sábado, 6 de junho de 2015

O Manto Da Invisibilidade e O Mapa De Marauder

Ontem à noite, a despeito do aviso do meus amigos tertulianos Miguel Lima e Vila Pouca, lá fui ver o MaisFutebol, por causa da novela da segunda circular. Não desiludiu. De facto, ficaram todo o programa a falar do chiclas, do benfas, do badocha, do zbordem, do Marco Silva. Falaram e voltaram a falar do investimento do zbordem, da mudança de paradigma, das atitudes, da moral e dos costumes. Falaram e voltaram a falar das expectativas para este ano.

Ficamos a saber que um dos dois será campeão. Ou será o benfas a demonstrar que a estrutura vale mais do que o treinador, ou será o zbordem com o seu investimento. Nós estamos no corredor de Hogwarts, sim, a ouvir Snape a falar com Lucius Malfoy, mas ao que parece estamos debaixo do Manto da Invisibilidade. Não existimos de todo. A única referência ao Futebol Clube do Porto foi na voz de Pêrribeiro, unicamente para gozar com Lopetegui, dizendo que era o único que não tinha ganho nada e permanecido no lugar. Isto apenas minutos depois de ter falado de como Vieira manteve o chiclas nas mesmas circunstâncias. De resto, nada. Um absoluto zero.

Não contamos para nada. Não somos nada. Não existimos sequer. Não importa se nos reforçamos, se, enquanto os outros se esfrangalham todos, nós vamos tratando de nos reforçar de uma forma coerente e segura. Nada disso importa. O nosso campeonato será com o Braga, o Guimarães, o Paços de Ferreira. Lutaremos pela Europa. Ou então, nem isso. Está mais que visto que tudo está nas mãos do todo-poderoso que tudo sabe e tudo consegue.

Proponho então que peguemos no Mapa de Marauder e nos inteiremos das movimentações dos outros. Acho fenomenal que tentem ambos esconder a verdade simples. A verdade simples é que Vieira tem, evidentemente, razão. Vieira sabe as contas do benfas, o verdadeiro desastre que representou a política europeia do chiclas. Por isso, manifestou ao chiclas que "não há dinheiro, não há palhaço". Agora o senhor que se segue terá que equilibrar o trapézio da necessidade de capitalização europeia urgente, de ser montra para vendas de formandos e da sua potencialização. Ao mesmo tempo, esta manifestação de vontades por Marco Silva por parte dos adeptos deixou-lhe uma batata: como apresentar um treinador diferente? Complicado. Exigência máxima, atenção redobrada no adversário da frente. Como se toda a vida se resumisse à segunda circular. Mas, como diz Pêrribeiro, ao adepto "essas coisas das contas não importam". Isso, isso, claro que não.

Do outro lado, no Lumiar, vemos o "presidente-adepto" a subestimar claramente o ego do seu treinador. Esta mosquinha que se atrai ao follow spot como se fosse ouro, vai ter de engolir o orgulho. Ao mesmo tempo, o Mapa de Marauder mostra o seu imensíssimo bluff. O único dinheiro que tem é um investimento que tem contrapartidas de perda de autonomia. Vale tudo. Mas o zbordem tem outro perigoso inimigo: o calendário. Antes do campeonato, a Supertaça. Um imperativo para o zbordem, como se da própria vida se tratasse. Depois o arranque do campeonato, com tudo o que ele traz. Finalmente, as duas mãos da pré-eliminatória da Champions. Proximamente conheceremos o adversário do zbordem, mas na mais rica Champions de sempre, tudo terá de ser bem tratado. E será que o chiclas ligará a isso? O Mapa indica que ele sabe que só pode ser o reizinho no laguinho. Mas a verdade é que a bomba pode estourar antes de começar.

A decisão dos 20M - 2/3 do orçamento do zbordem! - da Doyen é conhecida este fim do mês. E a seguir vem a Somague. Porque isto é o zbordem do badochita: um imenso e desorganizado calote.

Por cá, um silêncio monástico que incomoda. Até quando vamos manter-nos sob o Manto da Invisibilidade?

11 comentários:

  1. Ora muito boa tarde Sr. Jorge....

    Muito feliz para já com esta invisibilidade...Passo a explicar porque:

    Nos somos o patinho feio neste país....Ganhamos tudo!somos maus.. perdemos tudo! somos maus... por isso nem adianta com esta comunicação social. Uma vez que esta é a maneira que nos vêem e depois deste ano de falatórios de misticas, etc ,se não falarem de nós não ha motivos para desconcentrações...Precisamos que pensem bem e trabalharem bem, como nos desenhos animados(Dragon ball) em que havia uma torre para onde iam treinar...

    Desenho animado ou não o Porto precisa disso mesmo silencio concentração e preparação...

    Única coisa que pedia era palavra do nosso presidente para nós ou em nossa defesa quando nos atacam...Não quero nada disso de programas desportivos que não tem a mínima ética (se fossem de prestigio ai era diferente)...

    Pode ser que depois sejamos invisíveis por estarmos demasiado a cima ahahhah...

    Este ano até lhes vai doer acredito vivamente nisto....

    Abraço Sr.Jorge e continuação de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado André. Faço minhas as tuas palavras. Concordo 100%.

      Abraço

      Eliminar
  2. Conforme isto está, os da 2 circular estão a degladiarem-se, compreendo que o nosso clube adopte uma postura low profile e a planear bem a proxima epoca. Deixem os outros 2 serem o centro das atenções.

    Acho que se tivessem de falar da epoca que terminou já o tinham feito, agora já passou o tempo.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim na primeira.

      Na segunda, o NGP tinha de ter comentado a época

      Abraço

      Eliminar
  3. «Nós estamos no corredor de Hogwarts, sim, a ouvir Snape»

    ora nem mais, sobretudo esta malha aqui.
    [não resisti à piada fácil :D ]

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. @ seu Jorge

      eu sei, eu sei. foi só uma piadola, car@go!

      snape, snap, snappy, snappie: é tudo o mesmo :D

      ps:
      é impressão minha, ou estamos muito sérios ultimamente? ri-te, homem! :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    2. Hehe hombre de Dios, isto tambem era só a boca de resposta! Geez que ninguém entende nada se num tiber um imóticóne à friente, carago!

      Abraçom!

      Eliminar
  4. Os sa lazarentos já faliram faz muito tempo, mas ninguém lhes quer dizer. O problema é que existirá sempre, uma Câmara que lhes dará milhões, um governo que aceitará ações sem cotação na bolsa, um BPN ou um BES.
    Oxalá o Sr Lopetegui tenha engenho e arte, mas duvido.

    Luís (O do Sérgio Conceição)

    ResponderEliminar
  5. tenho esse medo de eles trocarem de campeonatos !! como tinham dito


    nos temos trabalhar dentro do campo e nao fora, sempre fomos assim, e PDC ja falou muito esta epoca,

    foi o campeonato das nomeações. ponto final. nao fomos melhor porque era tudo novo pra maioria

    mas que fomos penalizados isso sim, toda a gente sabe, nao ha mais a dizer sobre a epoca, agora é trabalhar no silencio e nao dizeres disparates como Brahimi fez.

    M.Pinto

    ResponderEliminar
  6. Ou me engano muito ou em Dezembro, Marco Silva e José Peseiro estarão a treinar 2 grandes portugueses. (Um não é grande, mas tem a mania).
    Pedro

    ResponderEliminar