domingo, 10 de janeiro de 2016

Antevisão Boavista FC - FC Porto (17ª Jornada)


Rui "piccolo" Barros é um dos meus ídolos do FC Porto de sempre. É-o pela sua intensidade, pela sua garra, pela sua técnica, pela sua velocidade. Mas também o é pelo seu extraordinário carácter, dignidade e por ser uma boa pessoa.

É raro um jogador do FC Porto obter consenso e o respeito que Rui Barros granjeia dos seus adversários. Apesar disso, Rui Barros já saboreou a Poção Mágica do FC Porto muitas vezes. Por isso, não é para mim nada surpreendente que ele vá querer mais velocidade nas transições, como adiantou O Jogo.

Afinal, no meu entender, não é o modelo que está errado per si, mas antes o espartilho táctico que Lopetegui detinha sobre os jogadores, não os deixando aproveitar as suas melhores características, e a lentidão de ter de circular a bola por todos antes de fazer uma jogada que seja.

O alívio de uma nova realidade, uma renovada motivação e uma falange de apoio que promete ser gigante vão certamente ajudar a levar de vencida a contenda. Não se esperam milagres, mas estou certo que uma atitude diferente ajudará a um resultado diferente.

Helton e Casillas, Maxi Pereira, Martins Indi, Marcano e Miguel Layún, Rúben Neves, Herrera, Evandro, Danilo Pereira, André André e Imbula, Brahimi, Jesús Corona, Varela, Tello, Aboubakar e André Silva.

(4x3x3): Casillas; Maxi, Marcano, Indi, Layún; Danilo, Rúben Neves, André André; Corona, Aboubakar, Brahimi;

Nota: Comentar nomes de possíveis treinadores é um exercício de pura perda de tempo. Confiemos que a SAD saiba meditar bem em quem venha e porque venha. Atitude, Raça, Entrega e Ambição não dependem de treinadores. Podem ser ajudadas por eles, sem dúvida, mas só.

12 comentários:

  1. Bom Dia Jorge Vassalo,
    Não vai ser fácil ganhar o jogo pois há hábitos criados de circulação de bola e podem surgir dificuldade nas transições que deixarão a retaguarda descoberta. Mas o Porto é o Porto e há que acreditar, como sempre. Que a sorte e a força esteja connosco. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, que sou do copo meio cheio, acho que a alegria vai suplantar tudo o resto. E o "respirar" renovado das características de cada um.

      Mas claro, Roma e Pavia não foram feitas num dia.

      Abraço

      Eliminar
  2. Hoje é para ganhar e vai ser o início de uma recuperação que nos vai levar ao título. Força a invadir o Bessa.

    ResponderEliminar
  3. Por todas as dificuldades, injustiças e contingências que temos sofrido até aqui, a conquista deste campeonato vai ter um sabor ainda mais especial. Hoje começa a nossa remontada! FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso até acho que vamos ganhar. Por haver jogadores que já não suportavam o anterior líder, mas também por Rui Barros: quem não respeitar este Homem não merece nada na vida!

    ResponderEliminar
  5. Ai deles que não ganhem, carago!!!! Eu vou lá estar, há que ter respeitinho!!!!

    P.S. Já fui N vezes ao Bessa e nunca, jamais em tempo algum vi o FC PORTO lá perder. Tenho grandes amigos remendados e até o presidente do Boavista foi meu colega de escola (e fui um dos que o influenciou no... rock 'n' roll)!!!
    Empatar sim, mas vi lá o FC PORTO em PREC com um Stessl bonacheirão ao leme espetar 6 às panteras avaqueiradas.
    Como também "ouvi" o Eliseu a avisar o Frasco, no antigo "Peninsula" ali na rotunda da Boavista, a dizer que ia partir uma perna ao Rodolfo! O Frasco deve ter bufado a mensagem pois... começou o derbi e logo no 1º minuto Rodolfo a "ceifar" Eliseu...
    É o derby da Invicta e são jogos que a mim me entusiasmam, aliás dizem-me mais que, excepto os encarnados, todos os outros... só tenho pena de faltar o bebedolas do Salgueiral nesta santissima e Invicta trindade!!!

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge,

    Força Rui Barros. Força Porto

    Está na hora dos jogadores se assumirem.

    Raoc

    ResponderEliminar
  7. Como adepto (ferrenho) do grande FCP, não exijo vitórias ainda antes do jogo começar. Exijo sim, seja em que jogo for, contra que adversário for, com que timoneiro tenhamos, uma absoluta e completa dedicação e entrega, um Porto à la Pedroto. A ganhar sem espinhas e aquando da derrota a cair de pé, com a perfeita consciência que deixou a pele em campo. A ver se Rui Barros no tempo que lá estiver consegue injectar o orgulho perdido naqueles senhores, este ano (ainda) não está perdido!

    ResponderEliminar
  8. Ao analisar a escolha do treinador pelos adeptos mostra mais do que a simples escolha do treinador. Ao fazer uma votação os adeptos distribuem os votos por vários nomes não havendo uma decisão óbvia e clara, isto pode ser equiparado a uma votação em que escolhe o onze inicial favorito. Por incrível que pareça isto explica tanto assobio e a instabilidade que criaram a lopetegui, nunca ninguem vai estar ou esteve contente, mas quando se ganha os que nao concordam nao tem fundamento para criticar. Imaginando que vem marco silva, se perde um jogo começa tudo outra vez porque ha sempre os que escolheriam outros. Primeiro de tudo tem de haver coesão ou corremos o risco de nos tornarmos um benfica ou um sporting

    ResponderEliminar
  9. Eu não disse que o respeitinho é muito lindo!!!!!

    E para os que acham que o Herrera não vale nada, apenas lhes digo que foi o melhor em campo!!!

    ResponderEliminar