quarta-feira, 24 de junho de 2015

O Verão Do Meu Contentamento


Fiquei curioso depois do comentário ao post anterior, do meu amigo Imbictopoema, e fui ver o Prolongamento de segunda feira passada.

Como acho que o meu imbicto amigo vai escrever sobre um certo tema, e como não gosto de meter foice em seara alheia, vou dar as minhas razões do meu contentamento com o FC Porto.

- Nesta casa não se rasgam contratos. Não há cá "uso o dinheiro que me dás mas pago nas condições que são justas". Somos parceiros orgulhosos da Doyen. Eles tem uma grande mais-valia financeira? É a que acordamos pela mais-valia desportiva. E conseguimos até a proeza do lucro das duas partes.

- Na nossa casa não se vive a sonhar com quimeras. Uma andorinha, por muito platinada que seja, no Dragão não faz a Primavera. não há veni, vedi, vinci nem se aposta todas as fichas com um só às de trunfo. Muitos criticam a opção por Lopetegui, mas a Estrutura Portista sabe que este não é a equipa. Aparentemente, noutros lados não se passa isso.

- A nossa casa orgulha-se das condições que dá e não faz projectos half-assed. Não é preciso obras no Olival, muito menos exigidas pelo treinador, nem quadros na parede para galvanizar as tropas. Trocou-se o relvado, mas não foi Lopetegui a dizê-lo, nem pouco mais ou menos. Não dizemos que queremos ganhar tudo só pelo treinador, e depois deixamos esse mesmo treinador com o ónus de fazer 3 vezes mais omeletes com os mesmos ovos - ou até menos. Corremos o risco de ver um proeminente adepto dizer que está convicto que está "convencido que este ano a Champions está fora do alcance"...

- Todos funcionam em prol do mesmo objectivo. Não há equipas comunicacionais de estrutura e outras de treinador. Pese embora queira mais participação directa da SAD, pelos seus diversos canais, a frase "o meu Presidente tem sempre razão" é uma que me apraz ouvir de Lopetegui. Indica um só caminho interior. E isso é bom. Não sei se se passa por outros lados.


- Perdemos para ganhar, não fizemos nada abrupto. Tínhamos uma equipa competitiva, mas não fizemos um reset à tolinho. Fizemos remodelações profundas e fomos aos quartos de final da Champions e não nos deixaram ganhar o campeonato. Até agora, em um mês, sensivelmente, fizemos 74M (31,5+7.5+35) de vendas efectivas. Juntamos os já recebidos 28M da Champions  e temos 102M até agora encaixados no Dragão. Tudo isto fruto de um grande trabalho de valorização de Lopetegui, que irá prosseguir, com a saúde financeira do Clube a estabilizar. Não temos "bombas", mas temos a seriedade de jogar com os grandes, para os grandes, na rota de quem quer jogar futebol.

- Somos mais exigentes connosco. Não há cá desculpas e fait divers: este ano é para ganhar mesmo. Não é preciso dizerem-nos! Nós sabemos! Assim como sabemos que somos os desgraçadinhos. Até deixarmos de ser. Não houve êxodos em massa no Dragão, e as peças importantes serão resolvidas com umas de igual valor, porque não abdicamos de tudo para conseguir objectivos pífios que a longo prazo valem de muito pouco.

- As nossas prioridades são constantes Campeonato, Champions, Taça de Portugal. Por esta ordem de importância, por esta ordem de prioridade. E pouco me importa que os outros o achem "irrealista". Nós não vamos para a Europa para passar vergonhas. Vamos para deixar tudo no campo. E chegar o mais longe. Não somos desistentes. Mas digo-o antes de começar o campeonato e o biénio: PARA MIM A TAÇA DA LIGA CONTA ZERO. Obrigado.

No entanto, há gente que parece que pega no jetpac e vai para Saturno. Há uma certa vontade de ver algumas pessoas no benfas para aprenderem uma lição ou duas. Continuem a endeusá-lo!

9 comentários:

  1. Temos de vencer, mas muito cuidado, com os Motas, Duartes, Capelas, Baptistas, Ferreiras, Olegários, Vascos, Hugos e os Paixões, ou seja a estrutura.
    Sozinho, fazer frente aos Doyens deste mundo é um suicídio.
    É que houve, quem pensa-se que fazia um grande negócio, em livrar-se da Sport TV e depois verificou-se que não foi bem assim.

    Luís (O do Sérgio Conceição ou Marco Silva)

    ResponderEliminar
  2. Desculpe falar de novo no Maxi, mas vi o programa Grande Área ontem e ao ver o Carlos Daniel a dizer que o jogador já não era grande coisa e que nem defender sabe, parece que vamos ter mesmo que engolir o sapo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Hélder, isso não quer dizer nada. Neste momento as "fontes" são só uma: Paco Casal. Que diz à imprensa aquilo que quer. E às partes interessadas o que lhe convém. Mas eu continuo a ter uma forte convicção de que é um grande bluff.

      Abraço

      Eliminar
  3. Imbicto amigo,

    O artigo está já pronto. Sai amanhã de manhã...
    Agradeço mais uma atenção impagável. Tive o cuidado de abordar aquilo que presumiste - e bem - que abordaria no meu, deixando as tuas considerações intactas e extremamente pertinentes.
    Ainda bem que o meu comentário e a minha ausência de resposta (mesmo por impossibilidade) te motivou a indagar sobre o agiótoco assunto.

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não muda a minha opinião sobre o Serrão na questão Lopetegui. mas em tudo o resto concordo com ele.

      Abraço

      Eliminar
  4. Peço desculpa mas os números que indica das vendas não são os que irão entrar nos cofres do clube. Além disso, o RM já pagou 10,5M mas o resto só irá entrar no próximo ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa informação veio de onde? Por favor assine o comentário. Obrigado.

      Abraço

      Eliminar
    2. Saiu em jornais desportivos de Madrid (AS e Marca) que conhecem as condições de venda e saiu também no Tribunal do Dragão que costuma estar bem informado.

      Eliminar
  5. Imbicto anónimo,

    As suas fontes têm a mesma fiabilidade do seu nick. Perdoe-me, mas nem um nem outro provam seja o que for.
    Relatórios de contas, CMVM e comunicados oficiais. E, mesmo assim, nenhuma destas é 100% fiável quanto às informações transmitidas.

    E antes que me ataque com a igualmente pouco fiável letra do meu nick, lembre-se de que não me compete a mim informar. Mas, mesmo assim, tento ter mais fiabilidade do que os exemplos que referiu, remetendo a minha opinião para as tomadas de posição oficiais.

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar