domingo, 14 de junho de 2015

Le Roi Est Mort, Vive Le Roi


Estamos todos um pouco de luto, estamos todos esperançados, estamos todos ambivalentes.  Ljubomir Obradovic vai sair da equipa de andebol embora, contrariamente ao que se chegou a temer, não será para o Andebol do zbordem. Ricardo Costa, antigo ponta direito do FC Porto, Portista até ao osso, vai assumir o comando. Também fomos buscar aos lagartos o grande Rui Silva, reforço de peso. Não tenho dúvidas que continuará o sucesso Portista, temos uma equipa muito boa e bem fundamentada, mas fico com pena de ver sair o duro treinador. Um pouco mais sobre Obradovic no Dragão Até À Morte.

Não podia deixar também de falar de Jackson e da sua saída. Evidentemente, não sei se para o Milan ou Premier League - confesso que acho esta última muito mais adequada a todo o talento Martinez -, parece que ainda não está decidido. Estou, evidentemente, muito grato a Jackson por tudo o que ele deu e fez pelo FC Porto mas, sob pena de que me insultem, devo dizer sobre isso duas coisas.


Em primeiro lugar, nunca gostei das sucessivas declarações, desde o primeiro ano, a dizer que queria sair. Não gosto dessa conversa vinda de ninguém. É evidentemente atenuada pelo seu grande profissionalismo e entrega, mas em 13/14 não deixei de pensar que durante boa parte do ano esteve alheado, com a cabeça noutro campeonato. Este ano nada disso se passou, é certo, mas o preço foi elevado: a braçadeira de Capitão e um aumento de salário. 

Outra coisa que nunca gostei foram os falhanços de golos cantados. Jackson Martinez teve sempre essa tendência, a proporcionalidade inversa do golo, ou seja, quanto mais difícil, mais certa a sua marcação. Os takonazos, as bicicletas, os pontapés atrás. No entanto a sua entrega foi sempre inexcedível.

Devo dizer que acho que se subestima muito Aboubakar. Tem duas coisas que eu gosto, o camaronês. Uma alegria e uma leveza no seu jogo e o facto de ser um ponta de lança à ponta de lança mesmo. Jackson era tão bom que fazia muitas vezes o transporte de bola, deixando desguarnecida a área onde devia estar e ocupar. Acho que Aboubakar é um ponta de lança que nos vai surpreender e vai pedir que o FC Porto jogue como eu mais gosto: mais gente a marcar, golos mais distribuídos e maior presença na área.

Desde Jardel, acho que o paradigma "bola para o Jardel" (Ou Falcao, ou Domingos, ou Gomes, ou Jackson) nunca favoreceu o FC Porto. É uma equipa que, quando mais equipa e menos referência goleadora, tem um jogo melhor. A ver vamos.

Mas Cha Cha Cha estará sempre na memória e no coração Portista como um dos mais correctos e profissionais jogadores que já passou pelo Dragão. A melhor sorte do mundo é o que desejo.

6 comentários:

  1. bom, alguem que pensa como eu... ao contrario das multidoes que comem a palha toda das redes sociais e que o Jackson e' o mais melhor bestialmente espectacular, mas que falha mais golos cantados do que eu... e sim, muitos desses custaram nos pontos... mas a malta tem memoria curta no geral

    subscrevo o que dizes do Vincent, pra mim acho que vai ser um dos grandes avancados do futebol, mas precisa de minutos, e se se vai buscar mais um sul americano pro ataque, vai ficar dificil, mas vamos ver

    ResponderEliminar
  2. O Prof. Obradovic, pelo FCPorto, venceu 6 campeonatos e 2 supertaças, que ambição ainda lhe resta, talvez nenhuma. Muito provavelmente considerou que era tempo de mudar. Desejo-lhe, grandes felicidades.
    Acredito que o FCPorto vá passar uma travessia no deserto no Andebol. Embora, não se ganha sempre, também é verdade, que não se perde sempre.
    Jackson falhou golos fáceis? Falhou e quem não falha. Porém, em 3 anos de FCPorto, foi sempre o melhor marcador do campeonato e isso, não é para todos.

    Luís (O do Sérgio Conceição ou Marco Silva)

    ResponderEliminar
  3. Ó anónimo, mas tu entendes alguma coisa de Andebol?
    Desculpa lá mas uma equipa que ganha 7 campeonatos seguidos, mesmo perdendo o seu treinador não entra na nova época a pensar assim. Ainda pra mais mantendo quase todo o plantel e ainda indo buscar reforços que podem ser mais valias para a equipa. Só precisamos de um treinador jovem e com ambição, o resto já lá está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais!

      Não sei o que vai acontecer esta época mas a manutenção do Gilberto e do Miguel foram importantes (assim como a saída do Shubert para libertar a carga salarial).

      Vamos ver o que ai vem de reforços alem dos já anunciados.

      Eliminar
  4. Depois do André Gomes é o Rodrigo a ser vendido 20 vezes, aposto que ainda vai aparecer nas contas da SAD Benfas no proximo ano. Eles tem ali uma mina de ouro, deviamos de vender o Jackson também umas 10 vezes e compravamos o Messi com o dinheiro.

    ResponderEliminar
  5. Facebook RTP - Carlinhos de Paredes - Perguntas
    Bora lá a encher aquilo
    Carlos Marujo Carlos Daniel, como Paredense e espetador a 100% da RTP 1 e 2, aprecio muito o seu trabalho ! Agora e assim : E irritante o tempo que a RTP fala sobre o Benfica ! Eu sei que não será de sua conta, mas, por favor passe aí a mensagem, a esses pitbulls benfiquistas, do canal ! O Porto não se fala porquê ? Eu sei, e o centralismo !

    ResponderEliminar