segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Espaço Z - FC Porto vs Passos Manuel (32-25)


No passado sábado, o FC Porto derrotou de forma justa e fácil uma jovem e bem orientada equipa do Passos Manuel. Obviamente que há um Mundo de diferença entre a qualidade de ambos os plantéis, e pudemos dar-nos ao luxo de "abdicar" de Gilberto, Gustavo, Roque ou Hugo Santos, dando mais tempo de jogo a Pitre, Kasal e Nuno Gonçalves. A resposta da equipa a estas alterações foi... razoável. E numa exibição com demasiados erros defensivos, e demasiadas falhas técnicas a cortar-nos ataques, bem podemos agradecer aos deuses do andebol o facto de termos dois brilhantes e intransponíveis guardiões. Desta feita foi Laurantino a brilhar a grande altura, com defesas para todos os gostos, especialmente nos remates aos 6 metros, teoricamente mais complicados. 

O jogo tem pouca história, para ser franco. Ofensivamente, fomos ganhando vantagem porque temos jogadores mais velozes, mais fortes, mais altos, quase todos com grande capacidade de remate e não precisámos de trabalhar muito o ataque para conseguir arranjar espaços na defensiva contrária. Uma defensiva com bons princípios tácticos, reconheça-se isso, mas sem jogadores capazes de "segurar" os nossos monstruosos pivôs, ou as mudanças de velocidade de Rui Silva, Miguel Martins ou de Cuni. Notou-se que a equipa está cansada, e obviamente que a motivação de jogar este jogo ou um jogo de Champions é totalmente diferente. E há mais... Num jogo de andebol, com uma diferença tão grande entre duas equipas, como neste jogo, a equipa mais forte vence em 99,99% das vezes. Não se pode estacionar autocarros, como no futebol, e rezar para que não haja golos. É preciso atacar melhor e defender melhor. E os jogadores duma equipa como a do Porto, no fundo, sabem que estes jogos vão fatalmente acabar com uma vitória, mesmo com um jogo menos conseguido. Ainda assim, houve demasiadas falhas técnicas para uma equipa sénior que compete num campeonato profissional (passes falhados, más decisões em grande escala, remates mal preparados e faltas ofensivas). Jogadores como Kasal ou Nuno Gonçalves têm de perceber que nestes jogos, para além dos golos e do resultado final, têm de transmitir a confiança necessária para que Ricardo Costa os chame em alturas importantes de jogos mais complicados. Kasal, por exemplo, não pode continuar a rematar de qualquer sítio, de qualquer forma, e de forma tão precipitada. Como é possível um jogador com tamanha altura e envergadura teimar nos remates de anca? Porque não aproveitar aquelas longas pernas para ultrapassar os adversários e, em suspensão, atirar lá de cima, do 10º andar? Porque não esperar que a equipa trabalhe o ataque para que a sua finalização seja mais fácil?

Apesar de tudo isto, foi a nível defensivo que achei que estivemos pior. É impensável que um jogador duma equipa do nível do Passos Manuel, sem ser especialmente forte do ponto de vista físico,  não obstante ter bons atributos técnicos, consiga marcar 10 golos, quase sempre da zona central, sem qualquer tipo de oposição. Em linguagem andebolística, ao 3º/4º remate que tentasse fazer nessa zona, tinha de "levar nos dentes", ou seja, tinha de ser contactado, obrigando-o a rematar em piores condições, ou até mesmo a pensar duas vezes antes de tentar rematar de novo. É bonito? Não, não é, mas num desporto com tanto contacto físico, é assim que as coisas funcionam. Lembram-se de como os eslovacos do Presov defenderam contra nós?

Resumindo, a 11ª vitória em 11 jogos do campeonato, registo que é fantástico mas não surpreendente, a antecipar nova jornada importantíssima da Champions a meio da semana. E aí vamos precisar dum Porto ao seu melhor nível para continuar a perseguir o apuramento para a próxima fase.

Um abraço,

Z

5 comentários:

  1. Qual foi o resultado final?

    ResponderEliminar

  2. @ Z

    isso é tudo muito bonito e tal - e até acho que tens razão nas tuas observações.
    mas também há um factor que convém não escamotear: uma dupla de "árbitros" com decisões tão, mas tão 'sui generis', que chegaram a indignar o próprio treinador do Passos Manuel.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Miguel,

      Não estiveram bem, é um facto. erraram muito e de forma mais ou menos repartida. Já fui apitado por esta dupla: são uns atrasados mentais. Fracos e pedantes. Cometeram erros no capítulo técnico, principalmente, mas como achei que erraram para "ambos os 2 lados" e, como não sabem mesmo mais do que aquilo, nem falei dos artistas.

      Abraço

      Eliminar
  3. Meu Caro ,
    Mais uma excelente análise. Ainda bem que o jogo a meio da semana é com um adversário que nos costuma criar muitas dificuldades. porque assim pode ser que sábado não tenhamos aquelas quebras de concentração.
    E estava correcta a análise anterior, estamos a defender muito mal. Sábado não podemos cometer tantos erros defensivos, senão...
    Espero ver um Dragão2inho cheio, para nos impulsionar para a fase seguinte.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar