domingo, 29 de novembro de 2015

Algumas Notas Extra De Um Barco À Deriva


- Como era de prever, nem uma linha sobre a arbitragem de Mota no Dragões Diário. Nada. Zero. Nicles. Desnorte e indiferença, veneno para o Futebol Clube do Porto. Já agora, nenhuma reacção à imprensa tendenciosa e maldosa com campanhas contra o FC Porto.

- Tive um arrepio na espinha quando Brahimi disse, na flash interview, que sabia que iria ter um jogo muito difícil. Como assim, carago?! Contra o último classificado?! Até tremo a pensar em quarta-feira então! Julgava eu - erradamente, está visto - que a conversa de "rival muito difícil" era só para fora, mas se é para dentro também, é preocupante! Se vamos encher os jogadores de medo em vez de confiança, estamos tramados!

- Na quarta-feira teremos Bruno Paixão a arbitrar. Se acham que o Mota foi meiguinho...

- Acho injustas as avaliações à qualidade técnica dos jogadores. Acho que temos um bom plantel e que os jogadores, na sua grande maioria, são capazes de fazer muito mais do que aquilo que estão a fazer neste momento, mas a culpa não é, nem de perto nem de longe, sua. Naquele desnorte táctico de constante mudança posicional e de onze sempre diferente, é impossível criar rotinas, fazer ligações, criar empatias. Já muito fazem eles. E se tudo é "muito difícil", a confiança é... zero. A valia de cada um está naquilo que já conseguiram este ano e/ou nas suas selecções. E também, se quisermos ser exigentes com os jogadores, temos de lhes mostrar que há caminho, e não acenar com um abismo.

- Hoje vimos a equipa B empatar com o Covilhã a zero. E ouvimos Luís Castro a puxar pela equipa, perfeitamente. Dizia "Vamos para cima", "calma, ordenem o jogo" e "para a baliza, embora!" algumas vezes. Os jogadores jogam nas suas posições, as rotinas estão encontradas. Nem por isso ganharam o jogo. Mas lutaram. Se assim fosse na A, não estaríamos aqui a falar.

- Se não tivéssemos alternativas e qualidade para mais, estaria preocupado. Como dependemos só de nós e da nossa capacidade de nos motivarmos, não estou. Na quarta feira há que dar uma resposta muito melhor do que esta. Por tudo e todos. Mas para isso é preciso haver constância mínima de onzes, posicionamentos estabelecidos, apoio e entrosamento. Não me parece impossível de tratar disso até quarta. A qualidade e o "sumo" já estão lá. Há que saber extraí-lo. Isso é o que se exige.

- Por fim, não sou capaz de compreender como foi Herrera o capitão e não o é este grande senhor, de uma classe e de um sentido de dever muito acima do próprio treinador. Que assuma, que conduza, que autorize, que de novo dignifique a braçadeira!

13 comentários:

  1. Bruno Paixão na Madeira.

    Encomendas já mesmo à descarada.

    Isto nem era de dizer uma coisinha...era logo de fazer um escandalo. Até porque mesmo od adeptos dos outros clubes conseguem ver que é uma nomeação ridicula e, claramente, para provocar e para prejudicar à vista de todos.

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa, mas discordo quando isenta de responsabilidades os jogadores carregando, ao contrário, o peso do treinador. Também exaspero ver o que fazemos dentro de campo, também penso que Lopetegui tem culpas, assim como a famosa estrutura, mas também acho que os jogadores, porque em última análise são eles que fazem e desfazem dentro do campo, são responsáveis. Ou acha que desde os primeiros 20m do jogo contra o Kiev toda gente ficou burra e incompetente? O encontro contra o Chelsea não conta? O colinho dado outros não conta e não os ajuda na confiança? Enfim, temos de ter calma e resistir á tentação fácil de nos juntarmos ao " coro das velhas ".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O encontro com o Chelsea tinha uma excelente táctica bem delineada, não houve nenhuma dança posicional. Você acha que um jogador que tem de perguntar ao treinador-adjunto onde joga sabe alguma coisa do que se passa em campo? Não sabe! Mesmo Bueno, se estiver a fazer 3 posições, não vai fazer nenhuma direito. É difícil avalia-los assim.

      Abraço

      Eliminar
  3. a desgraça esperada salva por individualismo braimiliano e estatuto e experiencia de casillas qur acagaçou o jogador do tondela. layun a defender é fraco e nao tem pe esquerdo,maxi perdeu a confiança com que chegou, abou nao tem feeling de plança ou a bola vai ter com ele na area ou nada feito, falta nos um central que saiba sair a jogar, jogamos a dez a hora para que aqueles passesinhos todos nao se percam, somos previsiveis e faceis de anular, perderam o medo as camisolas ate os arbitros que brincam com o clube. o presidente anda no museu ou nas piscinas, temo que no natal estamos fora da champions e do campeonato, o porto esta inofensivo a todos os niveis e aquelas palavras depois do jogo de rbarros sao o sintoma de conformismo, pouca agressividade, deixa andar, que estao instalados no clube a todos os niveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As suas avaliações dos jogadores são pela rama e não correspondem à realidade de 90% dos jogos.

      Subscrevo a ultima frase.

      Abraço

      Eliminar
  4. Dear friend (em estrangeiro tem mais pinta),
    Quantas vezes ouves o Julen? É que estás a comparar. Eu ouvi o Castro, que parece que agora é o supra-sumo - e não é!, mas não posso comparar porque não oiço o outro. Agradeço, claro, se alguem me puder elucidar acerca do que berra, e é muito, para os jogadores. O resto... é uma questão de expetativa, e a nossa só pode ser muito elevada, naturalmente. Ainda assim, de bom a barco à deriva numa semana, huumm, não sei...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Pinto da Costa inaugurou as piscinas mas a equipa A é que mete água....

    ResponderEliminar
  6. ....é aí que está o busílis, PC agora quer festas e museu...a plebe?...fuck them...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se esse é o sentimento. Mas o silêncio tem múltiplas interpretações.

      Abraço

      Eliminar
  7. A culpa já é de Lopetegui?

    Nunca fui apologista de grandes rotações numa equipa, mas quem sou eu...
    Independentemente disso, aceito, porque acredito que quem lá está sabe o que anda a fazer.
    E continuo convencido que não foi isso que o ano passado nos impediu de ganhar, o que quer que fosse!
    Acredito que Lopetegui faz o que acha melhor, com os inputs dados ao longo da semana... confio no seu profissionalismo e nas suas qualidades.

    Não se pode achar que este ano é isso que está a desvalorizar a equipa/jogadores, tendo no ano passado valorizado o que se sabe... apesar dos 0 títulos!

    Não sei o que se passou com a equipa nestes últimos 2 jogos!
    Não encontro justificação.

    A questão é, um treinador que tem de refazer 2 equipas, que as leva a controlar e dominar 99% dos jogos, de repente perdeu todas as suas capacidades e passa a ser o único, ou o principal culpado por estes 2 jogos patéticos?
    Não me parece... tem de ser algo mais...
    Será que há perda de ligação entre o treinador e o grupo?
    Tirando a porcaria dos últimos 2 jogos, não vejo factos que levem a acreditar em mau estar entre equipa e treinador, mas...

    Veja-se Aboubakar, que começou a época imperial e agora falha tudo e mais alguma coisa... nada sai bem...
    É a imagem da equipa!

    Quem tem responsabilidades no rumo do clube, que avalie a situação... e tome as decisões que achar que deve tomar.
    Mais jogos assim é que não!

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lopetegui tem a RESPONSABILIDADE de saber aprender com erros, de saber não fazer o carrossel posicional intra-jogo que está a fazer, e principalmente, de incutir motivação e confiança nas suas hostes!

      Abraço

      Eliminar