terça-feira, 16 de junho de 2015

Carta Aberta a Miguel Sousa Tavares


Meu Caro Miguel Sousa Tavares (MST),

Saiba o meu caro que o seu nome está na minha memória há quase tanto tempo como sou Portista. Bem sei que conheço a sua aversão a tudo o que seja cibernético e que sou um blogger, mas por favor leia até ao fim esta minha missiva.

Como lhe disse, o meu pai, apesar de zbordenguista, é um grande fã das suas crónicas desportivas e políticas, e lembro-me perfeitamente das suas excelentes entrevistas, incluindo uma, muito boa, ao Nosso Grande Presidente, Pinto da Costa. O seu estilo foi sempre bem-vindo por todos aqueles que não são meros seguidistas mas tem pensamento crítico sobre as questões do Nosso Grande Clube.

É por isso com grande surpresa e desalento que constato que houve mais uma vítima da lavagem cerebral por parte dos média portugueses. Você. Na sua crónica "Vencedores, vencidos e encalhados", diz no ponto 2 que o basquetebol é uma modalidade esquecida. Não é. O basquetebol levou, sim, um rombo competitivo, e uma grande desorçamentação, mas reformulou-se e foi bicampeã da Proliga, desta feita de uma forma invicta, e estará de volta à Liga Portuguesa de Basquetebol.

Se o modelo do Futebol Clube do Porto é ter menos modalidades para ser mais competitivo nelas, eu sou completamente favorável a esse sistema. Fomos decacampeões de hóquei em patins e, para já, heptacampeões, este ano, de Andebol. Somos também heptacampeões de Natação Feminina. Acedo que temos um reformulação em curso no hóquei depois de uma fase menos boa, mas em todas estas modalidades sempre tivemos equipas competitivas. E pergunto-lhe, meu caro, o que faz uma modalidade ser arbitrariamente mais importante que outra? Desde quando é o Futsal mais importante que a Natação ou o Andebol?

Sou capaz de responder a essa pergunta: em ambas o FC Porto tem um domínio avassalador, ao ponto de, no Andebol, ter havido a necessidade de inventar um Play-Off de natureza duvidosa para tentar travar uma superioridade tão grande por parte do nosso grande Clube. E, depois de uma final tão emotiva discutida à negra, nem um só registo em toda a imprensa da capital e televisões que não o Porto Canal! Esta é o estilo de lavagem cerebral por parte do centralismo dominante dos media - exacerbar o que interessa e abafar o que não interessa. E esperar que passe por verdadeiro.

Por exemplo, a questão dos 34 títulos do benfas, superiormente desmontada pelo Lápis Azul e Branco no seu Do Porto Com Amor. Um exemplo clássico de mentira e desconstrução, pelo "glorioso" que, misteriosamente, "desglorifica" após o tempo da mão amiga ter sido suplantado pelo cravo. 

Outra coisa importante, a sua falta de rigor a falar de coisas que não estão definidas ainda. Espanta-me tão conceituado jornalista - peço desculpa, mas assim a esbater os pergaminhos de rigor do seu pai - a dar rumores como factos verdadeiros, e a falar absolutamente de cor de transferências que não estão realizadas e empréstimos que não são oficiais. Mas já tendo certa que a desgraça acontecerá. Quem sabe não se surpreenda e seja o seu "querido" Herrera o próximo da fila.... Falar antes do tempo normalmente faz com o que dizemos não seja totalmente verdade. Sugiro-lhe um pouco de calma, num período de tempo tão prolongado como o mercado de transferências de verão. E que esteja atento à propaganda que lhe tentam impingir.

Saudações Portistas,

Jorge Vassalo

12 comentários:

  1. Boa.Esse fulano é um bem instalado da vida que só é o que é pelos pais que teve. Ele gosta mesmo é do Alentejo do Algarve e de dar uns tiros, de resto diz, contradiz, e está contra....porque está.

    ResponderEliminar
  2. Jorge, no futebol ou na política, MST sempre teve um pensamento próprio. Por isso mesmo é que não é coerente. Pois, para parecer pensar pla própria cabeça, tem de dizer aquilo que, teoricamente, é incompatível. Tudo porque o coerente, para muita gente, é ser do contra.

    Imbicto Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu problema, meu imbicto amigo, não são as opiniões. É o fundamento das mesmas. Terem como base rumores e propaganda dos media é que está errado. A falta de investigação, num jornalista, é uma coisa de palmatória. Porque ele pode não gostar de tudo no seu FC Porto. Não pode é dizer coisas que não são verdade.

      Abraço

      Eliminar
    2. O lado ficcional do homem não o deixa em paz... :P Daí a tendência superficial da coisa...

      Imbicto abraço!

      Eliminar
  3. MST é um tipo que gosta, perdão, adora, contradizer-se!
    MST adora dizer hoje uma verdade que amanhã para ele será mentira!
    MST que gozou com a vinda de Jackson para o FC PORTO - chegando mesmo a humilhar em publico o colombiano e a equipa de onde era proveniente!
    MST que é a favor da formação, e depois condena Josués, Sérgio Oliveiras e afins!
    MST - o grande pensador que quando não pensa é um excelente portista!

    ResponderEliminar
  4. O FCPorto está encalhado, porque o passivo tem de estar controlado, pois se não estiver, até as retretes nos penhoram.
    Nos só lazarentos vencedores, o passivo pode ultrapassar os Himalaias, que até lhes perdoam as dívidas e abrem-lhes as portas da Câmara.

    Luís (O do Sérgio Conceição ou Marco Silva)

    ResponderEliminar
  5. honestamente acho que dao demasiada importancia a este tipo de cronicas... cada desportivo tem por dia, pelo menos 3 ou 4 "experts" a debitar porcaria...muitos deles devem escrever a cronica enquanto sentados na sanita, porque simplesmente teem de escrever qualquer coisa... O MST ja escreve ha anos no pasquim, e ha por acaso um blog, que nao concordando ne metade do que ele diz, "escamuteia" semanalmente o que o MST diz nas cronicas, e ai ele salienta e bem, a ambiguidade que sao muitas das cronicas do MST. Um exemplo, quando o Jackosn veio para ca, o MST descascou forte e feio no "tipo feio" vindo por 9M euros do chiapas, cidade que ele so conhece pelos carteis. Nao muito tempo depois, ja era o Jackson imprescindivel, e etc etc e bestial e reu beu beu.
    e ha muitos mais destes exemplos, da onda em que o MST semanalmente escreve... e' completamente de mares...o Vitor Pereira tambem nao servia com o seu adjunto a Nilton, e agora ja ha saudades e nao sei que...o Paulo Fonseca com um plantel de abelhudos era pa escorracar, e este treinador com este plantel ja tem o onus da duvida.... enfim Jorge, acho o bem a frente para ir na tanga das cronicas do MST
    abr, Manu

    ResponderEliminar
  6. Boas,
    no que diz respeito as modalidades do nosso grande clube, eu como amante e ex praticante da modalidade tenho muita pena que o nosso clube nao tenha futsal
    bem sei que é uma modalidade dispendiosa (para sermos competitivos com os 2 circos da 2 circular) mas o nosso clube merecia, os adeptos mereciam e o dragao caixa merecia!
    carrega porto

    Helder "aranha" Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a questão, mas acredito que tenha sido bem pensada pela SAD, a questão de quais as modalidades a desenvolver.

      Abraço

      Eliminar
  7. Caro Jorge, aqui discordamos.

    Futebolisticamente, gosto do MST por duas coisas principalmente:
    1) Pensar pela sua cabeça
    2)Ser escriba portista em território inimigo

    Ora, se o aprecio pela independência e frontalidade, não o posso estar sempre a criticar quando dispara alarvidades ou absurdos (ou pelo menos, que eu tenho como tal). É o preço da democracia...

    Outro ponto, que me parece que muitas vezes se esquece: ele escreve essa crónica enquanto "simples" adepto, não consulta as fontes oficiais nem deixa que elas lhe soprem ao ouvido. Como qualquer um de nós, acerta umas e falha outras, mas no fundo é apenas mais um.

    Por último, agradeço a referência ao meu post.

    Abraço
    LAB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizer inverdades grandes não é uma coisa que se menospreze, muito menos vindas de um adepto confesso.

      Nada a agradecer.

      Abraço

      Eliminar
  8. Muito Bem Jorge Vassalo.
    Subscrevo inteiramente o seu post
    Abraço

    ResponderEliminar