quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Análise Maccabi Tel Aviv 1 - 3 FC Porto ( Fase de Grupos Champions League )


Num jogo tranquilo, nada mais houve senão um avassalador domínio do FC Porto, que, se pecou em algo, foi na finalização. Muitas e boas jogadas de perigo, controlo e domínio da bola, de vez em quando sendo surpreendido com um ou outro contra-ataque rápido do Maccabi, que prontamente souberam contrariar ou, no limite, Casillas defender.

Não foi propriamente um jogo de sentido único, e eu sei bem que vai com certeza haver muito quem o desvalorize e ache "natural", mas o Maccabi conseguiu ter períodos de jogo de um bom contra-ataque rápido, se bem que, na segunda parte, se notou, após o golo do André André, que o ânimo e a vontade se tinham esvaído. 

O árbitro bem tentou dar o choque eléctrico para reanima-los, com um penalty das coisas mais forçadinhas de sempre - nem sei que falta viram o Maxi fazer - mas conseguimos arrumar este jogo sem problemas.

Estamos a um mísero ponto de garantirmos a qualificação. E com o primeiro lugar à vista. Não poderíamos pedir mais.


Tello - Eu sabia - pressentia - que o nosso Cristián só precisava de ultrapassar a lesão e ganhar um pouco de confiança. Que jogo! Não só pelo golo que marcou, pela assistência que fez ou até pela atitude defensiva (!), mas principalmente pelo prazer que se lhe viu e a entrega, Tello merece estar nos destaques. De facto, quando jogamos contra equipas que querem jogar, Tello é uma arma letal e uma mais valia evidente.

Layún - A melhorar imenso no capítulo defensivo, a Raça e a vontade de Miguel faz pensar que é Portista desde pequenino! E a alegria! Impressionante! Uma grande mais-valia na lateral, agora que está a aprender a defender em termos (grande, grande chega-pra-lá a Ben Haim II) poderá ser o futuro da nossa lateral esquerda. A comprar, ontem!

Formigas Atómicas - Então as duas juntas, é lindo de se ver. Maxi e André André, os nossos faz-tudo, vão a todas, estão em todas, o verdadeiro cimento do nosso edifício de jogo.

Danilo - Não sei se foi a ausência de Imbula que o libertou, se foi o espaço, mas viu-se o melhor Danilo do Marítimo ontem no campo. Velocidade, acutilância, força, quer em zonas mais recuadas, um verdadeiro tanque indestrutível. Muito bem! Pode ser sempre assim?

Casillas - Eu sei, eu sei, fez uma má reposição que poderia ter dado golo, mas defendeu-a com a palma da mão numa mancha de guarda-redes campeão do mundo. Não se desvalorize o bom punhado de defesas excelentes que fez neste jogo, valeram muito menos dores de cabeça.


Eficácia - Tanto golinho falhado, minha nossa Senhora! Rei Bakar tem de estar mais calmo, porque poderia ter saído de Israel com um poker e assim saiu de mãos a abanar. Algum nervosismo, mais coração que cabeça, a rever para domingo.

Herrera - Está difícil a vida para Hector. Entrou sem se destacar, num jogo em que tinha tudo para ser o Hector Miguel da selecção mexicana. Começa a ser preocupante.

Em algumas notas finais, adoro a azia dos jornais da capital, são sempre lindos de se ver. Claro que o mais importante não é a vitória categórica do FC Porto nem nada. Também me espanta um pouco, confesso, que a Sport TV queira ser a BTV. Não são concorrentes? Miguel Prates pá, a BTV terá certamente um lugar para ti. A forma "efusiva" com que assinalaste o golo do André André disse tudo. Que diferença para os comentários do dia anterior! Ao menos disfarcem, pá! E, por último, afinal parece que o Willian marca daqueles livres como o que marcou a nós quase todos os jogos....

26 comentários:

  1. Bom jogo do NGC. A diferença deste jogo para os do nosso campeonato é que o Macabi, por mais limitado que se sabia que era, quis jogar. Não colocou o autocarro.

    Gostei muito do Layún ( melhor jogo de azul e branco), Danilo, Casillas , Tello e Maxi. Não achei que ninguém tenha estado especialmente mal.

    Temos melhorado nos lances de bola parada, mas precisamos de fazer mais e melhor, hoje em dia estes lances podem ser decisivos.

    Primeiro a classificação para a próxima fase e depois o 1º lugar do grupo.

    Parabéns Lopetegui e rapazes por mais uma vitória. Da imprensa sabuja da capital, mais do mesmo. Que chupem e continuem a chupar.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso melhor marcador de lances de bola parada só volta em Tondela...

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge,
    Com muita pena minha não pode ver o jogo, mas pelo que leio fomos a equipa que esmaga quem quer jogar à bola. As minhas pequenas notas vão para coisas extra jogo e que são síntese da viagem que estou a fazer por Madrid, daí não ter visto o jogo.
    - Admito que me custa muito ter o nosso bom capitão no banco, mas depois de ter visitado o museu do Real é que tomei consciência da verdadeira proporção da lenda que temos à frente das nossas redes. Iker é mais que venerado naquele clube, o destaque que lhe dão é brutal!!
    - Segundo, fui até ao Vicente Calderon. Que grande desilusão. Como é que alguém pode achar que esse clube rivaliza com o Porto.. Tem muito que crescer e em infraestruturas damos 20-0, se bem que o estádio em 2017 vai ser algo brutal..
    - Finalizar, parece que o Arsenal também foi vulgarizado aos pés do colosso de Munique. É o preço a pagar a quem ousa derrotar esta equipa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era pôr o Evandro e o Rúben logo de início... de facto, se o ridículo matasse...

      Abraço

      Eliminar


  3. é só para dizer que discordo com tudo o que escreveste: não percebes nada disto! és tu e o "lopes", pá! se aquilo é futebol, vou ali e já venho. deveríamos ter infligido uma derrota monumental e só vencemos por dois de diferença. outros houve que foram vergados na Terra Santa, mas isso não interessa para nada. nós é que temos que dar, no mínimo, vinte-a-zero!

    ou então, não estou em desacordo contigo, e estou armado em parvo só para contrariar a tendência destes últimos dias :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá calado ó choné não percebes nada disto! (ou então percebes... :D)

      Abraçom

      Eliminar
  4. Caro Jorge,

    Vitória clara, inquestionável da melhor Equipa. Quero acreditar que o nosso Aboubakar compensar-nos-à no jogo com o Dínamo da ineficácia e alguma falta de sorte no jogo de ontem.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitado, precisa de uma benzedura potente...

      Abraço meu amigo.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Fugiram... todos na toca. Ah, esses verdadeiros portistas!

      Abraço

      Eliminar
  6. Só foi pena o Bouba não ter coroado uma exibição imensa com um ou dois golos, que bem merecia! De resto, é "somar e seguir"!

    ResponderEliminar
  7. Boas caro Jorge,

    Queria deixar aqui os meus comentários a algumas coisas "engraçadas" que a comunicação social tem dito de nós e não só.
    Primeiro sobre os Super. Eles andavam mortinhos que algo acontecesse para se atirarem à nossa claque, e como só aconteceu uma coisa que pouco ou nada tem de relacionado com a claque, e mesmo assim não foi nada de mais, eles noticiam isso como se fosse uma coisa do outro mundo. Mas o comunicado dos Super está soberbo e responde-lhes muito bem. Imaginem se fossem os Super a mandar um petardo e acertasse numa criança.
    O benfica tem 9 pontos na Champions e parece que foram campeões Europeus, nós temos 10 e parece que não fizemos nada mais que a nossa obrigação. Nada de novo.
    Uma última nota para o Velho Luisão. Está velho? Está. Joga pior que mal? Joga. Marcou um golo? Marcou sim senhor, mas foi trucidado no lance do golo do Galatasaray. Mas parece que Portugal inteiro tem que se curvar perante o grande Luisão só porque marcou um golo, ridículo.
    Já agora, eles quiseram fazer do robe que o FCPorto ofereceu ao Artur Soares Dias a mesma coisa que os jantarinhos, e até dizem que veio no relatório. E só eu é que acho estranho ninguém querer saber porque é que os jantares não vinham nos relatórios então?...e se o árbitro do derby pôs no relatório ou não? Esta comunicação social é uma anedota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um absurdo que só prejudica quem é levado ao colo...

      Abraço

      Eliminar
  8. É vitória á Pirro, não jogamos puto e ainda por cima o adversário era fraquíssimo, em Portugal nem na liga de Honra. Mesmo assim tem de se dar mérito aos jogadores, já o basco tem culpa pela reposição defeituosa de Iker. Maldito. Agora Setubal que, como se sabe, é muitíssimo melhor que o Maccabi.

    ResponderEliminar
  9. Portanto, dominamos, controlamos, marcamos e ganhamos. E inventaram um penalty contra nós. Ah, a pasmaceira da normalidade :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto desta normalidade :) (Tas a ver, até já estamos de acordo outra vez!)

      Abraçom

      Eliminar
    2. Ah, mas eu percebo-te nas coisas em que discordamos. Só não concordo :)
      Abraço

      Eliminar
  10. ganhamos bem, podiam ter 5, em dada altura demos abebias depois das substituiçoes, herrera é claramente um corpo estranho na equipa. Agora contra setubais e afins a mesma guarra, a mesma concentraçao, menos falhas no meter a bola na baliza. casillas é muito bom mesmo, dentro dos postes e a fazer a mancha é quase imbativel. Jogamos bem temos muito boa equipa assim o treinador perceba quem realmente deve jogar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha nossa. Ó Vidente, o treinador percebe! Viu o Atlético contra o Astana? O autocarro é muito difícil de vencer!

      Abraço

      Eliminar
  11. Caro Jorge,
    Não se esperava um jogo fácil, tal como não se esperava que o Maccabi fosse jogar da mesma forma que jogou no Dragão. Gostei do jogo, acho que o FC Porto fez uma boa exibição, competente, segura e respondeu da melhor forma às dificuldades que o Maccabi procurou criar sobretudo nos primeiros minutos.
    Em suma, o FC Porto traz na bagagem três importantes pontos nas contas do grupo G, ficando a faltar apenas um ponto para garantir a presença nos oitavos de final da prova rainha do futebol europeu.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com


    ResponderEliminar
  12. Viva Jorge!

    Gostei do sarcasmo do Miguel Lima...! Está com piada...!
    Relativamente ao post muito bem, apoiado
    E assim vamos seguindo na senda das vitórias... Esperemos que contra o Setúbal não seja diferente...

    Abraço
    Armando Monteiro

    ResponderEliminar
  13. Estão mesmo aziadinhos no grande área... Que risota.

    ResponderEliminar