sábado, 28 de novembro de 2015

Análise CD Tondela 0-1 FC Porto (11ª Jornada)


Uma vitória justa mas injusta ao mesmo tempo. Justa porque somos e fomos claramente melhores. Injusta porque não jogamos nada. Justa porque nos tentaram roubar ostensivamente. Injusta porque não nos entregamos convenientemente ao jogo. Mas às vezes é preciso ganhar jogos maus e feios. Precisávamos era de ter sido mais FC Porto. Safamo-nos. Siga para a frente. Mas que ninguém diga que os adeptos que gritaram "joguem à bola, caralho, joguem à bola" não têm razão. Têm. Toda. Vamos a notas.


André André - O verdadeiro jogador à Porto hoje (e sempre!), com a dinâmica que o resto da equipa não soube/quis ter durante o jogo todo. Um verdadeiro Capitão e um dínamo da equipa. Um exemplo de jogador. Obrigado André. Não desanimes.

Tello - Entrou com garra e vontade, ajudou a atacar e a defender, criou ocasiões. Tivesse tido uma equipa atrás dele hoje e teria tido a compensação que está a fazer por merecer.

Casillas - A experiência de um Capitão, de um Campeão Mundial, é isto. Ser esclarecido nos momentos mais complicados, ser calmo no olho do furacão. Valeu dois pontos. Foi as luvas da Justiça contra um escândalo.

Brahimi - Não foi pela solidariedade, não foi pelo entrosamento, mas foi pelo rasgo e por ter tido a coragem de mandar às malvas os grilhões tácticos e ter a iniciativa individual que se impunha. Obrigado por isso, Yacine.


A gangue do Mota e os seus esbirros - Que festival de roubo escandaloso! Ele foram os foras de jogo que não existiram, ele foram as faltas que se inventaram, os amarelos absurdos a Marcano, Indi e a Maicon, ele foi o festival de sarrefada que o senhor Mota permitiu aos do Tondela, ele foi a expulsão ridícula deLopetegui, ele foi, icing on the cake, um penalty escandaloso que San Iker soube mandar para a meretriz que o pariu! 

Continuem, senhores da SAD do FC Porto, mudos e calados, a serem comidos por lorpas! Continuem a deixar que isto aconteça, quando os nossos adversários directos já estão a pressionar as arbitragens para que seja amiguinhas! Não há outra responsabilidade que não a vossa, senhores! Quem cala consente!

Lopetegui - Desnorteado, exagerado, histérico, esta é, por estes dias, a imagem do nosso treinador, que está longe de ajudar a equipa a ter calma e confiança, a acreditar em si mesma e a ter a auto-estima necessária para dominar. Valha-nos que, pelo menos, sabe defender os seus jogadores. A sua expulsão foi injusta, mas urge acalmar-se e dar a força à equipa que ela precisa.

Desnorte total - Mudar de sistema de jogo, sim, mudar mais do que uma peça, não! Desde o início, sem Rúben em campo, não havia o eixo necessário (Herrera para quê?!) para "instalar" Bueno e, assim, passaram-se 90 minutos a tentar compensar o faux pas e então.. mais uma sessão de carrossel. Em vez da substituição óbvia (Herrera por Rúben) e poder pôr, talvez, Osvaldo (!?) no lugar do esgotado Aboubakar foi-se andar no toledo de reposicionar à maluca. O desnorte da sua postura é o desnorte táctico que apresenta. A rever, urgentemente!

Nos antípodas de tudo isto, fantástica vitória do Hóquei do FC Porto sobre o Barcelona! Valha-nos as modalidades para nos orgulharmos de ser Portistas!

28 comentários:

  1. Imbicto Jorge,

    Concordo com tudo e não concordo com nada...
    Depois explico, quando tiver um computador à mão.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Jorge,

      Basicamente, não concordo com a questão da arbitragem. Isso foi parte significativa daquilo que definiu o jogo de ontem e, apesar de miserável, os momentos que apontas não colhem a minha concordância. Os amarelos a Indi e a Marcano foram bem mostrados; o atraso, se vires as repetições, foi má recepção do defesa de uma bola que faz ricochete para o lado; o penálti é justo; a expulsão é duvidosa, mas os ângulos de visão também o são (mas prefiro acreditar no treinador). De resto, apontas muito bem os foras-de-jogo, as faltinhas e a ausência de advertência contra o cacete da malta de Tondela. E há ainda um lance duvidoso de possível penálti a favor do Porto, depois de uma recepção espantosa de Bueno à entrada da área adversária, tendo o defesa oposto metido a mão onde não devia.
      Facto: não jogamos nadinha. Estou verdadeiramente preocupado, especialmente com a forma histérica com que o treinador está a reagir a esta fase. Pior, à forma como o clube está a reagir e a desculpabilizar estas exibições.

      Imbicto abraço!

      Eliminar
  2. Mais uma boa análise.. principalmente à forma como Lopetegui "castiga" os jogadores em campo.. estão tão amarradinhos que não ha um rasgo de imaginação. Mais uma vez "Herrático" em campo
    Começo a ficar deveras preocupado... mesmo muito preocupado. Eu que tenho imensas esperanças em Lopetegui...
    Estamos a piorar o futebol.. movimentações ridículas e sem tatica de barulho andamos a ser comidos por lorpas... A verdade é que os erros clamorosos de arbitragem no FCP passam para segundo plano pk andamos mesmo a jogar pouco.. mas alguém tem de fazer algo..
    Um abraço de um novo descrente na atuação de Lopetegui.

    ResponderEliminar
  3. Aboubakar pior em campo, que nódoa. Layun tambem esteve muito mal. Valeu pelo resultado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pus o Abou porque, no fim, vi alguém em claras dificuldades físicas. Se estiver a jogar lesionado, será um escândalo ainda maior. Layún não pode ser o único extremo, o único lateral, médio, marcador de livres e estar COMPLETAMENTE DESAPOIADO em tudo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Quando me refiro a layun é porque ate falhou ate em recepções de bola básicas sem estar pressionado. Gosto bastante dele ( principalmente os cruzamentos) mas começo a sentir um desconforto cada vez que um extremo o encara porque da a sensação que ele acompanha a jogada mas nunca corta a bola, acho-o facilmente ultrapassavel. Aboubakar merecia um jogo de banco e ver o que andre silva tem para dar à equipa.

      Ontem ao ver o jogo tive um momento de reflexao e dei por mim a achar que em outros tempos os 90 minutos que tinha o previlegio de ver o Porto a jogar eram de facto um privilégio e era como se fosse ao cinema ver um grande filme em que valia cada segundo. Hoje, é claramente um previlegio porque sera sempre o meu Porto mas é como se o filme fosse apenas um filme e as vezes vale apenas pelas pipocas. Abraço

      Eliminar
  4. Boa noite Jorge,
    Realmente estou sem palavras para esta noite. Pensei bem se devia comentar porque queria fazê-lo com o máximo de lucidez e deixar passar algumas horas depois do jogo. O que se viu hoje foi absolutamente inacreditável e medíocre. Não há que ter medo de admitir, o nosso Porto ganhou hoje porque tem uma equipa que é individualmente superior (e bem superior!) a uma equipa que ocupa o último lugar da tabela e a jogar em campo neutro. Foram passes errados, desnorte completo, remates para a Lua e a cereja no topo do bolo: a arbitragem. Resta-nos dizer que estes pontos foram conquistados com o rasgo individual do Brahimi e do Casillas (que resposta ao golo sofrido na terça-feira!). Acho que esta exibição põe a nú o que nós adeptos atentos temos vindo a detectar. Somos um clube pacífico. Ninguém fala de nada. Os paladinos da justiça verde e vermelha atacam as arbitragens sem que nada lhes aconteça e nós na nossa mais singela passividade continuamos a mandar uns bitaites no Dragões Diário. Já me mentalizei que vai ser assim até que se decida mudar de política e nenhum de nós tem poder para mudar isso. Defendi e defendo Lopetegui sendo ele treinador da nossa equipa até porque qualquer adepto minimamente atento sabe que a culpa não é só dele, mas caramba, mudar meia equipa todos os jogos e em 3 substituições, 2 são para mudar os centrais contra uma equipa medíocre como o tondela e dizer que foi por causa dos amarelos... Sendo assim o Maxi e o André André saíam em todos os jogos. De opções táticas percebe ele melhor do que nós, só que há coisas que parecem óbvias e todos temos a nossa opinião. A jogar assim não vamos ser campeões, mas que opção temos a não ser apoiar e esperar que corra bem? Ser do Porto é assim. Mesmo quando não corre bem, só queremos que venha o próximo jogo.

    Um abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é possível ter fio de jogo se mudamos de pedras TODOS os jogos...

      Abraço

      Eliminar
  5. Bom dia caros,

    Concordo com a sua análise Jorge. Foi sofrível. Muitos passes falhados e não foi apenas o Herrera dessa vez. A equipa parece cansada. E olha que as próximas duas semanas serão jogos de 4 em 4 dias!

    Se com alguma confiança já era difícil agora sem qualquer confiança no treinador e na equipa será ainda mais difícil. A equipa e o treinador precisam de apoio só assim chegamos lá. No final da época se o treinador tiver que sair sairá mas por enquanto é apoiar, apoiar, e apoiar até o fim.

    O André André é impressionante. Que alma que tem!

    Existe alguma confirmação oficial de que o Osvaldo irá sair ou neste momento são apenas rumores na imprensa? Acredito que o André Silva esteja de prevenção mas mal seria se o treinador ou a direcção afastasse já o jogador baseando-se em rumores. Se há alguém que já provou que não tem problema em deixar de fora quem não esteja focado nos objectivos da equipa é o actual treinador. Eles saberão como lidar com isso.

    Abraço

    Braulio Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A situação do Osvaldo é clara. A dança é que não é? Estará contratualmente obrigado a jogar? E faz-se um miúdo cheio de talento (que é mais velho do que o Óliver era quando jogou na A, atenção!) de parvo e anda o rapaz para trás e para a frente?

      Á deriva, tudo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Calma Jorge :). O André sabe que tem de esperar. Na quarta venceremos na Madeira, finalmente, para aliviar um pouco a situação. Ou não...

      Abraço

      Eliminar
  6. O FC do Porto está irreconhecível. Desalentador quanto às perspetivas futuras. Nem sorte nem norte. Nem chama.

    Muito mal o Reino do Dragão.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o pior é a sensação que se pode cair com estrondo....

      Abraço

      Eliminar
  7. Jogamos mal?jogamos. O manuel dos talhos condicionou os nossos jogadores e treinador?condicionou. Mas para mim o mais importante foi a vitoria.

    O que se nota alem da falta de confiança é a falta de frescura fisica.

    Agora espero mais uma vitoria na proxima 4.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e essa falta de frescura física pode ser complicada...

      Abraço

      Eliminar
  8. Um filme já visto este FC PORTO.
    Lopetegui faz remake de Paulo Fonseca. O desnorte é bem visivel e creio que só a classe dos jogadores é que nos fará ir sonhando com algumas alegrias. O Mota dos talhos é um anti-portista primário, desejoso de lamber o cú ao Vitor Pereira, pelo que não é de estranhar que em jogos destes (teoricamente parecendo fáceis) levaremos com Motas, Paixões e Esteves... mas uma coisa é certa. Até nisso é preciso saber estudar a causa. Saber que com determinados árbitros, só no final do jogo é que lhes poderemos atirar ás ventas toda a nossa raiva, e não durante o jogo. É como se costuma dizer, uma maneira de evitarmos de nos pormos a jeito!

    Quanto ao futebol de Lopetegui, a abordagem roça a loucura. Depois do Dinamo, agora mais uma vez sai um central, recua o trinco para central para entra um médio que vai para o lugar do trinco, para 10 minutos depois (se é que foi tanto tempo assim), entrar novamente um central, indo o trinco trincar novamente!!!!

    Tal como digo, acredito na classe dos jogadores. Talvez por eles sejamos capazes de ganhar. É que ás vezes aos que menos se espera é de onde sai o que ninguém espera!

    ResponderEliminar
  9. Foi uma exibição cheia de nada, mais parecendo termos voltado à pré-época. Se há 15 dias estávamos otimistas e crentes na equipa, hoje pairam as dúvidas. Não compreendo esta falta de confiança, estas exibições pobres, cheias de nada, esta súbita queda no abismo do qual parece não querermos sair. É mau de mais para ser verdade! Com toda a sinceridade, apenas destaco dois momentos do jogo de ontem: o golo do Brahimi e o penalti defendido pelo Casillhas, se não tivesse acontecido esse "milagre" a contestação seria ensurdecedora. Quero pensar que foram 2 maus jogos, demasiado maus e que faremos melhor a curtíssimo prazo. Se não melhorarmos rapidamente, o mais certo é perdermos no wc. Hoje o céu está azul, talvez a anunciação de que voltará a ser azul e límpido para o FCP. Abraço Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge Vassalo,

    Não vi o jogo é portanto não vou comentar, digo apenas que quem lidera deve mostrar serenidade e calma nos momentos de maior tensão e pressão. Ouvi o Mister dizer quem dera a muitos adeptos ter uma derrota em 16 jogos na mesma ocasião em que disse que eles são soberanos. Não digo mais nada. Entramos em autêntico processo de negação. Eu enquanto adepto gostava de ter um Mister que apresentasse conquistas no curriculum mas não tenho.

    Temos grandes jogadores capazes de nos levar a disputar todas as provas. Confio nessa qualidade. Mais nada.

    Vamos ter um jogo muito difícil na madeira.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito complicado. Mas temos de nos lembrar que somos o Futebol Clube do Porto!

      Abraço

      Eliminar
  11. Ganhámos é o que importa...
    Se fizemos um bom jogo? Não.
    A vitório foi justa? Foi
    A arbitragem foi boa? Nem por sombras disso
    Jogámos com intensidade? Não, no entanto notou-se alguma poupança, e algum cansaço seja mental ou físico.
    Houve alterações na equipa e mudanças no sistema tático? Houve, mas não nos podemos esquecer dos jogos que temos pela frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, não houve poupança alguma - e nota-se bem no Aboubakar! O que há é desnorte táctico que nos pode apanhar na curva!

      Abraço

      Eliminar
    2. Quando falo de poupança, falo no esforço que os jogadores dispenderam em campo. Ou achas que os jogadores deram tudo o que tinham e não tinham, com o objetivo de "golear"?
      E sim pareceu-me que o Aboubakar estava cansado.

      Eliminar
  12. Boas, infelizmente ou felizmente a TV no restaurante estava muito longe e não pude ver o jogo com a atenção desejada..

    Ganhamos e isso era o mais importante depois dínamo...

    Jogamos mal? Parece que não há dúvidas.... mas o sbording tão falado e tão aclamado, contra o mesmo Tondela fez um jogo vergonhoso, e mais uns quantos em que ganhou...

    Espero que isto seja uma fase má que se resolva com vitórias... Isto de jogar mal toca a todos, e todos os anos, a questão é como se sai desta fase é com que resultados...

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. ...Lopetegui tem a sua culpa sim...mas temos que rever a politica de contratações: isso de ir buscar jogadores por emprestimo, valoriza-los para logo a seguir, devolve-los as origens...e fazer o trabalho para os outros...em contrapartida nos não conseguimos manter uma estrutura sólida na equipe...
    Precisamos de um conjunto que jogue junto no mínimo duas épocas consecutivas senão três...dali em diante podemos ir vendendo um ou outro jogador, sem perder a veia ganhadora...foi assim que chegamos ao penta!!!!! lembram-se !? Que nostalgia! FCP sempre!

    ResponderEliminar