quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Análise à (falta de) vergonha



Boa tentativa de me tentares afastar do amor da minha vida, equipa de futebol do F.C.Porto. Mas não, não foi desta. Nunca vai ser desta. Por muito miserável que seja o teu futebol, não me vais arrancar daqui. Por muito mau que seja o homem do leme, é por aqui que vou ficar. Por mais que a atitude dos pr
óprios jogadores (mesmo daqueles que todos dizem à "boca cheia" que são "jogadores à Porto", quando os próprios que o dizem não sabem muito bem o que isso significa) seja a vergonha que vi hoje (e que tenho visto ao longo destes últimos 3 anos), e me faça querer esquartejar praticamente todos os indivíduos que pisaram o relvado, assar os pedaços numa fogueira, e dar-lhes a comer à boca, não me vais conseguir demover, equipa de futebol do F.C.Porto. Por mais que veja passes de 5 metros constantemente mal feitos, que sinta que cada equipa corre mais e melhor e com mais vontade do que qualquer um dos nossos jogadores, vou continuar a subir e a descer aquela Alameda, com o mesmo orgulho, o mesmo brilho nos olhos, que mantenho desde a primeira vez que me levaram ás Antas. Por muito que teimes em ser liderada por uma SAD completamente à deriva, sem liderança, sem outro critério que não o financeiro, tornando-te numa mescla estranha de mercenários e alguns (poucos) jogadores de futebol, não vais fazer com que o meu cachecol fique no armário a ganhar pó, nem que o sofá passe a ser o meu local de eleição todas as semanas. Por muito que respondas ao nosso inequívoco apoio (mesmo quando ninguém tem já forças para te querer sequer suportar), com uma exibição nojenta como a desta noite, eu vou lá estar no jogo seguinte, preparado para ter de suportar mais 90 minutos deste suplício sem fim.

Sabes porquê, equipa de futebol do F.C.Porto? 

Porque o símbolo que carrego (e que vocês passeiam, e que a SAD usa como negócio), está cravado em cada pedaço de mim, a cada momento de cada dia. Porque sou eu (somos todos nós), que assobiando ou cantando, damos a cara por ti depois de cada desaire, de cada vergonha como a de hoje, mesmo que em tempo de vitórias te deixemos colher os louros e as luzes da ribalta. Porque nós, minha cara equipa de futebol, não estamos nisto pelos louros. Não estamos nisto pelos milhões. Não estamos nisto pela glória. Estamos nisto por amor. Um amor louco, cego, e inquebrável. Uma paixão ardente, sufocante e interminável. 

Por isso, estrutura profissional de futebol do F.C.Porto, mesmo envergonhado pelo teu silêncio teimoso, pela tua inépcia, pelo teu péssimo futebol, pelo teu miserável profissionalismo, pela tua falta de tudo o que me possa vir à cabeça, amanhã la estarei, para defender o eterno amor da minha vida, o F.C. Porto, que tu tanto teimas querer denegrir e derrubar. E continuarei a ir, de cachecol envolto no pescoço, cantar a plenos pulmões e arrepiar-me com o hino, e puxar pelo amor da minha vida, mesmo apesar de ti, estrutura de futebol profissional do F.C.Porto. 

O F.C.Porto será sempre maior do que tu.

Por uma questão de respeito para com todos os adeptos, sócios e simpatizantes que todos os dias visitam este espaço, responderei à inqualificável exibição de hoje da mesma forma que a SAD nos tem tratado nos últimos anos: silêncio.

Domingo, já sabes, lá estarei a proteger o símbolo mais perfeito do Universo, enquanto tu o estiveres a tentar arrastar pela lama.

Um abraço,

Z


17 comentários:

  1. Eu não diria melhor.Infelizmente estamos a bater no fundo e não temos ninguém que vire o rumo a este barco que se afunda.Nem vale a pena falar deste curioso que se diz treinador e que se tivesse dignidade hoje demitia-se.É uma pena ver como as pessoas mudam com o tempo e o dinheiro.Sr Pinto da Costa todos nós lhe devemos muito e por isso faça -nos um último serviço : Dê lugar a outro que tenha aquilo que o Sr já não tem, ou seja garra e vontade de ir à guerra contra aqueles que todos os dias nos difamam.
    Levar para o seu camarote quem ainda há pouco lhe chamou senil e convidar para a sua feira das vaidades diretores de pasquins anti-Porto pode crer que a todos nós envergonha.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,
    não há mais nada a dizer :) Já vejo Porto há 30 anos, já conheço os padrões, raramente há aberrações estatísticas que prove que o pai natal existe.

    Sem champions e campeonato, pelo 3 ano consecutivo, o FC Porto tem 6 meses para repensar o que quer para o futuro, sabendo que já não tem capacidade para voltar a cometer o mesmo erro e este, foi dos maiores que já vi no clube!

    Para o ano voltamos a falar:)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Acho que é mesmo isso. Só mesmo os adeptos é que sofrem pelo FC Porto.

    Acho que é o fim da linha para Lopetegui. Não tem condições para continuar. Não é ele que vai conseguir inverter a situação. Parece-me que os jogadores já não acreditam nele nem no sistema de jogo.

    É colocar o Rui Barros a treinador principal até terminar a época e ver o que vai dar, mas duvido que seja pior do que tem sido.

    Relativamente à Sad, espero que PC não se volte a candidatar. Em 3 épocas, planteis bons, só uma supertaça.
    Este silêncio que só é quebrado quando se está em altas, não é nesta direcção que me revejo.
    Se se recandidatar não terá o meu voto.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pyrokokus, eu também já pus a hipótese de Rui Barros agarrar o leme até final da época, como diz e bem, pior não há-de ser...a única dúvida que tenho é se Rui Barros está habilitado (legalmente!!) para orientar a equipa nas Competições Europeias...
      No entanto, existem bons treinadores no desemprego, e não deve ser difícil arranjar uma alternativa válida (acho eu)!
      Muito sinceramente a mim a hipótese AVB não me agrada...principalmente pela forma como saiu! Vamos ver que coelho salta da cartola...embora também tema que o coelho seja a continuação!

      Cumprimentos

      Eliminar
  4. enfim...
    como tinha dito aqui anteriormente, o jogo com o scp era crucial e falhou...este com o rio ave entao era ainda, e, falhou de novo...por mto menos ja se despediram treinadores...

    Ja chega,acabou, fim da linha. o que espera PdC? plo fim da epoca pra trazer AVB?
    A questao e' q esta ainda nao acabou e na verdade (ainda) ha titulos pra ganhar! e perfeitamente ao alcance!!!

    mas nao com este sr !!!

    da dor ver o FCP a (nao) jogar! nao ha fio de jogo, nadinha, e mesmo alguma manifesta falta de sorte (charuto do golo do rio ave e bola caprichosa ao poste) nao e' suficiente pra explicar esta incapacidade gritante!

    acordei com esperanca que este sr ja nao fosse treinador mas ainda e'.

    Proximo domingo termina a primeira volta. o lider recebe um bom braga. as contas ainda podem ficar com os grandes separados por 2/4 pontos, o que havendo 17 jogos pla frente ainda permite sonhar!
    manu365

    ResponderEliminar
  5. Jorge,

    A equipa foi-se abaixo de vez. Se ainda haviam dúvidas e esperanças, ontem, infelizmente, foi possível constatar o óbvio: os jogadores e o treinador perderam a capacidade de reação e deixaram de acreditar. Por muito que goste e admire o Lopetegui, acho que não irá conseguir dar a volta a situação. Olho para a cara dele no final dos jogos e vejo um homem desgastado, abatido e aparentemente derrotado.

    Os adeptos ontem estiveram muito bem e fizeram a sua parte, nada a apontar. Sinto imensa pena por todos eles (vocês) que estavam lá ontem a apoiar e a lutar contra os assobios mesmo quando a equipa teimava em não corresponder no relvado. Talvez tenha sido um pouco tarde demais. Só nos resta aprender com os erros e não fazer a mesma coisa com o próximo treinador. Fomos hipnotizados pelos mídia e no final venceram eles - cometemos suicídio!

    Como é possível que a direcção só tenha se reunido com a claque principal do clube agora, depois de 4 meses a assistir a nossa própria autodestruição? Sinceramente não entendo o porquê desta inércia. No princípio ainda tentei me convencer que era mais uma estratégia bem planeada do presidente mas aos poucos fui caindo na realidade.

    Abraços e força.

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,
    Penso que é tudo uma questão de modelo de jogo [posse de bola] no qual cheguei a acreditar mas que reconheço que não funciona em Portugal onde a chico espertice impera e qualquer treinador de retranca mantém a equipa atrás, manda um charuto que empata os jogos, como aconteceu ontem. Não foi por causa do árbitro que empatamos mas podia muito bem ser marcado um penalty a nosso favor que mudaria tudo. Isso é coisa recorrente com os iluminados da capital. Está na moda o fingir de morto e a Direcção portista segue-a com resultados desastrosos pois o Porto está constantemente a ser "comido" na Liga e na Federação. É preciso inverter a tendência e voltar a ter voz e força para fazer frente aos adversários da capital. Lopetegui até ao fim da época e depois vida nova. Viva o Porto!...Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge e hoje Z,

    Como já me tinha prenunciado, a única questão que importa é se os jogadores acreditam na tática e no treinador que tem... tivemos a resposta de forma cabal no jogo de hoje... Não acreditam! E de tal forma que a equipa que veio ganhar ao Dragão por 1-3, saiu goleada no galinheiro por 6-0...

    Lopetegui pode querer continuar e os jogadores podem querer que ele continue, mas ninguém dentro do balneário acredita, que a tática vai resultar.

    E quando falo em tática é propositado... pois nós temos uma e todos a conhecem... todos!

    Um ano e meio de Lopetegui e toda a gente já tem o antídoto para o nosso estilo de jogo, por isso algo tem de mudar, seja treinador, seja estilo de jogo, seja lá o que for, mas este Porto não tem pernas para andar.

    Mudar de treinador é agora senão mais vale estar quieto, porque meter um treinador lá para o final do mes, sem tempo de ir buscar este ou aquele atleta, que ele achar essencial, seria um erro de casting terrível...

    ResponderEliminar
  8. Caros adeptos,
    Vivemos tempos de contestação. Nenhum adepto portista se poderá sentir feliz por estes dias, semanas, últimos 3 anos. No entanto, gostaria de relembrar alguns que o Porto não é o Lopetegui, o Brahimi, o André André ou o Pinto da Costa. Como não foi o Deco, o Derlei e acima de tudo o Mourinho. Claro que o nosso Presidente é um dos maiores Portistas que já tivemos na nossa Direcção, disso não há grandes dúvidas; e claro que falhou nos últimos anos, como acertou muitos mais; não é essa a questão; nem acho que devamos ser nós a dizer que o Presidente está velho e devia retirar-se. Também não me parece que a questão se prenda com a continuidade de Lopetegui, que estará certamente com o futuro definido no Dragão. A questão é que o Porto são os seus adeptos. O FCP são os adeptos. Ponto final! E o que me preocupa nos últimos tempos, e que se exacerbou com o insucesso que temos tido é a massa adepta que critica agressivamente nas redes sociais de uma forma rude, mal-educada, que goza com o nome do treinador, que pede cabeças a rolar a todo o instante. Que chega até a ansiar derrotas só para ver sangue. Portanto, isto é que é ser Porto? Os bons adeptos forjam-se nos períodos de seca, porque são aqueles que não pendem para o lado fácil do clube vencedor. Mas também se podem forjar nos períodos áureos, com a aprendizagem do sentido da palavra gratidão. Pedimos a cabeça do treinador, do presidente, dos jogadores, porque não ganham, porque não põem o Porto a jogar, porque não ganhamos títulos? Tudo errado!!! A única coisa que devíamos pedir é Honra, Suor, Dedicação, Amor à Camisola. Seja ele o Casillas ou o André André, independentemente das suas ambições, do treinador, de ganharmos ou perdermos estas são condições essenciais para ser digno de vestir a pele do Dragão. Infelizmente vivemos num país centralista em que constantemente temos de lutar pelo reconhecimento que é dado de mão beijada a outros. Dão-nos as capas do lixo a que chamam jornais quando perdemos e a contra-capa quando vencemos a Liga dos Campeões e campeonatos. Por isso vos peço: sejamos gratos para com quem dá tudo o que tem pelo Porto, e ensinemos os adeptos mais novos, os mais velhos e os jogadores que chegam sejam eles o Brahimi ou o Evandro que a única coisa que lhes pedimos é suor. O resto virá por acréscimo. Julen Lopetegui não nos tem trazido sucesso e por isso sairá, naturalmente. Não foi o primeiro, nem será o último. Mas merece o meu agradecimento por em tantos momentos ter defendido o clube, ter-se posto a jeito da corja jocosa da tribo centralista por ter defendido o Dragão, infelizmente sem sucessos até hoje. Essa é para mim uma das coisas mais importantes do que lhe podia pedir. Por isso Julen, para ti: não és basco, não és espanhol, não és flop. És dragão, e eu gosto disso. Infelizmente, desportivamente não chega. Infelizmente.
    João

    Ps: Não me agrada um treinador do porto não fazer um esforço para falar português. Não me agrada. Certamente a maioria verá o FCP como trampolim e acharão que aprender o nosso idioma é desnecessário. É algo que no meu entender, os adeptos também deviam começar a exigir...

    ResponderEliminar
  9. Jorge, na minha opinião, enquanto andarmos concentrados nos falsos problemas, não poderemos resolver os verdadeiros.
    Acham ontem que os nosso jogadores ontem não jogaram com atitude e garra?
    Acham que o nosso problema é a falta de jogadores "à Porto"? Mas afinal o que é isso? Fala-se muito da mística, do sentir e amar o clube, mas na verdade o que é um jogador "á Porto" é aquele que joga quase sembre bem, aquele que marca golos, aquele que faz cortes ou defesas que parecem impossíveis, que tiram um "coelho" da cartola quando tudo parece impossível e dão-nos um campeonato. Ou isso, ou são aqueles "bad boys", que comandam o balneário e em campo correm tudo à "sarrafada".
    É preciso reconhecer os verdadeiros problemas. Não somos a equipa que gastou mais dinheiro em transferências esta época, (nem na época passada). Lopetegui não é um mau treinador e todos já vimos isso, mas não pode fazer 2 equipas em 2 épocas, e especialmente na segunda, não pode fazer omeletes sem ovos. Acho que foi anteontem que vi um vídeo no youtube, sobre o percurso na Champions de 2009, em quase que íamos às meias finais, tendo nós sido eliminados talvez pelo melhor golo do nosso compatriota Ronaldo. E dou por mim a pensar, aquele plantel era melhor que o nosso atual. Lisandro, Lucho, Hulk, Meireles, Bruno Alves, Fernando, Guarín,... E depois continuei o raciocínio, Vitor Pereira também tinha um bom plantel, tendo "só" na primeira época perdido o Falcao dos titulares, isto se não contarmos os outros que estavam mas não estavam. E depois continuei de novo, Paulo Fonseca, tinha uma equipa, que tinha bases construídas, Hélton, Alex Sandro, Mangala, Otamendi, Danilo, Fernando, Lucho, Varela, Jackson, e este não consegui por a equipa a "jogar". É verdade que tínhamos outros jogadores que se calhar não teriam qualidade para jogar cá, Licá, Josué, Defour, Carlos Eduardo, mas mesmo assim... E depois vem Lopetegui, chama o Tello, Óliver, Marcano, Casemiro, Brahimi, Aboubakar, que se encarrega de meter a equipa a jogar, perde o campeonato por fatores alheios, mas consegue vender o que restava do tempo de Vitor Pereira. Excetuando Maicon e Hélton... Lopetegui foi contratado para um projeto de 3 anos, em que supostamente o primeiro seria o ano 0, o segundo a equipa já renderia muito e no terceiro, colhíamos os frutos. Isto de preferência sermos campeões os anos todos. Mas o que aconteceu foi diferente, no tal ano 0 em que "fomos" campeões( será que no futuro algum tribunal vai reconhecer isso?), e que quase tivemos os pés nas meias da Champions. No entanto, seja por necessidade, ou por vontade de os jogadores irem para outros voos, teve de juntamente com os responsáveis reconstruir a equipa no segundo ano, em que já deveríamos ter as bases consolidadas. Mesmo assim a equipa rendeu, mesmo não tendo um lateral esquerdo, um ponta de lança, um construtor de jogo e um extremo esquerdo de origem, não querendo retirar valor aos jogadores em que questão, que excetuando Layún, deverão proporcionar vendas importantes para os nossos cofres, e que mais importante que isso jogam bem. Isto tudo foi possível, e que acredito que possa continuar a ser com a capacidade de finalização nos primeiros jogos de Aboubakar, a ligação de setores feita por André André. a capacidade de cruzamento, Layún, o reaparecimento de Herrera e o aumento de forma de Brahimi. No entanto isto não se manteve para sempre, o Aboubakar e Marcano baixaram de forma e o Fernando Santros "tratou" de lesionar o nosso André André, . E isso mostrou finalmente os problemas os problemas da nossa equipa. E juntando isso aos assobios... que parecendo que não deverão ter muita importância! Não sei qual é a relação de Lopetegui com o o balneária, mas não acredito que haja uma má relação entre ele e o balneário, que tire confiança aos jogadores.

    ResponderEliminar
  10. Mas mesmo que assim fosse, vamos imaginar que o balneário do FC Porto não gosta do treinador, em que é que assobiar durante os nossos jogos desde o iníco da época, MESMO QUE ESTEJÁMOS A GANHAR, ajuda-os a triunfar? Coitados deles, porque se isso realmente for assim, ainda apanham com um treinador que supostamente não gostam, e depois ainda são assobiados quando entram em campo.
    Uma palavra para os Super Dragões, que na minha opinião já deveriam ter tomado posição à muito mais tempo, mas enfim, que continue assim!
    Agora só peço, mesmo que Lopetegui, saia, que se consiga aproveitar o que ele fez de bom, e o que ele trouxe que renovou a nossa formação, desde os escalões mais baixos, à B que joga no mesmo modelo da A, para preparar a integração dos jogadores no FC Porto, à equipa principal. E partindo daí, o que interessa é o cérebro, não a cara. Lopetegui não merece isto, mas infelizmente talvez Rui Barros tenha que assumir o cargo de treinador principal, para resgatar a relação com adeptos. Caso Lopetegui saia, agradeco-lhe por aquilo que fez, desejo-lhe as maiores felicidades, e que para o ano esteja a treinar seja a seleção espanhola, ou um dos grandes do futebol espanhol.
    E concluindo, espero que o FC Porto, corrija os problemas a nível de plantel o mais cedo possível, seja por aquisições ou pela integração dos jogadores , sejam dos Sub 17/ Sub 19 ou da B. E que acima de tudo os adeptos de unam, e que a direção, a equipa técnica, os jogadores e os sócios/adeptos estejam todos do mesmo lado, do lado do MAIOR, o lado do Futebol Clube Porto. Pois só assim podemos ganhar e combater as horríveis arbitragens que vamos tendo à épocas, que se acentuaram nos últimos 3 jogos. Ah, e por favor metam representantes naqueles programas de lixo desportivo. Só estando dentro do sistema é que os podemos combater!

    ResponderEliminar
  11. Meus caros, muito me honra que se dirijam a mim, mas este belo post é do Z, ok?

    O meu sai mais lá pró fim da tarde.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa ao Z, então.

      Eliminar
    2. Ora essa, não há problema nenhum! Mea culpa, visto que ninguém mandou o gajo do andebol armar-se em sabidola do futebol :) o importante aqui é o debate, e o portismo, independentemente do autor.

      Eliminar
  12. Longe de mim querer fugir ao assunto em apreço. Vai ser emocionante ver a partir dos finais de Janeiro a luta renhida que vamos disputar com o Braga pelo 3º lugar. Iremos conseguir ? Maybe !

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Excelente post, Z. Parabens e nao pares por ai! Tenho orgulho em ser portista quando encontro espaços como este.
    João

    ResponderEliminar
  14. Tal como você caro Z, eu também continuarei a vestir o Manto Sagrado com a mesma paixão desde que vi pela primeira vez o Nosso Símbolo.

    Excelente texto.
    Abraços.

    ResponderEliminar