sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O Que Não Muda Com A Mudança De Treinador


Em vésperas de mudança de treinador, por muito bom e/ou raçudo que seja, há coisas que preocupam o meu coração Portista e que me fazem temer o pior. Não que acredita que o próximo - que não faço ideia quem seja! - seja pior que Lopetegui, mas acho que o problema vai para lá do treinador. Eis aqui alguns pontos que acho fulcrais:
  • Silêncio - Na grande maioria dos assuntos, a SAD mantém um silêncio sepulcral que faz temer um qualquer comprometimento estranho. Reagir tarde e mal, como faz hoje o Dragões Diário, também retira força à mensagem. Meu caro Francisco, o dia para reagir era ontem. Mais a mais, uma mensagem escrita numa caixa de e-mail era mais válida no final dos anos 90 do que agora. 
  • Anacronismo - A SAD do FC Porto está anacrónica, vive num tempo muito próprio, sem compreender a urgência do tempo mediático. Em primeiro lugar, uma declaração de viva voz é sempre uma declaração de viva voz. Pode até ser superficial, e ser aprofundada nos momentos seguintes. Mas tem de acontecer. O FC Porto tem de ser mais "Taça da Liga de Braga". Lopetegui reagiu durante o jogo, Antero reagiu no intervalo, o Presidente reagiu no fim. O resultado foi evidente - a equipa moralizou-se e os adeptos  uniram-se em volta da equipa. Tivessem aproveitado esse capital de ânimo e nós teríamos tido uma equipa muito mais galvanizada em momentos seguintes. Há que viver em 2016, onde as redes sociais e a Internet assumem uma importância vital. Vide o exemplo de Iker Casillas: a imagem dele com o Helton mostrou uma frente unida na baliza, deu uma noção de solidariedade e entre-ajuda que nos sossegou nesse particular. Não peço um comunicado a cada gás. Mas atropelos como os do Boavista não podem ter uma reacção lateral e dois dias depois. A esta altura, já o impacto mediático passou! Incisividade precisa-se.
  • A atenção no local próprio - Por muito que o Museu seja espectacular - que é - é um claro sinal de ausência de visão de futuro que se dê mais importância ao passado. A programação do Museu é,  em detalhe e qualidade, muito mais bem preparada que a do próprio Dragão ou do Porto Canal. Um Clube que não quer ficar confinado a um tempo não pode reduzir o seu arco de importância ao tempo de uma presidência, por muito larga e frutífera que seja. E não pode dar muito mais relevo ao que já conquistou do que àquilo que tem por conquistar.
  • Noção da realidade - Cresceu, estou certo, pelos corredores da SAD, a noção de que somos um grande europeu - que é verdade - e que estamos acima de todas as quezílias e mesquinhices do futebol português - o que é mentira. Também, estou certo, há neste momento a noção de que "tudo se resolve", como sempre foi, confiando na infalibilidade de um homem de 78 anos, cuja atenção - e é legítimo que assim seja - já não é a mesma, nem o ímpeto, nem a vontade. Ficamos para trás nos negócios, na liga, nas discussões sobre arbitragem e até naquilo que era o nosso ex-líbris: o pulso sobre os jogadores. Casos como os do pai do Imbula eram impossíveis há 5 ou 6 anos. A blindagem do FC Porto era total. Hoje não é. Ninguém quer que o Presidente deixe de o ser - tem todo o direito, conquistado e merecido, de o ser. Mas tem de haver mais para além de. O FC Porto não é uma sociedade unipessoal. Tem de haver pulso e vontade de mais. Por parte de alguém. E ela tem de ser visível. Há que ser esteio e inspiração dos jogadores e adeptos, para lá do treinador! A Raça, o Querer e a Ambição têm de ser transversais e evidentes, também em quem dirige!
Basta de se viver confortavelmente à sombra de conquistas que vão começando a distar mais e mais no tempo. A sobrevivência do FC Porto exige uma análise séria, imediata e eficaz, muito para além de quem quer que seja que treine a equipa. Sem ela, estaremos condenados a mais um deserto. Seria um triste fim de algo que se conquistou pelo de mérito, com sangue, suor e lágrimas. Seria de uma elementar injustiça. A bola está do lado de quem dirige!

36 comentários:

  1. Jorge,
    Ainda tinhamos muito que discutir sobre essa questão do "impacto mediático" quando se trata do FCP. Em Portugal.
    Já agora, não compreendo o "embirranço" com o Museu. Pareces o Nuno Almeida, dass :) Essa lógica de acabar com os ricos e assim não há pobres, não resulta. O ideal era que TODAS as áreas funcionassem tão bem como as que funcionam...bem. Ou seja, reconheça-se o mérito e incentive-se o trabalho de quem o está a fazer muito bem no Museu. Sigam-lhe o exemplo. Ou acreditamos que é o Presidente que trata da programação? C'mon...
    Eu até acho que é mais isto que queres dizer, mas o que leio é "deixem-se lá de Museus que isso é para velhadas e para glorificar o ego do Presidente". E não é! Mesmo nada.
    De acordo em relação ao timming e pertinência da indignação. Parece que nos indignamos sempre e só para dentro. Sangue de barata!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me fiz entender. Erro meu. NADA CONTRA O MUSEU. É uma óptima fonte de inspiração. Exijo é que o mesmo cuidado - e sim, como dizes e bem, latitude de decisão! - seja dada A TODAS AS OUTRAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA do FC Porto!

      Se se trata muito bem a área daquilo que FOI e se negligencia a área do que É e a daquilo que SERÁ, que sinal estamos a dar?

      Não só nos indignamos para dentro. Indigna-mo-nos quando TODOS OS OUTROS já o fizeram antes!

      Abraço

      Eliminar

  2. Tendo a concordar com tudo menos com a conclusão.

    Para mim, a bola está do lado dos sócios. Ou se não está, tem que voltar para nós. Ou, sendo mais preciso, tem que passar verdadeiramente para nós pela primeira vez em muitos, muitos anos.

    Abraço portista

    LAeB : Do Porto com Amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, excepto que este texto, como os teus, tenho a certeza, quer-se preventivo, ou seja, pede uma acção ANTES do período eleitoral.

      Aí, sim, os sócios têm sempre a palavra - e oportunamente tirarei (tiraremos, estou certo disso) a minhas (nossas) conclusões.

      Acho, sinceramente, que esta mudança não é assim tão difícil de fazer que não se possa operar em uma semana.

      Abraço Portista (eu e o Silva somos uns chatos com o P)

      Eliminar
    2. Também não fui totalmente claro.

      Antes de mais, referia-me aos sócios com aspirações a serem presidentes. Esses é que têm o dever de aparecer já e irem a eleições. Porque mesmo perdendo, seguramente vão testar os reflexos dos actuais, pô-los em sentido. E mostrar que são homens para todas as batalhas. Os calculistas, bem podem ir para onde o sol não brilha...

      Só assim os restantes sócios poderão aspirar a ter uma opção, sequer. A concorrência tende a fazer milagres :-)

      Eliminar
    3. Totalmente a favor das alternativas. A existência de opções só reforça a qualidade de quem está e quem quer vir.

      Adorava que houvesse quem tivesse stones para encarar Pinto da Costa. As (não) alternativas que (não) se mostraram disponíveis, não têm projecto....

      Eliminar

  3. «em vésperas de mudança de treinador»

    'are you so sure, dude?'

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge,

    Ontem deixei um comentário que não entrou (acho que foi erro meu) mas que posso perfeitamente repetir hoje.

    Onde é que assino? é que o escreve ontem e hoje coincide com o que penso e tenho debatido no meu circulo de amigos portistas. Perdemos gás. E quem dirige tem a obrigação em primeiro lugar de defender o interesse do clube. As vitórias tenderão a ser uma consequência disso mesmo, como aconteceu no passado. Percebo perfeitamente a mençao ao museu. É bonito, é espectacular mas é contemplativo. O clube não para. O mundo não para e não chega uma newsletter diária para preencher o vazio de defesa dos nossos interesses, que acho qualquer portista sente neste momento. Honestamente creio que isto não vá mudar no curto prazo e porventura irá obrigar a uma mudança forte de rumo. Logo se verá.

    Bem-vindo Suk.

    RAOC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter ido por lapso, peço desculpa. (Se você pusesse um perfil era mais fácil).

      Mudar é urgente.

      Abraço

      Eliminar
  5. Jorge,
    A SAD do FC PORTO fechou-se numa redoma de cristal, onde não ouve ruído nem vê temporal! Vive do Museu e para o Museu e qualquer dia lá fica de vez...
    Talvez por isso e também não querendo saber quem será o futuro treinador do FC PORTO, mas fazendo fé nos bastidores, Sérgio Conceição vai á frente da corrida.
    Ora, todos nós sabemos que Sérgio tem o coração ao pé da boca. É um inconformado por natureza, uma pessoa que não gosta de perder por erros de terceiros (vide o caso Braga!). Ora se a SAD anda muito angelical, coitado do Sérgio. Vai sofrer o triplo que sofreu Lopetegui!!!

    P.S. Jorge quer uma diferença abismal de "comunicação"?
    Toda a gente sabe, toda a gente vê, toda a gente ouve que Slimani é o maior cotoveleiro do futebol nacional, um agent-provocateur de rara estirpe.
    Pois bem que faz o mister Chiclas? Vem para a imprensa dizer precisamente o contrário!!!! Que Slimani é mais vítima que réu!!!! E está em aberto o processo de vitimização do Slimani que vai poder continuar a distribuir lenha á vontade do género "a tua cara agrediu o meu cotovelo"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Slimani é um anjinho, e toda a gente deveria saber disso. Quanto ao resto... eu vou esperar para comentar.

      Abraço

      Eliminar
    2. O problema é que a nossa Sad se julga no Olimpo e a viver das glórias passadas. Pinto da Costa não se adaptou aos novos tempos de comunicação e dirige o clube como se estivesse nos anos 80. Somos um clube fechado ao exterior e nem os sócios merecem qualquer tipo de explicação. Os outros são levados ao colo, e nós espezinhados, e a nossa reação é zero. Esta apatia dá a todos um sinal de conformismo e isso reflete-se no campo onde os nossos jogadores seguindo o exemplo que vem de cima são uns acomodados e não conseguem nos momentos difíceis dar a volta à situação. Quantas vezes é que a perder conseguimos dar a volta aos resultados? Não fazemos barulho, não expomos as nossas razões e com isso somos cada vez mais prejudicados. Mas afinal temos medo de quê??? Os nossos administradores são figuras decorativas que não nos sabem defender. O que faz Antero Henrique que nunca o ouvi dizer nada? Está no banco assiste a alguns roubos de igreja e assobia para o lado. Que faz Reinaldo Teles??? a não ser receber o seu no final de cada mês??? Para que serve o Porto Canal com uma programação vergonhosa que a todos nos envergonha? Mas será que podemos chamar-lhe um canal do nosso clube??? Onde há espaço para o debate? Onde é que os sócios podem ter alguma opinião?? Comentadores que são a voz do dono e dizem sempre as mesmas banalidades. J.F.Rio, C.Costa, valha-nos o Bernardino Barros. O clube está mal, e o mal tem-se vindo a agravar nos últimos anos. Parecemos uma monarquia em que o poder passa de pais para filhos, veja-se os tachos aos familiares no Porto Canal. Pinto da Costa merece uma estátua como alguém disse mas sejamos realistas o seu tempo já passou e o último serviço que pode prestar ao clube é sair com dignidade e dar lugar a outros mais novos e com uma visão moderna do que é a gestão de um clube do século XXI.

      Eliminar
    3. O Cândido Costa é um multi-titulado ex-jogador do FC Porto, e uma pessoa com uma voz própria, não um yes-man! Não misture tudo, por favor!

      Eliminar
  6. O que o Senhor Jorge Vassalo diz acerca do Museu, foi entendido por mim como uma preocupação com o facto do FCP, ter tornado de repente o espólio de troféus ganhos nestes 15 anos do novo século, em verdadeiras peças de MUSEU, pela sua qualidade mas sobretudo pela antiguidade.
    No tocante ao Treinador e a fazer fé no que para aí se vai dizendo, ocorre-me a imagem de alguém que à beira do precipício resolve dar o derradeiro passo em frente. A Paulo Fonseca e Lopetegui vem juntar-se alguém que passe a desempenhar o papel que por inteiro caberia à SAD: A DENÚNCIA DO QUE NOS VÊM FAZENDO A NÍVEL DAS ARBITRAGENS.
    A consumar-se a vinda do treinador do Guimarães, considerando o seu estilo, vão ser mais os jogos que passará junto de nós na bancada, do que na Cadeira de Sonho.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro que comentemos o treinador só quando for oficial.

      Já na vinda de Lopetegui se tinham garantido 30 nomes...

      Abraço

      Eliminar
  7. Espero que não seja o Sérgio Conceição. É mais um sem provas dadas. Estamos a falar de um treinador que conseguiu a proeza de perder uma taça de Portugal estando a ganhar por 2-0 aos 30 minutos e a jogar contra 10! Se se confirmar o Sérgio,é a prova que temos uma Sad completamente à deriva. Medidas radicais serão necessárias da parte dos sócios. Pena não haver ninguém disponível para substituir a actual direcção.

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge Vassalo,
    Um Museu é só um Museu. Todo o orgulho no nosso e nos nossos feitos mas parece exagerado tanto foco da comunicação do Clube na agenda do Museu. Como se não houvesse presente nem futuro. Museu à parte, a novidade dos dias de hoje é que o Porto "perdeu o pio", que o calaram, ou que perdeu o Norte [literalmente]. Nesse contexto, não nos basta fazer uma grande equipa e ter um grande treinador para ganhar e ou as coisas mudam no bom sentido ou teremos muito que penar. Admitindo que possa ser apenas impressão minha, parece-me que a nossa Direcção age como se fosse dona do clube em lugar de o servir e não tem em devida conta a opinião e a atenção de sócios e de simpatizantes, muita dela expressa por exemplo neste blog. Isso seria um péssimo sinal. Recentemente, questionado sobre o próximo treinador, o Presidente [a quem nunca é demais elogiar a obra feia no clube] optou pela "piadinha fina", fazendo um trocadilho sobre Pessoa e pessoas, quando se tratava de responder a uma pergunta sobre um assunto de extrema ansiedade para os adeptos do Porto. Pois em lugar de dizer que estava negociar e que falaria assim que pudesse, saiu-lhe uma sobranceira "piadola". Outro exemplo do deixa andar: Manuel José [MJ] continua semana após semana, de forma sem paralelo com qualquer outro clube, a destilar o seu gozo, o seu nojo ou seja lá o que for ao referir-se ao FC Porto, ofendendo o clube os seus adeptos e simpatizantes. Há muito que deveria ter sido chamado à ordem por quem dirige a Antena [que é pública] e ser denunciado e criticado pela nossa SAD. Quem não se sente não e filho de boa gente e no Porto costumamos sentir bem isso, mas nada!... Dir-se-á que não devemos responder a esse tipo de coisas pois dessa maneira daremos importância a quem não a tem mas o mal fica sem resposta e quem fica a perder é o Porto. Uma coisa é criticar outra é gozar e achincalhar que é o que MJ faz de forma recorrente. Talvez a Direcção da SAD viva bem [ou tenha de viver] com isso mas estamos cansados de fazer de bombos de festa na comunicação social portuguesa. Abraço. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Pinto da Costa será o eterno presidente do FC Porto. Daqui a 50 anos ainda se falará nele. O que ele tem de decidir é se quer ser lembrado por ter dado tudo o que tinha ao FC Porto ou por se ter agarrado ao poder e não o ter largado quando deveria.

    Eu acho que se aparecer alguém com um projecto decente que Pinto da Costa não se recandidata, mas também pode ser só o meu romantismo a falar. Importante é aparecer alguém para que haja escolha.


    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diversidade de projectos ajuda a que haja alternativas.

      Abraço

      Eliminar
  10. Já que Rui Barros disse alto e bom som que não quer ser nem tem feitio para ser, treinador principal, peço desculpa mas só faz bem ao ego portista especular sobre o futuro treinador do FC PORTO.
    Pelo menos mostramos que estamos vivos ao contrário de uma SAD que diz que não tem treinador... uma SAD que infelizmente está a derreter o ouro que orgulhosamente conquistou.
    Sangue novo, precisa-se!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felisberto, se a SAD estivesse a contratar um treinador enquanto tinha um vínculo com outro, estava a incorrer numa ilegalidade...

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge
      Claro que a SAD não pode apresentar um treinador tendo ainda outro como seu ativo!
      O que eu quero dizer e acho que me exprimi mal, é que a SAD reagiu á... Felisberto, á Quim e à Manel!
      Ou seja despediu sem mais nem menos, sem ter sequer abordado civilizadamente o assunto com Lopetegui - daí a não haver acordo partindo para a rescisão unilateral!
      O problema não está no cacho de uvas. Está na vinha!

      Eliminar
    3. Acha mesmo que isso é assim? Diga lá, acha MESMO que ninguém fez nenhuma referência a Lopetegui que não poderia ser?

      Eliminar
  11. Sabem o que doi mais? É que fomos nós que ganhamos tantas vezes porque falávamos a uma só voz, lutávamos contra tudo e todos sem medo, e atacávamos quem quer que fosse (arbitros, dirigentes, ate politicos centralistas corruptos). Hoje os outros unem-se, metem pressao, atacam etc etc porque aprenderam com o Porto, e nós nao fazemos porquê?

    ResponderEliminar
  12. Lopetegui, para aceitar sua rescisão, tem que receber o prêmio da conquista de, pelo menos, uma das competições que o FC Porto ainda está inserido. Segundo informa o jornal “Expresso”, o ainda técnico do FC Porto está dificultando todo o processo ao clube, não permitindo sequer que a sua direção possa contratar o novo treinador, enquanto sua situação não estiver resolvida. O FC Porto quer apenas pagar ordenado de Lopetegui até junho de 2017, porém o técnico espanhol só assina o acordo se receber um dos prêmios quer seja do Campeonato Português, Taça de Portugal ou Liga Europa.

    No que parece ser um verdadeiro ataque ao FC Porto, Lopetegui fez uma proposta de rescisão ao clube verdadeiramente inqualificável e que, para muitos portistas nas redes sociais, é uma ofensa para a instituição que tentou dar ao espanhol o máximo de condições e carinho possíveis enquanto ele ainda estava comando o time.

    Contudo, depois de mais de um ano e meio recheado de insucessos e desilusões, Pinto da Costa foi obrigado a demitir o técnico espanhol que tinha contrato com o clube até junho de 2017. Com a maior brevidade possível, tal como garante o jornal “Expresso”, o FC Porto queria substituir o técnico espanhol, contudo o atual impasse nas negociações com Lopetegui faz com que o clube esteja proibido de oficializar o seu novo treinador, tudo porque o espanhol ainda está ocupando o lugar para os regulamentos portugueses.

    Assim, se o acordo não for assinado até o final do mês de janeiro, o Porto fica com a contratação do novo técnico verdadeiramente hipotecada, algo que pode fazer com que a época seja altamente prejudica, levando o clube a um ano verdadeiramente desastroso. Cabe agora a Lopetegui retirar a sua exigência de receber um dos prêmios reservados para a conquista de um dos títulos que o time ainda está em competição, para o clube conseguir resolver todos seus problemas.
    J.M.Freitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado J.M., agora Lopetegui vai para tribunal.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sim Jorge. Pode ir. A entidade patronal despediu um trabalhador. Terá proposto condições indemnizatórias que o trabalhador não aceitou. Este é um caso de trabalho e nem sequer conhecemos o contrato. Pode lá haver alguma cláusula que permita, por exemplo, o despedimento a qualquer altura. O senhor Lopetegui tem 2 alternativas: ou aceita e acaba já o assunto, ou vai para tribunal e sujeita-se a esperar meses ou anos, até se chegar a uma eventual sentença. Poderá, ainda, não ver as suas preensões acolhidas.
      Outro caso é a contratação de um novo treinador que não tem nada a ver com o anterior. A Sad pode contratar um novo treinador até porque para a CMVM o despedimento (é disso que se trata) já foi comunicado. Depois é a questão de mais indemnização ou menos indemnização. Abraço

      Eliminar
    3. Obrigado pelo esclarecimento, José!

      Abraço

      Eliminar
  13. Fomos o Clube dos anos 80, 90 e 2000, como temos de ser o Clube de 2010 de 2020, 2030 e adiante.
    Como descobrimos a chave para o nosso sucesso mundial, agora não podemos parar.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Solucionaremos os problemas, não duvido.

      Abraço

      Eliminar
  14. Boa noite a todos os Portistas aqui presentes. Venho aqui expressar a minha desilusão com o nosso ex treinador Lopetegui. Fui um dos que sempre, contra tudo e contra todos o defendi mais pelo carácter do que pelos resultados. Com estes últimos desenvolvimentos creio que lhe caiu a máscara. O homem não presta mesmo. Depois da época anterior em que ele assumiu à dias em entrevista ao AS de Espanha que tinha um plantel superior ao deste ano apesar de nada ter ganho, vir agora reclamar hipotéticos prémios??? Por estas e por outras é que o plantel se calhar já o queria era ver pelas costas. Agora só nos resta esperar que o próximo treinador seja ele Sérgio Conceição, Marco Silva(a minha escolha), Leonardo Jardim, AVB, ou outro que ainda não tenha sido falado, pegue neste grupo de bons rapazes e os transforme em uma grande equipa ao nivel a que fomos habituados.

    Edgar

    ResponderEliminar