quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A Lógica Da Batata


Surreal, é tudo o que eu tenho a dizer, acerca desta questão da indignação do FC Porto por causa da utilização do meio campo Portista na selecção nacional. Muitos de nós, adeptos do FC Porto, fomos, ao longo dos anos, afastando-nos da selecção nacional, por sentirmos que os nossos mui valorosos atletas eram deixados de parte ou relegados por parte dos seleccionadores por terem a cor errada. É um facto indesmentível a forma como Scolari relegou Baía, entre muitos outros exemplos, até na era de Paulo Bento.

Agora a SAD queixa-se da utilização? Que me perdoe o Angrense, mas que mal tem a utilização de um onze base parecido com o que jogou com o Varzim? Ficariam, assim, André, Rúben e Danilo com uma semana de descanso, que precisam. Que me perdoem, mas não me parecem ser essenciais para vencer o Angrense. Mais a mais, as exibições dos nossos médios aumentaram-lhes a confiança e o orgulho, que tenho a certeza que será algo muito importante nos próximos tempos. Ter no horizonte, mais ou menos próximo ou longínquo, ser a espinha dorsal da selecção, creio que seja uma alegria grande.


Até o elogio ao entendimento e maleabilidade entre os nossos rapazes por parte de Fernando Santos é uma merecidíssima vénia a Lopetegui. Não consigo entender esta indignação, desculpem. Não é difícil compreender que as selecções são um forte elemento motivacional. Não é, com certeza, segredo para ninguém que Casillas escolheu o FC Porto também porque isso lhe garantiria a quota que Del Bosque lhe pediu para poder continuar a ser o Capitão de La Roja. E que tivemos uma excelente notícia esta semana quando Imbula se manifestou descontente por não ser convocado para nenhuma das selecções que almejava. Será, com certeza, uma motivação ainda maior para vermos empenho e dedicação totais por parte de Giannelli. 

Deixa-me pasmo como a mesma SAD que fica calada com os atropelos e condicionamentos da segunda circular, que fica calada quando tentam implicar o seu treinador e CEO numa absurda difamação de tentativa de condicionamento, entre muitas outras coisas, como comparar roupões a vouchers de jantar, de repente, do nada, se indigna com algo que, no fundo, até favorece o clube. Não se compreende.

Já agora, se Dani Osvaldo quer voltar ao "seu" Boca Júniors, que vá. Como sempre, e como uma vez foi dito pelo NGP, só joga no FC Porto quem quer mesmo jogar. O resto não faz falta.

30 comentários:

  1. Compreendo o que a newsletter quis dizer, Rúben Neves foi porque o Moutinho se lesionou, o Danilo não presta (WC é que é bom) e o André André que é tosco e o João Mário é que é um espectáculo, ambos os 3 têm de fazer o jogo praticamente todo para os outros descansarem. Se estivéssemos a falar de jogos importantes era uma coisa, estamos a falar de jogos a feijões. Eu considero que houve um claro proteger de alguns elementos em detrimento dos Portistas.

    Não é a selecção que vai fazer a carreira de um jogador do FC Porto. Isso é para outros lados.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pouco me importa a motivação de quem os pôs e porquê. Interessa-me o bem que faz à auto-estima dos jogadores. E fez. E faz. E isso para mim importa. De resto, claro que concordo. O que acho é que é MUITO MENOS IMPORTANTE do que outras coisas onde se esteve calado quando se devia ter falado.

      Abraço

      Eliminar

  2. Caro Jorge Vassalo


    Quem está no terreno (sad), reconhece facilmente o "cancro" que são as selecções, prejudicando os treinos colectivos, prejudicando o trabalho do treinador, aumentando o desgaste físico dos jogadores, atrapalhando o planeamento operacional, aumentando os custos médicos, quer preventivos quer de recuperação de lesões, etc., contudo, ainda são incapazes de concluir que muito simplesmente, os jogadores desvalorizam-se nas selecções.

    E, se quem está no terreno tem dificuldade para concluir uma simples evidência tão brilhante como o sol, muito mais incredulidade haverá nos simples adeptos que para quem os jogadores seleccionados são simplesmente os melhores do país. Pouco importa se são ou não os melhores, apenas que estas brincadeiras não contribuem para a melhoria dos resultados desportivos e financeiros, muito pelo contrário, prejudicam e muito.

    Aliás o comunicado dos Dragões Diário é um claro indicador de que os dirigentes sabem que "brincar nas selecções" prejudica o FCPORTO SAD mas devido à tradição das selecções são incapazes de concluir o óbvio.

    ResponderEliminar
  3. Sem tirar nem por.

    Incompreensível, tal como eu próprio referi hoje, no Imbicto.

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe tu e eu escrevemos as mesmas coisas ao mesmo tempo... Devemos ser siameses, carago

      Abraço

      Eliminar
  4. Quem não ficou indignado foram os muitos mirones que estavam a ver o jogo no estádio? Tiveram a oportunidade de conhecer o meio campo sólido constituído por três grandes jogadores do FCP.

    ResponderEliminar
  5. telepatia :D Já dizia a Leninha...

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
  6. penso que é mais um alerta, nao houve lesoes e os jogadores podem ser geridos contra o angrense. Depois os jogos que se seguem sao com equipas que se nao ganharmnos a essa nao ganhamos a nionguem tiramdo talvez o chlesea.

    ResponderEliminar
  7. Até parece que jogar naquelas condições atmosféricas, com o relvado perigoso, contra um adversário "fortíssimo" e numa equipa de "marretas" (com exceção dos nossos 3, os únicos jogadores de champions), é visto como um feito histórico neste blog... E depois a culpa é do Lopetegui...
    Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe isso é que é bonito. Pergunte aos jogadores se eles se sentiram mal em jogar.

      Eliminar
  8. Tendo a discordar.

    Que motivação há para o melhor sub19 nacional quando recebe um "prémio de participação" porque alguém se lesionou e, mesmo assim, só joga a feijões em detrimento de outros bons mas sobrevalorizadoa e com muito menos tarimba e rodagem?

    E, efectivamente, seja contra quem for, é imperioso contar sempre com o plantel inteiro, saber que as características de todos estão a disponibilidade do treinador. Pode vir a ser o Angrense, mas aquele é o nosso meio campo não raras vezes titular, arrisco a dizer que um deles vai entrar de início, mas posso-me enganar. E algum deles pode ainda ser necessário no decorrer. O que está em causa é a coincidência de dos 3 grandes só terem jogado do Porto, logo 3, e dos importantes. Há quem faça gazeta a selecção quando e como quiser, há estatutos, e aí também que motivação há para quem acha que se vai por mérito?

    Motivação para quem vem para o Porto passa pelo paradigma de se jogar no único clube que vai a Liga dos Campeões jogar a sério. A selecção é esta falácia a que vamos assistindo e que insiste em dizer que é de todos nós, Alem-Mondego

    Concordo que a SAD, andando às turras por isto, devia também lutar noutras frentes

    Saudações
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo e aceito essa posição, mas apenas numa lógica preventiva. Se a média de 24 anos dos 3 não chega para 9 jogos em condições...

      Abraço

      Eliminar
  9. "Deixa-me pasmo como a mesma SAD que fica calada com os atropelos e condicionamentos da segunda circular, que fica calada quando tentam implicar o seu treinador e CEO numa absurda difamação de tentativa de condicionamento, entre muitas outras coisas, como comparar roupões a vouchers de jantar, de repente, do nada, se indigna com algo que, no fundo, até favorece o clube. Não se compreende." É contra isto que devemos pôr a boca no trombone, tudo o resto são divórcios mal resolvidos entre algumas pessoas do FCP e o Presidente da Federação, Fernando Gomes. Isto faz lembrar o divórcio controverso entre o fifica e o jasus. Abraço, RG.

    ResponderEliminar
  10. Pois é Jorge, estou totalmente de acordo e subscrevo na integra...

    É a eterna luta entre o cú e as calças!

    Se a selecção não tem jogadores do FC PORTO é porque o seleccionador é vesgo, se os jogadores do FC PORTO jogam na selecção é porque querem que o FC PORTO seja prejudicado!!!

    Mas já alguém parou, pensou e perguntou aos jogadores se alinharam a contragosto???
    Ou será que ao contrário do maniaco Luis Miguel, representar Portugal não será um motivo de orgulho???

    P.S. Aliás vi os jogos da selecção, "precisamente" por ter portistas lá no meio!!!

    ResponderEliminar
  11. A “alfinetada” é muito bem dada. O meio campo do FCP devia ter jogado contra a Rússia. Contra o Luxemburgo, num relvado miserável, correndo maiores riscos de sofrer lesões e tendo menos tempo de descanso e de recuperação para os compromissos dos clubes, deviam ter jogado os astros do Benfica, Sporting e Real Madrid.

    Ventura.

    ResponderEliminar
  12. Jorge,

    Como deve saber sou um seguidor atento e escrevo poucas vezes...

    Neste assunto estava a le-lo e a afirmar positivamente com a cabeça mas, ao mesmo tempo concordo com que se indigna com a mesma chamada...
    Confuso? Sim.... Até eu me sinto....

    Passo a explicar:

    É óbvio que neste fim de semana vai dar para gerir... Provavelmente eles não irão jogar e, apesar de ter sido um jogo amigável, qual é o jogador que não gosta de representar a seleção???
    Nesta parte concordo com o Jorge...

    Mas.... E há sempre um mas....
    Porque é que quando foi/é/vai ser a doer, as opções não irão ser as mesmas???
    O Rúben já devia ter tido a oportunidade dele... (Tal como o miúdo Guedes...)
    E assim, com uma decisão MISERAVEL, ofuscaram uma estreia de sonho que o miúdo teve!!!!

    Já defendo isto há alguns anos... (Do tempo do Scolari) como a seleção é como uma coutada privada, a partir de determinada altura, deixei d apoiar a seleção e como sempre nutri uma simpatia por Itália, as minhas selecoes passaram a ser o FC Porto e a seleção Italiana....

    Quero mais é que está cambada de CORRUPTOS e oportunistas se fod@#€m todos....

    Enquanto não puserem os reais interesses da seleção portuguesa acima de tudo e andarem ao sabor dos interesses de clubes, depois empresários e por fim das marcas.... Nunca irei acudir por eles.....

    Um forte abraço....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo!

      Mas o ponto do post é mais no sentido de estranhar as batalhas que se travam em detrimento de outras.Para mim, ser roubado de DOIS campeonatos seria muito pior do que ter jogadores desgastados..

      Abraço

      Eliminar
  13. Caro Jorge,

    Não posso discordar!!!!!

    Neste momento, acho que é isso que me incomoda mais no nosso clube!!!! Não entendo como deixam passar tanta coisa em claro...
    Quando deveriam trucidar com verdades e factos reais e absolutamente irrefutaveis..

    Tinham armas para agitar as águas e mantêm esta postura inacreditavel.....

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. No que verdadeiramente importa, no que nos retira palmarés e confiança nos jogadores e treinador!

      Abraço

      Eliminar
  14. Será que o sr. Jorge Vassalo não entende o porquê das criticas á utilização dos jogadores do Porto na selecção? Não entende por acaso a falta de respeito em convocar jogadores do Porto (que até tem categoria para serem titulares) para colmatar a ausência dos meninos bonitos.. até o jogador do benfa (que fez meia dúzia de jogos jeitosos) e logo a titular da selecção, já tem o luxo de ser ídolo e estar sentado no banco a ver os outros a darem o corpo ao manifesto num jogo sem qualquer importância. Quero ver se o sr. Jorge Vassalo vai dizer algo quando forem convocados os mais dos mesmos para o Europeu... e os mais dos mesmos são os meninos bonitos do benfa e zporting. Eu gosto de ver os jogadores do meu clube serem convocados, não gosto é que sirvam de tapa-buracos. Temos demasiados exemplos do que é as convocatórias da selecção. Quer mais um exemplo? O que seria se o Manuel José fosse um dia selecionador.
    cumprimentos
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo,

      Claro que entendo. Agora, eu e muitos outros Portistas não ligamos peva à selecção. Zero. E por isso, quando menos desgastarem os nossos jogadores, melhor.

      No entanto, da-lhes moral, confiança, alegria - que fazer, parece que ajuda à auto-estima representar o país.

      A guerra da SAD não foi contra a selecção. Foi contra a FPF, E o seu presidente. E eu acho bem.

      Acho é que devia ser acompanhada de TODAS AS OUTRAS.

      Abraço

      Eliminar
  15. Chego um pouco tarde para comentar, mas chego: - a alfinetada foi muito bem dada! Não foi para o Fernando Santos. Foi para a "trupe Jorge Mendes apresenta os macaquinhos amestrados e a sua vedeta CR7"! O papel que o CR7 tem nesta seleção é absolutamente inacreditável. Ficam os imigrantes todos à espera da vedeta e a vedeta não aparece ! Ele, que é um super turbinado não se pode cansar. No batatal que joguem os terra-à-terra! Os que se querem mostrar, os que sonham com o europeu. Ao CR7 interessa-lhe o europeu? não interessa não. Interessar-lhe-ia se ganhasse. Como a equipe não deve chegar para o levar ao Olímpo, ele está a pensar como consegue ser eleito o mais sexy !
    Por arrasto, esta alfinetada, fez com que se falasse dos jogadores do Porto! Não foi só o treinador a elogiar o entrosamento, todos os jornais falaram deles e compararam com Deco, Maniche, Costinha, e o Porto ganhou a posição de poder exigir que esta "experiência" aconteça quando for a sério!


    ResponderEliminar