quinta-feira, 25 de junho de 2015

Lilliputs E Jogadores Da Casa


- Rui Jorge ontem levou uma lição de futebol. Como é possível enfrentar uma selecção de calmeirões como a da Suécia, com uma frente de ataque composta por Bernardo Silva e Ricardo Pereira? Quando, finalmente, Rui Jorge viu o óbvio, o nosso menino Gonçalo fez um bom jogo, a fazer aquilo que fazia falta: presença na área, imponência física e disparo pronto. Porque extremos não são pontas de lança e 9s, na selecção sub-21, só há um, Gonçalo Paciência e mais nenhum. Lilliputs não ganham jogos, e se entramos nas meias com esta frente de ataque de Hobbits não vamos ganhar coisa nenhuma. Eu sei, Rui, ele não é de Alcochete, mas caramba, aguenta-te à bronca e põe-no a jogar de início, antes que corra mal.

- Alex Sandro não quer renovar. Ok, pronto, tudo bem. Se se vai substituir Danilo, não há problema de se mudar a sua lower half. Não me levem a mal mas acho que Alex Sandro foi muito errático este ano e nos anteriores. Por vezes dávamos com o Sandro soneca, mormente pré/pós Champions, e eu não gostava nada. Acho, inclusive, que o golo do famigerado empate do Nacional veio por sua responsabilidade. As suas falhas de marcação eram frequentes. Mas louvo a sua atitude de não querer prejudicar o Clube. No entanto o seu compatriota Fernando renovou para sair. Just Sayin'.

- Meu querido amigo Miguel, em resposta ao teu grande post uma pergunta: Se os jogadores tinham prémios por vencer jogos na Champions, porque não os do campeonato ou Taça de Portugal? O que é que isso te diz? Eu acho que sim, seremos um trampolim, não há como escapar, mas nisso temos de ter a nossa consciência tranquila. Não é por nós que não temos uma liga competitiva e apaixonante. Nem é pelos orçamentos. É porque há quem queira jogar para a Matemática do Pontinho de não descer e lhe chame "pragmatismo". Se são as equipas que baixam a fasquia, queremos o quê? Que sonhem com Portugal? Se equipas do pote 1 se demitem de jogar seriamente a Fase de Grupos em troca de mais tempo para garantir bi-campeonatos, queremos o quê? Somos os únicos a querer fazer boa figura lá fora! A fazer o investimento necessário para estar sempre entre as 8 melhores equipas! Sem isso... Cabe à SAD tornar o campeonato mais apelativo. Acho que já se está a fazer o caminho com o plantel mais português e que se pode dar mais incentivos a conseguir os objectivos caseiros.

- Já está disponível o Lugar Anual no nosso Estádio do Dragão. A renovação do lugar é garantida até 25 de Julho.

- O segundo equipamento é este aqui em baixo, não é? Vamos acreditar que é. Haja bom senso.


13 comentários:

  1. Vamos acreditar que Alex vai renovar.
    Alex fez uma boa época, falhas todos têm.
    É na minha opinião o melhor DE a jogar por cá!
    Com a saída de Danilo, a ala esquerda ganhará outra vida/prioridade.
    Com Brahimi mais maduro, com + 1 ano de entrosamento entre os 2, com Brahimi a fazer mais jogo interior e a dar mais vezes a ala ao Alex, estou convencido que se ele aceitar renovar como Fernando ou Jackson, para o ano parte tudo e não faltaram clubes a bater 30M+ por ele!

    Acho que a SAD deve fazer de tudo para manter este rapaz!

    cumps,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Alexcontra o Basileia, talvez. Se ele conseguir estar mais vezes assim...

      Abraço

      Eliminar
  2. Por mim o ALex Sandro já deveria ter ido; não que não seja bom rapaz, não que às vezes não seja genial... - mas é muito inconstante ! até dentro do mesmo jogo, faz minutos espetaculares e depois uma asneirada...
    e acho que merecemos ter alguém mais pendular... - qual foi o último defesa esquerdo que nos tranquilizava e centrava a preceito? ... a primeira versão do Palito ? o Cissokho ? ou o Rui Jorge???

    Quanto ao equipamento, Jorge V., eu gosto muito do castanho... e, se começarem a não ter preconceitos vão ver que vão aderir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os equipamentos são mero gosto pessoal, não tem nada a ver com defecansos, no meu caso.

      Subscrevo a primeira parte. Álvaro Pereira, para mim, foi o ultimo grande LE do FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
  3. Sempre fui fã do futebol juvenil, o que até me faz não ser tão "doente" pelo FC PORTO como nos seniores. Aprecio e deleito-me com a putalhada a querer ser messi, Ronaldo, Ibrahimovic ou simplesmente Jardel.
    Mas também sei ver os limites que os putos tem. Daí raramente falhar nos meus prognósticos sobre quem é craque até ao fim e, quem é craque apenas até aos 18 anos.
    O mesmo sucede com quem orienta a canalhada. Sempre fui contra e sempre o afirmei, que Luis Castro é um empecilho na formação. Mas o cúmulo da boa imprensa a um treinador que jamais dará em nada, é o Rui Jorge!!!!
    Com uma boa equipa, uma excelente fornada, só conseguiu ganhar um jogo á tangente e empatar os outros dois...
    Mais um que insiste em cavaleiros de tabua rasa em vez de ter paciência em jogar com um ponta-de-lança! mais uma abécula que se permite de abdicar do sistema português de 4-3-3 para o jesuíta 4-4-2...
    Ó Rui, vai pastar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais... se não acordar isto vai dar asneira da grossa,,,,

      Abraço

      Eliminar
  4. Eu acho, que o FCPorto não devia repetir o episódio Álvaro Pereira, perdeu dinheiro com isso. E como isto é um negócio, o melhor que podia fazer era vender o quanto antes o Alex e também o Brahimi, pois o mocinho, anda a desgraçar a sua vida profissional, por não jogar, num colosso europeu.
    Eu envergarei sempre os símbolos tradicionais do FCPorto. A mim nunca me apanharam a passear uma camisola com um nome de um qualquer jogador, simplesmente porque jogou no FCPorto e digo isto, sem grande amargura.
    Espero, sem grande esperança, que o treinador que lá temos aproveite o Gonçalo Paciência.

    Luís (O do Sérgio Conceição ou Marco Silva)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aboubakar para mim não precisava de substituto. E parece-me ser alguém feliz por jogar no FC Porto! Acho-o um grande, dinâmico, amigo e solidário Ponta de Lança. E acho que o Gonçalo pode ser lançado aos poucos. Não vejo mais necessidades de PdL, a não ser que se queira concorrência imediata a Abouba.

      Abraço

      Eliminar

  5. @ Jorge

    Obviamente que a "matemática do pontinho" ajuda e muito, para que o nosso futebol seja bastante comesinho...
    Agora, onde pretendi chegar foi à questão da mudança de paradigma que, temo, não mude tão cedo. Não é uma crítica, antes uma evidência, uma constatação de um facto irrefutável: para sermos competitivos lá fora também temos que ser uma fábrica de jogadores. O que eu considero é que também o poderíamos ser com um maior recurso à tal "prata da casa", a qual tem custos associados e que precisam de ser rentabilizados.
    Acredito que esta época teremos agradáveis surpresas. :)

    Abr@ço forte
    Miguel Lima | Tomo III

    PS:
    > Rui Jorge submete-se aos interesses dos empresários, preterindo a componente competitiva em detrimento de valor€$ mais altos
    > gosto bastante dos equipamentos para esta época, de "ambos os três" - e apesar de colidirem com o estipulado nos estatutos
    > Alex Sandro prometeu muito no início, mas o trajecto desportivo no clube foi proporcionalmente inverso ao de Danilo. Quer sair? A porta da rua é serventia da casa.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Sr. Jorge

    Lamento mas tenho andado mas ausente da escrita, mas não ausente da leitura do seus posts...

    Não entendo mesmo sou da sua opinião hoje que o Abo é o nosso novo ponta de lança titular...Não entendo, porque muita gente não o ache pronto para tal responsabilidade, por alguns motivos:
    -Não é o primeiro ano...
    -é goleador...
    e todos os elogios que escreveu a cima...

    Gonçalo, para mim, sem duvida substituto de Abo...

    Também tivemos Casimiro (Em adaptação de clube e posição) e Ruben Neves para se fosse preciso subtitui lo (sei que o considera mais um 8 se não me engano :) ).

    Temos a fornalha de jogadores, um treinador 5 estrelas para os inserir na equipa principal, acho que não vamos ter tão cedo oportunidades como estas....

    Eu acho que o verdadeiro problema seremos mesmo nós adeptos que, como já foi dito não somos muito tolerantes e pacientes, e como somos também muito exigentes, pode haver algum receio de queimar os jogadores de eles serem lançados e não darem logo frutos...

    Mas disto não sou especialista...adorava ver Ricardinho, Gonçalo Paciência, André Silvas, Tozés vincarem em definitivo no plantel principal do nosso Porto, agora como e qual a melhor altura, envolve muitos factos e muitos que não conheço ou que entenda na sua profundidade...


    Cumprimentos Sr. Jorge e continuação de um excelente trabalho e dia...

    ResponderEliminar
  7. Eu pertenço à minoria (cada vez menor) que gosta do Alex.

    Concordo em absoluto que exceptuando a época de estreia, nas demais deixou sempre a desejar.

    Mas para mim, a desilusão vem precisamente do facto de lhe reconhecer um talento excepcional, é daqueles que tem mais futebol nos pés a dormir do que a grande maioria acordados.

    Tenho por isso pena que não tenha brilhado como podia e mais pena terei se me trair e sair a mal.

    Mas ainda quero acreditar que vai fazer uma grande última época e no final nos ajudará a arrecadar mais uma bela maquia.


    Do Porto com Amor,

    LAeB

    ResponderEliminar
  8. O que é lamentável no meio disto tudo é que os jogadores do FCPORTO deveriam estar de férias para recomeçar a preparação da próxima época mais cedo mas andam a brincar nas várias selecções, desde os sub19, passando pelos sub20, sub21. selecção AA e outras selecções.

    Os jogadores estão a desvalorizarem-se nas selecções.

    ResponderEliminar
  9. A questão do rendimento do Alex Sandro está muito ligada aos seus treinadores. Com VP Alex Sandro foi brilhante. Com PF foi horrível. E com Lopetegui foi melhor um bocado, mas não tão preponderante e com alguns deslizes. Espero que renove e que ganhe gosto nesta casa. Ficarmos sem os dois dos melhores laterais que o Porto já teve, de uma vez, era muito mau.

    Esta embirração de colocar um jogador como Gonçalo no banco e jogar sem ponta de lança é de doidos. Pode sair caro em jogos mata-mata.

    Não percebo a embirração com o outro equipamento castanho. Lembro que no ano da champions de 2004 tínhamos um segundo equipamento roxo horrível. SEM IGUAL :)

    ResponderEliminar