quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Pré-Época


Temos de ser sinceros. Estamos na pré-época. Gosto do sistema de jogo, acho que Imbula ganhou um novo fôlego, que Suk é muito voluntarioso, que Chidozie entrou bem, Victor Garcia também.

Angel esteve desastrado, André Silva nervoso, Bueno no lugar de Varela vai ser arrasador, Rúben é o mais "formatado à Lopetegui", Sérgio Oliveira desperdiça oportunidades e o Maicon desistiu.

Mesmo assim, é o Feirense. O Feirense. Temos perdido jogos uns atrás dos outros. Não há confiança nem garra. Não há ânimo. Mas estamos na pré-época. Espero que se entenda. Tudo o resto é irrealista.

Peseiro falou bem na conferência de imprensa. E foi correcto. Está a fazer testes, alinhamentos, orientações. Está no bom caminho. A mudança não é instantânea. E assim é. E assim tem de ser. 

Já agora, os comentários que leio na net são pavorosos e não demonstram a compreensão do momento em que estamos. Um pouco de calma, por favor. Estamos na pré-época.

42 comentários:

  1. Só não concordo com a análise ao Sérgio Oliveira, a meu ver esteve bem melhor que o Imbula. De resto sim, acho que a equipa tem vindo a subir, sendo que em Famalicão atingiu o fundo, por isso era difícil fazer pior. Vamos Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sérgio fartou-se de perder bolas. Não lhe peço para rever o jogo, mas no próximo mês falamos do Imbula.

      Abraço

      Eliminar
    2. Essa do sergio oliveira diga-me por favor que era ironia. Sergio oliveira e varela nem deviam subir para o autocarro, se quisessem iam a pe para o porto

      Eliminar
    3. O Imbula é bom jogador, mas não tem mostrado nada... parece que joga sem vontade, não mete o pé (e quando mete é logo expulso), não corre, não dá tudo. Por isso sim, a meu ver o Sérgio esteve melhor, mas são opiniões.
      Mas não tenho dúvidas que se houvesse outra vontade e entrega no Imbula que a história era diferente, até porque o talento está lá todo.

      Eliminar
  2. Não jogam a ponta de um corno, mas os palhaços do apito ajudam à festa. O careca do apito arranjou ali um penalty que não lembra ao diabo. Mas é o que temos, com esta sad de merda. Uns gastam dinheiro em deslocações e bilhetes, eu gasto dinheiro em sport tv, perco tempo importante a ver jogos para isto? porra. Sábado vou ver o Estoril, mas se isto continua assim acabou. Não estou para me ralar quando suas excelências da sad assistem a esta roubalheira contínua, a esta falta de respeito e não fazem nada. Depois admiram-se que um gajo comece a pensar que há ali rabo preso. É que não há justificação para isto, é intolerável. No Paços-zborde, os gajos do Paços estão a dormir no 1º golo, no 3º é um dos da casa a pôr a bola nos pés do tipo do zborde, no Moreirense-benfas, o 2º e 4º golos são ofertas. A nós roubam-nos penaltys, inventam foras de jogo, hoje há penalty fantasma e siga a marinha. A paciência não dura para sempre. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  3. Continuo mais preocupado com o #semprecalados
    Tudo o resto é normal
    Gostei imenso do sistema e daquilo que a segunda parte deu a antever

    Imbicto abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Treinado em 20 minutos? Nada mau!

      Já sabes... #semprepapados


      Abraço

      Eliminar
  4. Que falar de um penalti dado.
    Mesmo a estilo de cosme, Rúben nem faz muita força, o adversário cai, e pumba é penalti e não se pensa duas vezes.
    Mais um jogo em que a SAD não vai notar em nada.

    É taça da liga, portanto não tem importância...

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem na Taça CTT, nem de Portugal, nem no campeonato....

      abraço

      Eliminar
  5. Não concordo com a avaliação do Imbula. Suk neste momento devia jogar a central em vez do Maicon, tira as bolas todas a quem está melhor posicionado para marcar. O Rúben está uma sombra do que já foi. O Maicon não serve. O Angel embora bastante esforçado fez só um centro decente, nem a bom chegou.

    É certo que é a pré época, mas não entendi as substituições. Já vi este filme noutra banda.

    Abraços e vou ver se me passa a neura.

    ResponderEliminar
  6. Sim, foi claramente jogo de pré-época, e fiquei com a sensação quando vi a convocatória de que o facto de este ser um dos últimos jogos antes de fechar o mercado teve alguma influência. Isso porque me pareceu ser uma derradeira hipótese para o Mister poder avaliar com quem podia e não podia contar (para o modelo de jogo que pretende), e assim liberar alguns para eventuais empréstimos, vendas, ou simplesmente ficarem em segunda linha, e ao mesmo tempo descobrir quem mais faz falta para nestes últimos dias a SAD poder tentar atacar o mercado. É preciso ter em conta não só os treinos, rotinas etc, mas a (curta) oportunidade que temos de reforçar no imediato, os próximos dias serão uma azáfama - mesmo que não aconteça nada "cá para fora" e até passe despercebida a nós adeptos, o que não faltará internamente são empresários, telefonemas, propostas, negociações, ofertas, etc.

    Nesse aspeto, este jogo "bónus" de pouco mais serviu do que um... treino à porta aberta, um tira teimas. Porque no próximo simplesmente não há espaço para "brincadeiras" e experiências. Penso que já veremos algo mais concreto, mesmo que não definitivo.

    ResponderEliminar
  7. Não sei até que ponto este sistema vai resultar, mas como é que se vai conciliar Corona, Brahimi e Bueno no mesmo sistema?
    É que vendo do meio campo para a frente: Danilo, André André, Herrera/Imbula(caso apresente vontade e qualidade que sabemos que tem), Brahimi jogaria a 10? Corona a segundo avançado, com o Bueno a espreitar? Mas há que ter em conta uma coisa, temos de ir buscar um 10 na próxima época... se não agora.Bem se foram 20 minutos...
    Jorge, será que ainda há alguma hipótese de virem mais reforços?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este sistema não vai ser usado. Era para ver em plano B. É o 4x2x3x1 -> com os 3 da frente Brahimi, Bueno e Corona, com Danilo a 6 e o André a levar jogo. Acho muito bem, uma frente de ataque muito potente.

      Acho que vêm mais reforços. E acho que a ida do Josué para Braga não é inocente...

      Abraço

      Eliminar
    2. Ca para mim o josué foi para braga porque o rafa vai parar no dragão se tal nao for o caso nao entendo...mas com esta SAD Tudo é possivel ... Delfim 66106

      Eliminar
  8. "Treinei o novo sistema durante 20 minutos" disse o Peseiro no fim do jogo. Será que ele estava a ser fiel à verdade ou utilizou apenas uma forma de expressão? Se o que ele disse corresponde à verdade, então está de parabéns por ter perdido apenas por 2-0 com o Feirense!

    Ventura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é. Ele fez um mini-treino apenas. Esteve a treinar o verdadeiro sistema do FC Porto como Peseiro - o 4x2x3x1.

      Abraço

      Eliminar
  9. Acho que já começa a ser dificil ir trabalhar tamanha vergonha que passo a cada jogo...Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sekenderbeu, Celta, etc etc, tanto por onde ir buscar... calma meu amigo, já perdemos contra os Dragões Sandinenses!

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge,
      O problema disto tudo é que ainda temos de ir à Alemanha e luz...Abraço! E com os sportinguistas podemos nóes bem...:)

      Eliminar
  10. Bom dia Jorge Vassalo,

    Mais uma vez, análise lúcida e assertiva. Concordo com tudo o que escreve. Contudo fica o sabor amargo de mais uma derrota. Todos os treinadores aproveitam os jogos contra nós para dar moral aos seus jogadores. Isso é que me dói. Vamos dar tempo ao JP para implementar o seu sistema e quando abandonarmos em pleno o modo Lopetegui aí falamos. Acredito que vamos melhorar muito. Como tem referido, é também a minha opinião, confio que o Bueno vai ser uma enorme mais valia. Agora vamos apoiar, mesmo nos momentos difíceis (ainda vamos ter alguns) e dar tempo ao tempo. Precisamos mesmo de um central que imponha a sua presença.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Augusto, nós não jogamos com Williams e Joões Mários, com Monteros contra o Feirense, nem com Pizzis e Fejsas... cada um investe o que quer investir... isto foi um jogo treino. Já perdemos muitos assim.

      Abraço

      Eliminar
  11. Concordo com a análise não consigo perceber tanta insatisfação para um treinador que chegou agora ao FCP e apanhou uma equipa de rastos com uma forma de jogar penosa para não dizer mais.

    Temos de dar tempo ao treinador continuo a ver coisas positivas na forma de jogar desde que ele chegou.

    Na minha opinião perdemos hoje para ganhar amanhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de ter Guardiolas, Messis e Pogbas, Iniestas e etc. A jogar contra o Feirense. Não há pachorra.

      Abraço

      Eliminar
  12. Acho que se fala demais na vinda num numero 10 e na tatica eais importante e urgente do que isso seria um central!! E nós que eramos os mestres dos centrais agora temos 3 que nao fazem 1!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jemerson foi para o Mónaco, mas acredito em outro. O criativo já temos, chama-se Alberto Bueno! 17 golos na liga espanhola, catano!

      Abraço

      Eliminar
    2. Esse outro pode ser o Bruno alves??! Alguem que sabe ser porto e que possa dar ums berros naquel balneario!! Delfim 66106

      Eliminar
  13. Caro Jorge,

    Só não concordo com uma coisa: a forma quase "normal" como já encaramos as derrotas. Todos. Não é exclusivo dos adeptos, dos dirigentes ou dos jogadores. Isto é a antitese da cultura Porto. São 5 derrotas num mês. É isso que fica registado.

    RAOC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,
      Há derrotas e derrotas. Algumas justificáveis, outras nem tanto. Ao contrário de muita gente, apesar do resultado, vi o jogo de ontem com alguma satisfação (amarga, mas suportável), um mal necessário. Denotou inteligência na abordagem, e mostrou que não andam aqui para a "satisfação imediata" apenas, uma tentação fácil para um treinador menos esclarecido. Às vezes temos que sacrificar algo para conseguir objetivos maiores (aquela coisa de dar um passo atrás para dar dois em frente) - mesmo que isso até possa correr mal no final - mostra um olhar a médio/longo prazo ao invés de um simples "jogar para agradar adeptos e ganhar popularidade". Peseiro não o fez, isso mostra que tem um plano.

      A cultura Porto é ser melhor, não é ganhar sempre, é ganhar quando importa. Perder faz parte do jogo, nem um Bayern ou Barcelona são invencíveis, temos é que saber quando se pode perder e quando é para ganhar. O que passou, passou, o que virá será melhor, e é nisso que prefiro acreditar.

      Eliminar
    2. Exactamente. Pôr o 11 era facil.

      Abraço

      Eliminar
    3. Caros,

      O Mister Pesereiro é quem tem menos responsabilidade nesta história toda. Até entendo o plano dele. Nada a dizer. A minha questão é mais ampla. Tem haver com o conformismo e com a incapacidade de quem dirige mobilizar as tropas. Só isto.

      Raoc

      Eliminar
  14. Pelo menos temos o fator surpresa do nosso lado. Uma das coisas em que pecou Lopetegui foi justamente a previsibilidade do modelo de jogo - o que permitia mesmo a clubes inferiores bloquear o nosso jogo com alguma facilidade, particularmente depois do jogo em casa com o Braga onde Paulo Fonseca revelou a receita de "como secar a nossa equipa" (penso que foi a partir daí que começamos a descambar de forma mais acentuada).
    Agora, pelo menos nesta fase, os rivais estão às cegas. Não sabem o que faremos, como alinharemos, com quem, de que forma. Isso pode ser usado em nosso proveito, DESDE que o sistema esteja minimamente "oleado".

    O próximo jogo é importante porque não podemos perder pontos, se isso acontecer, será menos um objetivo a atingir, mas também é um que não depende de nós. O jogo seguinte para a Taça é crítico - no meu entender este será o objetivo mais realista e ao nosso alcance, devemos fazer tudo por ele. E depois começam a chegar os jogos críticos, espero já estarmos à altura quando chegar a hora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o nosso melhor 11, ou 18, vamos jogar bem nestas competições.

      Abraço

      Eliminar
  15. Boas,
    O universo portista anda engraçado.
    Não gostavamos de Lopetegui e o seu sistema? Deita abaixo.
    Duas hipóteses:primeira mantê-lo até ao fim. Esta não era a preferida de 90% dos portistas.
    Segunda: manda-lo de volta para Espanha, os mesmos preferiram esta. A sad, talvez por que tem eleições já a seguir, optou por esta. E o que implica? Ou chega um treinador com mesmas ideias ou com ideias diferentes. Foi este o caso, até para agradar aos adeptos. Ora, isso significa trabalhar de outra forma, num modelo diferente, ainda que lentamente. Isto significa rupturas, que, com toda a certeza não irão resultar no curto prazo.
    Pergunto, os que tanto esperavam pelo despedimento do coach anterior pensaram nas consequências? Tenho a sensação que São os mesmos que insultam jogadores e treinadores pelo jogo de ontem...
    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A resposta tem 3 ou 4 letras. PES ou FIFA. É que os adeptos pensam que é assim, só mudar técnico e pronto, refresh total...

      Abraço

      Eliminar
  16. Há que dar tempo ao tempo mas não está fácil. Até o equipamento horrível, há falhanços de palmatória e gente [Suk] que não sei se nos trará alguma coisa para melhor. Positivo só Chidozie. Depois Cosme Machado. Depois de Jorge Ferreira mais um que nos prejudicou forte e feio na época passada e que volta a fazê-lo. Parece provocação!... A jogada em que um feirense se atira para o chão na área na primeira parte augurava um penalti fabricado e ele lá veio. Mais uma bicada contra o Porto, um fartar de vilanagem. Isso não justifica as más exibições mas que não ajuda nada na prestação dos jogadores. Melhores dias virão. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a tirar conclusões rápidas sobre os jogadores...

      Abraço

      Eliminar
  17. Como vem disse o Prof. jorge Araujo .quem determina para aonde vai o comboio não é o maquinista ,mas quem coloca os carris. e o FCPorto parece um comboio descarrilado e mo pobre do Peseiro é o maquinista...

    Saudações Portistas

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  18. Tanto pessimismo vejo por aqui.
    O que vale é que bastará um resultado de 3-0 ou parecido para de repente os mesmos adeptos começarem a tecer loas à equipa e treinador e a exigir a Taça, a Liga Europa e o campeonato com 10 pontos de avanço. É a "maravilha" da era da tecnologia, do imediato, das redes sociais, fast-food e etc. Cada vez mais a paciência é uma virtude... rara.

    Cumps

    ResponderEliminar