terça-feira, 17 de maio de 2016

Sentimento Nacional E A Mística Dos Tótós [ACTUALIZADO DESMENTIDO]

Não se admirem se as tropelias do benfica forem sempre perdoadas. Cada dia há uma nova - hoje autorizações de transmissão dadas pelo telefone para evitar multas e perdas de pontos - mas não é difícil perceber que portas 18, vouchers, jogos duplamente vermelhos e coisas do género não sejam investigadas. Basta ver o poder político e judicial que estava na lista de apoio à candidatura de Vieira. Ao mesmo tempo, é fácil de ver como o desemprego baixa, a confiança económica sobe e até mesmo Bruxelas é mais simpática quando o benfica é campeão. Ontem o Jornal da Noite conseguiu dar os primeiros 15 minutos de uma emissão de 45 ( ou seja, 1/3 do telejornal em horário nobre! ) ao benfica e à "festa do 35". 35 que deveriam ser 32, mas graças a um contabilidade muito própria, sobem miraculosamente, sem contestação. Tudo está bem quando acaba em bem, e desde jornais generalistas como o "i" a destacar o número 35 e a escrever tudo a vermelho a outros como o JN a dar "posters do tricampeão", o mundo é belo e pintado de cores

Sou um grande admirador de muitas glórias Portistas, mas muito poucas tanto como Domingos Paciência. Lembro-me dele a despedir-se em lágrimas dos Portistas ao ir para o Tenerife, lembro-me de brilhantes golos e foi com muita emoção que vi o primeiro golo do seu filho com a camisola principal do FC Porto e o Gonçalo a imitar o gesto do pai. E é por isso que, sinceramente, quando leio declarações destas, não deixo de sofrer um pouco. E ainda mais quando vejo os comentários de Portistas a aplaudir esta atitude com adjectivos como "bom fairplay" e "um senhor e um cavalheiro". Não era, no entanto, tão senhor e cavalheiro quando jogava, quando sabia quer era o benfica o seu verdadeiro inimigo, quando os jogos nas Antas eram rasgadinhos. Não havia nada de "cavalheiresco" ali.

Mas são estes os "Guardiões da Mística", aqueles que criticam a passividade dos jogadores actuais, que acham que eles já não têm os "valores do FC Porto" mas que depois vão ao beija-mão ao clube do regime, para ficar bem na fotografia. Dizem que o FC Porto está passivo, mas ao mesmo tempo procuram sempre estar "acima disso" e ser consensuais. A verdade é que lhes custa a admitir, mas para eles o FC Porto morreu aquando da demolição do Estádio Das Antas. Como o Porto Universal é, isso mesmo, Universal, não me custa dizer que gosto muito mais das declarações de um Layún a dizer que "importante é a Taça" ou a forma muito aborrecida e pausada com que Casillas disse que "o benfica foi muito... regular... por isso é campeão". É bom que se sintam um bocadinho. E que saibam que tem de ser com raiva e garra que se deve enfrentar o regime, porque ainda está para nascer o próximo jogador ou glória benfiquista que venha a achar o FC Porto um justo vencedor. Mas vou dar um desconto ao Domingos. Pela forma como falou do André Silva, pode ser que este discurso tenha motivações mais... pessoais.

NOTA: Tinha escrito um texto sobre o Maicon que este acabou de desmentir, na imagem em baixo. Ainda bem. Ainda assim, quero sublinhar que, se o São Paulo gosta do Maicon compre-o, que não haverá objecções deste lado. Tenho sincera pena que esta situação acabe assim, de uma pessoa que tenho como boa e a quem estou grato, sempre. Desde que não diga disparates. Ainda bem que estes são falsos. Gostava muito que o seu abandono de campo também tivesse sido.


22 comentários:

  1. O Domingos foi um jogador à Porto. Mas o tempo muda as pessoas. Desde que deixou de jogar forarm inúmeras as declarações patéticas. Aliás, na minha opinião ele sempre fez um esforço enorme para se demarcar do seu passado como portista. É mais um vendido à capital do império e só espero que nunca seja ele o escolhido para treinador do FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o estou a ver com estaleca para tal.

      Abraço

      Eliminar

    2. Caro JV

      Recordando essa transferência do Domingos para o Tenerife, recordo-lhe que antes esteve vários meses a recuperar duma lesão num treino da selecção, quando podia ter feito excelente dupla com Jardel.

      Anos 90 e eu já pensava o mesmo que hoje sobre as brincadeiras nas selecções.

      Eliminar
  2. Se algum clube der os 15 milhões, venda-se o jogador. O facto é que Maicon está ressentido, porque segundo ele, o FCPORTO humilhou-o, dizendo que fingiu uma lesão para poder sair de um jogo.
    O Reyes não quer voltar também.
    Porque não se sentem bem os jogadores, de AZUL E BRANCO vestidos?
    Eu dou uma pista.
    Em 2014 Lucho disse que saiu do DRAGÃO porque não estava feliz.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha tanta lesão que curou-se nos ares paulistas!

      Ó Luís, olhe, às vezes nem sei que lhe diga.

      Abraço

      Eliminar
    2. Luís diga então o que se passa com os jogadores, nós gostava-mos de saber.

      Eliminar
    3. Leia a entrevista que Lucho deu por essa altura e tire as suas conclusões.

      Luís (O do José Peseiro)

      Eliminar
    4. Quanto a Maicon, já nem sei que diga.

      Abraço

      Luís (O do José Peseiro)

      Eliminar
  3. Boa tarde,

    Poderá haver algum fundo de verdade na afirmação que os jogadores não se sentem bem no FCP. Ainda esta semana o Josué na bomba de gasolina da Circunvalação, foi questionado se para o ano ficava no plantel e disse que da parte dele não ficava.

    José Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah é? Que bom saber! Fique então bem patente a todoas os que acham que o Josué é o novo "carregador de mística" como é que são as pessoas.

      Abraço

      Eliminar
    2. E é preciso igualmente que o FCP queira que o Josué fique...

      Eliminar
  4. Estava a estranhar muito, que essas declarações fossem do Maicon.
    Maicon foi tendo as suas paragens dentro de campo, mas fora dele, mostrou sempre imenso respeito! A atitude que teve, e ditou a sua saída, foi de quem psicologicamente estava de rastos...

    Domingos está a olhar pela vida...
    E nestas coisas, infelizmente, nada como os portistas, para darem uma de diferentes, bonzinhos e simpáticos! Nada de novo.................

    Pior que assistir aos festejos de mais um título forjado, é assistir a toda esta hipocrisia nojenta...


    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Quando somos nós campeões falam rápido e pouco nos telejornais, mas quando são os outros é falar até á exaustão...enfim mais do mesmo e também quando são os outros a ganhar é limpinho e sem nada a dizer contra, pois agora sim há correção e justiça no futebol tuga, nem polémicas há! Quer dizer até há mas varrem para debaixo do tapete como se faz com a sujeira, onde estão agora os guardiões da verdade? os costas e as morgados? Pois ninguém sabe, ainda há dúvidas que o poder é vermelho? Precisamos mais que nunca de um F.C.PORTO á moda antiga que seja guerreiro, inconformado ,unido e que fale quando é prejudicado, mas a tempo e que trate a comunicação social como ela merece, com um blackout, pois sem isto é difícil que chegue "apenas" um bom plantel e um bom treinador para voltarmos a ganhar, pois os dados estão viciados.
    Quanto ao Maicon é vende-lo e que seja feliz para onde for, em relação ás nossos ex-jogadores, a maioria são uns poetas quando estão calados, em vez de nos defenderem como fazem os outros exs jogadores dos rivais, são os primeiros a falar mal do clube.
    João Moreira

    ResponderEliminar
  6. boa tarde a todos.

    Ninguem caça o POLVO para eu poder cozinha-lo de uma vez e come-lo?????

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  7. O jornal I é uma merda como os outros. Já tenho reparado que quando se trata de difamar o FCP está sempre pronto. Entretanto, os benfas continuam como são. Distingo dois tipos de benfas: os reais e os que sabem ver bola (são poucos, é verdade). Hoje, comentei com um colega a pouca vergonha do benfas e do Farense e ele reconheceu que era, de facto, uma filha da putice. Depois temos a imensa maioria dos bandalhos, os que ainda ontem inchavam de vaidade e quando lhes falei no Vítor Pereira vieram com o apito e a fruta. Depois, como lhes perguntasse pelos títulos europeus respondiam com apito e fruta. Então mas nós controlamos a UEFA e a FIFA? perguntei eu, e eles respondiam apito e fruta. Quando a cabeça não dá para mais não se pode insistir. É gente desonesta e estúpida, não se pode fazer nada. E só deste modo se pode responder à pergunta do MST na Bola de hoje. Eu também não percebo muito bem por que razão há portuenses que são do benfas. Mas ainda percebo menos que haja gente do Interior que o seja. Historicamente a Beira, Trás-os-Montes, Alentejo, também têm sido grandes vítimas da macrocefalia lisboeta e do centralismo. Mas, depois, vai-se a ver e guincham pelo benfas e zborde. Era um puto, na primária, e havia dois portistas, eu e outro. Isto em finais de setenta. Mas isto deve ser a tal coisa que leva os portugueses a torcer pelo Real Madrid ou assim. Lá fora é que é bom, é tudo automático. Na Beira temos a mesma coisa. Em Lisboa é que é bom. E assim foi ficando. Hoje já há mais portistas, claro, mas ver aquela boçalidade toda nos festejos é lamentável. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vivessem um ano que fosse em Lisboa, iam sentir bem o que pensa a generalidade dos mouros sobre a malta do Norte...

      Abraço

      Eliminar
  8. Olhe que não xôr Vassalo, olhe que não. O desemprego subiu e o crescimento está aquém das expetativas. De resto, grande posta! Dá-les! Abração.

    ResponderEliminar
  9. Ao caso do Maicon, ainda estou para ver onde isto irá acabar...
    Ao que se passa exterior-FC Porto, é a mesma história e histeria de sempre, já estamos habituados.

    O que me preocupa é acerca destas entrevistas dadas as nossas Lendas. Quem será que tem razão?
    Os ex-jogadores por verem o Clube neste estado de sitio?
    Ou Clube a defender a sua instituição?

    Custa-me a raciocinar neste assunto. O que é grave.

    Abraços.

    ResponderEliminar