segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Análise FC Porto 2-0 Vitória de Setúbal (10ª Jornada) [ADENDA COMICO-TRÁGICA]


Este jogo hoje foi um jogo à Porto. Com muito desacerto, é verdade, com unidades em claro desgaste (Rúben, André, Brahimi, Maxi) e, convenhamos, mais coração do que cabeça a certa altura. Tivemos uma vitória merecidíssima, de superação, de vontade, de não baixar os braços e procurar sempre a vitória que teimava em não querer sorrir.

Posso dizer, com toda a certeza, que um FC Porto, a jogar assim, não terá assobios. Posso garantir que, com um pouco mais de eficácia na finalização, teremos uma equipa (ainda mais) temida pelos adversários, com um desnível de qualidade ainda mais brutal.

Vamos para - mais uma! - pausa com a moral em alta, com uns "maus olhados" sacudidos, nomeadamente no caso de Rei Bakar que precisa(va) de recuperar a confiança, e com um espírito de grupo cada vez maior.


Layún - Fenomenal jogo do lateral esquerdo. Raçudo, intenso, omnipresente, abrangente, solidário, com espírito de sacrifício, levou a equipa "às costas" e ajudou Rei Bakar a sacudir os jitters. Tem um golo de génio muito merecido que sentenciou o encontro. MVP a comprar já.

Danilo - Enorme jogo do nosso tandem que, cada dia que passa, cresce e floresce mais, vai-se libertando das amarras posicionais e vai abrindo mais o jogo com critério e qualidade. Uma parede a defender, o primeiro a abrir o ataque, este Danilo está a pegar, e bem, de estaca.

Raça - Nunca desarmar, não dar bolas por perdidas, ir sempre ao fim, procurar sempre o sentido da baliza contrária. É tudo o que se pede. A continuar assim, as goleadas serão muitas. Menção honrosa também para Imbula, que entrou com tudo e aproveitou muito bem o espaço para a sacudidela final.

Adeptos - ESTE é o verdadeiro Dragão. Eu sei, admito-o, que também andou a faltar à equipa, se calhar, o "ir a todas" que os adeptos - e bem - exigem. Mas é inegável que assim é que ajuda uma equipa a superar-se. Todos juntos fazemos uma força invejável. Hoje tive orgulho de estar no Dragão, pelos do campo e por todos na bancada.

Lopetegui - Fez uma decisão difícil, aquela de deixar André André no banco. Confesso, fico pasmo com tanta desonestidade intelectual - falo para ti, Ratazana - daqueles que fizeram essa crítica. André André estava claramente desgastado. E o Maxi. E o Rúben. Depois do excelente jogo em Tel Aviv, houve ali uma falta de fôlego incomum. Soube ler a partida, soube arriscar, soube temperar - os três momentos das substituições. Não se pede mais. E o raspanete ao Brahimi depois de "demasiado fair play" foi absolutamente delicioso.


Tiago Martins - É um artista português. O Nomeações soube fazê-las bem, com a dualidade gritante de critérios com que nos brindou. Lamentavelmente para ele, não chegou.

Eficácia - Passar ao lado de uma goleada é duro. Mas os recordes continuam connosco. E o jogo melhora de dia para dia.

À hora que escrevo, Inácio e Jesus vão mandando bocas ao Nosso Grande Clube. Ainda não sei o que se passa mas vou investigar. Amanhã falaremos.

ADENDA: Não sei se ria, se chore. Os paladinos da verdade desportiva, o not sporting lisbon, já vão sendo o novo Clube Amigos Colo. Até o senhor Coroado não disfarça as lentes verdes! Penalty do Maxi?! Epá peloamordasanta! Depois de ignorarem todos o descarado penalty de Arouca? Epá tenham vergonha. Está bom de ver, quando o vento sopra a favor, é tudo igual. O que queriam está à vista, a verdadeira verdade desportiva: o #colinho verde.

E o Inácio, a falar do Lopetegui a falar com o quarto árbitro?! Sim, claro que o Lopetegui foi lá ameaçar e coagir! Mas vocês não têm vergonha?!

E, ó iluminado mestre da táctica, se o NGP diz que não confunde amizades com trabalho, significa, ao contrário do que tu pensas, que te quer bem longe daqui!

29 comentários:

  1. nem mais Jorge

    qt ao inacio e JJ, o que se passa e' que a agulha vai virar... pra eles os lampioes comecam a nao contar pras contas, e e' obvio, que o perigo vem do nosso lado...

    vai ser de esperar ver uma vaga de ataques ao fcp nos proximos tempos, com o intuito de nos arrumar.

    o lixo da manha ja tentou, com a espcetacular "noticia" que JL entrou no balneario do arbitro. ate o CA desmentiu...aguardemos
    Manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas nós não somos o ficaben! Eles que venham!

      Abraço

      Eliminar
  2. Está versão colinho 2.0 deixa-me possuído crlh!!! Raio de país. E ao ver os pasquins hoje é como ver Omo e lixívia em todo lado.

    ResponderEliminar
  3. Continuamos a falhar golos e mais golos... incrível!
    Sofremos tanto quando devíamos passear...

    O líder, com sorte e/ou ajudado lá se vai aguentando...
    O jj a dar uma de adiantado mental com "mind games" de a atrasado mental... que ridículo!

    E o clube do regime e do #colinho afinal já não está preocupado com o negócio.
    Quer uma investigação à suposta invasão do balneário do árbitro no Dragão.
    E a sua comunicação social sem espinha, lá vai fazendo o que pode pelo clube...


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah mas o fogo no not sporting lisbon... É fátuo...

      Abraço

      Eliminar
    2. Ah mas o fogo no not sporting lisbon... É fátuo...

      Abraço

      Eliminar
  4. Preocupante é ver o silêncio da nossa SAD com o Colinho dos Brunos, confio sempre , mas que é estranho é , está a ultrapassar todos os limites. E não pensem que o Brunalgas se vai calar , não vai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta em campo, como na Champions. Somos MUITO melhores.

      Abraço

      Eliminar

  5. Em relação ao Maxi, apenas reafirmo que o FCPORTO deve previlegiar a qualidade.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro amigo, o "colo" não tem propriamente uma cor. E ja´o deviamos ter percebido há muito tempo. O "colo" tem uma anti-cor. E tu sabes qual é! Sabemos todos. Desta vez é o verde que está mais à mão. Veremos mais tarde se não muda. E assim como assim, este não era o ano do lagarto na Liga Aliança? Ah poijé!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Jorge,
    Antes do mais foi um enorme prazer tê-lo conhecido pessoalmente, saber que é uma pessoa de convicções fortes (mas não teimosa), como um prazer em conhecer o Silva tasqueiro, o Miguel das boas gajas e esse grande senhor o Vila Pouca. Tudo se torna tão fácil quando o "portismo" é debatido cara á cara!

    Estou certo que este jogo no qual ficamos a dever uma goleada, foi o maior velocidade, intensidade e sobretudo com um azar terrivel (Abou que o diga)...

    E sobre o colinho já o disse no final da época passada que o colinho este ano teria gémeos, já que Jesus a nivel interno continua na sua manjedoura, porém nas competições europeias vê-se bem a sua cruz!!!
    E apesar de todo o folclore terceiro-mundista entre a 2ª Circular, a liga Aliança está bem á vista em todo o seu esplendor!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Felisberto,

      Para já o prazer foi todo meu. Quis o Destino que, cara-a-cara, tenhamos com certeza acertado umas agulhinhas e talvez possa ter tido outra perspectiva.

      Subscrevo totalmente o seu comentário.

      Abraço!

      Eliminar
    2. Igualmente Felisberto. E um dia destes...ainda passo os Black Sabbath na Tasca ;)

      Eliminar
  8. .....e houve plano B sem desiquilíbrios....o homem lê a bluegosfera e é inteligente....
    PS.
    Os prostitutos estão na fase do assobio mas a gente é fiel ás nossas mulheres, certo?....

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge Vassalo,

    Vitória justissima de uma equipa que nunca se entregou ao jogo. Procuramos sempre insistir, ora pela esquerda ora pela direita mas com sentido de baliza, ou seja não lateralizando de forma lenta o nosso jogo. Tenho a certeza que noutras ocasiões, algumas em que perdemos pontos, poderiamos ter tido este tipo de abordagem, principalmente em certos jogos fora de casa.
    Muito bem o Mister a colocar 2 avançados em simultaneo. Só prova que percebe que de vez em quando é mesmo necessario surpreender o adversario e insistir, insistir e tornar a insistir até a bola entrar.

    Ainda pensei que recuperassemos 2 pontos mas de facto há quem tenha sorte e muito colo!!!! Dass.

    Raoc

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge

    Estou plenamente de acordo com a sua cronica ao jogo, quanto aos recadeiros tipo Inácio e outros que tais não posso opinar porque não perco tempo a ver esses programas.

    Apenas quero realçar um tópico que hoje colocou nos golos :

    "Adeptos - ESTE é o verdadeiro Dragão. Eu sei, admito-o, que também andou a faltar à equipa, se calhar, o "ir a todas" que os adeptos - e bem - exigem. Mas é inegável que assim é que ajuda uma equipa a superar-se. Todos juntos fazemos uma força invejável. Hoje tive orgulho de estar no Dragão, pelos do campo e por todos na bancada."

    Ontem sim, houve verdadeiros adeptos a puxar sempre pela equipa e não a assobiar, esses devem ter aproveitado o bom tempo e foram até a beira mar beber umas jolas.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sejam sempre estes! Estes são sempre bem-vindos!

      Abraço!

      Eliminar
  11. Não vi o jogo, mas pelo que vou lendo lá consigo ir "pintando" o quadro. Dominámos, criámos, falhámos, marcámos, ganhámos. Tudo isto elevado a "cumó caralho". Mas obviamente (Deus nos livre), nada disto foi conseguido com e por Lopetegui, mas sim "apesar de". Apesar de Lopetegui lá seguimos, invictos, em todas as competições.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, meu caro colega, já sabes, foram as "individualidades"...

      Abraçom

      Eliminar
  12. Caro Jorge,
    Gostei do jogo, na minha opinião o FC Porto fez uma boa exibição, competente, concentrada, dominadora e persistente, pecando apenas na eficácia.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Viva Jorge!

    Muito bem como sempre, apoiado...!
    Abraço,
    Armando Monteiro

    ResponderEliminar