terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Apoio



Ia fazer a antevisão do jogo. Desta vez, não a farei. Houve antevisão, na conferência de imprensa? Muito pouca. Praticamente não se falou dos meus caxineirinhos, mas sim da prometida "esperinha" propalada pelas redes sociais fora, ao Nosso Grande Clube.

Nada me deixa mais triste. Chegar a um ponto em que é maior ameaça à equipa o ambiente que vai encontrar EM CASA do que o próprio adversário, é algo que só nos pode encher de vergonha.

Em 37 anos e 31 de Portismo, nunca vi semelhante, em que golos adversários são festejados, por empurrar um treinador rejeitado por muitos desde a primeira hora - ouvi assobios no jogo de apresentação do ano 14/15! - pela sua nacionalidade, pelas suas escolhas, é algo que me deixa tarde.

Como diz o grande Bernardino Barros, não é nada de novo, mas atingiu uma proporção desmedida. E tem de ter o seu fim. Entenda-se, nada tenho contra a liberdade de expressão. Não gostam do espectáculo, da atitude da equipa, das opções do treinador? Assobiem! Assobiem bem, forte, audível! Mandem-nos àquela parte, o que queiram. Mas no fim! Porque, durante, precisam do apoio e da entrega dos adeptos. Afinal, não é isso ser adepto? A base de apoio da equipa? O suporte, aquela força extra, aquela motivação que faz os jogadores superarem-se rumo à vitória?

Quem acham que ajudam ao assobiar a cada jogada mal feita? A equipa? É isso que a comandita da segunda circular espera: dividir para conquistar! Pôr Portistas contra Portistas sempre agrada aos inimigos! Dantes, ir ao Dragão era algo que intimidava, que criava ansiedade nas equipas. Agora, motiva-as! Sabem que basta forçar um erro que seja, está tudo a cair em cima da equipa da casa! E isto não parecer absurdo a qualquer Portista é algo que me deixa estarrecido! 

Podemos não gostar de Lopetegui e das suas opções. Eu gosto do potencial do seu sistema de jogo, mas isso sou eu. Respeito muito quem o não ache. Naturalmente, têm todo o direito de exigir mais. Durante o jogo só cria ansiedade, falta de discernimento, crise de confiança - exactamente o que os adversários pretendem.

A equipa B ganhou, no passado domingo, ao Guimarães B. Esteve a perder, esteve empatada, deu a volta, sempre com o apoio dos - poucos - que estavam no Estádio do Pedroso. Acabou numa goleada de 5-2, com belos golos de Leo Ruiz (que falhou um penalti, imaginem na A!), Ismael Diaz, Gleison e Francisco Ramos.  Os poucos - muito poucos! - que vão ao Pedroso, vão apoiar. E assim deve ser. Isso é ser adepto. Quando não gostam, manifestam-se. No fim. E assim foi no ano passado, com dezanove derrotas.


Lembrem-se deste exemplo, em que um "jornalista" insulta o vosso treinador. Lembrem-se que quem permite este género de insultos são as pessoas que festejam golos de adversários.

A nossa principal Claque de apoio já definiu como será o apoio dela - e eu aplaudo de pé. A mim, poderão ver-me no Dragão, a aplaudir, a gritar pela equipa, a cantar o Hino de pé. Estarei lá, sempre. Aliás, quero aproveitar que qualquer insulto lançado sobre a minha pessoa e cognome arranjado para definir o meu incondicional apoio à equipa, é um elogio! Não me ofende, orgulha-me!

Eu já escolhi quem apoio. E você?

43 comentários:

  1. Era tão bom se todos (os portistas...) pensassem assim...

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge,
    não se esqueça que jogadores, treinadores, dirigentes são pagos princepescamente e a liberdade de expressão é intocável! É das maiores conquistas da humanidade!

    Cabe aos jogadores, treinadores, dirigentes provarem que os adeptos estão errados! Cada adepto tem a liberdade de se expressar como o desejar, desde que o faça com respeito e saiba que essa liberdade termina onde começa a do outro.

    Não podemos nos queixar ao mesmo tempo que é mau os adeptos "berrarem" e por outro termos dirigentes que fazem como a avestruz, nem uma palavra!

    Em certos momentos o PC dava entrevistas cirurgicas. Acho que o FC Porto aproxima-se desse momento, alguêm tem de falar, porque não sabemos que clube é este, o que andam a fazer e para onde querem ir!

    Há aqui alguns dizem que os tempos mudaram, que o futebol de hoje já não não é a mesma coisa que era há 10 anos atrás, mas há outras coisas que não mudam...o FC Porto não fala!

    É evidente que se ninguêm falar, isto vai ser uma panela de pressão, um dia vai arrebentar e não me parece que a culpa seja dos adeptos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, e se ganhassem 500€? Esta conversa de que "ganham muito, podem ser insultados" é aquela coisa tuga miserabilista horrível.

      Assobiar durante o jogo não ajuda nada nem ninguém!

      Abraço

      Eliminar
    2. Sabe, eu não faço ideia quem "manda" no FC Porto. Há muito tempo que o PC não fala! Eu e presumo que muitos portistas, gostavamos de o ouvir, faz bem em certos momentos algumas palavras.

      O FC Porto ultimamente parece um Boeing 777, daquelas viagens intermináveis, você acorda e questiona-se se há alguêm na cabine...porque há muito tempo não tem noticias do piloto! É assustador!

      A única pessoa que fala é Lopetegui! O FC Porto está a ser conivente com o que está a acontecer, eu entendo o que Bernardino Barros quer dizer, mas hoje vivemos tempos diferentes, das redes sociais, e se o FC Porto muda de modelo, muda de valores, muda de jogadores, continua a ser uma avestruz na forma como comunica!

      Há certos momentos em que tens de falar e há muito tempo que o suposto lider do FC Porto diz zero! Deve estar à espera de ganhar o campeonato para dizer que todos estavam enganados.

      Abraço.

      Eliminar
    3. Ah, ok.
      O Lopetegui é o único que fala então....toca a assobiá-lo e chamá-lo de "'Spanhole" e "Latopegui" e outras mal-criadezas próprias de quem não teve sapatadas suficientes no rabo em pequeno.

      Este treinador teve marcação cerrada desde o dia zero.
      Exemplo? Lembram-se da plataforma instalada no Olival? Lembram-se do brado e dos risinhos parolos de Ritas e Ribeiros Cristóvãos? Lembram?
      Pois. Este ano, o "Professor" (é chique chamá-lo de Prof, pena é que isso só tenha começado a acontecer a partir do momento em que mudou de latitude) instalou uma plataforma igual no Seixal.
      Alguém riu? Alguém comentou?

      E entretanto, a pouca vergonha de Guimarães passou despercebida. Pudera.
      O truque do Ilusionista é fazer muitos gestos com uma mão enquanto a outra vai ao bolso buscar a pomba.

      Por isso, vá, assobiem!

      O Sport Lisboa e Sporting agradece.

      Eliminar
  3. http://desporto.sapo.pt/multimedia/fotos/cartoon/?id=dmf10vfzKsJBqGPsYE3ff, e continua a nossa isenta imprensa o seu caminho. E nós, entretanto, vamos nos dividindo, com isso perdendo força. Alguém, lá para a 2a circular deve estar a rir-se orgasmicamente com a nossa divisão.
    Abraço, P.Torres.

    ResponderEliminar
  4. Era bom que não se confundisse a falta de atitude com o erro!
    Assobiar quem não mostra atitude/profissionalismo... é uma coisa!
    Assobiar quem comete um erro, é outra totalmente diferente!
    ERRAR TODOS NÓS ERRAMOS NAS NOSSAS VIDAS/PROFISSÕES!

    Infelizmente chegou-se ao ponto em que já ninguém sabe o porquê dos assobios!
    Assobiasse por tudo e por nada...


    VAI PORTO!
    VAI JULEN!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por isso que frases como "ele sabe que os assobios não são para ele", são de uma imprecisão brutal.

      Abraço

      Eliminar
  5. Depois dizem que o treinador é que não presta! ... - merda de adeptos, como o Miguel Guedes, que em teoria nos representam e não são capazes de se levantar quando ouvem comentários inacreditáveis como os de hugo gilberto ! !
    Que treta de gentinha ! Que nojo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele é boa pessoa, mas não está numa tainada, está num canal de televisão.

      Abraço

      Eliminar
  6. verdade atingiu mas porque? desleixo de pinto da costa e da sua direçao mais do que tudo porque anda ha 5 anos a brincar salvo pelo momento kelvin estranhamente glorificado. O presidente tem de perceber que tem de mudar de atitude, e mudar algo la dentro, mais do mesmo em 2016 nao serve. Apoio a equipa para ganhar ou temos o campeonato perdido no inicio do ano. Espero que pinto da costa nao se recandidate, se o fizer tenho de o apoiar E NAO GOSTO DE COMENTADEIROS QUE PRESTAM VASSALAGEM A LISBOA QUE COMEÇA TAMBEM A SER O CASO DE VITOR BAIA INFELIZMENTE QUE PRECISA DE GANHAR ALGUM A DIZER ASNEIRAS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos, lá se vai o mito de "ninguém se candidata contra Pinto da Costa por medo".

      Abraço

      Eliminar
  7. Olhe JV, se calhar por ser mais velho, se calhar por já não ter paciencia para aturar canalhice, mas de certeza absoluta por desestrutura mental para suportar desonestidades, eu, aproveitando o seu espaço, digo bem alto: DESAPAREÇAM DO DRAGÃO DE VEZ SEUS IMBECIS, NÃO FAZEM FALTA NENHUMA. RUA, MENTECAPTOS!

    ResponderEliminar
  8. P.S.
    Vítor Baía é um nerd!
    Quanto aos outros prostitutos, tal como os classifico, vendem-se.

    ResponderEliminar
  9. Ponham esse badamerda do Miguel Guedes a fazer concertos no Museu,, ponham esse Miguel Guedes a ganhar dinheiro numa qualquer tv á conta de se dizer adepto do FC Porto.. deem-lhe um tacho no Porto Canal.. O Porto está cheio de traidores. Como é possível esse senhor musico continuar sentado num programa de tv ao escutar as palavras desse badameco do Hugo, o dinheirinho é tão bom. ´DE preciso ter um enorme estomago estar num programa desses e sempre a ouvir os outros a comentar.. Se o Porto perde só se fala no Porto para o vexar, quando ganha tem apenas os últimos minutinhos do programa para se falar dele.
    Cumprimentos
    A.A.. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho de denunciar, mas sugiro aos Portistas que nem vejam estes programas. Não se aprende nada.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge
      Mas eu não vejo esses programas.. eu não resisti foi em abrir o link "deste exemplo" do seu comentário e referente a essa parte do programa.. e revoltou-me, sinceramente revoltou-me e de que maneira, fico contente por não assistir em directo. Esses senhores pseudo-comentadores ditos portistas tem acesso a espaços do FC Porto não sei porque razão. Afinal são sócios ou adeptos como os mais comuns, mas por alguma razão são escolhidos não sei bem por quem para representarem o clube nessa choça de programas, eu sei... e eles também sabem... são escolhidos porque são moldáveis á logica de saber ouvir dizer mal do clube e não se revoltarem, como o saudoso Pôncio Monteiro, que ele sim fazia-se respeitar e sabia como os vergar.. ai Huguinho nas mãos do Dr. Pôncio. O menino Guedes que tenha vergonha na cara e dê a vaga. Que trate dos direitos de autor que é o que ele sabe, porque só assim ganha algo com a musica que produz e que ninguém ouve.
      F... estou mesmo irritado.
      Cumprimentos
      A.A. Martins
      obs.. eu fazia os meus anteriores comentários e assinava como A. Martins, mas como alguém mais tarde também usou essa denominação troquei para a actual)

      Eliminar
  10. Friends or foes. Não há meio termo, nem discussão. Podemos discutir o treinador à exaustão, o apoio ao FCP tem que ser indiscutível. Quem vai para prejudicar, pode ir. Mas tem que ficar na gaiola, ao lado dos Tubarões Verdes de Vila do Conde. Desculpem, mas neste aspeto não há "bem maior". Connosco ou contra nós. E este NÓS é que é Ser Porto.

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge,

    Partilho consigo esse gosto pelo potencial do modelo de Lopetegui e foi isso que manteve a "chama" durante muito tempo mas já se apagou porque nunca transformou o potencial em resultado consistente e visível. Repare na conferência de imprensa de hoje. A parte do decalque do pôs Sporting, mantém-se todos os erros de comunicação. Elogio ao adversário e ao treinador e absolutamente nada para dentro. Há de facto uma diferença entre acontecer e fazer acontecer. Como diz Rui Barros: o homem lá tem as suas ideias.

    Não consigo entender este silêncio de PC e da SAD. Não entendo. Indesculpável.

    Interessa ganhar amanhã e mantermos a pressão sobre os adversários. Temos um mês difícil e decisivo pela frente. Temos de contar com estes, Mister incluído e partir para cima deles.
    Eu apoio o FCP. Seja qual for o Mister, seja qual for o Presidente.

    Parece que já temos novo avançado e até um candidato a presidente!!!! É o Xistra? Nada?

    Raoc

    ResponderEliminar
  12. A minha resposta é simples:
    Apoio.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  13. De salientar um miudo que está em todos os jogos da equipa B, por vezes a gritar sozinho, ele é o exemplo que devia envergonhar quem escolhe assobios no lugar de apoiar. Vamos fazer do estádio o verdadeiro ninho do dragão e deixem-se de benfiquices!!!! Boraa Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é que é o verdadeiro Portista. Eu conheço dois, um casal, verdadeiramente Dragões de Ouro. Esses, podem falar. No entanto, não os vejo assobiar!

      Abraço

      Eliminar
  14. Caro Jorge Vassalo,
    Acompanho-o no apoio incondicional à nossa equipa. Entretanto, insurjo-me contra vendidos, como Miguel Guedes, Serrão e quejandos, pois esses é que têm de ser escorraçados do Futebol Clube do Porto tal é o mal que fazem ao clube e aos seus adeptos. Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Só queria partilhar esta vergonha...
    Dia 06/01 às 20h15 tem de ser o último dia de Lopetegui !
    Vamos fazer a vida dele um Inferno tal como nos fez neste último ano e meio.
    Procedimentos:
    -Todos vestidos de preto no estádio.
    -Todos levam tarjas a pedir a demissão de Lopetegui.
    -Assobios e lenços brancos, alternando com os canticos a Lopetegui, e com momentos de silencio total
    -Cânticos a Lopetegui.
    - Virar costas ao jogo.
    -Silencio total.
    Vamos a isto, todos juntos !
    Queremos o FC PORTO DE VOLTA!
    https://www.facebook.com/events/610766169061673/
    Partilha a mensagem !
    Quem for hoje ao nosso grande estádio, que dê uma chapada metafórica, pelo menos, a estes tipos!
    Espero é que também assobiem os nossos golos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora vai tu assim... deves ser adepto ou sócio das pipocas e de ver futebol sentado sem chuva a incomodar-te.. fosses com essa treta para o antigo Estádio das Antas e principalmente no designado Tribunal das Antas e voavas por cima da rede e caías com o costado no tartan. Mas agora deves estar escudado no meio de sócios pipoqueiros. Olha já agora vai vestido como aquela ave agoirenta vestida de negro do Boavista. É preciso ter uma lata vir com esta proposta para aqui,, se não estás bem, poe-te ao fresco ou muda de clube.
      AA Martins

      Eliminar
    2. ....é pena que além de vestidos de preto não se tenham lembrado de por uma lâmpada acesa no cu. Afinal é dia de Reis....

      Eliminar
    3. O José só estava a citar...

      Abraço

      Eliminar
    4. Tem razão Jorge. As minhas desculpas a si e ao José.

      Eliminar
    5. Peço desculpa por me ter esquecido das aspas... mas também é natural que uma pessoa ao ler aquilo, fique chocado.
      Só queria alertar para esta vergonha, e espero que quem leia os comentários deste blogue, perceba isto, e entenda que tem de apoiar a equipa, para abafar esta onda de não adeptos do nosso clube, que nos querem impedir de triunfar. Mais uma vez peço desculpa se fui mal interpretado. Até porque acredito na nossa equipa e na nossa equipa técnica, que tem quase todas as razões para triunfar, mesmo que o plantel não tenha todas as soluções necessárias, mesmo que a comunicação social nos tente deitar a baixa, e que haja mais adeptos "nossos" a assobiar no Dragão, que adeptos do Rio Ave...

      Eliminar
  16. Meu caro Jorge,

    Eu apoio SEMPRE o meu PORTO.

    Os problemas resolvem-se em família e os nossos defendem-se SEMPRE.

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Caro Jorge não tenho comentados os seus posts porque a verdade é que tive aziado com a derrota do ultimo sabado.

    o que espero para este jogo é nada mais nada menos que a vitoria, não estou preocupado com os pipoqueiros até porque esta mau tempo e vão ficar nas suas tocas. Gostei de ler o comunicado dos SD.

    Quanto aos pseudo comentadores eu nada sei do que se passa porque simplesmente não vejo esses programas, quero preservar a minha sanidade mental.

    abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  18. O que vale é que temos uma claque do CARALHO...

    ResponderEliminar
  19. E QUE TAL UMA PETIÇÃO PARA UMA AG EXTRAORDINÁRIA DO CLUBE

    Tópicos para Perguntas:

    Silêncios da SAD face a questões desportivas conhecidas:
    campeonatos partilhados por SLB e SCP
    almoços e jantares pagos pelo SLB
    Pereira Cristóvão e o manto sobre a compra de árbitros pelo Vice-Presidente do SCP
    nomeações dos árbitros

    questões de justiça conhecidas:
    Porta 18
    silêncio face ao manto sobre o caso Segurança do presidente e do clube sem se contestar a anedótica acusação do ministério público

    questões sobre a equipa principal de futebol:
    um dos mais caros plantéis de sempre (senão o mais caro) e com comportamentos em campo miseráveis e a raiar a vergonha (qualquer pequena equipa chega ao Dragão e pode vencer...)

    questões sobre os salários principescos pagos a uma SAD que pouco faz pelo Clube (como se viu, o acordo televisivo era conseguido por qualquer um)

    ResponderEliminar
  20. Desculpe lá Miguel... não me diga que não teve a minina curiosidade de abrir o link relativo á intervenção do jornalixo Hugo Miguel colocado no post do Sr. Jorge Vassalo.. senão fez é porque gosta de enterrar a cabeça na areia como a avestruz.. eu também não vejo esses programas mas quando um portista me alerta para o teor de certo lixo tenho de ver para poder falar e revoltar-me. Sou também completamente contra os pipoqueiros e adeptos das vitórias, e na realidade ficaram nas tocas,(como você previu) mas uma coisa é certa foi uma tremenda frustração ver aquelas bancadas cheias de moscas, o que prova que o clube tem demasiados pipoqueiros e poucos adeptos dos anos em que se sofria e nada se ganhava, mas nunca desistia.
    Cumprimentos desportivos
    A.A. Martins

    ResponderEliminar