quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Telegrama: Tá-se Bem.


Não se passa nada. Está tudo bem. O ficaben não tem ninguém expulso há um porradona de tempo? Não importa. Não há penalties contra o ficaben desde o tempo dos dinossauros? Tudo jóia. Todos se reforçam em áreas prioritárias e nós ficamos com buracos do tamanho de uma cratera em zonas nevrálgicas do terreno? No pasa nada.

Por entre silêncios suspeitos ou mera indiferência, assiste-se ao elogio de figuras que se governam - muito legitimamente - à custa de uma Casa, aquela que antes tinham maltratado. Convida-se directores de publicações cujo único fito é reduzir-nos a um clube menor? Sejam bem-vindos!

Temos jogadores calados? Sem nervo? Sem união? Que não defendem os colegas? Que não reclamam as faltas? Que não crescem sobre quem os quer prejudicar? Pois temos! O que temos no topo da pirâmide? Que movimento? Que exemplo? Que indignação?

Temos adeptos divorciados da equipa? Que não se empenham nos jogos? Que reclamam de tudo? Que exemplo vêem eles para seguir?

Já não somos só bons rapazes a ser comidos. Somos, hoje, corpos em desaceleração acentuada, que em breve ficarão parados. 

O Nosso Ídolo está consensual. Deixou a capa de guerreiro, é conciliador. Sabe que está na recta final da sua caminhada, não quer deixar pontas soltas, inimizades e não quer confusões. Nada de criar ondas. A verdade é que o seu trabalho está feito. E a obra que acha que lhe falta fazer é física, não intelectual ou de atitude ou corrente.

As alternativas, a existirem, não têm coragem de se expor. Vamos num barco à deriva, ao sabor do vento, sem nos aborrecer, sem Desejo, Vontade e Chama. E não podemos esperar que um treinador resolva isso.

A inércia, o Movimento Parado, é transversal e contagiante. E, como para qualquer guerreiro na batalha, o exemplo do Líder é fundamental. Um líder mudo  e calado não pode esperar uma atitude mexida. Será que espera? Será que ainda se importa?

28 comentários:

  1. Totalmente de acordo.O nosso Presidente parou no tempo e não se adaptou.Pensa e se calhar os factos dao-lhe razão, que basta candidatar-se para não aparecer ninguém a fazer-lhe frente e se tal não acontecer é pena.Na sua entrevista disse que se ia candidatar e o seu desejo era fazer um complexo para a formação. Não era isto que eu gostava de ter ouvido pois atualmente querem-se êxitos rapidos e não se dá tempo nem oportunidades a quem dela sai.Gostava de te-lo ouvido dizer que queria ganhar campeonatos e que não iria pactuar com aqueles que nos ofendem e atacam todos os dias,mas isso ele não disse.A estratégia do silêncio afasta- nos do clube pois o nosso adn não é esse mas antes o de não levar desaforos para casa,isso sim é a gene do povo do Porto.Mude Presidente ou retire-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos, nem todos os da estrutura pensam assim. Há luzes de esperança.

      Abraço

      Eliminar
    2. "...nem todos os da estrutura pensam assim...": Quem? Espero que não seja o Vítor Baía...

      Eliminar
  2. E de repente o Jorge deixou de ser um "zelota" para ser um pessimista!!!!
    Vamos lá com calma que até o Barcelona, o Real Madrid, o Bayern, o ManUnited e tantos outros tiveram fases destas!!!!
    Um exemplo? A convocção hoje de Peseiro de 8 jogadores da equipa B. Se os putos aproveitarem a chance, derem tudo por tudo de certeza que o futuro será mais brilhante...

    P.S. Bem sei que deveremos ter para aí "entre muros" e emprestados uns 10 guarda-redes. Mas por favor, não digam que o Sá não vale nada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crítico do silêncio, sempre fui. Sempre. Sempre.

      Não sou pessimista no futebol, mas quero mais reacção da estrutura.

      Não é esta guerra sem quartel do presidente-adepto, é Pinto da Costa OU OUTRO QUE ELE NOMEIE POR ELE a defender o Clube, a tempo e horas, a galvanizar adeptos, a juntar fileiras.

      Abraço

      Eliminar
  3. Eu que sempre apoiei e votei em Pinto da Costa - além de assinar as petições para a sua recandidatura - cheguei a um ponto, a não ser que vislumbre mudança, de já não acreditar nisso, tais as contínuas manifestações, oportunidades e motivos para tal. A JNPC, que está no pleno das suas faculdades intelectuais, não lhe interessa o conflito verbal, não lhe interessa o reviver passados (e isto não tem nada a ver, no meu entender, com o AD, afinal de contas nem ele nem o FCP têm mais algo a perder, ao contrário de outros, porque se pensarem bem o filho Alexandre, na altura amigo proximo do pintor de automoveis Veiga e do corrupto das quatro linhas Vieira, saberá assuntos deliciosos), porque fundamentalmente isso implica esforço físico e mental que, convenhamos, não será o forte dele. Por isso seria uma boa altura de, nem que fosse só para dizer que o Clube necessita de retomar a chama do justo protesto contra o centralismo, corrupto, lisboeta, valeria a pena aparecer alguem. Perdia, mas alertava....

    ResponderEliminar
  4. Não há candidatos com "cojones" para enfrentar JNPC à presidência do FCPorto?!?
    E sócios com "os ditos cujos" para votar em branco (massivamente = para fazer passar a mensagem da vontade do "povo"), será que há?...............
    Até gostava de ver se há coragem....

    Alto Minho (J.S.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, boa pergunta. Eu não quero OUTRA SAD. Quero uma SAD mais interventiva, mais galvanizadora como... já foi.

      Abraço

      Eliminar
    2. Uma SAD galvanizadora, de facto é disso que estamos a precisar, mas para ontem, e já vem tarde!
      Já agora quem é que raio faz o jornal diário? Eles não assistem aos jogos para ver o trabalho dos árbitros? Que raio de porcaria é esta? Então precisam que os adeptos se queixem nas redes sociais para perceberam que deram, MAIS UM, tiro nos pés? Isto sinceramente... É já a segunda vez que isto acontece. Aposto que se ninguém se queixasse, para quem faz o jornal estava tudo bem. Que pouca vergonha! Abram os olhos porra.

      Eliminar
  5. Se as pessoas quiserem comentar, fá-lo-ão. Citações de comentários?

    E ideia original e nome?

    Já agora, folgo em saber que, para ti, os problemas acabavam em Lopetegui! Boa!

    ResponderEliminar
  6. Continuo a passar pelos blogs e correspondentes desabafos de portistas e vejo tanto patuá... o Homem continua a não ligar nenhuma ao que os adeptos, sócios e simpatizantes dizem ou escrevem,(Se antes assobiavam era bom sinal porque estávamos no 1º lugar, agora se assobiam ele se associa aos adeptos porque tal como eles não gostava da maneira da equipa jogar) ele agora está virado para os "inimigos" fidagais que ele próprio criou, e agora num passe de mágica são eleitos amigos.. aquela tirada de elogios para o Carlos Pereira, nem nos compêndios dos farsolas. Isto é o perfeito exemplo como as massas são influenciadas ou manipuladas. E mais não digo
    Cumprimentos
    A.A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os inimigos de ontem serão os amigos de amanhã" - Dalai Lama

      Abraço

      Eliminar
  7. Olá Jorge,

    Eu sou estratega e onde trabalho uso essas qualidades na perfeição na defesa do meu departamento. Tudo é feito com esse objetivo em mente.

    Dito isto, eu não entendo a SAD, quando não se pronuncia nem faz barulho sobre nada.

    O nosso clube sempre foi Presidencialista e tudo rodava ao torno de PdC.

    Isso funcionava muito bem quando o nosso líder era ativo e lutador contra tudo e todos e agora que ele não o é? que fazer?

    Eu não percebo a estratégia de comunicação e de alerta... somos bons rapazes e agora é só baterem-nos... vai ter que ser Peseiro a dar o corpo às balas e a deagastar-se novamente?

    Será que esta SAD vai continuamente cometer o erro de estar calada e quando fala já a caravana passou e vai a quilómetros de distância?

    Nem sei que te diga... só sei que o Rei vai Nu e todos estamos a ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peseiro não vai dar corpo a bala nenhuma. Como estratega já deves ter ouvido falar do Long Haul. Pode ser que seja isso. Espero que sim.

      Abraço

      Eliminar
    2. Peseiro não vai dar corpo a bala nenhuma. Como estratega já deves ter ouvido falar do Long Haul. Pode ser que seja isso. Espero que sim.

      Abraço

      Eliminar
  8. ... de facto o Rei (JNPC) vai nu... ai que saudades do nosso Presidente...

    ResponderEliminar
  9. Assino por baixo... muito bom texto (infelizmente).
    Abraço portista

    ResponderEliminar
  10. É impressão minha ou o processo das ofertas do Benfica aos árbitros foi arquivado???

    ResponderEliminar

  11. Querem respeito? Olhem o exemplo do Steaua de Bucareste:


    http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/euro-2016/escandalo-na-romenia-steaua-boicota-selecao


    Escândalo na Roménia: Steaua boicota seleção
    Clube não permitiu que seis jogadores partissem para estágio. Selecionador Anghel Iordanescu pede castigo para o clube da capital

    ResponderEliminar
  12. Mais um jogo a condizer com a cor de camisola.

    ResponderEliminar
  13. acabo de ver o feirense fcp. Será que ninguém dá um murro na mesa???Isto é inqualificável...

    ResponderEliminar