domingo, 21 de junho de 2015

A Arte Do Spinning E Os Rombos No Casco Zbordenguista


Esta semana foi pródiga em dois acontecimentos que deixaram o futebol boquiaberto e puseram a nú a maravilhosa arte do spinning.

O spinning é normalmente mais usado em política e é a arte de dar a volta a algo profundamente negativo como tornando-o positivo. Felizmente no FC Porto não costumamos ter essa tendência. Por exemplo, ninguém pode considerar a época do FC Porto como "boa". Pode aceitar-se como necessária, pode dizer-se que não foi assim tão má porque se trabalhou em prol da saúde financeira do Clube, mas ninguém nega que, mesmo com um roubo colossal, o título esteve ao nosso alcance.

O que se passa nos nossos rivais é diferente. Há, por todo o lado, um nível de spinning absolutamente genial. No zbordem, Marta Soares, presidente da assembleia Geral, falava ontem ao Zona Mista do resultado da auditoria que era em tudo preocupante. Houve um desvio de 75% nas contas anteriores a Bruno de Carvalho. O que significa que o zbordem está ainda pior. Mas, ao mesmo tempo que diz isto, Marta Soares diz que "Bruno de Carvalho não é aventureiro" e, indirectamente, que gostaria de chegar a um acordo com Marco Silva. Há ainda o facto de Jesus estar furioso porque o zbordem não se conseguir adiantar em nenhuma negociação, e ter conseguido ZERO reforços até agora, quando a apresentação do plantel é a 1 de Julho. 

Também a Jorge Jesus deve ter sido apresentada a sua versão de spinning. Jorge Jesus fez com os conhecidos processos do zbordem como fez com a Champions - ignorou. Mas não vai ser displicente o facto de que Danilo Pereira era, em 70%, detido pela Doyen - parceiro do FC Porto em muitos negócios e com quem o zbordem tem um feudo judicial. A sua posição pública contra os fundos vai render-lhe muitos dissabores negociais - quer em compras, quer em vendas. Por isso, nem reforços de peso, nem coisa sequer remotamente próxima.

E o derradeiro rombo no casco será se, mesmo assim, saírem, como se fala, William Carvalho, Rui Patrício e Slimani. E nesse particular, há algo parecido com as saídas no benfas de Sálvio, Gaitán, Jonas, Lima e, espero que não, Maxi. Seja como for, descaracterizar-se-ão as duas equipas da segunda circular. 

Mas eu quero deixar claro: vamos então ver, no próximo ano, se a política de privilégio da Champions para garantir o equilíbrio financeiro do nosso Clube foi assim tão má e, principalmente, se os outros vão conseguir fazer o que Lopetegui fez: construir uma equipa, um sistema de jogo e uma qualidade que nos deixou a três pontos do líder. E mesmo assim com um grande roubo do #colinho.

3 comentários:

  1. Vamos por partes: eu, como grande pensador da bola, já aqui o disse: este ano não havia hipótese. Nós falhámos na Madeira e com o Belenenses em momentos-chave, mas se tivéssemos ganho eles arranjavam maneira de dar a volta ao texto. Se tivéssemos ganho ao Nacional, na jornada seguinte ou na outra haveria uma expulsão, um pénalte a favor do benfas, contra nós, fosse o que fosse, para eles recuperarem a distância. Estava tudo feito para serem campeões. Agora, para o ano... o benfas está como nós estivemos, vai ter de refazer a equipa. Jonas, Lima, Gaitán, jogadores novos a integrar, treinador novo, enfim, muito trabalho pela frente. O Zborde, está tudo dito. Quem é que vai negociar com gajos que rasgam contratos, voltam com a palavra atrás, estão em permanente guerreio contra o mundo, etc? quem é que quer ir jogar ali? só quem for muito ingénuo ou tolinho. Quanto ao sr. Soares... presidente da mesa, da Liga dos Bombeiros ou coisa parecida, ex-presidente de câmara... da fornada do pai do ex-vocalista dos BAN, homens de mil e um talentos, sempre ao serviço do próximo e do país. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  2. Imbicto Jorge,

    Começa a haver sinais de perda de poder. Duvido que o #colinho aguente mais do que três meses...
    Quando ao Jejum, cá estaremos para ver.

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. Independentemente das saídas, o clube dos 6 melões, terá sempre as entradas dos Motas, Duartes, Capelas, Baptistas, Ferreiras, Olegários, Vascos, Hugos e os Paixões, ou seja a estrutura.
    Se o clube dos só lazarentos, está falido, pelo menos, desde o período Pérmico e continua a competir, porque se preocuparia o Spaorting, com semelhantes, trivialidades.

    Luís (O do Sérgio Conceição ou Marco Silva)

    ResponderEliminar