sábado, 27 de junho de 2015

Desaparecido Em Combate 3


A imagem de cima parece ter desaparecido do coração Portista e da sua vontade. Estou pasmo por agora se dizer, à boca cheia, nas redes sociais afectas ao nosso Grande Clube, que vamos lutar por não descer, que nem no terceiro lugar vamos ficar etc.

Meus caros Portistas, onde está o vosso querer do ADN Portista? Qual é ele afinal, senão jogadores portugueses, de linhagem Portista e Portistas do coração? Eu bem sei que o facto de Sérgio Oliveira fazer parte do onze ideal da última jornada do Europeu de Sub 21 foi bem abafadinho pelos media tugas por duas razões: não é o Deus Bernardo, melhor jogador d'aquem de d'além mundo e não veio do Olimpo da Segunda Circular. Também bem sei que, desde que se falou que André André vinha para o FC Porto, este passou de "pêndulo" do Vitória de Guimarães para inexistência total. E Gonçalo terá sempre o pai de atrelado, naquela sobranceira questão de "nunca será tão bom como o pai".

"Nunca será tão bom como o pai". Esta foto que ponho em baixo, e que orgulhosamente repito, já está a ser um problema para o André André. É que prognósticos no fim do jogo são fáceis de fazer. António André é o jogador português do FC Porto que mais gosto desde pequeno. E o filho é completamente diferente do pai - eu acho que mais completo ainda - mas tem a mesma coisa: RAÇA. Os Andrés são todos gente raçuda. Não vêm cá para ver as vistas! No entanto, neste particular, estou certo que o tempo e o trabalho do jovem André André vão demonstrar que ele é mais que digno de seguir as pisadas do pai.


Desaparecido em combate 3 estão também os profetas da desgraça que diziam que estávamos a ficar o Futbol Clubé del Oporto. Agora já é preciso mais internacionais? Agora Danilo e Rafa, a confirmar-se a sua chegada, não são boas aquisições? Havendo menos estrangeiros, há menos qualidade? Em que ficamos? A mim parece-me que as contratações até agora conhecidas revelam, citando o meu imbicto amigo, contenção, rigor e competitividade. Porque esta sempre foi a matriz - não, não sou do bairro, moro na aldeia (piada Póveira de S. Pedro) - do FC Porto: Uma base Portista e portuguesa de qualidade, com estrangeiros identificados connosco a preencher lugares de cirúrgica importância.

E por falar nisso, quem parece também ter desaparecido em combate na expectativa Portista parece ter sido Aboubakar! "É urgente encontrar uma alternativa a Jackson". Porquê? Em que sentido? Aboubakar teve, na sua curta participação este ano, assistências de qualidade e golos muito bons - um deles no top 10 da Champions. Teve a difícil tarefa, nos únicos dois jogos em que não esteve tão bem, mesmo assim marcando um golo ao Estoril, de saber que era um place holder para o Jackson que estava a ser preparado para o Bayern.  Salvou o jogo contra o Braga. Fez uma assistência fenomenal contra o Rio Ave. Outra genial ao Danilo contra o Paços. Marcou lindamente no dificílimo último jogo. 

E qual é o problema do camaronês? Não fazer de médio ofensivo como o Jackson? Aboubakar é muito mais compatível que Jackson no 4x4x2. Aboubakar não falha golos simples. Aboubakar é forte na área, de remate potente e rápido. Não vejo qual é a urgência. E Gonçalo tem de ir entrando, aos poucos. Acho que talvez como alternativa a Aboubakar se contrate alguém. Mas ficaria muito triste se o substituíssem. O facto de Aboubakar ser muito mais posicional é bom, no meu entender. Obriga os médios a fazerem o trabalho deles. Bom!


Por último, três notas. O FC Porto comprou 30% de Brahimi por 3.8M (5M de custo no total), tendo assim 50% do passe numa futura venda. Se for já, é. Se não for e Brahimi jogar com a cabeça cá e descansadinho como está, será certamente uma mais-valia grande.

Varela é interesse do Levante. E um case study muito bom. Eis aqui um homem que contava muito para Lopetegui e rejeitou porque queria "ganhar mais". Seguiu-se WBA e Parma. Agora Levante. Quem quer abraçar o Mundo, Silvestre, acaba de braços cruzados!

Com muita pena minha, está visto quem é o novo satélite benfas. Estou certo que o bravo povo Caxineiro não vai deixar passar esta afronta e este sujar da sua identidade.

12 comentários:

  1. Boa tarde senhor Jorge,
    tenho visitado o seu blog ultimamente e concordo com tudo que vem escrevendo :)
    Parabéns pelo trabalho!
    Uma pequena coisa, quando fala do Danilo e do Rafa tem alguma info que o adepto comum não tem? :) Acho sinceramente que seriam grandes contratações mas ando com "receio" que os lagartos nos roubem o Danilo, com Jesus ao poder pode sempre acontecer milagres!

    Obrigado e continue o bom trabalho que com toda a certeza seguirei diariamente,
    Nelson Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nelson!

      Não tenho mais informações, não estão confirmados mas estão bem encaminhados.

      O zbordem tem um contrato com o Marítimo, inválido sem o consentimento do jogador e sem o pagamento da parte do empresário.

      Abraço

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta,

      Que fazer a tantos médios senhor Jorge? Com Sérgio Oliveira tornado um monstro, André André com a sua raça, Herrera, R. Neves, Danilo (caso se confirme), Carlos Eduardo, Quintero, Evandro, fala-se ainda de Darder e Lucas Lima... Para não falar em Otávio, Josué, Tiago Rodrigues, Tozé (+1 ano empréstimo). Tem alguma ideia de quem sairá/ficará? Ou quais as opções que tomaria?

      Abraço e fique bem

      Eliminar
  2. Percebo o que quer dizer sobre o vicent☺
    Mas temo que a ausência de Jackson seja mais notada do que se calhar se pensa. Martinez fazia duas posições em campo. Fazia avançado e segundo avançado. Quase que fazia assistência pra ele mesmo marcar.
    Acho que lopetegui ou muda a táctica ou compra um craque tipo mitrovic ou vai - se dar mal. Sendo que arriscar a mudar a táctica depois de não ter ganho nada é de homem de cojones.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que não! Esse era precisamente um dos (poucos!) problemas do Jackson.. não podia ser ubíquo e dava ainda menos presença na área por vir buscar o jogo tão atrás...

      Abraço!

      Eliminar
  3. Que deleite ver o Sergio e o Ricardo Pereira neste Europeu. O Ricardo na frente é uma mais valia enorme, muito mais que ser desperdiçado a defender.
    Só de imaginar o Sergio Oliveira e o André André a jogar na mesma equipa este ano, com o nosso brasão ao peito. Cheira me que vão calar os "falta mistica".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo totalmente! Qualidade absoluta no miolo!

      Abraço!

      Eliminar
  4. Jorge,

    Sinceramente também não compreendo esses pseudo-portistas...

    A nossa equipa está pronta para atacar o campeonato.

    A nível de reforços, só nos falta um trinco (a confirmar Danilo Pereira) e um Lateral Direito.

    De resto temos o plantel fechado a meu ver, sem ser preciso mais nenhum reforço.

    Pode vir a entrar um médio com mais perfume nos pés, que poderia ser o Quintero se este "quisesse".

    Entrar mais um avançado só se for a intenção da SAD meter a rodar o Gonçalo (o que também não seria mal pensado) numa equipa de 1ª Liga, mas mesmo assim eu penso que o Gonçalo e o André Silva poderiam alternar entre eles a titularidade da B e o banco/alternativa da A, tendo sempre em atenção que em caso de indisponibilidade de Aboubakar, seria sempre o Gonçalo a alternativa para titular (a não ser que o André assim ganhasse a corrida ao Gonçalo),

    Ou seja, o nosso plantel, salvo saídas, está pronto para ser campeão nacional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Laterais, um central direito e mais rigorosamente nada.

      Abraço

      Eliminar
    2. Um central direito é subjectivo... é necessário é acreditar-se no que se tem em casa.

      Para a direita temos Maicon, Reyes e Lichnovsky... ora se os dois sul americanos forem emprestados aì sim precisamos de um central para aì. Se o Maicon sair ficariamos a precisar de 1 ou 2.

      Pessoalmente acho que o Reyes deveria ser emprestado e o Lichnovsky ter oportunidades de jogar... se esse não for o entendimento de Lopetegui então não compreendo como é que o jogador foi contratado pelo preço que foi, já com Lopetegui a comandar a formação dos planteis.

      Eliminar
  5. Imbicto Jorge,

    Antes de mais, o meu obrigado por mais uma referência! Estamos em sintonia, pois. Também sou dos que acha que não é necessário acrescentar mais avançados ao plantel, sob ena de sacrificarmos o desenvolvimento e entrada dos mais novos que tanto prometem. Porém, creio que Àbombakar terá tendência a tremer. Não o digo por falta de prova, ou por falta de exemplo, mas antes porque se sabe que é dono de um carácter muito especial. Mesmo inserido num grupo de excelência, pode haver a tendência a desmotivar-se, se as coisas começarem mal. Mas nem quero pensar nisso!

    Já os "marroquinos" mostram cada vez mais a sua faceta. Equipamento a combinar com as "ligações perigosas" do empresário de sempre, tendo como desculpa as cores do município...

    Imbicto abraço e bom "Sán Pêdru". E apesar de passar mais tempo na Matriz, sou Norte até ao osso. :P

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. Finalmente alguém com a mesma opinião relativamente ao Aboubakar que eu.
    Apostei, durante o FCP x Penafiel, aquele triste FCP x Penafiel, que o Aboubakar ia ser o melhor marcador em 2015/2016 ;)

    ResponderEliminar