jogo!!!

    Jogo das 11:45 vs SUK...Marketing,... alguêm que perceba um pouco disto sff, faz impressão como o FCP nem o horário do jogo aproveita para valorizar os seus jogadores!!!


    2ªparte

    Equipa para a final da taça:

    Helton, Maxi, Chidozie, Marcano, Layun, Danilo, Sergio, Herrera, André, Brahimi, A.Silva.

    Opções:
    Indi no lugar do Chidozie?
    Ruben no lugar do Sergio?

    Corona, Varela e Aboubakar opções de banco...


    3ªparte

    Depois do trabalho feito pelo Bruno Paixao, dando a vitoria ao benficaB, 2 penalties, uma expulsao e jogo resolvido...

    Isto a Policia Judiciaria não acha estranho???
    Ou é porque o benfica é useiro e veseiro desde há decadas e já faz parte da normalidade do nosso futebol???

    Desce o Mafra, unico que nao venceu o seu jogo (dos 4 que lutavam para nao descer)

    Mas verificando melhor a tabela final:

    17.º Ac. Viseu, 56
    18.º Leixões, 55
    19.º Benfica, 55

    20.º Farense, 54
    20.º Mafra, 54
    21.º Atlético, 51

    Verifica-se que o Farense desce com menos 1 ponto que o benfica, de lembrar que foi este mesmo farense que colocou contra o benfica B um jogador emprestado pelo benfica que daria independentemente do resultado a derrota do farense, mas para alem disso foi retirado ao farense 2 pontos na secretaria, 2 pontos que lhe dariam agora a manutenção e a descida do benfica B...

    Isto são factos...

    As suspeitas ficam, e mais uma vez com o benfica ao barulho...

    Quem de direito quiser investigar, que investigue...

    Mas como é o benfica, o normal é que tude passe, até porque em Lisboa não existe corrupção...


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo!! Não é estranho porque é perfeitamente normal por aqueles lados.

      Eliminar
    2. O problema, Gil, é que as equipas que perdem, desde Freamundes a Farenses, ficam todos felizes e contentes... se calhar têm... incentivos!

      Abraço

      Eliminar
  2. Não considero José Peseiro inferior a Ruí Vitória.
    Agora no hóquei em patins temos outro ilusionista, este é catalão. Mas também para ser justo, o FCPORTO não deve ter o mesmo orçamento para esta modalidade que a "porta 18".
    Calma Sr. Jorge Vassalo que o "crematório matinal" lá conseguiu descobrir um tal de "aranha" dos "super dragões" metido nisto tudo, facto que por si só vai ilibar o descarado "colinho", na segunda liga. Vai ver que ainda vai sobrar para NÓS, os PORTISTAS.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Super são milhares de pessoas. Não são todos criminosos, nem sequer a maioria. São uma minoria, como em qualquer outro sector.

      Já descobri a sua: mau é quem fala outra língua. Certo.

      Abraço

      Eliminar
  3. Nao vi o jogo (ver o jogo as 5h45 hora Cancún era impossível) mas fico contente por mais uma vitória e pelo "até que enfim" do André Silva.

    Refira-se que o Porto está a perder tempo (que espero que nao faca falta depois) para contratar o Layún de uma vez. É uma excelente pessoa, futebolista e profissional e para o ano vai estar ainda melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de não estar divulgado não quer dizer que não possa estar acertado. Vide o caso do Casillas.

      Abraço

      Eliminar
  4. Vá lá que desta vez as investigações foram mais a sul, mas a judiciaria não deve ser como as testemunhas de jeovás, nunca batem na porta certa, mas acredito que depois de irem bater em todas as outras portas ainda vão acertar.

    Não investigam que deviam investigar porque o que se tem passado é uma vergonha. Miraculosamente não investigam o estranho caso da utilização do Harramiz, nem as fantásticas nomeações de árbitros.

    Está instalado a verdadeira mafia, mas como em todas as belas ditaduras, sim porque isto é uma ditadura camuflada, é tudo abafado.

    Quanto ao jogo de hoje, não gostei da primeira parte após o golo, na segunda parte já foi melhor, de salientar o golo do menino André que seja o primeiro de muitos.

    O União desceu ainda bem pelo treinador que tem, peço desculpa mas não suporto este individuo.

    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só perceber que o primeiro-ministro vai alegremente sentar-se à direita do Vieira... e tudo que é maioral político. Tirem-se daí as devidas conclusões.

      Não é à toa que lhes chamamos "clube do regime".

      Abraço

      Eliminar
  5. Dum jogo que não vi, embora já saiba tudo e de outro, este muito sujo:
    - Layun, és grande
    - André Silva, dasssss.....a continuares com essa atitude o sucesso é certo.
    - Peseiro, o Vassalo não vai á tua mas estás a trabalhar com critério. Se ficas?
    - Aos imbecis assobiadores, porque não chateiam os vossos cônjuges? Porque tal como a maioria de nós já não vos suportamos.
    - Máfia vermelha - lembram-se da metáfora que dei da máquina de aspergir areia? Aí está o "conhecidíssimo" Aranha - corrupção, nojo, a não diferenciar este País de um outro qualquer na África ou América do Sul. Mas ainda hei-de ver preso o Midas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você a dar-lhe que não gosto do Peseiro! Agora que a defesa está melhor, a dar 4-0s e sem sofrer golos e as remontadas da praxe, porque não?

      E, meu caro, Al Capone foi preso por fuga aos impostos....

      Abraço

      Eliminar
  6. Concordo com o post e relativamente à atitude dos adeptos acho que nem agradou ao André Silva.
    Layun mais uma vez a dar o exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De referir que também Casillas teve uma grande atitude, ao sair do carro à saída do parque e a tirar fotos e dar autógrafos aos fãs presentes.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge já não é o primeiro que fala dessa atitude di Iker. Mas onde veio isso? Gostava de ver.

      Miguel S

      Eliminar
  7. O tempo fará do Herrera um jogador como Soderstrom, Rafael ou Maric: ao lembrarmo nos dele irá sempre lembrar desta era negra na Historia do clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até poderá ser verdade, mas nunca deixou de dar tudo em campo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Não chega!Entrega no nosso clube é muito importante mas só não chega.
      Se queremos de ser consistentemente uma das melhores 10 equipas da Europa.
      A realidade é que Herrera está a anos luz dos seus recentes antecessores(Moutinho e Lucho).
      A sua recepção de bola é muito imperfeita(falta escola) e a extremamente inconsistente no passe e na tomada de decisão.
      De facto enquanto cá esteve deu 120% em termos de entrega e profissionalismo mas repito é curto para um clube com a nossa exigencia.
      Não é um jogador de topo para mim foi um erro de casting e uma aposta falhada

      Eliminar
  8. Farense amigo do "caso Harramiz" ainda vai ficar na Ledman LigaPro.Enfim!!!

    saudações portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito possível que o Drulo tenha razão. Veremos quantos pontos vai perder o Leixões. Basta um! Quanto ao Sul, shame on Oriental. Esse clube que já tinha descido há umas 3 semanas... Pero que las hay...
      Epa, escrevi em castelhano, agora vou ser insultado pelo Luis. Soy el ilusionista de la bluegosfera, hombre. Na, não há pachorra.
      Abração

      Eliminar
    2. Eu não gosto do leixoes, ainda não se sabe o que vai acontecer isto não vai a julgamento antes da próxima época, mas se o Leixões desce o sporting tb tem de descer, ou um ex dirigente não está a ser julgado por corrupção no exercicio das suas funções.

      Miguel S

      Eliminar
  9. Caro Jorge
    O esquema desesperado para manter os vermelhos já segunda é de bradar, daqueles casos que, se parece m#€*da , cheira a m#€*da, sabe a m#€*da, então não há dúvidas que é m#€*da. Não vi o jogo, mas li o relato e percebeu-se que havia um jogador que estava lá para dar a vitória ao adversário com um empurrão do árbitro. O homem faz 1 penálti já com um amarelo e é poupada a expulsão para pouco depois cometer a segunda grande penalidade e só aí ser expulso? É que está tudo ao barulho, adversários, árbitros, dirigentes que convocam e fazem alinhar jogadores emprestados... Como há menos destaque mediático, vale tudo... Mas há tanta preguiça em unir os pontos... Com um camandro, para não dizer Ca%€&#lho.
    Saúdo o regresso do jogador à Porto. Sera o fim da linha para o jogador Doyen?
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe. Pelo menos o indício de uma nova esperança....

      Abraço

      Eliminar
  10. Achei o jogo interessante. Subscrevo o seu post com particular ênfase na crítica à "massa assobiativa" que está sempre está pronta a afundar os nossos mas que absolve Xistras e outros que tais sempre prontos a prejudicar-nos aceitando que depois venham ao Dragão como se estivessem em casa. Muito orgulho em André Silva e grande expectativa em relação ao seu contributo para o seu bom futuro e o do nosso Porto. Também acho que Herrera é um grande jogador e espanta-me haver portistas que insistem em o menosprezar. Sobre a corrupção e as prisões de elementos ligados ao futebol da segunda Liga é mais do mesmo, parecendo mais um assunto tratado com pinças para mostrar serviço sem abalar o regime. A forma como o Benfica B se manteve na segunda Liga é um não assunto que não interfere com apostas nem com resultados [eheh] porque o problema é mesmo Antero e Pinto da Costa no caso dos seguranças. Desta vez a alusão ao super dragão na peça do jornal da SIC de ontem sobre o assunto foi no mínimo patética. Bom Domingo. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe a diferença que fez no atrevimento adversário a mera marcação de dois penalties em dois jogos....

      Abraço

      Eliminar
  11. Agora batem no homem do hóquei. O C#$6o do homem é espanhol, catalão, para ser mais preciso.
    Forca para ele, tem que ser trucidado.
    Mas, quando é que a malta aprende?
    A aposta de risco que foi realizada no hóquei foi isso mesmo, uma aposta de risco.
    Quando não há orçamento para lutar com os maiores grandes (creio que até Oliveirense deve andar com um orçamento superior ao do nosso clube), tem que se fazer as coisas por outro lado. E foi isso que foi feito, apostar em jogadores com MUITO potencial. JOVENS. E trabalhá-los para daí a 2/3 épocas. E é isso que está a ser feito. Muito BEM feito.
    Não dá para ganhar sempre? Os adeptos têm que saber esperar. Por muito que custe aos adeptos, têm que ter PACIÊNCIA.
    E já agora o Ca$&"o do treinador do Basquete não é espanhol?
    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
  12. Fala se muito em limpezas de SAD's, balneários e não sei mais quê. Uma limpeza que tem de ser feita é sem duvida na bancada do Dragão. O que é demais é moléstia e isto já ultrapassa o razoável.

    ResponderEliminar